A visita de Obama é mais importante para os Estados Unidos do que para o Brasil, diz um grande banqueiro americano

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/files/2011/03/Bill-Rhodes.jpgUm dos nomes mais conhecidos da história recente das relações entre Estados Unidos e Brasil, o banqueiro William Rhodes, um dos principais executivos do Citibank, sintetizou com uma frase o objetivo da visita do presidente Barack Obama ao país.

Segundo Bill Rhodes, como ficou conhecido quando, ao longo de mais de uma década, foi o principal negociador da dívida externa brasileira, nos anos 80, “essa visita de Obama é mais importante para os Estados Unidos do que para o Brasil”.

Rhodes fez essa afirmação em conversas com alguns empresários, ontem, durante a posse de Murilo Portugal na presidência da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O banqueiro americano é um dos 200 empresários americanos que integram a comitiva de Obama no Brasil e que dá a dimensão da importância dessa viagem de Obama para os Estados Unidos.

Na opinião de Rhodes, o principal objetivo da viagem de Obama é o de aumentar as exportações americanas.

O Brasil é um importante parceiro comercial dos EUA.

O Brasil registrou um déficit de US$ 8 bilhões na balança comercial com os Estados Unidos em 2010, e a perspectiva é do buraco dobrar este ano. Só em janeiro, o déficit foi de US$ 1,5 bilhão.

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. Acho que esse Déficit é mais em virtude da valorização do real do que de políticas protencionistas por parte dos EUA.

  2. É a valorização do real é uma causa, mas não vamos esquecer da política americana com relação ao algodão, carne bovina, frango, laranja, etanol e etc. Se não vamos ficar como aquele que não sabe o que fala.

  3. Com certeza, Leandro… Lembem-se que, quando o Real estava desvalorizado, o déficit não era tão grande quanto hoje… Está compensando para os empresários comprarem insumos nos EUA do que fabricar aqui mesmo…
    REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ!!!

  4. A política protecionista pesa muito. Se o produto brasileiro não consegue entrar nos eua, por conta disso, também perde mercado em outros países. E, sim, o real valorizado influi bastante. Daí eu acho válido fazer como a China, usar as formas de desvalorizar a moeda em detrimento ao dólar. Proteger nossa economia faz parte da fórmula de fazer o Brasil crescer econômicamente.

  5. Bill Rhodes é um gênio dos negócios!
    Se ele disse “essa visita de Obama é mais importante para os Estados Unidos do que para o Brasil” , então tirem suas conclusões..haha

  6. É mais um dos milhares de especialistas financeiros que nada produz vive de juros emprestando de forma irresponsavelmente (já que no EUA Banco virou sinônimo de Cassino) a especialidade dele que se diga não é tanto emprestar mas cobrar, já por ai vocês tirem uma idéia do
    que esta por trás dos elogios.
    No Brasil, o Citibank dormiu. Outrora o maior banco estrangeiro do país, o Citi ficou para trás no maior mercado da América Latina.
    Descaradamente e nada amigavel em 1994 quando Lula era candidato a presidente (veio a perder a eleição) foi cobrado pelo Rhodes se ou não pagar a divida externa já que o Citibank era o maior credor do Brasil.
    Era ele que ditava como tinha que se comportar os devedores, era um dos que ajudou a colocar o garrote no pescoço do Brasil (claro junto com alguns brasileiro muito inteligente), do qual só recentemente nos livramos.
    Esse é o gênio. Ha, Ha…..

  7. A queda da taxa de juros brasileira é mais importante do que 50 projetos FX-2. O Brasil hoje é escravo do pensamento rentista que não está calcado apenas em deficit público, mas numa das formas como o “colonialismo” mundial sobre os brasileiros se mantém….

  8. os EUA são im pais muito importante na balança comercial mundial,grande parceiro brasileiro de comercio,mas um sugador perigoso e astuto que só mete o bico onde a grande interesse.

  9. Definitivamente os Estados Unidos continua a tratar o Brasil como um ator co-adjuvante.
    Nâo é isso que o Brasil quer.,
    Já sabemos que somos importante regionalmente,
    A Presidente Dilma, falou com todos as palavras das nossos pretensões, quer o fim, das barreira alfandegárias quer o apoio explicito dos Estados Unidos a nossa pretenção ao conselho de segurança, indiferente se México,Argentina ou Chile goste ou nâo.
    Sinceramente acredito que os Estados Unidos vâo continuar a perder espaço para china em nossa pauta de comercio e participação em nosso mercado, que hoje é muito grande quer saiba ou não.
    Nosso visitante ( Barak Obama ) vem ao Brasil de mãos abanado e sem nada a nós oferecer ( sinceramente nâo sei porque veio ), com um discurso pifio vem a nós oferecer dinheiro( financiamentos) para comprar materiais para o Pre-Sal, projetos de construção e infraestruras ( estradas aeroportos e portos)e projetos para as olimpiadas para a Copa e etc…
    Kkkkk… que infeliz, eles (Os Estados Unidos) continuam a nôs tratar como sempre nós trataram.
    Sr Obama, nâo precisamos de seus dolares, temos quantos e quando quiser da China, ( para a sua informação) ela esta sentada em 2.850 TRILHOÊS de dolares (fonte: Jamil Anderlini e Henny Sender (Financial Times, apud Valor,19/01/2011).
    Sinceramente… essa quantidade de dinheiro virou PAPEL PINTADO na mão dos chineses.
    Ou seja se queremos dinheiro pegamos com os chineses que estão loucos para se livrar desses “dinheiro”
    Eles querem troca-los por minas,tecnologia de ponta, comida, empresas, influencia, etc e querem fazer qualquer coisa menos ficar com esse mico ( ou melhor King Kong) na mãos.
    Mr. Obara,please do not be offended, go home, o sr, não trouxe nada para o Brasil!
    E tenha certeza esta voltando sem nada.
    Tenha uma boa estadia em nosso pais.

  10. FHC e Lula governaram para os banqueiros e especuladores financeiros. Espero que Dilma mude urgentemente e saia da Extrema-direita. A virtude está no meio (Centro).
    Vamos estatizar todos os bancos desse país, pois estamos jogando dinheiro fora pelo ladrão (duplo-sentido).
    Os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro fácil nesse país, enquanto os empresários estão à míngua.
    O único partido político brasileiro que fala a verdade é o pequeno PSOL. O resto dos partidos, podemos jogá-los na lata do lixo.
    Maomé pregou: A usura dos juros é coisa do demônio.
    Nesse ponto, estou do lado de Maomé.

  11. Essa visita não tem qualquer importância, nem para o Brasil, sequer para os EUA. Assinaram alguns acordos, promessas, etc., mas nada de importante. Poderia ser feito em qualquer tempo. A visita é somente para marcar presença da diplomacia americana e “conhecer” a nova presidente. E talvez para dar recado para a Sra. Cristina e o Sr. Chaves, ao “pular seus territórios”.

Comentários não permitidos.