Muammar Kadafi promete abrir "depósito de armas" contra aliados

Líder líbio Muammar Kadafi

AFP O líder líbio Muammar Kadafi ameaçou neste sábado atacar alvos “civis e militares” no Mediterrâneo e afirmou que vai abrir os “depósitos de armas” para permitir ao povo defender a Líbia, após a operação militar ocidental contra seu país. Em mensagem à nação, Kadafi afirmou que o Mediterrâneo será transformado em “um campo de batalha” e qualificou os ataques com aviões e mísseis de “agressão injustificada dos cruzados” contra “o povo líbio, que vai lutar”.

Segundo o presidente do parlamento líbio, Mohamed Zwei, a operação militar ocidental é uma “agressão bárbara” contra objetivos civis e militares que já feriu “numerosos civis”. “As nações ocidentais atacaram vários locais em Trípoli e Misrata, causando graves danos (…). Esta agressão bárbara contra o povo líbio ocorre após anunciarmos um cessar-fogo”. “Muitos civis foram feridos nesta agressão, os hospitais estão repletos, as ambulâncias não param”, disse Zwei, sem citar números. “Esta agressão não convencerá o povo líbio a se entregar aos bandos armados dirigidos pela Al-Qaeda”, concluiu Zwei.

Segundo a TV líbia, “objetivos civis” foram bombardeados nas cidades costeiras de Trípoli, Misrata, Zuara e Benghazi, incluindo o hospital de Bir Osta Miled, 15 km a leste da capital. Em Trípoli, chamas e colunas de fumaça eram visíveis no leste da capital. Estados Unidos e Grã-Bretanha dispararam mais de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a Líbia neste sábado, e a aviação francesa fez diversos ataques contra posições das tropas leais a Kadafi. Os mísseis foram disparados de navios e submarinos e atingiram “mais de 20 alvos”, incluindo instalações do sistema integrado de defesa antiaérea e de comunicações estratégicas, todos situados na costa, afirmou o almirante americano William Gortney.

Fonte:  Terra

6 Comentários

  1. ”Estados Unidos e Grã-Bretanha dispararam mais de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a Líbia neste sábado, e a aviação francesa fez diversos ataques contra posições das tropas leais a Kadafi”
    110 MÍSSEIS NO INÍCIO DA INTERVENÇÃO, FORA OS ATAQUES DA AVIAÇÃO FRANCESA! MAL COMEÇARAM E JÁ HÁ UM EXAGERO NAS OPERAÇÕES QUE DEVERIAM SER ”CIRURGICAS”!
    ESSA OPERAÇÃO SERÁ PARA ELIMINAR A FAMÍLIA KADAFI,COMO FOI COM A DE SADAM HUSSEIN!

  2. Como vocês justificam os ataques a alvos civis da noite passada? Estes são crimes de guerra. Vocês sabiam que os três centros médicos foram atingidos? Que tipo de “ditador” distribui armas para um milhão de cidadãos? Onde está a zona de exclusão aérea sobre o Bahrein e Iêmen, onde civis desarmados estão sendo massacrados pelos seus amigos?

    E agora, o Sr. Cameron. Você se preocupou em explicar ao seu povo, confrontado com o selvagem, bárbaro e desumano ataque contra a sociedade britânica pela implementação dos seus ridículos e totalmente desnecessário cortes de gastos públicos, quanto custa participar neste ato descarado de terrorismo? Então eu lhe informarei que o custo por aeronave por dia está na região de 200.000 libras esterlinas. Isso é 35,000-50,000 GBP por hora de voo por aeronave – do dinheiro dos contribuintes. Como você justifica os gastos nesse bombardeio de hospitais e alvos civis, quando você corta os gastos para o Serviço Nacional de Saúde?

    Cortes dos gastos públicos, qual quê?

    Agora a verdade: A “rebelião” na Líbia está baseada em torno de fundamentalistas islâmicos no ponto quente historicamente separatista de Benghazi. Os líbios chamam-lhes “os barbudos”. A “rebelião” foi lançada pelo Ocidente. Falhou, e quando as forças militares do coronel Al-Qathafi ganharam a iniciativa, eles entraram em pânico. Eles recusaram a resolução patrocinado pelos russos de um cessar-fogo na ONU e eles tentaram fazer passar uma resolução que permitia uma invasão militar em larga escala.

    Esta resolução foi anulada pela Rússia, China, Índia, Brasil e Alemanha, e o resultado foi uma zona de exclusão aérea e permissão para usar a força militar para proteger os civis. Mas as autoridades líbias não estão lutando contra “civis”. Eles, como no Ocidente, estão lutando contra terroristas islâmicos.

    E os presidentes Obama e Sarkozy e o primeiro-ministro Cameron tem os assassinatos de 64 pessoas nas suas mãos. Estes homens são responsáveis ​​pelo uso indiscriminado dos recursos militares contra alvos civis na Líbia, incluindo alegadamente três centros médicos, fora do âmbito de aplicação da Resolução das Nações Unidas. Senhoras e Senhores, Cameron, Obama e Sarkozy são responsáveis ​​por crimes de guerra.

    Timothy Bancroft-Hinchey
    Pravda.Ru

  3. Impressionante a precissão, dispararam 110 misseis e acertaram pouco mais de vinte, e o resto, será que caiu no deserto, no mar ou subiu e saiu da atmosfera.

  4. “Impressionante a precissão, dispararam 110 misseis e acertaram pouco mais de vinte, e o resto, será que caiu no deserto, no mar ou subiu e saiu da atmosfera.”
    .
    .

    É que foi necessário mais um de míssil no mesmo alvo, gênio.

  5. Caro Lambaza, seria bom mesmo se todos os misseís acertacem os seus alvos, mais como nas outras ações “cirurgicas” empreendidas pelo EUA e puxa sacos, acredito que alguns devem ter ido parar dentro da sala de algum civil

  6. Essa guerra está desproporcional….militares treinados devem mirar no lugar certo e resolver o problema…nao sair disparando centenas de misseis matando civis…ah um grande erro estratégico e vcs veram isso……nao defendo o ditador,quero que ele caia, más acho que Obama e Sarkozy estao deixando correr solto e seus militares estao exagerando e errando muito.

Comentários não permitidos.