Detalhes sobre a missão Rafale sobre a Líbia

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/02/rafale-photo_sirpa_air-site-armee-de-l-air.jpg

Ao todo, cerca de 20 aeronaves estão realizando as primeiras missões sobre a Líbia.

11h00 PM (Horário da França) 4 Rafale C (esquadrão Provence) armados com mísseis mica deixaram   a Base Aérea de Saint Dizier para  aplicar a Zona de Exclusão Aérea sobre a Líbia, mediante resolução da ONU.

11h10 AM Uma patrulha de dois outros Rafale B com um pod-NG Reco  deixaran a Base Aérea de Saind Dizier para realizar uma missão reconhecimento sobre a Líbia.

02h30 PM 2 Mirage 2000D (Ardenas esquadrão / Nancy Base Aérea), escoltado por dois Mirage 2000-5 (Cigognes esquadrão / Base Aérea de Dijon), bem como dois Rafale com bombas AASM para operações CAS na Líbia.

Outros meios aéreos que participam neste primeiro dia: francês Boeing C135 (esquadrão Bretagne) e E-3F de Istres e bases Avor Aérea.

Caças F-18G Growler americanos também foram vistos em uma base aérea italiana e são (ou serão) usados  na operação.

05h45PM, o Ministério da Defesa francês revelou que um desses caças tiro contra um veículo militar líbio.

A emissora de TV Al Jazzeera está relatando que, pelo menos, 4 tanques líbio teria sido detruídos por caças franceses.

Abaixo segue uma foto que mostra os supostos meios utilizados na operação.

https://lh5.googleusercontent.com/-Duc_pl4EHac/TYTwUXiLHsI/AAAAAAAAAmQ/7eadCAAQaCY/s1600/Rafale_over_Libya2.jpg

Fonte: Rafale News


22 Comentários

  1. Tem de ser assim mesmo, exclusão aérea apenas não resolve, o massacre continuaria. No mais dessa vez a França me surpreendeu, parabéns pela iniciativa. Não sei se existem outros interesses além dos humanitários, mas, ficar apenas se abestendo de tomar decisões mais duras, como fez a Russia, China e o Brasil não dá.

    Mas a quantidade de caças é pequena heim?? Mandem mais 🙂

    []‘s

  2. Gostaria de ver essas belezinhas fazendo uma zona de restrição aérea sobre Bahrein ou quem sabe, sobre a Arábia Saudita e mostrarem para o mundo que eles são os melhores caças de 4ºG do mundo_Heheh…

  3. Que há um blioqueio no mar, nem todas as aeronaves estão sobre território líbio, os EUA por exemplo tem um PA na Área com 65 aeronaves.
    Acho que as missões preliminares são de reconhecimento e portanto não exigem o aparato todo da OTAN.
    Porém nas próximas horas se os ataques se intensificarem veremos a RAF a USNAVy e a Armée del Air, tal como a marinha françesa e italiana entrarem lá.
    A dinamarca enviará F 16 assim como outros países.
    Por agora acho que estão apenas avaliando.
    Sds
    E.M.Pinto

  4. Seria, vamos dizer assim interessante… ver os F5BR em ação na Líbia, mas a Sr Dilma não tem (termo inapropriado editado: E.M.Pinto) para isso e tem medo de ser “bombardiada” pelas críticas da imprensa.
    O combate na Líbia ainda não começou pra valer, os caças do ocidente ainda não sobrevoam as partes chaves da Líbia, como Trípole e companhia que está dominada pelo Khadafi, por enquanto a zona de exclusão aérea está somente na defesa da posição onde os rebeldes estão em Bengazi. O combate feroz ainda está por vir. Acabei de ler que os EUA começaram um ataque a Misrata e Trípole lançando mísseis de cruzeiro através de um navio.

  5. Amigos, creio que o grande motivo que levou a frança a querer mesmo a guerra é demonstrar ao mundo, especialmente aos países em que ela está participando de concorrências para aquisições de caças, é mostrar o poderio de seu caça rafale, A França nunca se preocupou com civis na Líbia, não seria agora que se preocuparia.

  6. se não tivesse petroleo podiam se matar todos que ninguem ia meter o bedelho,só idiotas podem achar que eles estão preocupados com população civil,acharam que cadaf seria derubado facilmente e apoiaram o lado errado só isso,e o interesse de formar um governo mundial,ai tem que ter democracia fachada,governo unico mundial.

  7. O Kadaffi está há mais de 40 anos no poder fazendo tudo que sempre fez. Agora resolveram “democratizar” a Líbia, assim como o Iraque, Afeganistão e Arábia Saudita (vassala). Os próximos a serem “democratizados” serão Irã e Venezuela. Aí sim, viveremos o sonho americano: Petróleo bom e barato para americanos e europeus. E ainda tem uns ignorantes que acham que estão defendendo o povo Líbio.

  8. perdemos uma chance de ouro para treinarmos em situação real nossa força aérea, temos que ter capacidade de apoiarmos as resoluções das nações unidas se queremos ter um assento permanente no conselho de segurança, não podemos é se obstendo em nosso voto contra um ditador que está a 41 anos banhado em mordomia e o povo passando fome e sendo massacrado por suas forças armadas(graça a deus a maioria desertou a matar seus amigos e parentes).

  9. Mandar F5M p frente de batalha e matar os pilotos do BRASIL, ñ temos caças p isso, mt velhoe e lentos, sem aviônicos modernos, enfim umas drogas…espero estar mt errado.Ó dilma, qdo teremos caças dignos de n BRASIL e em qtdd capazes p nos defender?!?!Vide a Líbia e a Argentina. Sds.

  10. Os Rafale ainda não me convenceram.
    Escaparam de algum míssil russo ?
    Fizeram algum duelo contra os Migs de Kadafi ?

  11. 6 F-5M
    6 AMX
    2 C-130
    1 EMB-145 (AEW&C)

    Seria perfeitamente possível enviar estes meios, acredito que os F-5M da FAB apoiados pelo EMB-145 levariam vantagem contra os Mig-23, aos AMX a tarefa de atacar, ótima oportunidade para testar o tal Kit de guiagem de bombas da Mectron, bem como os mísseis Derby dos F-5

  12. Bom oq eu acho sober esse ataque a libia bom eu queria ver nossos AMX lá jogando suas bombas e os A-29 super tucanos lá isso é que eu queria ver agora os Moribondos ficarão quetos quando diserão que o Rafale e o M2000 é uma jaca cade a jaca os caras sumirão ?

Comentários não permitidos.