Gripens da SwAF prontos para Operar na Líbia

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/04/Saab-Gripen-Hungria_2.jpg

Sugestão: Lucena

O ministério da Defesa da Suécia informou ao Governo que estarão prontos para enviar de 6 a 8 caças Gripen, em um período de até 10 dias, para ações militares na Líbia.

“A Flygvapnet (Força Aérea) informou ao governo que é capaz de deslocar de seis a oito caças. Estes aviões já estão em alerta permanente, e não levaria mais de 10 dias para movimentá-los,” informou um assessor do Ministério da Defesa à imprensa.

Em que base aérea os aviões  ficariam estacionados e quanto de equipe de terra será necessário ainda deve ser determinado..

O período de deslocamento dos aviões depende ainda de uma decisão política.

Fontes com acesso à OTAN informaram ao jornal sueco  Dagens Nyheter que a Suécia seria convocada a participar as operações até terça ou quarta-feira desta semana no mais tardar.

O Partido Liberal (Folkpartiet) e os Democratas Cristãos criticaram o ministro do Exterior  Carl Bildt e o governo, pela opção de esperar a solicitação da OTAN e não oferecer de imediato a ajuda sueca.

Allan Widman do  Partido Liberal gostaria que o governo oferecesse a  ‘Expeditionary Air Wings’, um esquadrão de oito caças, que opera no Nordic Battle Group.

“Eu penso que nós (Suécia) necessitamos enviar a mensagem que podemos e desejamos participar,” comentou  ao DN.

O ministro do Exterior  Carl Bildtnão compartilha da mesma visão do seu colega de coalizão governamental. Em uma entrevista à radio no Domingo, Bildtafirmou que a Suécia deve esperar para oferecer a ajuda até ser solicitada.

Entretanto se a OTAN solicitar à Suécia, Bildt não descarta uma possível participação militar.

“Todas as alternativas estão na mesa no caso de uma solicitação. Verificaremos as diferentes maneiras da participação de que a Suécia pode ter,” ele afirmou.

De acordo com o Tenente-Coronel Stefan Ring, estrategista militar do Swedish National Defense College (Försvarshögskolan), há a necessidade de mais poder aéreo nas operações na Líbia.

“A França deslocou cerca de uma centena de aviões, o que parece ser bastante. Mas compare com as operações aéreas em Kosovo e na Sérvia, em 1989.  Eram  poucos aviões em ação no início, mas logo alcançou a marca de  700-800 missões por dia,”afirmou à agência TT.

Os pilotos suecos e o comando da Flygvapnet têm pleiteado participar das Operações da ISAF no Afeganistão já há vários anos. Porém razões de política interna da Suécia e também um não declarado boicote de certos países tem impedido a ação dos Gripen nos céus do Afeganistão.


Agora tanto os militares como grupos políticos tentam romper estas amarras ao propor que o Governo Sueco não aguarde uma demanda da OTAN mas tome a dianteira e ofereça a participação nas ações da Líbia.

Sempre de forma alternada um esquadrão é mantido de prontidão por todo um ano. Assim nesse período seus treinamentos são acelerados e tem prioridade no recebimento da cadeia logística.

Assim como deve estar com a dotação de pilotos e tripulantes 100% completa. A chance de participar nestas operações da líbia seriam de grande relevância para a Flygvapnet e também a indústria sueca.

Fonte: Defesa@Net

20 Comentários

  1. Você não tem autonomia, nem capacidade para cargas pesadas criança..
    Faz assim, enquanto os Rafales, Tornados, F-15 e outros fazem o serviço pesado de verdade, você faz ums voozinhos de reconhecimento ali por perto do litoral, que a gente te deixa sair na fita como coadjuvante…
    Mas cuidado com pane seca heim…
    kkkkkkkkk….

  2. NOVAS CORES NO PAINEL DE PICASSO
    .
    .
    .
    Cada um interpreta a informação segundo o seu foco crítico e político.
    .
    Lendo esta reportagem me lembrei de um fato que aconteceu em na Espanha, a guerra civil espanhola no período de 18 de julho de 1936 a 1º de abril de 1939, esse fato inspirou ao Pablo Picasso a fazer um mural famoso chamado “guernica” .
    .
    .

