Liga Árabe e Rússia criticam ataques por irem além de imposição de zona de exclusão

Liga Árabe

Lusa — O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, criticou hoje os bombardeamentos da coligação internacional na Líbia por considerar que eles vão além “do objetivo de impor uma zona de exclusão aérea”.

Crítica semelhante foi feita hoje pela diplomacia russa, que apelou para a suspensão do uso indiscriminado da força que já fez vítimas civhttp://exame.abril.com.br/assets/pictures/25253/size_140_amr-moussa-liga-arabe.jpg?1299503364is.

“O que se passou na Líbia é diferente do objetivo de impor uma zona de exclusão aérea e o que nós queremos é a proteção dos civis, não o bombardeamento de outros civis”, disse o secretário-geral da Liga Árabe.

Fonte:  Diário de Notícias – Portugual

15 Comentários

  1. QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL,AQUI ?!
    .
    .
    É isso que muitos temiam e já se imaginava, é um puro assalto ao povo líbio; essa história de altruísmo barato do ocidente nunca me enganou, só Zé ruelapara acreditar que eles estavam pesando em salvar o povo líbio de um ditador.
    .
    A Europa está em uma dureza financeira, e vão gastar muito para enfrentar um exército bem preparado para os padrões orientais, irão fazer só com pena dos cidadãos líbios?
    .
    Só quem acredita em papai Noel para caí nessa_hahaha…!

  2. Criticas que não foram alem da retorica, aliás, no jogo entre potências nesse novo cenário geopolítico multipolar, mas militarmente concentrado, um não coloca o corpo na frente dos interesses do outro.

    No máximo, se “abstem”, como feito na reunião do CS da ONU para aprovação de uma no fly zone.
    .
    Na verdade, a no fly zone tem se mostrado um instrumento de legitimação de superioridade aérea, para liberação subsequente de ataques cirurgicos ao solo quando necessário.
    .
    Não é a toa que diversas agencias de noticias e o proprio Pentagono, já confirmaram a destruição de estações de radar e baterias anti-aéreas fixas (antigos SA 2 soviéticos talvez defendendo centros de comando e controle).
    .
    Isso posto, numa tentativa que não consigo entender em apoiar as forças de oposição democráticas que estariam sendo sitiadas em Benghazi pelas forças governistas,

    quando essas últimas dispõe da maioria do controle territorial e dos principais estoques de armas e logística de abastecimento.
    .
    Que dificilmente, de um ponto de vista puramente tático seria resolvido apenas com bombardeios de precisão a alvos pré-selecionados,

    que alías já mostraram ser também contra alvos oportunos no terreno, o que claramente vai além do disposto pela Resolução, e além inclusive da própria zona de exclusão.
    .
    Do ponto de vista democrático, Bahrein que está com suas forças de oposição concentradas na Rotatória de Pérola, sitiadas e ameaçadas por tropas da Arábia Saudita e pelo COnselho do Golfo,

    que tentam manter a qualquer custo a estabilidade da monarquia sunita, também não deveria ser declarada uma zona de exclusão aérea, para defender na bala a justa vontade por liberdade política da população majoritariamente xiita e dos manifestantes de outras etnias ??
    .
    E no caso do Iêmen, outra dinastia autocrática que já reprimiu boa parte das rebeliões xiitas ao norte do território, ano passado, na base do bombardeio a vilarejos civis coordenados com a Real Força Aérea SAudita??
    .
    Aliás, qual a legitimidade e respaldo perante organismos internacionais ou da ONU, da intervenção militar e contra-insurgência realizadas pelo reino saudita, igualmente autoritário ?
    .
    Quero que Muamar Ghaddafi se exploda, liderança sanguinária historicamente, mas deve-se tomar muito cuidado com os desdobramentos sobre o tecido sócio-cultural espalhado pelo território líbio, principalmente sobre as tribos e províncias relativamente autóctones.

