Caças ficam em segundo plano na visita de Obama

http://lh5.ggpht.com/_NNyQysoZbjc/TD5B-axFV9I/AAAAAAAACGY/IkvjvYBFMpE/F-18%20Jolly%20Rogers%20004.jpg

Confortável com sua carteira de pedidos, Boeing “cede espaço” à discussão de um assunto mais urgente: a venda de petróleo brasileiro aos EUA.

Perante os esforços para costurar acordos bilaterais e expandir as exportações de petróleo aos Estados Unidos, ficarão em segundo plano as negociações entre a Boeing e o governo brasileiro durante a visita do presidente americano Barack Obama ao país, neste fim de semana. Apesar de trazer uma comitiva corpulenta – composta por nomes ‘de peso’, como o Secretário do Tesouro, Timothy Geithner –, a expectativa é que Obama utilize suas 48 horas em território nacional para tratar de assuntos que lhe propiciem maior capital político e benefícios econômicos. A estratégia não inclui, portanto, promover as vantagens comparativas dos caças F-18 da fabricante americana de aviões, que participa de licitação no país. Tal postura contrapõe-se à atuação do presidente francês Nicolas Sarkozy, que, por meses, foi o ilustre ‘garoto-propaganda’ dos caças Rafale, da Dassault – os quais, por muito tempo, eram os preferidos do governo Lula e que hoje estão no fim da fila.

Despender algumas de suas poucas horas no Brasil para vender 36 caças da Boeing faria sentido se os EUA estivessem muito interessados em acordos de cooperação militar com o Brasil, ou se a fabricante americana estivesse com sua linha de caças presa em estoque – este é o caso da Dassault, que não consegue vender os Rafale a ninguém. Para Obama, o cenário é outro. A Boeing é bem-sucedida neste segmento e já vendeu, ao menos, 400 caças F-18 pelo mundo.  “Existe, por outro lado, um interesse do ponto de vista estratégico. Ao comprar os caças dos EUA, o Brasil demonstraria um certo alinhamento político com o país. E isso é interessante para Obama. Contudo, está longe de ser o tema mais importante”, afirma Fernando Cima, da Axxa, consultoria especializada em equipamentos de Defesa.

A negociação dos caças toma proporções ainda mais reduzidas quando fica ao lado do tema petróleo. Caso consiga costurar algum possível acordo envolvendo o pré-sal, o presidente americano obterá uma clara vitória: reduzir a dependência do país dos combustíveis provenientes do Oriente Médio, território que constantemente é palco de turbulências políticas. Os Estados Unidos já são o principal destino das exportações da Petrobras, respondendo por 55% de todo o volume embarcado. O número só não é maior porque o Brasil ainda não produz o suficiente para ampliar suas vendas. Em 2010, foram exportados cerca de 4 bilhões de dólares em petróleo e derivados ao mercado americano.

Analistas ouvidos pelo site de VEJA afirmam que a situação se tornaria mais interessante para a Boeing se a moeda de troca pela venda dos caças fosse justamente um acordo que estabelecesse um aumento significativo das exportações de petróleo aos EUA. Segundo a Câmara Americana de Comércio (AmCham-Brasil), que organiza a visita do presidente Obama ao país, o presidente da Boeing não está na lista de empresários que acompanha a comitiva do democrata. Contudo, a empresa mandará um alto executivo para representá-lo na reunião de cúpula que será realizada em Brasília.

Fonte: Veja

35 Comentários

  1. Acho que o brasil nao quer comprar avioes, nem que seja de graca!!!O pais nao tem enteresse em equipar as forcas armadas….

  2. O autor dz que Boeing ja Vendeu 400 dese DINO SUCATAO .sim vendeu mais Navy que do pais deles
    ese autor dese texto e um lambe botas total na babacao pelo SUCATAO
    que bom que fico em segundo plano
    isso mostra que eles nao tem como resolver o problema da trasferencia tecnologica ,e nem tem como mesmo e nem e negocio esquenta cabeca com isso
    que acredita nisso viVe na Disney da inlusaaaaaaaaaaaaaoo kkkkkkk

  3. A revista Veja não consegue VER que o F-18 é um caça velhinho velhilho que já passa dos 48 minutos do segundo tempo de serviços prestatos a USN,esqueceu de dizer que virá castrado e desdentado,ou seja ele será míope porque virá com um radar defasdo,não terá dentes por os mísseis e demais armamentos ficarão sob custódia em alguma base da Usaf(qualquer dúvida pergunte aos chilenos)e por final o congresso americano NUNCA irá nos transferir tecnologia,e é justamente por isso que Obama nem vai tocar no assunto caças.

