Ataque aéreo à Líbia começará nas próximas horas, diz governo francês

http://www.arm-asso.fr/wp-content/themes/news/images/rafales-a-bord-1024X768-1.jpgFrança deve ser o primeiro país a participar dos ataques aéreos; Reino Unido e Otan também iniciam preparativos para a ação.

A ação militar ocidental contra a Líbia começará nas próximas horas, com a França sendo o primeiro país a participar dos ataques aéreos, segundo informou nesta sexta-feira um representante do governo francês. Perante a Câmara dos Comuns, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que os preparativos para desdobrar no Mediterrâneo os aviões que participarão da imposição da zona de exclusão aérea já começaram.

Nas próximas horas, os aviões estarão operacionais nas bases das quais poderão voar para aplicar a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU, que deu sinal verde ao uso da força para proteger a população civil líbia dos ataques das forças do coronel Muamar Kadafi. Cameron explicou que os aviões da RAF (a Força Aérea Real do Reino Unido) que participarão da operação serão caças-bombardeiros Tornado e Typhoon.

http://www.aviationspectator.com/files/images/Eurofighter-Typhoon-258.preview.jpgA Organização do Atlântico Norte (Otan) também iniciou os preparativos para a ação. Representantes dos 28 países da Aliança se reunirão nesta sexta-feira em Bruxelas para analisar a nova situação na Líbia. Segundo a Eurocontrol, depois da aprovação da resolução, a Líbia fechou seu espaço aéreo.

O porta-voz francês e ministro do Orçamento, Francois Baroin, disse à rádio RTL que a ação militar ocorrerá “rapidamente… nas próximas horas”. Ele afirmou que isso não se trata de uma ocupação, mas sim de uma ajuda às forças de oposição ao regime do líder líbio, coronel Muamar Kadafi.

Por outro lado a Itália excluiu por enquanto a possibilidade de que seus aviões participem das operações, embora está disposta a ceder três de suas bases para a operação.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/11/cdgdetroisquartarrirejpgb1.jpg

Os anúncios ocorreram depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução que também autoriza “todas as medidas necessárias” para proteger civis de ataques das forças de Kadafi. A resolução recebeu dez votos a favor e nenhum contra, mas cinco países – incluindo China e Rússia, membros permanentes do Conselho, e o Brasil – se abstiveram.

Segundo o correspondente da BBC em Paris Christian Fraser, a França pode enviar à Líbia jatos Mirage que estão posicionados em bases militares na ilha da Córsega. Fraser diz ainda que outros aviões franceses posicionados na costa do Mediterrâneo, com ajuda de sistemas aéreos de alerta e controle, têm sido enviados a missões específicas 24 horas por dia desde quinta-feira da semana passada.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já defendia ataques “cirúrgicos” nos bunkers de controle e nos sistemas de radar de Kadafi. No entanto, segundo Fraser, a França não descarta realizar bombardeios contra forças líbias em terra.

O correspondente da BBC afirma que a participação da França nessas ações é uma grande vitória polícia de Sarkozy, cujo governo havia sido criticado por não apoiar o levante popular na Tunísia.

O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, disse que a resolução do Conselho de Segurança constitui uma “resposta positiva à reivindicação da Liga Árabe” a favor de medidas para proteger os civis líbios, indo ao encontro dos esforços da França, Reino Unido, Líbano e EUA. “É necessário tomar essas medidas para evitar um maior derramamento de sangue”, disse Hague.

Após a votação da ONU, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, um dos maiores defensores da intervenção militar contra Kadafi, falou por telefone por cerca de meia hora com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Estados Unidos

Segundo fontes ouvidas pela BBC, é improvável que os EUA participem da ofensiva no início, que devem ter apoio logístico de nações árabes. Concentradas na cidade de Benghazi, no leste do país, forças contrárias a Kadafi comemoraram o anúncio da ONU, ao passo que um porta-voz do governo líbio condenou a “agressão”.

A resolução, de número 1.973, foi proposta por Reino Unido, França e Líbano e contou com apoio dos EUA. O ministro francês de Relações Exteriores, Alain Juppe, apresentou a proposta dizendo que “na Líbia, por várias semanas, a vontade do povo tem sido alvejada pelo coronel Kadafi, que está atacando seu próprio povo”. “Não podemos chegar tarde demais”, disse Juppe.

