Voto do Brasil na ONU irrita rebeldes na Líbia

O comboio leal ao ditador líbio, Muamar Kadafi, que se dirigia para Benghazi quando foi destruído pelos caças-bombardeiros franceses na noite de sábado, estendia-se por uma faixa de 30 quilômetros na saída oeste da “capital rebelde”. Os benghazis visitam agora esse cemitério de veículos militares e têm certeza daquilo que os esperava naquela noite: seriam trucidados.

“Veja o presente que Kadafi trazia para Benghazi”, brinca Najib Shekey, engenheiro eletricista de 30 anos. Sua sensação é a de que todos os habitantes da cidade foram salvos pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Quando ficam sabendo que o repórter é brasileiro, muitos balançam a cabeça em sinal de desaprovação e perguntam por que o Brasil se absteve na votação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que autorizou a zona de exclusão aérea.

Os líbios são fanáticos por futebol e, por isso, têm – ou tinham – apreço pelo Brasil. Agora, tentam entender por que esse apreço, na sua interpretação, não é retribuído. “O governo brasileiro apoia Kadafi”, constata Shekey. “Deve ser por causa de dinheiro. Talvez vocês tenham medo de que seus investimentos sejam prejudicados.”

Mohamed Sherif, de 50 anos, prefere lembrar que há uma diferença entre o governo e o povo de um determinado país. “O governo brasileiro é mau, mas o povo é bom.” As informações são do jornal.

Fonte: O Estado de São Paulo

50 Comentários

  1. É o governo brasileiro é mau sim por tentar evitar esse ataque que vai terminar com a morte de muitos civis, acho que essa intervenção foi exagerada, Kadafi vai cair de qualquer jeito, que seja sem o ódio das grandes potencias.

  2. Que bom que o povo de fora ainda diferencia o povo brasileiro, desse governo **********
    Primeiro indicio de que a política externa ******** desse DESgoverno será mesma.

  3. nao concordo com vc Godoy o q o coronel kadafi tava fazendo a frança ta fazendo do mesmo jeito o governo brasileiro so q a paz,e dificio mais o que passa na midia e q estao morendo civis pela colizao sendo q deveria ajuda creio q tenha outra maneira e sei q o Brasil vai apoia mais sem ataca civil

  4. kkkkkkk revolucao provocada pela CIA
    eo Brasil eo Mau
    veja so mediocridade
    Povo que acredita que Yanke bonZinho vive na Disney
    da Inlusao

  5. Essa reportagem é tendenciosa! e diria ate hipócrita!
    os líbios nunca diriam isso,se disseram foram induzidos!!
    nem devem ter notado a presença do Brasil no conselho da ONU!

  6. O Governo de Brasil e mau mesmo ou acham que os bons não tem que sujar as mãos e ser chamados de Opresores ou Colonialistas…. o mal so triumfa se os homenes de bem nada fizerem. Se fozem esperar que o Kadafi parase por si propio ele parava quando ja não ouve-se nimguem vivo no lado dos REVELDES

    Ja agora eles podem morrer mas sera de pe e a lutar libres porque acho que ja se cansaram de viver de joelhos

    Um abraço para todos os Camaradas Libios que querem um pais Libre

  7. Em respeito ao povo brasileiro, e a todos os que sofreram com a ditadura, apoiada amplamente pelos EUA e pela imprensa comprada, criada e servil aos norte americanos, eu deixo definitivamente de comentar neste espaço, apenas farei leitura.
    Não posso fazer parte ou calarme perante aqueles que divulgam ou fazem notícias mentirosas, caluniosas e cumplices dos assacinatos que o Império norte-americano e seus capachos fazem pelo mundo afora.
    Espero que a comissão da verdade possa definitivamente mostrar a verdade e dar os nomes dos lacaios vivos e mortos do regime ditatorial que serviram a um propósito alienigena aos nossos interesses e a mando dos agentes do império do mal.
    A falta de vergonha na cara de alguns capachos esta chegando ao fim e um novo Brasil esta crescendo junto com um povo varonil e de brios, muito diferente daquela elite podre que até 2002 governou este país.

  8. Dilma pisou na bola dessa vez. Torço pelo sucesso do governo dela, mas ela se contradiz.
    É contra as ” Ditaduras Militares “, mas por outro lado apoia Kadafi. Não dá pra entender.