  4. 400 tijolões vendidos pro mundo ???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….oooooo mentira exarcebada..rsss
    só Austrália comprou 24 desses tijolos super lentos de painel atrasaaaaaadooooo !!!

  5. Já q eles ñ estão querendo repassar a tecnológia dos seus caças,pois descartamos os rafales, daí a falta de pressa é só dizer q vamos comprar os caças Rússos Su 35BM,q na hora OFERECEM até a mãe deles…a crédito.

  6. A informação sobre a quantidade de +400 unidades do F-18 vendidas pela Boeing é verdadeira… E quanto aos EUA, eles possuem em torno de 5.000 aviões de combate somando-se os da USAF e US NAVY… Eles, sózinhos, tem mais aviões de guerra que todas as forças militares da América do Sul juntas… É o “bicho-papão”… hehehe

  7. o certo era o brasil se esforçar ao maximo para produzir um caça 100% brasileiro antes era a favor que o fx2 se resolvesse logo, mas agora vendo a investida da otan e usa na libia acho que o brasil não deveria comprar nenhum dos 3 nem mesmo da russia. e Se não fosse os problemas entre embraer e a china o brasil poderia comprar uns j10 e entrar com parceria do j20, mas isto e mais dificil ainda.
    Bom mesmo é o brasil fabricar varios caças de 3 ou quarta geração com seus proprios equipmentos e depois iria esenvolvendo o radar aesa e atualizando seus caças, se alguem pudesse me dizer o que falta para o brasil fabricar um caça de 4 1/2 geração alem do radar aesa ficaria grato.

  8. Sei não, mas essa demora pode ter varios motivos…
    Essa compra vai acabar sendo feita direta, quando ninguem esperar vai ser dada a notícia.
    Tomara que os SU venham, mesmo que sejam su-30 reformados, alguma coisa vai ter que vim…

  9. Não precisamos de bicho-papão, precisamos é de caças de verdade como o Rafale, bicho-papão deixamos pras crianças que gostam de seriadinhos classe B, aliás as musicas e os filmes americanos que passam no Brasil, são considerados lixo na Europa…Bicho-papão é pro pessoal do PSDB, que se borra quando ve os EUA. Nós do PT graças a Deus, queremos o Rafale. O pessoal entreguista do PSDB e DEM que foram a casa branca baba os ovos do oba-obama, falaram pra ele que o PT quer se perpetuar no poder,uma baita mentira…..o que nós queremos é só até 3999…kkkk

  10. Estamos no caminho correto. Parceria. Muito bom.
    A imagem do Brasil vai melhorar nos EUA e resto dos países.
    Se não acabarmos com a violência interna e guerrilheiros narcotraficantes, vamos deixar de receber 50 bilhões de dólares por ano na conta turismo.

  11. Chamar o F-18 de dino e sem base nos fatos. Se fosse esse o caso a Marinha dos EUA e a Australiana nao teriam recentemente feito compras a favor de um caca com renome, provado em campanhas, facil de manutencao, baixo custo de aquisicao, “scalable” etc etc,. Enquanto isso ficam ai falando de cacas Russos quando todo mundo sabe que sao mal feitos, sem controle de qualidade, “unreliable”, e ademais so servem para voar em show aereo;
    Nao importam o que dizem os antiamericanos em qualquer blog, os EUA fazem as melhores armas do mundo e ta acabado. se transferem ou nao tecnologia e outra coisa, mas eles tem o de melhor.
    rafales so vao servir pra ficar debaixo de um hangar. A FAB nao tem dinheiro para gastar $14,000 por hora pra voar uma jaca dessas.. todo mundo sabe disso. Ate os Mirage 2000 velhos sao um grande problema para a manutencao. Imaginem um caca sem escala de producao iguaal as Plumas Francesas.Total bullshit fighters.

