As aeronaves AV-8B Harrier II do Esquadrão VMA-223 Bulldogs estão partindo do USS Kearsarge LHD-3, na costa do Mediterrâneo, para as missões de ataque contra Líbia. (Foto: PH3 Angel Roman-Otero / U.S. Marine Corps)
As aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growlers da U.S. Navy, partindo de bases da coalisão no sul da Itália, e os jatos de ataque AV-8B Harrier II do U.S. Marine Corps, partindo do convés do USS Kearsarge (LHD 3), foram lançados para apoiar as missões da Operação Odisséia do Amanhecer, de acordo com a Resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a qual está centrada na proteção dos civis líbios dos ataques realizados pelo Coronel Muammar Kadhafi.
As aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growler da Marinha dos EUA estão partindo de bases aéreas localizadas na Sicília, no sul da Itália.
Os Growlers da Marinha dos EUA estão oferecendo apoio de guerra eletrônica sobre a Líbia, enquanto os Harriers da 26ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros dos EUA estão conduzindo ataques contra as forças terrestres e de defesa aérea de Kadhafi, num esforço conjunto com as forças de coalisão da França, Canadá e Reino Unido.
“Proteger os inocentes e conduzir uma operação combinada é o que nós estamos planejados para fazer,” disse o Coronel Mark J. Desens, oficial comandante da 26ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros dos EUA. “Nosssa forças estão fazendo ambas as coisas como parte do comprometimento dos EUA para proteger a população líbia.”
Líbia: ao menos 19 aviões americanos realizam ataques neste domingo (**)
B2 (“Stealth bomber”)
AFP – Ao menos 19 aviões americanos, entre eles três bombardeiros furtivos B2 (“Stealth bomber”), atacaram alvos na Líbia neste domingo durante o amanhecer, declarou à AFP Kenneth Fidler, um porta-voz do Comando África dos Estados Unidos (Africom) em Stuttgart, Alemanha.
Já imaginaram se o improvável acontece e um B2 é abatido?
Abraços,
// Tukith
Obama tem dado informações contraditorias que tropas não participariam diretamente da guerra, vão se atolar até o pescoço.
Irão destruir a infraestrutura Libia depois entrarão com suas empresas para recontruir com dinheiro Libio.
Os chineses iriam adorar comprar os cacos deste avião e pagariam um fortuna por cada peça.
Como vocês justificam os ataques a alvos civis da noite passada? Estes são crimes de guerra. Vocês sabiam que os três centros médicos foram atingidos? Que tipo de “ditador” distribui armas para um milhão de cidadãos? Onde está a zona de exclusão aérea sobre o Bahrein e Iêmen, onde civis desarmados estão sendo massacrados pelos seus amigos?
E agora, o Sr. Cameron. Você se preocupou em explicar ao seu povo, confrontado com o selvagem, bárbaro e desumano ataque contra a sociedade britânica pela implementação dos seus ridículos e totalmente desnecessário cortes de gastos públicos, quanto custa participar neste ato descarado de terrorismo? Então eu lhe informarei que o custo por aeronave por dia está na região de 200.000 libras esterlinas. Isso é 35,000-50,000 GBP por hora de voo por aeronave – do dinheiro dos contribuintes. Como você justifica os gastos nesse bombardeio de hospitais e alvos civis, quando você corta os gastos para o Serviço Nacional de Saúde?
Cortes dos gastos públicos, qual quê?
Agora a verdade: A “rebelião” na Líbia está baseada em torno de fundamentalistas islâmicos no ponto quente historicamente separatista de Benghazi. Os líbios chamam-lhes “os barbudos”. A “rebelião” foi lançada pelo Ocidente. Falhou, e quando as forças militares do coronel Al-Qathafi ganharam a iniciativa, eles entraram em pânico. Eles recusaram a resolução patrocinado pelos russos de um cessar-fogo na ONU e eles tentaram fazer passar uma resolução que permitia uma invasão militar em larga escala.
Esta resolução foi anulada pela Rússia, China, Índia, Brasil e Alemanha, e o resultado foi uma zona de exclusão aérea e permissão para usar a força militar para proteger os civis. Mas as autoridades líbias não estão lutando contra “civis”. Eles, como no Ocidente, estão lutando contra terroristas islâmicos.
E os presidentes Obama e Sarkozy e o primeiro-ministro Cameron tem os assassinatos de 64 pessoas nas suas mãos. Estes homens são responsáveis pelo uso indiscriminado dos recursos militares contra alvos civis na Líbia, incluindo alegadamente três centros médicos, fora do âmbito de aplicação da Resolução das Nações Unidas. Senhoras e Senhores, Cameron, Obama e Sarkozy são responsáveis por crimes de guerra.
Timothy Bancroft-Hinchey
Pravda.Ru
Nem os EUA estão usando os f-18 por enquanto ,f-15 e f-16 são mais confiáveis ? Rafale e mirage ja estão em ação.
Kadafi e filhos já considero mortos… questão de tempo.
De mais … show americano de opções para massacrar um inimigo … só não ve quem não quer aonde se deve gastar para se ter defesa…
Não me surpreenria se alfinal do conflito a Líbia fosse dividida para atender as exgências das potências pelo petróleo.
Grandes parceiros os franceses, o namoro acabou rapido entre sarkozy e kadaf, é incrivel como nao se pode confiar nada nos franceses, olha com quem o lula queria uma parceria estratégica, kkkk, a historia demonstra como os franceses são trairas…
É, se já começaram à fazer bombardeios com bombas burras/convencionais, é porque já não se importam mais com quem ou quantos irão morrer vítimas desses ataques… Definitivamente a coalisão está dando munição para que as críticas se acirrem… 🙁
Que bombardeiro mais feio parece um disco voador!