Governo brasileiro assina 10 acordos com os EUA

http://i2.ig.com/fw/3e/b5/75/3eb575er8j3vb2onnwh2cmhw9.jpgEntre os acordos há o de cooperação Comércio e Cooperação Econômica e parceria para grandes eventos esportivos

Após o desembarque da comitiva do presidente Barack Obama no Brasil, representantes do governo brasileiro e americano assinaram 10 acordos e tratados de cooperação. Entre os documentos há memorandos para o Comércio e para parcerias em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

O acordo de Comércio e Cooperação Econômica visa “fortalecer os laços de amizade e o espírito de cooperação, expandir o comércio e fortalecer as relações econômicas” entre Brasil e Estados Unidos, e a promoção da “transparência e a não discriminação no comércio internacional e nas políticas e práticas de investimento”.

No acordo para grandes eventos, os governos buscam a cooperação no planejamento e desenvolvimento estratégico, de infraestrutura, de segurança e de apoio ao turismo na execução da Copa e das Olimpíadas. Visa também operar em parceria em “empreendimentos comerciais para o benefício de todos os cidadãos em qualquer nível da sociedade, de forma ambientalmente sustentável, como parte da condução dos Eventos”.

Entre os tratados há também um acordo sobre os transportes aéreos visando garantir a segurança do espaço aéreo dos dois países, combate ao terrorismo e facilitação para parcerias comerciais entre empresas brasileiras e americanas.

Além deles também foi assinado um tratado para promover uma maior cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Nasa para “pesquisa, projeto, desenvolvimento, teste, fabricação, montagem, integração, operação ou uso dos Veículos Lançadores ou de Transferência, de Carga, ou de instrumentos” espaciais.

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. Ficaria de bom tamanho também fechar logo com ums 36 SH para a FAB só para começar.
    E que o governo brasileiro tome vergonha na cara e pare com essa balela de transferência de tecnologia e invista para que tenhamos em um futuro próximo nosso próprio caça de 5° geração, para realmente podemos falar de igual para igual com esses caras.
    E bomba atômica + VLS para ontem, é ridículo um país da dimensão estratégica do Brasil não os ter.

  2. Esse acordo na área espacial, seria para os americanos se certificarem que o Brasil não esta conseguindo construir um VLS? Porque eu creio que é isso que interessa pra eles. Parceria nessa área tinha que ser com a Rússia, China e Índia, mas com os EUA, nunca.

  3. Não existe nada de significativos nesses acordos, quase tudo meramente protocolar, só os acordos sobre a Copa e as Olimpiadas e o de voos servem para alguma coisa.

  4. Já começou a melar, pelo menos mais 4 anos sem VLS, isso é certeza. Aguém aí sabe a íntegra dos “acordos”?

  5. Quanto a essa parceria na área espacial, prefiro não comentar e esquecer que o brasil tem uma vergonha de aeb…..
    Os malucos fazem acordos com vários países e não lançam nada ahaha

  6. Galileu os russos a muito reclama do fato do Brasil ter só varios projetos aeroespaciais com eles e total ausencia de recursos financeiros.
    O Brasil com esse acordo provavelmente quer fazer projeto de foguetes a baixo custo com tecnologia americana produzida pela China ou Taiwan, He, He
    Se resultar em produto final de boa qualidade tudo bem, se não acho bom lançarem um sistema de alerta civil “Senhores maranhenses evacuem o Estado acabamos de lançar de Alcantara mais um VLS”

  7. fico completamente abismado com alguns que opinão aqui dizendo que os americanos vão ajudar o brasil em alguma coisa na área espacial. Neste exato momento acho que estou no século 17.

  8. Isso foi para a impressa divulgar, mais agora vamos a verdade, alguém saber dos acordos assinados a portas fechadas, será que pelo menos 30% do Pre-Sal será nosso,

    Qual desses vai chega para a FAB e MB, F-18A ou (C) parados no Deserto vai chega depois da modificação na Espanha depois de 2019, alguém sabe..

  9. Estamos dando valor demais a presença do seu Obama aqui.. No site e no Blog da casa Branca não há uma única menção sobre a visita ao Brasil, apenas a menção ao aumento de empregos nos EUA a partir de exportações para a América Latina..NÃO HÁ NADA MENCIONANDO ESPECIFICAMENTE O BRASIL..Ou seja, contra ou a favor estamos com um sentimento de colonização muito acentuado e não temos porque perder tempo com os EUA…Eles não perdem tempo com a gente..http://www.whitehouse.gov/

  10. E esse acordo na área espacial deve se brincadeira, né?
    Que ótima forma de nos espionar e sabotar, como diz o ditado “mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto” para eles nós somos inimigos e por isso querem está tão próximos.
    Mas tem quem discorde de mim, e que também não se lembram dos documentos vazados da inteligência americana que “pediam” para a Ucrânia não transferir tecnologia de veículos espaciais para o Brasil sem falar na política de “restringir” qualquer avanço brasileiro nesse sentido… Para alguns não importa se isso se refere há dez anos atrás ou um ano é passado do mesmo jeito.
    Francamente!

Comentários não permitidos.