  12. FAZER UM NEGÓCIO É MELHOR QUE UMA VENDA.
    .
    .
    O Brasil tem que buscar o máximo de lucro com eles;afinal o mais interessado neste acordo são eles.
    .
    É natural quando o vendedor ver o brilho no olhar do cliente,ele mostrar o melhor que tem,e para o Brasil o petróleo não pode está sozinho no contexto da energia,o etanol faz parte também.
    .
    E porque não a energia nuclear,vender para eles,seria bem irônico._Heheheh…..!
    .
    As sucatas e os trambolhos deles bem;isso deixa para o dia de são nunca.

  13. O “caca” mastodonte F-18 virá míope e desdentado,não sou leviano a ponto de dizer que ele só serve pra show aéreo e rainha de hangar,afirmo sim que ele já chegou ao limite de desenvolvimento,e os EUA só fizeram novas encomendas devido ao atraso no progama F-35,o F-18 até tem projetos para prolongar sua idosa ficha de serviço como um caça de guerra eletrônica e tenho certeza que ele não será a ponta de lança da USN.
    O pessoal da disneylandia Wake up please.Todos os caças do FX-2 estão obsoletos.Dilma tomou um ótima decisão em reavaliar o projeto.

  14. Na verdade os EUA serão nosso maior consumidor de petróleo e outros produtos,apesar de ter perdido espaço para a china, acho mesmo que os caças estão além do segundo plano, temos que fechar bons negócios primeiro para saber o que teremos em caixa em futuro próximo e assim pensar numa parceria para um caça até melhor. O pré sal como já foi dito , se tudo der certo, ele vem do Brasil que é um país estável, próximo dos EUA, os poços em alto mar são mais fáceis de serem vigiados, enfim só vantagens. Estou torcendo realmente por excelentes notícias para o Brasil. Ouro no pote não adianta.

  15. Bom, eu sempre fui à favor e acho que os pontos-de-vista individuais devem ser respeitados … Maaasss, é notório que alguns comentários, com teor técnico, carecem de dedicação em pesquisa… E, portando, contribuem para a desinformação dos demais, já que são apresentados como se fossem verdadeiros… Eu não sou “expert” em aviação de caça, e neste momento me encontro com preguiça de pesquisar sobre o assunto para fornecer dados precisos… Mas, com o pouco conhecimento que tenho, posso afirmar que:
    ……………………………………………………….
    1º – O F-18 Super Hornet(o caça em questão), definitivamente, não é um dinossauro… Já o F-18 Hornet(geração anterior ao SH), pode até ser classificado como um cavalo de raça cansado… Mas, jamais como um caça pré-histórico… Tanto é que, a US Navy acaba de fechar contrato para a revitalização de dezenas de células do Hornet, além de ter encomendado mais algumas dezenas de “Super Hornet” novos pra compor a sua aviação naval, até que eles possam ser substituídos pelos F-35.
    ……………………………………………………….
    2º – Tanto o F-18 Super Hornet, quanto o Rafale são, tecnicamente falando, excelentes caças multi-função… Tanto é que ambos foram classificados pela equipe técnica da FAB (e não pelo Lula) para disputarem a 2ª etapa do FX-2… Particularmente eu acho que na função de interceptação o Rafale possa levar uma relativa vantagem em relação ao F-18SH… Mas, nós sabemos muito bem que, num combate aéreo, diversos fatores pesam no resultado final (ex.: Armamentos utilizados, radar, comunicação, etc., e principalmente, pilotos)… O grande problema é que, pesa contra o Rafale comprovadamente, o altos valores de aquisição da célula, quanto o da sua manutenção… Aliás, em via regra, os equipamentos bélicos/militares de origem européia, são bem mais caros que seus similares de origem norte-americana, russa, e chinesa, nesta ordem.
    ……………………………………………………….
    3º – Ao mencionar no meu comentário anterior que a matéria que apontava a venda de + de 400 unidades do F-18 (entregues ou já contratadas) era verdadeira, eu estava me referindo apenas ao Super Hornet… Pois do antigo F-18 (o Hornet), não posso fornecer o número exato, mas eu sei que foram vendidas bem mais de mil unidades, a grande maioria adquirida pela US Navy.
    ……………………………………………………….
    4º – E por fim, informo para aqueles que ainda não tem conhecimento, que a Boeing apresentou na última feira realizada na Índia, de negócios com equipamentos de Tecnologia & Defesa, a sua versão de apresentação do F-18 Silent Hornet, que nada mais é que uma versão reformulada e mais capaz de um Super Hornet Semi-sthealt, ou seja, com designer e tecnologia que lhe confere uma menor assinatura de radar que a do seu antecessor.
    ……………………………………………………….
    Mas, na atual conjuntura, e apesar de tudo que foi exposto, eu ainda prefiro que o governo brasileiro, faça uma “compra de prateleira” de caças(novos ou usados) que possam substituir à contento os nossos Mirage2000 em 2014/15… E posteriormente feche com a SAAB para desenvolver aqui no Brasil um Gripen (NG e Sea) com tecnologias nacionais (Suecas e Brasileiras), em substituição das tecnologias de outros países… E posteriormente, partir para um caça de 5ª ou 6ª geração.