  9. Não sou a favor do Kadafi, mas uma coisa é certa nenhum pais aliado está la por causa dos civis, simplesmente pelo fato que a 40 anos existe ditadura no pais e so agora que a europa passa por dificuldades financeiras e que eles vão ajudar o povo líbio a ter liberdade? além do mais existem varias formas de ajudar os rebeldes a se livar do kadafi, poderiam ter emprestado muitos tanques a eles e os financiado com armas belicas.

  10. ahhhh pessoal vcs so podem ser ingenuos,
    essa noticia deve ter sido igual na russia , na china , na india , e até na alemanha,
    eles so devem ter mudado no texto , onde esta brasil ou brasileiro , para chines ou chineses, ou para russo e por ai vai…
    isso é midia provocativa…
    sem comentarios.

  11. e tem mais embreve vão usar o mesmo pretexto para surrupiar a amazonia e o norte do brasil, vão dizer que os indios são uns pobres coitados e que tiveram suas terras roubadas pelos portugueses e que merecem o que restou delas ( sobre isso acho que eles merecem todo o territorio do brasil os indios é claro e não so aquele pedaço la do norte, e digo mais que se o brasil resolve criar um conselho indigena no congresso para dar o poder aos indios de autorizar ou proibir a exploração em todo solo brasileiro , a onu fica doida de raiva) e vão causar uma grande rebelião no brasil e advinha o o que acontecerá ? omesmo que na libia. Prestem a atenção nenhuma guerra neste mundo visa os cidadãos somente o solo.

  12. Não é por que a presidenta Dilma passou por uma ditadura e sofreu com éla que ela tenha que atacar tudo quanto for ditador, um presidente tem que governar o país pensando no bem estar do povo, se chegar a hora de atacar alguem, que seja para o bem da nação e do povo.

  13. No Egito em 21 dias de protesto, o ditador caiu, sem maiores problemas. Na Libia, que parecia seguir o mesmo caminho, Kadafi endureceu o jogo e “mandou ver” para cima dos manifestantes. Nós é claro, ficamos quietos e não vimos nada disso acontecer. Tanto não vimos que abstemos de tomar uma posição mais dura, e nem votamos contra as ações militares contra Kadafi. Ficamos em cima do muro. Agora como bom mocinhos, pedimos trégua e cessar fogo. É pra rir mesmo.

    []’s

  14. Fala kamaradas…
    Kamarada KLM, estes são os típicos brasileiros “Do Contra”. Tudo oq for proveniente deste governo será retalhado com a negativa.
    Se o Brasil tivesse votado a favor do ataque, muitos q condenaram a abstenção, iriam tachar o governo de vendido, fraco, corruptível… .
    Falow
    P.s.: Gostei do “Povo que acredita que Yanke bonZinho vive na Disney da Ilusão”

  15. pessoal quero lembralos que o brasil em qualquer momento disse que apoiava o kadafi, o brasil nao apoia o kadafi.

  16. Mau é pouco!

    Simplesmente o Brasil ia fazer vista grossa perante o genocídio que seria promovido por kadafi.
    É no mínimo irresponsabilidade querer ver um país como o Brasil no CS da ONU.

    1 – Pela razão do Brasil não ter FAs sequer nas mínimas condições de atuar de maneira global.

    2- Será um país que fará vista grossa perante grandes atrocidades e ameaças a humanidade, além de usar de voto
    para proteger os regimes mais tirânicos da terra .

    3-Não tem mínimas condições de contribuir de maneira decente em forças de coalizão.

  17. SÓ DE LER o título da notícia, eu sabia de onde vinha: de O Estado de S. Paulo, um jornaleco pró-americano que quer de todo jeito que o Brasil se alinhe aos EUA em decisões de política externa. O governo brasileiro não tem nada a ver com essas besteiras da Líbia. Se esses rebeldes vão deixar de gostar de futebol, que se foda, cry me a river. O papel do governo brasileiro é o de observar a lei internacional e de proteger os interesses brasileiros. E esse ataque na Líbia não só viola a lei internacional – fere a soberania da Líbia, como observaram a China, a Rússia E A LIGA ÁRABE -, como também não tem nada a ver com os interesses brasileiros. O governo brasileiro fez bem em mais uma vez deixar suas mãos limpas, em afastar-se de uma guerra cujos participantes ainda vão se melar com muito sangue de civis, crianças e inocentes.

