Nasa testa na Antártida traje espacial para uso em Marte

Projetado pelo argentino Pablo de León, o NDX-1 suportou ventos de até 75 km/h

Uma equipe da Nasa testou um traje espacial em uma região de condições ambientais extremas, em uma base da Argentina na Antártida que tem características parecidas com algumas das encontradas em Marte, para um possível uso numa visita ao planeta vermelho.

O traje espacial NDX-1, projetado pelo engenheiro aeroespacial argentino Pablo de León, suportou temperaturas glaciais e ventos de mais de 75 km/h enquanto pesquisadores testavam técnicas de coleta de amostras em Marte.

“Esta foi a primeira vez que levamos os trajes para um meio tão extremo, isolado, de modo que se algo desse errado não pudéssemos simplesmente ir até a ‘loja’ e comprar material para os reparos”, disse De León, depois de retornar da expedição de uma semana de duração.

O protótipo do traje, no valor de R$ 166,7 mil (US$ 100 mil) e criado com recursos da Nasa, é feito de mais de 350 materiais, incluindo fibras de carbono e fibras sintéticas de aramida Kevlar para diminuir seu peso sem perder resistência.

Durante a missão Marte em Marambio, que leva o nome da base da força aérea argentina, uma equipe de cientistas da Nasa realizou caminhadas espaciais simuladas, operou equipamentos e coletou amostras enquanto usava a roupa. O próprio De León vestiu o traje pressurizado, que, segundo ele, é propenso a fazer com que qualquer um se sinta claustrofóbico.

Os pesquisadores escolheram Marambio porque, em comparação com outras bases na Antártida, ela tem acesso mais fácil à camada de permafrost, o subsolo que permanece congelado a maior parte do ano.

De León, que dirige o laboratório de trajes espaciais na Universidade de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, disse que a Antártida é ideal para coleta de amostras, por ser um dos lugares menos contaminados da Terra e também por permitir algumas observações sobre o impacto no traje.

– Marte é uma mistura de muitos ambientes diferentes: desertos e temperaturas e ventos como na Antártida. Por isso, nós tentamos pegar porções de diferentes lugares e ver se nosso sistema pode suportar os rigores de Marte se formos para lá.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, no ano passado, que até meados dos anos 2030 seria possível enviar astronautas para a órbita de Marte e trazê-los de volta à Terra com segurança. A etapa seguinte seria o pouso em Marte.

Mas uma missão tripulada ao planeta mais parecido com a Terra no Sistema Solar pode estar ainda mais distante, já que a Nasa está tendo de apertar seu orçamento.

Fonte: R7

11 Comentários

  1. Ir a Marte para que ? Criar uma atmosfera ?
    É possível.
    Vamos desenvolver a Nave 1/3 C, que essa viagem irá durar menos de uma semana.

  2. Isso mesmo,depois gastar mais bilhões e meio milhao de pessoas para chegar a Marte e depois depois vão dizer que tudo foi uma farsa, ja foi provado,e tirado todas as duvidas da lua.

  3. Poxa! o pessoal ainda não acredita que eles foram à Lua? O Dandolo bem que podia dar uma chegadinha lá e trazer uns apetrechos para comprovar a viagem dos americanos… ora, se nem os russos contestam isso (a não ser que tenham interesses de que a história seja contada como verdadeira?) quem somos nós para duvidar?

  4. guilherme alberto.
    Não se apegue as imagens, mas aos fatos.
    Se todas as duvidas foram tiradas, por favor, esclareça-me apenas uma.
    Antes da Nasa aposenta a Discovery, em sua ultima viagem ela demorou DOZE HORAS para acolar-se a estação espacial… Uma manobra chamada “manobra de aproximação”.
    O Onibus espacial possui sistemas de manobras, estabilização, alerta de colisão e muitos outros super computadores… Ele demoro DOZE HORAS PARA ACOPLAR!!!
    Como foi possivel em 1969, o “modulo Lunar” se aclopar a nave que orbitava a Lua com apenas “UM ÚNICO DISPARO”???
    Sem possuir capacidade de manobra e controle.
    Isso é inconcebível até nos dias de hoje…
    Se eles foram mesmo a lua? Só as imagens não prova…
    Eu quero acreditar, mas os fatos não deixão…

  5. leonardo_sp;

    Os americanos já foram a Lua umas 5 ou 6 vezes, inclusive levaram um pequeno jeep lunar, para darem uma voltinha.
    A duração da viagem da Terra a Lua durou 3 dias, com a tecnologia atual. O foguete dá um impulso e desliga os seus motores; apenas corrige a percurso através de jatos de ar comprimido ou reação química de combustão.

    Com a Nave 1/3 C, poderemos ir da Terra a Lua em apenas 10 minutos, pois os motores ficarão ligados o tempo todo, e depois vão ter que ligar para freiar.
    Motor de Fusão Nuclear, que emitiria partículas em grande velocidade.
    Dentro de um Acelerador de Partículas, já se funde átomos, mas se necessita de muita energia. Esse não é o caminho. A solução está no Plasma, nas Frequências e na Água Pesada (Deutério). Esqueça a Teoria da Termodinâmica (Conservação da Energia,etc), que está errada ou incompleta.
    Vamos desenvolver o Motor de Fusão Nuclear ?
    Combustível: 1 litro de água pesada, tirada do oceano (Deutério).
    Esses motores poderão ser pequenos, podendo ter o tamanho de uma formiga, caixa de sapatos,de um carro, etc.
    Não tem mistério.

  6. dandolo é que é um pouco duvidoso isso , naquela epoca eu acho que eles nao tinham tecnologia para chegar a lua.

Comentários não permitidos.