  16. Sobre caças.
    1) Qual é o que mais se adapta a utilização de múltiplas funções ?
    2) Será que os vendedores serão capazes de desativar seus caças através de um chip secreto, por via satélite ?
    Parece que eles podem fazer isso com os mísseis.

    O ideal seria fabricarmos o nosso caça no país, e ir aperfeiçoando com o tempo.

    Vamos trocar o Presidente e toda a Direção da Embraer que a coisa sai.
    Vamos lá Dilma, mão de ferro e coração de pedra.
    Ainda não vi a Dilma mostrando as suas garras e dentes, dando soco na mesa.
    Ela tem que dizer: Eu quero pronto até tal data, caso contrário vou demitir todo mundo.
    Cadê o reator do submarino nuclear brasileiro ? Parece obra de igreja. Se fosse os alemães na época da II GM, teriam feito esse submarino nuclear em menos de 1 ano.
    Cadê o foguetão ?
    E o nosso avião cargueiro de 60 Ton ? 20 Ton não serve para nada.
    Não precisa ser um Antonov An-225, com 250 Ton de carga útil, mas um Brasileirov An-001 de 60 ton (carga útil).

    http://www.youtube.com/watch?v=yRQDV_YiCMo
    xxxx
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giant_planes_comparison.svg

  17. O Pasquim Veja não é fonte confiável para nenhum debate, não vale nada, o F18E é o pior caça de 4 geração, e felizmente não iremos comprar esse tijolo. E o melhor para o Brasil é ficar bem longe dos EUA, nunca nada veio de bom deles para nós, só sucata, lixo e problemas.

  18. Obama não e louco de fornece armamentos de ponta para nos índios Brasileiros,

    POR QUE;

    Tu achas mesmo que eles vão nos equipa com armamentos de pontas deles para no futuro quando eles tiverem sugando nosso OURO preto ( petróleo do Pré-sal ) nos índios brasileiros utilizarem os armamentos fabricado por eles contra eles ( Tu achas mesmo que o Obama vai nos armar mesmo ), deixa de ser ingênuos.

  19. Ah para de Kaozada rsrs rsrs ficam em segundo plano não,eles sabem que éimpossivel que venhamos adiquirir o F18…Eaee Sr.Obama Bin Laden,peidou na farofa e ficou com medo do povo Carioca,tambem pudera né,com as escaramuças na porta do consulado…CARIOCA NÃO É BOBO meu caro Vampiro…Mas contenten-se pois não so o trajeto ate a Cidade de Deus estara fechado mas todas as ruas no perimetro da comitiva tambem e la sera recebido por crianças carentes e um povo sofrido que pensa que a sua passagem por la é como o cometa Haley ou o menino do dedo de ouro tingido rsrs rsrs Sabe,eles tem esperanças em suas almas e coração desprovido de malicia,não tem ideia do que voce realmente representa.Que bom que sua passagem por aqui é relampago e que logo se vá,mas tambem né doido de ficar mais né miguinho,senão volta embalsamado pra Withe House…Vai com Deus Capiroto.

