Aviões franceses sobrevoam a Líbia, dizem agências

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/01/rafale-foto-armee-de-lair1.jpg

Aviões franceses estão sobrevoando a Líbia, informaram neste sábado agências de notícias internacionais, sem dar mais detalhes da operação. Líderes árabes e ocidentais estão em Paris para discutir os ataques aéreos contra a Líbia, após a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma intervenção no país do norte da África. O regime do ditador Muammar Kadhafi está há mais de um mês reprimindo manifestações e ações armadas de membros da oposição que exigem a sua renúncia, após 42 anos no poder.

Mais cedo neste sábado, rebeldes afirmaram que tropas do ditador entraram em Benghazi na madrugada deste sábado (19), forçando os rebeldes no local a recuarem e desafiando as ordens de cessar-fogo feitas pelas Nações Unidas na sexta-feira.

A rede árabe ‘Al Jazeera’ noticiou há pouco que 26 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas e estariam no hospital de Jala, em Benghazi, após os bombardeios de forças do ditador na cidade.

Segundo a agência Reuters, um porta-voz das forças rebeldes disse que as tropas entraram pelo oeste. Uma explosão também pode ter acontecido nos arredores do quartel-general do movimento contra o governo líbio.

Também segundo a Reuters, forças líbias leais a Kadhafi, que está há 42 anos no poder, realizaram disparos contra a cidade rebelde de Misrata no início deste sábado e o fornecimento de água continua interrompido, disse um morador.

A ação acontece depois o anúncio de uma possível intervenção armada contra Kadhafi horas após uma reunião diplomática a ser realizada em Paris também nestes sábado. Uma zona de exclusão aérea foi imposta pelo Conselho de Segurança da ONU no país.

Apesar de relatos sobre a desobediência ao cessar-fogo, autoridades líbias negam estar atacando rebeldes e dizem estar respeitando o cessar-fogo. O ministro líbio de Relações Exteriores, Musa Kusa, pediu neste sábado  ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o envio de observadores para verificar o cessar-fogo decidido na sexta-feira, e cumpre a resolução da ONU.

“Anunciamos um cessar-fogo, prova de que a Líbia respondeu de forma positiva às decisões da ONU”, declarou Musa Kusa em coletiva de imprensa em Trípoli. “E para demonstrar nossa credibilidade, pedimos ao secretário-geral da ONU que envie observadores internacionais”, completou.

Rebeldes pedem ação rápida
O líder do rebelde Conselho Nacional da Líbia afirmou neste sábado (19) que a comunidade internacional precisa agir rapidamente para proteger civis das forças de Kadhafi que estão bombardeando a cidade de Benghazi.

‘Agora há um bombardeio de artilharia e mísseis em todos distritos de Benghazi’, disse Mustafa Abdel Jalil à rede de TV Al Jazeera. ‘A comunidade internacional está atrasada em intervir para salvar civis das forças de Kadhafi’.

‘Hoje em Benghazi haverá uma catástrofe se a comunidade internacional não colocar em prática as resoluções do Conselho de Segurança da ONU’, acrescentou. ‘Apelamos à comunidade internacional, a todo o mundo livre, para impedir essa tirania de exterminar civis.’

Segundo a agência de notícias France Presse, milhares de pessoas fugiam neste sábado de Benghazi. Na localidade de Al Marj, 50 km a leste de Benghazi, na estrada rumo a Tobruk, localizada perto da fronteira com o Egito, foram registrados importantes engarrafamentos. As pessoas que fugiam formavam longas filas em frente de postos de gasolina e padarias, com o objetivo de se abastecer para dirigir por estradas a Tobruk, uma cidade situada a 350 km a leste, próxima ao Egito

Fonte: G1

12 Comentários

  1. O primeiro alvo devia se o palácio do ilustre ditador. Não sei o que se passa nas cabeças desses canalhas, por que se acham no direito de maltratar milhões de civis para seu proveito próprio?
    Esse Kadhafi vive cercado de riquezas em quanto muitos do seu povo passam fome. As nações unidas devem entender que esse é um bandido que se apropriou de uma região do planeta graças à força das armas, esse tipo de gente não merece o tratamento de um chefe de estado e sim o de um bandido como esses que tomavam conta dos morros do Rio de Janeiro.

  2. As forças aéreas não podem nem devem ficar apenas sobrevoando a Líbia.
    O mandato do CS da ONU é muito claro, Kadafi tem de respeitar o cessar fogo e iniciar de imediato a retirada de suas tropas das recém conquistadas cidades rebeldes.
    O descumprimento desta determinação irá acarretar ataques as forças armadas líbias.

  3. Essa é a oportunidade que a frança estava esperando, agora poderá mostrar o potencial do Rafale e isso ajudara na sua venda, so que se ele não mostrar essa superioridade toda os seus dias estão contados!
    Vamos ver no que vai dar!

  4. Pulverizem os invasores, os desertores, e os traidores!.. Quero ver um mig abater um rafale! Garanto que o povo continuará como está, mesmo se Kadhafi for deposto. Peguem forças de elite, e corram atrás logo do líder!… e não todo este show que só terá consequencias graves na população. Se fosse uma guerra em pró da população.. porém tudo isto é por causa dos recursos minerais de lá. Iraque, como ta a população de lá?…

  5. Agora quero ver que fala merda do Caça da frança o Rafale ja fez seu primeiro ataque na líbia Tanque foi destruído às 13h45 ; 20 caças Rafale patrulham área de 15 mil km² em torno de Benghazi

  6. Essa é uma oportunidade de ouro para o Rafale. Pode ser um elemento catalizador para vendas tão poderoso quanto a guerra dos seis dias o foi para o Mirage III

  7. Sarkozy tem eleições e a Líbia é uma bom treinamento para mostrar o poder dos Rafales, porém, os rebeldes da Libia já foram derrotados.

  8. Jefferson Bertoncini,menos,rafale’s e mirage’s(2000) fazem parte do “pacote” de 20 caças e ate o momento ,ainda, não foi divulgado o número de cada caça.

  9. Segundo o CAVOK ,conforme informação da reuters,são dois rafale’s e dois M mirage’s.
    “Nota do Editor: Segundo a Reuters, até o momento, são cinco aeronaves da Força Aérea Francesa envolvidas na operação na Líbia: 2 caças Rafale, 2 Mirages 2000 e uma aeronave AWACS E-3 Sentry.”
    http://cavok.com.br/blog/?p=29586#comments

  10. Parece que o combate de verdade está por vir e pode estar começando agora. Acabei de ler no site da Folha que os EUA atacaram Misrata e Trípole com mísseis cruzeiros lançados de um navio. E.M Pinto se puder publique esta notícia.

  11. Os Rafale só seriam testados, caso os líbios tivessem mísseis russos S-300 e S-400, além de caças russos de última geração. Estou sendo realista.

Comentários não permitidos.