A marca do nosso projeto aeroespacial é o atraso, a culpa é da sociedade cientifíca

Novo presidente da AEB diz que atraso marca ações do País

Ele prometeu uma revisão completa do programa espacial ao longo do próximo mês.
O matemático Marco Antonio Raupp, novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), tomou posse ontem (21) dizendo que a maior marca do programa espacial brasileiro é o atraso. Ele prometeu uma revisão completa do programa ao longo do próximo mês. “A marca do nosso projeto é o atraso”, afirmou.

Segundo Raupp, será discutida a possibilidade de a agência contratar empresas privadas para executarem projetos espaciais — como os Estados Unidos fazem. “Empresas como a Embraer, que criou uma filial para defesa, têm tudo para ser integradoras”, afirmou.

Ele também afirmou que avaliará qual é “realmente a possibilidade” de lançar o foguete ucraniano Cyclone-4 da base de Alcântara – no Maranhão – em 2012, como planeja a empresa binacional ACS (Alcântara Cyclone Space).

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, condicionou a continuidade do programa Cyclone ao aporte de dinheiro da Ucrânia. “A evolução desse programa depende de eles assumirem a parte deles, tanto na capitalização da empresa quanto no cronograma tecnológico para o Cyclone-4.”

O Brasil já colocou R$ 207 milhões no capital da ACS, mas a Ucrânia, em apuros financeiros após a crise de 2008, não deu sua contrapartida nem conseguiu ainda dinheiro para concluir o foguete.
(Folha de São Paulo)

Fonte:Jornal da Ciência

Raupp assume presidência da AEB
22/03/2011

O físico Marco Antonio Raupp assumiu nesta segunda-feira (21/3) a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em cerimônia no auditório da agência, em Brasília, Raupp foi empossado pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante.

Participaram da solenidade autoridades da comunidade científica, representantes dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com um discurso voltado para ideias de um novo desenvolvimento nacional, Raupp disse que desenvolverá uma gestão focada no crescimento econômico com justiça social. “Para o pleno êxito do Programa Espacial Brasileiro existem tarefas a serem cumpridas por todos os protagonistas”, afirmou o novo presidente. Para ele, a AEB precisa convencer a sociedade e o governo de que o investimento no programa traz retorno essencial para o País nos serviços públicos, nas necessidades estratégicas, na capacitação tecnológica/inovativa, nas oportunidades de participação no mercado espacial mundial, entre outros.

Graduado em Física pela Universidade do Rio Grande do Sul, Raupp também é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-diretor do INPE, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nos últimos anos, trabalhou como diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Ao discursar, o ministro Mercadante lamentou o corte no orçamento para as áreas de C&T, inclusive o Programa Espacial Brasileiro. De acordo com ele, a sociedade científica não tem conseguido mobilizar o Congresso Nacional para a importância de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. “Precisamos apresentar resultados para mobilizar a sociedade. Esse ano será de grande reflexão sobre o Programa Espacial Brasileiro e a importância do setor para o desenvolvimento do País”, disse o ministro.

Mercadante está confiante na atuação de Raupp e disse que a larga experiência do novo presidente da AEB não permitirá erros na gestão do Programa Espacial Brasileiro. Segundo o ministro, Raupp tem espírito público, é dedicado, otimista e motivado.

Fonte : INPE

42 comentários em “A marca do nosso projeto aeroespacial é o atraso, a culpa é da sociedade cientifíca

  1. Tá…

    Só que a tal “sociedade cientifica” depende da verba da “sociedade política” que é posta, e não cobrada, pela “sociedade geral”.

    A falta de vergonha não é de um setor específico.

    []´s

  2. Tá bom pra não dizer que, a ucrania surrupiou o dinheiro do brasil eles disseram que ela recebeu 200 milhoes e não fez nada até agora. haaaaaaaaaa nãooooo ate ucrania roubou agente!

