Obama deve apoiar vaga do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,36949478,00.jpg

BRASÍLIA – O Brasil vai obter o apoio americano à sua pretensão de uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas, semelhante ao dado por Barack Obama a Índia em novembro do ano passado.

A declaração final conjunta da visita, negociada entre os dois países, prevê a declaração de apoio nos mesmos termos. A informação obtida pelo Estado é que até mesmo o texto da declaração de Obama na Índia foi consultado para que o vocabulário seja o mais próximo possível.

Na Índia, Obama afirmou que a “justa e sustentável ordem internacional que a América busca inclui uma Nações Unidas eficiente, efetiva, crível e legítima. Por isso eu posso dizer hoje que nos anos que se seguirem eu espero ver um Conselho de Segurança reformado que inclui a Índia como um membro permanente”.

O Brasil pouco esperava nesse sentido da visita de Obama. A expectativa era de uma declaração de “visões coincidentes” e “interesses mútuos”. Esta semana, o chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota, chegou a afirmar que o apoio americano, apesar de esperado e bem-vindo, não era essencial e nem uma “panaceia”. A decisão de Obama, no entanto, evoluiu nas últimas horas.

Fontes ouvidas pelo Estado ressaltam que as declarações sempre podem mudar até o último minuto, mas as intenções americanas são claras até o momento.

Fonte: Estadão

10 Comentários

  1. Deixam a entender que o apoio dos EUA,será uma espécíe de Leia Áurea para o Brasil ! MAS VOLTO A AFIRMAR QUE NÃO HAVERÁ REFORMA DO C.S SEM O BRASIL!

  2. Eis o meu receio,o que os pusilânimes do planalto tiveram que barganhar para conseguir uma cadeira permanente na nefasta CS_…Oh meu pai será que eles não sabem o que fazem!

  3. Obvio eu já sabia… Más hoje em dia os USA apostam todas as fichas na OTAN para legitimizar os seus interesses pelo mundo.Jobim pra presidente e bomba nuclear pra ontem!!!SDS

  4. mensagem falsa, ele nao disse bem assim, ele disse que apoiaria reformas dentro do conselho de segurança da onu, isso nao quer dize que eles darao apoio ao brasil com um assento permanente.

  5. A torcida de nossa mídia vendida e com sede em Miami é sintomática, parecem até as garotas de programa de auditório, tudo fazendo fila e abanando o rabinho! O mínimo que o Obama tem que fazer, é declarar o mesmo que falou na Índia, menos do que isso é inconcebível, ainda mais porque a parte comercial da visita é um desastre, nada será deito nessa área.

  6. O CS é um clube hoje do passado. Deve ser renovado com novas potências como Brasil, Índia , Alemanha , África do Sul e Japão.

  7. Os EUA vão empurrar o máximo a reforma necessária no CS a fim de tirar o máximo de proveito em prol de sua economia, vai barganhar até dizer chega, se o Brasil ficar esperando acontecer, melhor voltar as paradas de sucesso o grande “Geraldo Vandré”, e relembrar alguns princípios básicos.

  8. Algo que eu acho errado:

    OTAN: EUA + Canadá + Países europeus.

    E quem ficou fora ?

    Por isso que surgiu naturalmente o BRIC + A

    O BRIC, caso dê certo tem um poder imenso.

    3 países nucleares, economicamente fortes + Brasil + África do Sul.

    Acredito, que a Argentina também participe. Ficaria: BRICAA

    A OTAN que se cuide.

Comentários não permitidos.