    Inclusive com o país sendo o terceiro maior produtor petrolifero da àfrica, e corredor energético ao Mediterrâneo, pelo Golfo de Sidra.
    .
    A comunidade Ocidental não é a Paladina da Justiça, isso prefiro deixar no lixo da Guerra Fria.

  3. Ninguém mais segura os americanos e europeus, a festa mal começou e a Espanha não quer ficar de fora, todos querendo exibir suas forças, testar suas armas, as vitimas dessas chacina do outro lado chama-se DANOS COLATERAIS. uau!!!!
    Acorda Brasil

  4. Deram muita trela para os interesses ocidentais. Noticiaram uma declaração de apoio a zona de exclusão, daí entenderam que foi uma carta branca para um ataque total. Agora só deus sabe como vai parar…

  5. Se tivemos nos dias de hoje no governo brasileiro a ditadura do General Garrastazu Médici com mortes, prisões de opositores, por mais que deplore ditadura nunca iria aceitar intervenção em meu pais.

  6. Espero que os EUA nao cometam o erro de praticar esses ataques,deixem que os Franceses, maiores instigadores da historia se ferrem sozinhos.Um auxilio a populaçao civil ,criando zonas de refugio ,ja estava de bom tamanho.Dessa vez sou obrigado a concordar com os fobicos de plantao.Uma grande parte da populaçao (falam em 70%)idolatram o ditador,tira-lo com ajuda dos ocidentais ,vai criar uma doutrina de vingança.Deixem os quase extintos Francos se ferrarem sozinhos.

  7. Haja demagogia árabe e russa. Primeiro fazem coro com a proposta de invasão da Líbia pela França, Eua e Inglaterra, como se não soubessem das consequências. As lideranças árabes que solicitaram e apoiaram essa resolução 1973 são cínicas e traidoras dos seus povos e de suas intentidades étnicas e culturais. Pois é, o dinheiro (U$ verdinhos) corrompe mesmo. A Russia, então, governada pela máfia capitalista que se apossou do poder de Estado e político só pode ser isso mesmo o que é hoje: um país sem princípios universais nenhum. Depois, lembremo-nos de que Wladmir Putin em março de 2003, em coletiva a imprensa em Berlim após uma Conferência de Segurança da Europa, junto com os presidentes da França e Alemanha na época dizia com todas as letras que “nós não permitiremos mais que vocês (EUA) invadam um país e mudem seu regime ou direção”. Podem rir à vontade dessa balela.

  8. VOCÊS IMAGINEM QUE TIPO DE GOVERNO DEVE COORDENAR A LÍBIA APÓS A QUEDA DE KADAF, OU VOCÊS ACHAM QUE É FÁCIL MANDAR EM UM PAÍS CARREGADO DE FANÁTICOS, ETINIAS, INTERESSES DIVERSOS, NÃO SEI SE VOCÊS SABEM MAS O IRAQUE, AFEGANISTÃO E MUITOS OUTROS , ESTÃO PIOR DO QUE ESTAVAM.

  9. Bom, eu ia dizer a mesma coisa que o companheiro Beto… Pois, a declaração da Rússia e da Liga Árabe chega ser de puro cinismo e/ou oportunismo… E, só um forma de tentar “tirar o deles da reta” e apontar o dedo sujo para “o” dos outros… Só esquecem que no mundo globalizado pela fibra ótica, com acesso farto a material histórico, e a todo tipo de informação, cada vez menos pessoas se deixam iludir por conto de fadas… Minha esperança, é que um dia a humanidade como um todo se sinta tão enojada com a sua própria amoralidade que resolvam se reinventar… Ops!… Será que eu ainda sou um dos poucos à acreditar em “conto de fadas”?!?… hehehe

  10. Isto que estamos vendo não é zona de exclusão e sim uma ofensiva militar.

    Kadaffi sucateou suas próprias forças armadas.(Algo semelhante ao que está ocorrendo no Brasil)
    Temendo perder o poder através de um golpe militar deixou suas forças armadas sucateadas.

    Kadafi tem mais é que ir para o espaço mesmo! (ele é megalomaníaco e incompetente)

Comentários não permitidos.