  3. Fica essa vergonha ai os caras não poder erra nessa tentativa se não, os vagabundos desse politicos vão quere acabar com esse programa espacial.só falta esse mané do mercadinho se anti- patriota e de querer coloca a nasa para lança foguetes na base do brasil e ainda os caras cobra foguetes dos brasileiros e ainda ele mercadinho fala de compartilhar com os americano ex.voçe ia gosta compartilhar sua mulher com os americanos.
    Tem soltar a verba por cientista brasileiros mesmo que exploda alguns foguetes.
    não adianta ficar só, na teorica.

  4. e nos somos sabotados de todo jeito, o governo fica procurando o caminho mais facil, e o nosso programa espacial vai a passos de tartaruga e o pior de ré.

  5. Armas e Foguetes têm que estar nas mãos dos militares das Forças Armadas, pois são mais organizados e metódicos. Não somos os EUA, que tem uma cultura de pesquisa de mais de 300 anos. Se criarmos uma massa crítica de bons pesquisadores, certamente esse projeto frutificará.
    Sugestão: Duas frentes de trabalho; uma militar e outra civil.
    A razão é que a centralização poderia provocar uma espécie de miopia intelectual. Se politizar, aí que coisa não vai andar mesmo …
    Se quiserem me chamar para formar o quadro de pesquisadores, vamos lá.

  6. Ao que parece devemos cancelar a parceria com a Ucrânia, nosso projeto precisa de parceiros confiáveis,com investimento em nossa tecnologia!
    Tenho sérias dúvidas sobre essa nova parceria com os EUA,creio que perderemos mais tempo com eles!
    O caminho mais adequado seria com a Rússia,foi oquê chineses e iranianos fizeram,e hoje colhem frutos dessa parceria onde chineses já vôam pelo espaço,e iranianos lançam satélites por meios próprios !
    Além da rússia ser dos BRICS!

  7. Desculpem-me colegas do blog, mas se o contrato com a Ucrania falhou, e ela levou 200 milhoes de US$ sem cumprir objeto do contrato, me parece que a culpa e’ sim de um contrato mal elaborado juridicamente nas suas clausulas de pagamento mal estruturadas e sem crrelacao com os “produtos” contratuais.

  8. Esta talvez foi realmente uma carissima “licao para ser aprendida” e me parece que se foi mesmo assim, passamos como pais, infelizmente, um verdadeiro “atestado de otarios”. Devemos tomar cuidado com este tipo de parceiros no futuro. Lamentavel …

  9. Esse negocia com a Ucrania foi ótimo, doeu no bolso e espero que na conciencia dos que acreditaram no investimento, e agora estam finalmente, chamando empresas brasileiras competentes pra participar do programa. Que desta vez invistam mais nos brasileiros e acreditem que nos podemos fazer, e fazer bem qualquer coisa que nos propuzermos.
    Pena que venderam a base de Alcantara, mas se pagarmos aos yanks, talves deixem que lançemos nossos foguetes de lá, eu duvido, mas vale apena tentar. rsrssr
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  10. Deviam ter pegado esse 200 mi e investido no nosso programa…aposto que já tinha saido do chao nao é verdade..quanta burrice existe em brasilia!

  11. Ou seja, nossos pequisadores são “BURROS “, umas toupeiras, etc, etc, etc, + cadê a grana p investir no n VLS,sempre soube q é falta de dinheiro é q por isso era lento o progresso do foguetão, q aliás é o missil de amanhã..Alguém está mentindo e mt nessa história. Quem?!?!…

  12. 1º)A marca do nosso projeto aeroespacial é o atraso, a culpa é da sociedade cientifíca – científica (o acento está errado na matéria)

    2º)A Ucrânia não deu cano nenhum. Eles tem o conhecimento de como fazer e por isto é muito importante esta parceiria. Além disto estão recebendo pressão dos EUA para não apoiar este projeto brasileiro.

    3º) Culpar a sociedade científica por não conseguir fazer aqueles bandidos (leia-se congresso) a reconhecer a importância estratégica deste tipo de projeto é um exagero.

  13. 200 milhões de dólares ? Meu Deus !

    Com 2 milhões de dólares daria para fabricar um foguetão oxigênio – querosene.

