Defesa & Geopolítica

Marinha e Fuzileiros dos EUA já participam dos ataques na Líbia (*)

Posted by

As aeronaves AV-8B Harrier II do Esquadrão VMA-223 Bulldogs estão partindo do USS Kearsarge LHD-3, na costa do Mediterrâneo, para as missões de ataque contra Líbia. (Foto: PH3 Angel Roman-Otero / U.S. Marine Corps)

As aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growlers da U.S. Navy, partindo de bases da coalisão no sul da Itália, e os jatos de ataque AV-8B Harrier II do U.S. Marine Corps, partindo do convés do USS Kearsarge (LHD 3), foram lançados para apoiar as missões da Operação Odisséia do Amanhecer, de acordo com a Resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a qual está centrada na proteção dos civis líbios dos ataques realizados pelo Coronel Muammar Kadhafi.

As aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growler da Marinha dos EUA estão partindo de bases aéreas localizadas na Sicília, no sul da Itália.

Os Growlers da Marinha dos EUA estão oferecendo apoio de guerra eletrônica sobre a Líbia, enquanto os Harriers da 26ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros dos EUA estão conduzindo ataques contra as forças terrestres e de defesa aérea de Kadhafi, num esforço conjunto com as forças de coalisão da França, Canadá e Reino Unido.

“Proteger os inocentes e conduzir uma operação combinada é o que nós estamos planejados para fazer,” disse o Coronel Mark J. Desens, oficial comandante da 26ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros dos EUA. “Nosssa forças estão fazendo ambas as coisas como parte do comprometimento dos EUA para proteger a população líbia.”

Líbia: ao menos 19 aviões americanos realizam ataques neste domingo (**)

B2 (“Stealth bomber”)

AFP – Ao menos 19 aviões americanos, entre eles três bombardeiros furtivos B2 (“Stealth bomber”), atacaram alvos na Líbia neste domingo durante o amanhecer, declarou à AFP Kenneth Fidler, um porta-voz do Comando África dos Estados Unidos (Africom) em Stuttgart, Alemanha.

O bombardeio foi executado por “três B2 da Força Aérea americana, assim como por aviões F15 e F16 da Força Aérea, e por um AV8-B Harrier do corpo de marines”, declarou Fidler.

(*) Fonte: CAVOK

10 Comments

shared on wplocker.com