União Africana rejeita intervenção militar na Líbia

EFE  —  A comissão designada pela União Africana (UA) para encontrar uma solução à crise na Líbia rejeitou neste sábado “qualquer intervenção militar estrangeira” no país. O presidente da Mauritânia, Mohammed Ould Abdelaziz, anunciou esta posição no começo do encontro deste sábado em Nouakchott entre os cinco chefes de Estado africanos (Mauritânia, Mali, África do Sul, Uganda e República Democrática do Congo) que fazem parte da comissão.

Abdelaziz lembrou que esta posição foi confirmada pelo comunicado da última reunião do Conselho de Paz e Segurança da UA em Adis Abeba, e assinalou que qualquer solução à crise “deve ser conformada com o compromisso com o respeito da unidade e a integridade territorial da Líbia”. “De maneira responsável e eficaz, devemos tomar nota desta nova evolução e coordenar melhor nossos esforços com todos os nossos parceiros e todas as partes implicadas para chegar a uma rápida solução desta crise”, considerou Abdelaziz em seu discurso.

Navios de guerra e submarinos dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, assim como aviões franceses, começaram neste sábado a atacar sistemas antimísseis e veículos militares líbios.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. E o quÊ que a “poderosa” União Africana irá fazer? Nada! Isso é o que dá uma país não se armar. Se cuida Brasil, a “poderosa” UNASUL não tem peito pra enfrentar a OTAN…

  2. Deixa eu ver se entendí:
    -Eles discordam da intervenção, mas também não dizem nada sobre desligar para ontem o “moedor de carne” libio. Ou em outra ipótese, estão prontos a prestas lindas condolências aos civís e dissidentes, que “sem querer morreram por umas bombinhas de do ditador de lá? Já comentei, é cinismo dos dois lados…

  3. Se demonstras força, todos
    querem ser teus aliados.

    Ao contrário, se mostras fraqueza,
    ninguém te dará importância.

    E, se tendo riquezas, não demonstras
    força, atrairás sobre tua cabeça
    todas as ambições do mundo.
    (Ciro, Rei da Pérsia)

    Acorda Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Independente de gostar ou não do Kadafi,esse evento serve de aviso para nós Brasileiros,vcs já pensaram amigos se algum dia,a comunidade internacional resolve intervir no Brasil por um conflito indigena ou qualquer fato que acontece aqui,alegando perigo seja para o mundo ou para os indigenas,e resolvem intervir,temos que nos reaparelhar o mais rápido possível,temos que comprar tecnologia e não aparelhos de guerra.

  4. QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL,AQUI ?!
    .(O que eu falei em outra ocasião,repito para essa também).
    .
    .
    É isso que muitos temiam e já se imaginava, é um puro assalto ao povo líbio; essa história de altruísmo barato do ocidente nunca me enganou, só Zé ruelapara acreditar que eles estavam pesando em salvar o povo líbio de um ditador.
    .
    A Europa está em uma dureza financeira, e vão gastar muito para enfrentar um exército bem preparado para os padrões orientais, irão fazer só com pena dos cidadãos líbios?
    .
    Só quem acredita em papai Noel para caí nessa_hahaha…

  5. Estou com a união africana… Se Gaddaffi lança bombas nas cabeças de civis e dissedentes… Se faz um moedor de carne como estão dizendo…
    É mais um ponto para que a sua população se revolte e a situação dentro do país se torne cada vez mais insuportável para o ditador…

    O Ditador está ali pelo poder da força, mas não somente por isso e também pela concordância, de alguma forma, do povo em ter o ditador a sua frente.

    No momento em que o povo encerra esta forma de apoio seja lá qual for e as revoltas se iniciam e se intensificam… Então o ditador não tem saida, uma hora ou outra ele vai cair… Os militares podem ser treinados, doutrinados… Mas em algum momento percebem que estão tirando vidas de seus irmãos, primos, parentes… É inevitável isso…

    Triste, penoso e com uma contagem de corpos que pode ser muito grande e dolorosa, mas isso é a forma de um país, um povo, uma nação resolver os seus problemas e poder se reerguer depois com suas forças.

    A questão da Líbia é probema da Líbia. Ajuda humanitária sim, ajuda armada não.

  6. concordo com o barca, este evento serve pra mostrar pro brasil o vacilo que ele ta dando, e a libia está pagando por ter petrólio e não ter investido em forças armadas. Independente do pais ser governado por ditador, rei ou politicos toda nação que se preze tem que ter forças armadas bem estruturada, ainda mais as que tem riquezas em seu solo como o brasil

Comentários não permitidos.