    Deem-me um projeto paralelo para a pesquisar o foguetão ou desenvolver a Nave 1/3 C. Nunca decepcionei nesse sentido.

    Eu não gosto de burocracia e de corruptos.

  14. Aleluia…
    Até que enfim colocaram alguém que presta no comando da aeb, pelo menos não é como um que disse tanta merda uma vez que parecia que ele comentava sobre a NASA hahaha, que tudo estava as mil maravilhas.

  15. Mais um de peito estufado falando um monte de asneiras, é sempre assim, que nem cachorro mijando, primeiro marca território e depois desaparece, porque vê que de esmola não se constroi nada, e descobre que sua função é a de ficar segurando a placa com o nome do estabelecimento “AEB”.

  16. Manoel, no governo de Lula, os yanks propuseram uma perceria para lançar os foguetes deles apartir da base de Alcantara, um acordo deveria ser assinado para que isso acontecesse, só que o acordo assegurava que os americanos iriam comandar a base brasileira e impediria a entrada de qualquer brasileiro (nem cientistas) e ainda dava aos chupa-cabras a autoridade de supervisionar todas as bases de lançamento no Brasil sem aviso prévio, o que foi negado. Só que após a visita de (como fala maluquinho) Obama bim laden, foi firmado o acordo de lançamentos, mas não acredito que seja menos que as exigencias americanas anteriores, entendeu?
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  17. – “O atraso do programa espacial brasileiro é culpa da sociedade científica”
    – “O alto índice de homicídios e a violência urbana é culpa das armas de fogo dos cidadãos de bem”
    – “As grandes filas de doentes na porta de hospitais públicos é culpa da prática da auto-medicação”
    – “O alto índice de corrupção entre servidores públicos é culpa do povo que não sabe escolher entre aqueles dissimulados que se propõem, sob juramento, trabalhar pelo povo e para o povo, em seus cargos de confiança pública”
    – O “lobo mau” conseguiu comer a vovó, por culpa da chapeuzinho vermelho que não correu à tempo de socorrê-la”

    … POBRE “CORJA” DE INOCENTES!… A culpa nunca lhes cabe.
    🙁

  18. Puxa sera que vocês só olham para as coisas ruins?Não viram ele dizer que vai tentar criar parcerias com empresas privadas brasileiras?
    Vejam o passado, as parcerias publico privadas sempre deram certo e dessa vez não vai ser diferente, só sabem reclamar mas não enxergam que tem gente trabalhando para a coisa funcionar.

  19. Que conversa fiada heim….Na verdade a escolha desse consorcio fantoche com a Ucrania se deu pela necessidade de encurtarmos caminho que com a perda da equipe cientifica Brasileira levariamos 50 anos para formar outra e algumas decadas para especializa-la.O problema da Ucrania não é so falta de dinheiro mas são uns FDP que seduzidos por sua liberdade em face da Russia se prostituem para os maiores inimigos do programa aeroespacial Brasileiro.A culpa é toda nossa.De nossa visão canina de um mundo em duas cores,de nossa xenofobia que para não cairmos nas mãos dos EUA entortam o biquinho para os comedores de criancinhas Russos.O pior de tudo é ver a Russia ja a algum tempo praticamente implorando ao Brasil sociedade aeroespacial e sociedade belica em vetores de misseis,aviões e nos sinalizando com a possibilidade de podermos adiquirir deles o que nós quisermos.Nós o Brasil somos os parceiros que eles mais gostariam de ter mas a xenofobia não permite.Tolos que não conseguem evoluir e ficam atrelados ao seeculo 20 entrincheirados em suas manias em suas burrices não permitindo que o pais se desenvolva sem estar atrelado a um dominio.Ou vão acabar abrindo bem as pernocas pros EUA ou fazendo ainda pior arregassando o pais todo aos Chineses,porque o que realmente precisamos ter e que realmente pode nos levar a autosuficiencia so essas tres fontes podem nos dar.Eae cambada cabeça dura,vamos de que heim???