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

    .
    .
    Nesta guerra, os nazistas utilizaram o povo espanhol como cobaias para as suas armas, como se ver, o passado se fazendo no presente.
    .
    O sofrimento do povo líbio assim como os espanhóis nas mãos do general Franco, que, aliás, os espanhóis estão no meio desta malta que está assolando a Líbia, seria a nova musa para o Pablo Picasso.
    .
    Até onde vai a desfaçatez desses governos ocidentais no que se refere às vidas humanas!

  3. E falando em parafusos e não mais em política; quero lembrar aos desavisados que a grande maioria dos caças não tripulados bem como o F-35,são todos mono-turbo a jato;e a tendência é serem a “maioria” dos caças de 6º geração.Huahuahua…

  4. coitada da libia todos querem experimentar seus caças,ninguem tem amor a vida que frieza,não há um pais que não tenha alguem descontente com seu governo,por melhor que seja,mais é ridiculo uma guerra civil,só os paises ricos gostam e se divertem pois podem demonstrar suas armas,quem quer experimentar suas armas contra a russia,china,alguem quer encarar,acredito que nem os americanos com todo seu poderio iria querer encarar pois tem mais a perder do que ganhar,agora contra um pais fraco militarmente e de facil acesso todos querem e aprovam uma bandidagem até os propios arabes contar arabe uma vergonha,deveriam ser unidos pois não sabem que o osidente só quer seu petroleo,troxas idiotas.

  5. O loko depois do Rafale é a vez do Gripen como cera as demonstração desse caça na Líbia mais um Jogo de demonstração agora fica a duvida se o brasil vai compra o Rafale ou o gripen ou o F-18 esse Fx-2 demorando muito

  6. Era justamente o país que faltava nessa invasão para escancarar de vez a intenção de invadir a Líbia: a Suécia. A crise líbia se tornou uma passarela da moda bélica, ou uma vitrine de brinquedos de destruição.

    E há quem critique a abstenção do Brasil nessa sugeira toda! Esse episódio trágico deixa evidente que ser um país militarmente fraco é atrair para seu povo toda cobiça e morte.

    Enquanto isso o povo brasileiro se pergunta pra que o Brasil precisa ser bem equipado, sendo que não temos inimigos. Ô povinho ingênuo que é o brasileiro! Não é a toa que sempre fomos explorados.

  7. Pode preparar uns 10 revos para ida e outros 10 para a volta, a não ser que mandem o gripen demo, porque esse sozinho resolve qualquer situação.

  8. Lucena… eu faço uma ressalva que imagino ser importante em dois pontos:
    1 – não existe VANT bimotor por não haver necessidade de alta performance nas tarefas executadas por elas até hoje e…
    2 – velho lema da Marinha americana que está inclusive levando-a ao desenvolvimento de um outro avião: “Dois motores ajudam a trazes os garotos para casa”..

    Tendência? Será tanto assim? Acho que existe muito… mas muito espaço para bireatores no mundo dos aviões de combate…

  9. Dez dias pra banana sueca ??
    realmente é um caçinha trapalhão..rssss
    quem não lembra do vexame sueco na red flag??
    sempre eram os últimos a ficarem prontos..kkkkkk
    se o gripinho levar muita carga.. até pombo o derruba..hahahahaha

  10. Luiz9medeiros,
    .
    Os caças em questão, são os de linha de frente, a espinha dorsal da força aérea, muitas missões de interceptação, combate ao solo, em fim;é inerente a essa missão ser de alto risco, correto?
    .
    É sabido que na força aérea americana e provavelmente nos fuzileiros americano, haja certa resistência a VANT para esse tipo de missão, o pessoal de lá é muito romântico… Sabe como é nê!_rsrs..
    .
    Más quando essa rapaziada entrar em uma contenda com robôs (VANT’s), pode ser que a coisa mude de figura, se muitos deles voltarem para casa em um saco preto,… ou o quê sobrou deles_hehe….
    .
    Como você bem disse, por questão de desempenho, na condição atual (deixando claro isso, atual); os mono-reatores;eles tem no futuro,muitos caminho pela frente e tende ser a maioria entre os aviões de combate “o cão de briga” principal.
    .
    abraços

  11. Ouvi falar que o Brasil vai mandar uns 10 AMX que ainda funcionam para servir de alvo quando os pilotos dos Rafales e Gripens não tiverem nada para fazer.Praticar pontaria naquelas porcarias não tem nem graças, disse um piloto vesgo do Rafale.

Comentários não permitidos.