  18. Tem que ser MUITO BURRO para crer que uma abstenção é um APOIO a qualquer coisa. Apoio seria se o Brasil tivesse ido CONTRA. Não houve nenhuma falha, deslize, me muito menos contradição na diplomacia brasileira, não. O Brasil justificou o voto dizendo que um ataque do ocidente não iria facilitar as coisas, só com diálogo seria possível.

    A política internacional brasileira é pautada no diálogo, não na violência. Portanto, seu voto não foi contraditório.

  19. O Brasil deixou de votar certo…e deixou de votar UNIDO junto os os outros BRICs…!!

    Só quem é muito inocente acredita que esse intervenção se dá com a iniciativa de salvar o povo Líbio do ditador…
    Se fosse por isso, pq a ONU tbm não aprovou essa mesma zona de exclusão aerea, ou intervençao, no Barien..??
    Ahhh…. deve ser pq lá o ditador é amigo…
    SEI…
    E eu sou o BOZO…!!

  20. Deviamos apenas nos abstermos e ficarmos com a boca fechada como fez a China,Russia e a India.O mal da diplomacia Brasileira é querer justificar demais…QUANTO MAIS EXPLICA MAIS COMPLICA…Não devemos ter nehum posicionamento a favor de Kadaf ou a favor dos rebeldes.Cala a boquinha Itamarati,voces deixam muito a duvidar com nosso proprio povo e se acham capazes de piruar nos problemas dos outros.

  21. Vamos imaginar que nós estivéssemos em guerra contra uma ditadura que nós sabemos que é corrupta e assassina e aí vem ajuda de uns países quaisquer vocês acham que sofrendo bombardeiros e rajadas de metralhadoras alguém aqui ia recusar ajuda?
    Se o ocidente vai ganhar com isso no momento para os habitantes da Líbia é o mesmo que nada, estão mais interessados em sobreviverem e tira o ditador do poder e sem duvida que estão dispostos a pagarem caro pela liberdade.
    Vão roubar Líbia, vão roubar Líbia, meu, acorda tem coisas muito mais importantes em jogo que o petróleo, os “rebeldes” querem uma coisa chamada sobrevivência. Eu me ponho no lugar dos rebeldes to com um fuzil na cabeça e peso socorro aí vem um cara e mata quem ta apontando a arma para minha cabeça, vem outro cara e diz “não devia te feito isso, agora vamos sair para não roubar ele” só que mais pessoas apontado pra minha cabeça, cara não sei vocês, mas para salvar minha vida e da minha família eu topo paga, eu não quero morrer não sei vocês mas eu não. Agora vocês acham que o povo líbio deseja morrer nas mãos do ditador e seus filhos, acham que não estão dispostos a tudo para sua própria sobrevivência e liberdade inclusive pagar se for o caso.
    Demagogia é ótimo agora tente pensar assim durante um bombardeio ou uma seção de torturas.
    Então o cara ta apanhando e pensado “que bom que os franceses e americanos foram embora iam roubar toda a riqueza da Líbia, filhos da mãe srsrsr…” e o chicote estalando
    Ou quem sabe vê sua mulher e filhos sendo fuzilados e sabendo que você é o próximo e pensado “que bom que o Brasil pediu para as tropas estrangeiras se retirarem srsrsrs”

    Quer isso vamos acordar!!

  22. Não precisa de ir longe não, aqui no Brasil mesmo , eu já achei uma atitude apenas para “ser do contra”, tomada pelo Brasil,acho que eles assistem muito show da xuxa, com desenhinhos que mostram o bem x mal de uma forma infantilóide e acreditam naquilo. Sinseramente, eu acho que o Brasil pode de novo se alinhar ao pensamento “lulesco” e por tudo a perder novamente, até estava achando que a Dilma ia ser mais enérgica com esse vilões do mundo afora, e o que acabou foi que ela fez o mesmo que os americanos fizeram, ficaram do lado de KADAFI quando foi conveniente. Deus nos ajude, se a Dilma não começar a defender os bons e as pessoas que precisam desses ditadorezinhos que ainda temos pelo mundo. E Rafael, o Brasil não saiu de mãos limpas, mas de mão omissas, já que ele se absteve de votar, e isso é a pior forma de defender o que é certo, ficar em cima do MURO.