  20. É galerinha alarmista e os entusiasmados tambem rsrs rsrs Sabem daria naturalmente o NG,se encaixa bem nas contas,na FAB,na MB,em futuro tecnologico e etc e tal mas cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça e Sarkozy meu filho não chore,não tussa porque voce podera ter umaboa encomenda de Rafales,ou voce leva ou os Russos e ate Chineses agradecem.Dilminha vai a Chine e voltar com a mala cheia de miojo sabor escorpião defumado e pacotinhos de sopa desidratada de carne de cachorro rsrs rsrs….Dandolo seu receio tem fundamento,alias sempre habitou no meu intimo.Eles podem nos vender avioes,misseis,plataformas lançadoras,sistemas e satelites,tudo,tudinho,recheado de malwares,espias e codigos ocultos..Politicos e muitos de nós boiamos mas a Cobrada ta esperta a muito tempo tenham certesa disso…Helo Gringo go for tonga da mironga do cabuletê.

  21. Caro Nelson Azevedo,
    Se fossem só os comentários técnicos “inexatos” que passam como sendo verdades, estaria de bom tamanho.
    O problema é que dia a dia crescem mais os comentários “inexatos”, baseados em lendas, achismos e interpretações equivocadas sobre vários assuntos, notadamente os de cunho político, ideológico, histórico, etc.
    Qualquer um fala o que quer e graças a grande audiência do blog são ouvidos e assimilados por inúmeras pessoas. Algumas com certeza “ingênuas” irão replicar a inverdade como se verdade fosse ad eternum, gerando uma bola de neve absolutamente incontrolável.
    Ai que vontade de estrangular o cara que inventou a liberdade de expressão!!! rrssrssssss

  22. Olha podem chamar o caça f18 SH de mastodonte, sucata, dino….Mas eu nao entregaria a vida de pilotos brasileiros a um caça de um país que esta começando a importar armamento pq sua tecnologia esta ultrapassada mais é um país craque em fazer marketing de poder(leia-se a Russia)com seu “mítico” SU 35 que nem existe só é protótipo, é a mesma historinha da Guerra Fria, o “grande urso russo” quer mostrar o q não tem (industria belica de ponta massificada+ logistica de entrega de materiais),Num aguentaram nem 6 meses na guerra da georgia que é um pais de fronteira terrestre…. alias nem a India quer mais os “miticos” SU, claro são uma porcaria é um tigre sem dentes. Agora imaginem a seg. situação: Numa improvavel guerra aerea entre Brasil com 70 F18 SH + 56 F5M + 45 amx+ 5 AWACS + misseis derby e amraam 120, e com fornecimento de munição e materias de manutenção das superpontuais das empresas militares americanas que massificaram seus misseis e caças f18 e os “miticas” porcarias do SU 30 da Venezuela????Olha penso o seguinte os americanos são paranoicos com segurança….e tem medo de sua mídia…..pergunto: será que eles seriam tão irresponsaveis de entregar a vida dos pilotos da USNAVY ponta de lança nos ataques americano (A libia vai sentir o gostinho disto)a “sucata” chamada F18SH???ACORDEM PRA VIDA GALERA temos que se encostar em arvores qe deem frutos (leiam-se EUA e a pontualidade de entrega de armas e suprimentos) ou pagar pau as sucatas Russas ou seus avioes que nem existem????Parabéns FAB por ter excluido os SU35 da jogada!!!!!!!!!!

  23. Pensar em assunto de armas, inexoralmente entra a política em cena; infelizmente tem pessoas que só enxerga somente parafusos nada mais do isso e não vê os motivos que levam a construção do aparelho.
    .
    Quando cai em tema que não tem muita “porca” para apertar, ai vem com os pipis e popos……Hahahah….!

  24. Já somos a 7a. economia do mundo.Nós não precisamos de sucata.Que tal desenvolvermos o nosso próprio caça partindo da experiência do AMX.Para chegar lá é preciso começar.Com Submarino nuclear ÄRAMAR¨não foi assim?

  25. Se for pra vender eles vendem…más depois fazem contençao de armamentos…e ai como fica?!…EUA nao é confiável..vide Chile.

  26. pelos ventos que tocam,o brasil vai de su-35 e pak-fa russo e o melhor caminho com compra direta,mas a menina dos olhos brasileiro é vants o futuro da aviação,brevemente aviões de caça tripulado não fara mais parte do cenario de combate.

  27. eles querem mesmo é o nosso petroleo,se não for por bem,vai por mal eles aranjam um jeitinho de inventar um bin ladem brasileiro,podem acusar o brasil de apoiar o irã e terroristas para eles é facil como roubar um cego,são especialistas em mentir mundialmente e invadir nações.