  20. E OUTRA COISA….Os Russos não ofereceram fazer o PAK aqui não,eles ofereceram fazerem conosco ou melhor nos assessorarem a desenvolvermos um Caça de quinta geração totalmente Nacional.Pais nenhum ofereceu ate hoje isso a ninguem mas as Antas e os Jabutis do Serrado tão nem ai,pois preferem dolares,beneficios de lobbys,sensacionalismos com prospecções faraonicas que jamais se concretizam ou que acabam capengas,pernetas e caolhas…ESSA É A REPUBLICA DE RATAZANAS…Chumbinho neles todos minha Cobrada,larga o aço.

  21. Demagogos costumam culpar antigos governos e vemos os demagogos de agora ja ate querendo culpar nossas equipes e nossos centros,que jamais tiveram atenção de ninguem e que sempre sozinhos apenas com a boa vontade militar e academica deste pais sempre nos deram resultados e expectativas dignas de puro amor e patriotismo ao Brasil.Se existem culpados neste pais é toda a classe politica de direita e de esquerda que são merdas da mesma bunda,todos Bandidos e hipocritas.

  22. E buscam a todo tempo tirar tudo o que podem da esfera militar para melhor prostituirem.Nosso programa aeroespacial é segredo de estado e muito invejado por muitas outras nações e dar setores sensiveis a iniciativa privada não é sensato mas parceria controlada sim.É o mesmo que buscam a todo tempo fazer na area de transportes aereos,que privatizem os aeroportos mas o controle aereo não somente envolve trafego comercial mas militar tambem e segurança nacional tambem.Querem tambem privatizar a area atomica.A tudo querem por a mão somente para melhor roubarem e usam argumentos de exemplos dos outros como se o Brasil fosse essas mesmas culturas.Aqui sempre foi olhado pelo cobiçador externo como um pais de potencial riquissimo com povo muito sofrido facilmente influenciado e aliciado e assim eles procuram se apoderarem de tudo o que é nosso e com esses bandidos politicos prostituidos facilitando daqui a pouco para se atravesar uma rua teremos de por moedinhas de 0,25 cents em uma maquininha de uma multinacional…ACORDA POVO BRASILEIRO.

  23. ROBISON….Atualize-se….Foi no governo FHC que os EUA queriam Alcantara e o entreguista leiloeiro estava quase cedendo e foi o bandido e prostituido congresso Brasileiro que todos nós malhamos que barrou esse acordo….Aproveito para lembrar-lhe que JOBIM 2015 é o mesmo que tirarmos os Gambas do galinheiro e nele colocarmos a Raposa…CAMPANHA JOBIM 2012 PRA LUA OU PRA RUA rsrs rsrs rsrs rsrs

  24. Valeu Maluquinho, obrigado pela correção. Quanto a Jobim, ainda não vejo nenhum polico civil no quadro atual que tenha o curriculo de conhecimento militar e interesse em equipar nossas FAs quanto Jobim, enquanto não tiver outra opção melhor, penso que seria a única alternativa de salvar nossas FAs.
    ABS…

  25. Se liga Robison, Jobim é = josé “cerra”. O único motivo para ele falar grosso com os EUA é para tentar provocar uma instabilidade política entre Brasil e EUA, e afastar diplomaticamente os países sul-americanos (quem quer um gigante como o Brasil gritando em seus ouvidos? Queiramos ou não, nós somos gigantes!). Por isso alguns deles reclamaram de nós para os yankees (não muda o fato deles serem uns vendidos). Ele está aí e tem o apoio vários militares, porque apoiou a ditadura, e protege os que estão com o c* na reta perto de serem presos. Quanto ao plano de defesa brasileiro, não foi ele quem fez, ele não tem capacidade para isso. Foi totalmente desenvolvido pelos nossos militares, ele só divulgou, e com estardalhaço para chamar a atenção não só dos brasileiros mas principalmente dos urubus de azul e vermelho.
    Sendo que todas essas acusações pesam contra ele, sem falar nas inúmeras vezes em que ele se dispôs a alterar a nossa constituição e outras canalhices, eu concordo plenamente com o Maluquinho, pois não vejo sentido em ter um ladrão de cuecas como esse me governando.
    Jobim para presidente? só se for do Haiti!