  23. Não sou contra nem a favor da decisão brasileira de não votar, mas achar que os “rebeldes” estão felizes com o pedido do fim dos ataques ao ditador é de mais…
    Rebelde meditando: “como os brasileiros são bonzinhos corro o risco assim como meus familiares de morrer e eles pensando em proteger as riquezas da Líbia, adoro brasileiros”
    Não né gente, tão em guerra querem apoio militar e não compaixão. Pelo amor de Deus mesmo que tenha saído das linhas daquele jornal de m… o cara não vai falar bem do Brasil é de mais… desculpa mas vocês querem o quer? Que eles agradeçam?

  24. o que ???? o Brasil se omitiu em votar ??? …rsrsrs

    O Itamarati e sua recorrente covardia diplomáticaou vote contra ou a favor ..agora se omitir… vai ganhar uma naba do conselho de segurança… não merece sentar nem na entrada…que vergonha

  25. Eu estava dando nota 8 ou 9 para a Dilma. Agora vou ter que diminuir 1 ponto, por ter ficado em cima do muro.
    Ela fala em liberdade e é contra as ditaduras. Então tem que assumir essa posição com determinação.
    A Líbia, depois de se livrar de Kadafi, vai se transformar numa Europa. Vou até morar na Líbia. KKKKKKKKKKKKK
    O deserto desse país, vai produzir muita energia solar.
    O povo líbio, vai andar de carro 0 km que custa 30 mil dólares.
    Kadafi está matando o seu próprio povo por nada. Chega !

  26. Pq se omitir kamaradas…
    Concordo contigo kamarada Xtreme. A China e a Rússia já disseram com todas as letras o pq de serem contras a esta intervenção.
    Chega de ficar na moita. Acho q o estado latência brasileira de décadas continua incrustada em muitos brasileiros…infelizmente.
    Omissão é sinal de fraqueza. E a futura 5ªeconomia ñ pode omitir-se em assuntos como este.
    Falow

  27. O Brasil acertou na sua decisao.A Libia esta dividida(OPINIAO PUBLICA)portanto meter a colher nessa sopa e´burrice.China ,Russia ,Brasil e Alemanha acertaram.Os EUA ja sacaram que fizeram besteira,vao deixar o comando,que alias ninguem quer assumir.Anotem;Uma saida negociada e´a melhor soluçao.Os EUA ja criaram uma cobra no Afeganistao,criar outra no norte africano e´liberar eca pela boca.

  28. Um, então o Brasil deveria ir a guerra só por que o povo libio iria gostar?
    Iria pensar, o Brasil nos salvou EBAAA!!!!
    Vivemos a realide, ve se acorda deste sonho, os americanos vivem salvando gente a anos e o que ganharam?
    Ve se as torres gemeas ainda estão la?

  29. @Delta
    .

    E Rafael, o Brasil não saiu de mãos limpas, mas de mão omissas, já que ele se absteve de votar, e isso é a pior forma de defender o que é certo, ficar em cima do MURO.

    .
    Nem sequer faz sentido, isso. O voto do Brasil por si só não ia mudar nada: o Brasil não tem poder de veto. O Brasil se absteve porque reconhece que a Líbia é um país soberano; que a guerra pode dar errado; que muitos civis podem morrer; que as perdas econômicas por parte do povo líbio podem ser muitas; que a maior parte do povo líbio – quer goste ou não de Qadaffi – pode não gostar de ver uns estrangeiros se intrometerem em seus assuntos internos com BOMBAS, etc.. Mas de outro lado, caso vençam nesta guerra os rebeldes anti-Qadaffi, as relações com o Brasil podiam azedar se o Brasil fosse o único país a votar contra a resolução. Daí a abstenção.
    .
    E, meu filho, quem deve perder tempo com desinhinho da Xuxa não são os nossos diplomatas – em grande maioria uma gente muito sofisticada e nacionalista -, e sim você: você é que deve achar que há uma linha clara entre certo e errado, e que o certo é que o Capitão América e seus Aliados Civilizados cheguem à Líbia para bombardear o que vêem pela frente. Não, meu filho, nem os EUA nem a Europa se preocupam com o que é certo ou errado: eles se preocupam é com os preços do petróleo, é com a garantia de que o petróleo líbio continue a fluir de modo estável para o mercado internacional. Porque, se o preço do barril aumentar muito – algo que poderia resultar de instabilidade política nos países fornecedores de petróleo -, a recuperação econômica do Primeiro Mundo que já é fraca se debilitaria ainda mais devido a desequilíbrios ainda maiores na balança de pagamentos. Deixe de acreditar nesse discurso parvo de bem x mal que os políticos ocidentais empurram na população burra de seus países. O que os países do mundo querem, todos eles sem nenhuma exceção, é proteger seus interesses.