  28. A turma da Disneylandia está em polvorosa com a chegada do Obama aqui no Rio.Já não é possivel encontrar a máscara do Obama pra comprar nas lojas da Saara(bairro de comércio popular) e também a máscara do Osama Bin Laden foi para o mesmo caminho rsss.
    Eu só posso dizer que comemos o pão que o Tio San amassou com o poderoso F-5 e não sou masoquista de querer ver meu país passar o mesmo com o pateta senil F18.Recentemente os EUA ofereceram todos orgulhosos para os Indianos seu belo e bom caça(sem ironias de minha parte) F-35 e os indianos de bate pronto declinaram da oferta dizendo que estavam muito satisfeitos com o progresso do Pak-fa.É desiformação dizer que os indianos estão insatisfeitos com o SU-30MKI já que eles possuiem um linha de montagem deste avião em seu país e desenvolvem um míssil anti-naval em parceria com a Rússia chamado Brahmos para ser operado dentre outras plataformas o Su-30MKI.
    Continuo a afirmar que o senil F-18 já está cansado.Quando se projeta um caça a expectativa de vida do mesmo e o cenário ao qual ele está preparado para sobreviver é de no máximo 30 anos,e o vovô já superou muito de sua expectativa de vida.
    Este projeto FX-2 tem seus própios requisitos já altamente defasados pois demoramos 12 anos para escolher um simples caça,pra mim ele não faz sentido.

  29. Bruno,

    Gostei de seus comentarios sobre o mitico Su-35. Sendo Russo a tecnologia e duvidosa mas o que mais compromete um acordo com os Russos e sua falta de prontidao de entrega,manutencao,controle de qualidade etc et, sem falar no reajuste completo nos ‘modus operandi” fa FAB. jamais vejo o Brasil comprando avioes Russos.

    NovoBrasuk,my dear friend, os F-18 estao prontos para equipar a FAB e pela lista de armamentos oferecidos estarao com todo a dentadura e com oculos de primeira qualidade; AESA Radar.
    Unfortunately tenho que usar “caca” como voce ponderou porque nao tenho teclado em Portugues. esta notado seu sarcasmo e senso de humor.

    vamos assistir os Mastodontes Hornetianos sobre a Libia, antes que a Franca e seus Plumes Francaise Rfales se renden a Kadafi..Go USA!

  30. nelore por acaso vc conhece o histórico do F-5 com todos os embargos e dificuldades que os EUA nos prestaram?
    A grande vantagem do F-18 é ser norte-americano e a grande M…. é também ser americano.Não sou louco de dizer que ele é um caça ruim,mas tenho a absoluta certeza que ele não virá FULL se vc preferir meu amigo.
    No mais o mastondonte F-18 irá enfrentar dinossauros muito inferiores a eles tais como Mig-23 e Su-22, ou seja é como bater em bébado.Se bater não faz vantagem se apanhar é mico.Quanto aos Su-35 como disse acima os indianos estão muito satisfeito com eles.
    Agora pergunte aos chilenos se eles tem FULL ACESS ao inventário do F-16?

  31. F18 na FAB rsrs rsrs e ainda continuam ensistindo nisso rsrs rsrs e itens sensiveis e ainda por cima tudo fez e tudo faz contra nosso programa aeroespacial e atomico…Daria no obvio o NG mas o simples fato deles e seus amiguinhos da UK poderem vir a dificultar,vai dar Rafale,SU ou JS mas jamais Super Hornet.Graças a Deus.Obama veio aqui dizer e querer tudo o que ja sabiamos que diria e queria.Não creio que tenhamos um equilibrio de pronto na balança comercial,eles estão com caixa baixa e se importam mais agora em vender mais que gera empregos e lhes proporciona receitas.Tolo Brasil faz como um satelite natural que sai da orbita de atração e passa a ser planeta.Temos tudo o que todos precisam mas o pensamento serviçal coadjuvante que habita em nós a 60 anos nos impede de enxergarmos que dependemos unicamente de nós mesmos pra caminharmos,sem estarmos atrelados a ninguem e muito menos indexados as porcarias dos outros.O Brasil parece um recem liberto que não sabe o que fazer com sua liberdade e fica vagando a porta do presisio pra ver se tem uma celinha vazia pra voltar.

Comentários não permitidos.