  26. Ele ia tomar um bico na bunda na virada de governo e o Mangaba ja tava na portinha.O Mangabeira é mais inteligente e mais respeitado entre todos os gringos pois conseguiu este prestigio estudando e ensinando e não abanando o rabo pra ninguem como faz o falastrão polivalente pra sempre estar bem na fita com direita ou esquarda,com militares,com gringos.Alem de ter sonhos de Reizinho.Elejão este cara e voces todos verão quem ele realmente é e o que sera do nosso pais.Jamais teve a minha confiança e desde o primeiro mandato do Lula eu venho batendo nessa tecla.A pasta de MD é pesada demais para ele porque acima de tudo tem de ser confiavel e ele não é.Tolos que acreditam em palavras de politicos.Tudo o que ele fala não é produto da vontade e nem do Q.I. dele e sim objeto de estudo de uma equipe de especialistas e de intelectuais que assessora o governo.Nem ele e nem ninguem falam o que quererm e quando falam so falam merdas.Esse cara não tem ideia do que foi tudo o que nossos centros passaram para hoje termos avanços e simplesmente pensa em dar de mão beijada isso a ratazanas latinas alem de todo o lobby e ingerencia no FX no final se mostrando o que realmente é,um duas caras que trabalhava pros Franceses e mudou de lado pros EUA…JOBIM,PEDE PRA SAIR,PEDE PRA SAIR JOBIM,VC NÂO É E NUNCA SERA UM CAVEIRA.

  27. Eu também colocaria na lista de culpados: a sociedade brasileira em geral, a classe política (capitão obvio), a impressa, os países do primeiro mundo e certas ONGs.

    Mesmo assim, ainda sou grato ao destino por temos um programa espacial e pelo fato do Centro de Lançamento de Alcântara não ter se transformado em um deposito de lixo, ainda existe esperança, mesmo que pouca.

  28. Maluquinho, sempre leio o que você escreve no site e li varias vezes você dizendo que dependeria do que Dilma fizesse na ocasião da visita de Obama para dizer se a amava ou a odiava, e então?!!!
    Quanto a Jobim… Se nós (inclusive eu) colocamos nas mãos de Dilma o futuro do Brasil e ela esta fazendo o que faz, cortando verbas das FAs, contigenciando, atrazando e atrapalhando os planos de Defesa, porque não poderiamos colocar Jobim no poder, tenho certeza que ele tentaria viabilizar e fluir melhor os planos de Defesa? não importa quem fez o plano de defesa, o que importa é que executem.
    Se você estivesse na pasta de Jobim, e o presidente demonstrasse interesse em fechar com um determindado país a compra de material bélico de alta carência, você tentaria faze-lo desistir ou incentivaria para que adquirisse o material? Acho que é o que ele tenta fazer e vejo que é o que a maioria dos frequentadores do site também gostaria que fizesse, ou seja, muitos falam: “na altura do campeonato, não importa quem seja o vencedor do fx, o importante é adquirir novos vetores para nossas FAs”.
    Gostaria que pudessem me dizer algum político que tenha conhecimento de nossas carências militares, do cumprimento de nossas estratégia de defesa, que tenha participado de manobras e que tenha tido peito de defender o Brasil no caso da imposição intenacional pra se saber como fazemos o enriquecimento de uranio e a defesa de nossa soberania em se aprender sobre a bomba atomica (noticiados neste site). Não vi ninguem, ou alguem viu?
    Acho que o que ele faz é mínimo em relação com que Dilma faz contra nossas FAs e acho que ele poderá fazer muito se estiver no lugar certo.
    Continuo na campanha “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS.

  29. Maldito seja quem escreveu este texto. É uma mentira.
    A culpa é totalmente do governo.

    Quem acredita nisso não é digno de comentar nada.

  30. A marca do nosso projeto aeroespacial é a indigência financeira e o pouco caso dos políticos brasileiros.

Comentários não permitidos.