  30. Quem diferencia povo de governo é o jornaleco membro do PiG
    que publicou esse artigo, meu caro Galileu. É só saber a fonte do artigo e você percebe que é pura desinformação!!! Essa fonte não merece crédito, dalí só sai excrecência do dos ianques !!! Quando você ler algo publicado pela revista “veja”, jornal “o estado de s. paulo”, jornal “o globo”, jornal “folha de s. paulo” e noticias da “rede globo”, fique esperto, quando não eh mentira é informação extremamente tendenciosa ou desinformação, fique com os dois pés atrás, é o “PiG” em ação e dalí não sai nada digno de crédito, é puro lixo!!!
    Sds.

  31. SR Dandolo,a situaçao requer uma posiçao equilibrada,ser a favor de um ou outro pode gerar insastifaçao no lado que perder,nao esqueça 70% dos libios sao Pro-kadhafi,ignorar isto e´um erro.Ha paises Arabes que temem o encorojamento de tais açoes,paises que tem populaçoes com minuria etnica e religiosa,eles podem se sentir encorajados a peitar a maioria ,acreditando numa ajuda externa.Imagine se os Indios se rebelar contra o estado Brasileiro querendo independencia,o estado teria que agir,ai a onu vota pela criaçao da tal zona,seria uma desculpa para retirar parte da Amazonia do Brasil.Lembrando aos bloguistas;os Indios na quase sua maioria sao passados pra tras no Brasil,abandono do estado e praticas diarias para exterminar os Indios.(ALCOOLISMO,PROSTITUIÇAO).Com certeza ,entre outros fatores ,este tambem foi considerado pela Russia ,China.Essa situaçao e´um abacaxi que se nao tomar o devido cuidado virara´uma baita mandioca com areia.Ja ouviu aquele ditado;quem tem c. tem medo!

  32. A pergunta q fica kamarada Godoy é:
    Salvando ou defendendo seus interesses???
    Falow
    P.s.: Fico imaginando um vácuo americano no Japão e a China tomando o seu lugar.

  33. HO!…meu pai!!!,por quê eles são assim?
    .
    Faça a mesma pergunta para os que apoiam o ditador Kadaf e verá outro tipo de resposta,obviamente diferente.
    .
    Provavelmente o repórter nem precisou ir lá para fazer uma pergunta se já sabe a resposta,seria a mesmo coisa se perguntar se na África tem leão ou se um lago no patanal tem sapos_Hehehe…..
    .
    É bem simples de saber quais os motivos de tais temas jornalísticos que se vê por aí,e se tratando da folha,se espera o quê?
    _Rsrsrs…

  34. Mas que povo burro o Brasil diz não a guerra não e pq e bom e sim pq não tem exercito pra se impor, pra quem não sabe 50% dos equipamentos das forcas armadas esta sem condições de uso.

  35. Hhehehe eu me divirto no DB parece que to num jogo de tenis heheh bate daqui,rebate de lá ,,hheheh parece um arco-iris ,tem cada louco nesse mundo heheheh sdsdsdsd

  36. Péra ai um pouco.. Rebeldes?? Desde quando mercenários armados pela Cia e M16 para derrubar o governo são rebeldes? O que está se fazendo na Líbia não é combater a “ditadura” de Gadhaf mas sim mudar a direção do governo líbio para um pró-ocidente. A não ser que queiram acreditar em duende, a situação na Líbia foi produzida espontaneamente pelo povão. Como diz o “dapena” de uma tevezinha direitista: “tô falando besteira, me ajuda ai ô”! Agora, falando sério. Não há uma imagem ou vídeo de nenhum órgão de imprensa mundial que mostre uma multidão (notem bem, multidão eu considero de mil pessoas para cima e não de 10 a 50 pessoas) em praça ou qualquer outro lugar da Líbia fazendo protesto contra Muamar Gadhaf antes da invasão e meuito menso hoje. Com isso estou dizendo que apoio o lider Líbio? Claro que não. Estou apenas procurando achar as razões morais, se é que exitem, que levam os Eua, França, Inglaterra, Arabia Saudita e outros a derrubar Muamar Gadhaf.

  37. Essa opinião dos rebeldes, com exceção daquele que se mostrou mais perceptivo, sabendo diferenciar “política de estado” e povo, é só um alerta ou uma pequena amostra das responsabilidades e possíveis consequências para aqueles que se dispõem à decidir e/ou interferir diretamente na vida e/ou na política interna de outros povos… E, mais uma vez eu afirmo, que se o governo brasileiro, na atual conjuntura, se aventurar numa posição mais relevante no CS da ONU, será só uma questão de tempo dele destruir a atual imagem positiva que nós temos exterior, além de por em risco a nossa ascensão econômica e relativa estabilidade interna… Em minha opinião, o Brasil ainda não está preparado, em vários aspectos, para assumir esta responsabilidade… E, não esqueçamos que, governos passam, mas os problemas que eles nos arrumam, ficam… E no final, é sempre o povo que paga a conta.
    🙁

  38. O problema da diplomacia brasileira é que parece que não acordaram para a realidade; vivem ainda aquele ar romântico do comunismo. Dizem se preocupar com a população líbia, porém o que a população daquele país querem é a derrubada do ditador, mesma coisa no caso do Irã, apoiam seu programa nuclear e seu governo, mas a grande maioria da população quer se ver livre de Ahmadnejad.
    Vamos na contra mão da maioria dos países democráticos, que enxergam o mundo da forma como ela é: Real e cruel. E ainda queremos obter um assento no CS da ONU, somente porque agora temos mais “visibilidade” econômica, parece piada. Comparar o poderio bélico dos cinco membros permanentes do CS com nossas FFAA é a mesma coisa que comparar a política externa deles com a nossa: estamos num nível muito, mas muito baixo para querermos impor alguma coisa.
    Uma coisa que os políticos tem que aprender é que o poderio bélico de uma nação deve ser compatível com o tamanho geográfico, econômico e de influência política; para dissuasão e respaldo político.
    O Brasil está acordando, social e economicamente, porém nossos políticos estão em coma profundo em relação às FFAA, soberania, política externa, e não associam investimentos militares com avanços tecnológicos industriais, aero-espacial e outros.

  39. O Omissão Brasileira já é conhecida mundialmente. Estamos sempre em cima do muro. Isso é uma vergonha !
    Agora, o brasileiro instruído não pensa como o Lula, PT e PMDB. Esse é o problema. Lula não representava a vontade da nação em tudo, na minha opinião. Lula entende muito de povo semi-analfabeto, pois e maior populista da história da humanidade. Ele merecia o Prêmio Nobel do Populismo, sem nenhuma dúvida. A Presidenta Dilma já tem uma postura do tipo da Primeira Ministra da Alemanha, pelo que me parece.
    A cultura brasileira é americanizada, por n motivos: Filmes, viagens aos EUA, músicas, etc.

    Ficar em cima do muro e/ou apoiar governos radicais e ditatoriais, está ferindo certos PRINCÍPIOS ÉTICOS UNIVERSAIS. Se Kadafi estivesse 15 anos no poder, eu não diria nada, pois está arrumando a casa para a Democracia Futura (Governo do Povo). Ele quer se perpetuar no poder e preparar o seu filho para sucedê-lo, em pleno Sec XXI.
    O Governo Brasileiro tinha que criar uma cartilha de Princípios Éticos, para servir de base de atuação internacional. Tem que ser por aí. Somos contra isso, aquilo …

  40. Beto, matou a paulada…rs..rs…Você se apresenta com grande capacidade analítica, equilibrado, lúcido e sensato.

    Um abraço

  41. Eles querendo ou não o petróleo isso não faz diferença pessoal aquelas pessoas querem liberdade!!!
    O brasil não aprovo o embarco mesmo sabendo que Kadafi só ia para depois de matar todos os rebeldes!! ou ele ser morto.
    Vamos deixar o petróleo pra depois agora é a vida do povo da libia que importa mesmo que o Império esteja mentindo.

Comentários não permitidos.