Segundo a embaixadora americana na ONU, Susan Rice, a “resolução deve enviar uma forte mensagem ao coronel Kadafi e seu regime de que a violência deve parar, a matança deve parar e o povo da Líbia deve ser protegido e ter a oportunidade de se expressar livremente”.

Voto brasileiro

Ao lado de China, Índia, Rússia e Alemanha, o Brasil se absteve na votação. Ao justificar a decisão, a embaixadora brasileira na ONU, Maria Luisa Viotti, disse que o gesto “não deve de maneira alguma ser interpretado como endosso do comportamento das autoridades líbias ou como negligência para com a necessidade de proteger a população civil e se respeitar seus direitos”.

Segundo Viotti, “o Brasil é solidário com todos os movimentos da região que expressam suas reivindicações legítimas por melhor governança” e leva em conta “o chamado da Liga Árabe por medidas enérgicas que deem fim à violência, por meio de uma zona de exclusão aérea”.

No entanto, a embaixadora afirma que “o texto da resolução em apreço contempla medidas que vão muito além desse chamado. Não estamos convencidos de que o uso da força como dispõe o parágrafo operativo 4 (OP4) da presente resolução levará à realização do nosso objetivo comum – o fim imediato da violência e a proteção de civis”.

Ainda segundo Viotti, o Brasil teme que ações militares exacerbem tensões e façam “mais mal do que bem aos próprios civis com cuja proteção estamos comprometidos”.

“Muitos analistas ponderados notaram que um importante aspecto dos movimentos populares no Norte da África e no Oriente Médio é a sua natureza espontânea e local”, diz ela.

http://i2.ig.com/fw/ai/i5/5l/aii55lpkjqu5t6x5leapjurdw.jpgLíbios cebebram em Benghazi decisão do COnselho de Segurança de impor zona de exclusão aérea e autorizar ações militares na Líbia (17/03/2011)

Kadafi

A votação em Nova York ocorreu no mesmo dia em que Khadafi fez um discurso em que ameaçou lançar uma ofensiva contra a cidade de Benghazi. No pronunciamento, o líder disse que a “hora da decisão chegou”.

“O assunto foi decidido… nós estamos indo (para Benghazi).” Segundo Kadafi, os opositores que largarem as armas serão anistiados, mas “não haverá misericórdia nem compaixão” com os restantes. Ele afirmou que suas forças “resgatariam” o povo de Benghazi de “traidores” e “filhos de cães”.

Segundo relatos, as tropas leais a Kadafi, que vêm avançando rumo ao leste da Líbia nos últimos dias, estão a cerca de 130 km ao sul de Benghazi. Nesta quinta-feira, muitos aviões do regime bombardearam o aeroporto da cidade. Segundo testemunhas, opositores derrubaram ao menos duas das aeronaves.

*BBC e EFE

Fonte: Último Segundo

40 Comentários

  1. Otan e uma Piada a Georgia grito por socorro eo povo nao fez nada
    mais como Libia tem Petroleo e o inimigo e fraco logico ajuda vai chegar Rapidinho
    no Caso da Georgia nao foi asim
    entao os YANKES ea Otan meteram rabo entre as pernas e fingirao que nada tava acontencendo

  2. E ainda tem gente que defende uma ampla cooperação com os americanos. upps! desculpem correção não cooperação e sim entregar tudo a eles de mão beijada. pois eles só sabem cooperar quando e para fazer guerra e roubar os recursos naturais de outros paises sem falhar nos milhões de mortos, mutilados, orfãos, desaparecidos e desalojados, já disse mais de uma vez só acredita nos EUA pessoas que tem algum tipo de retardamento mental, americano não presta só servem para criar confusão e guerras.

  3. sem falar nesse intervenção que nada mais e do que roubar, matar e dividir o povo libio quantos anos vão ficar lá e quantos atentados vão promover e depois dizerem quer foi a al-quaeda da libia, da libia pois já tivemos a al-qaeda do afeganistão, a al-qaeda do iraque a do imem e agora com certeza a da libia. sr sarkozy o povo frances cometeu um grande erro elegendo o sr como presidente mas os seus atos o condenaram ao fracasso, fracasso que começou com a sua eleição, pergunta por que o sr não interveu a georgia? porque era a russia, há a russia é suicidio não é? mas a libia e fraquinha vamos lá, covarde!

  4. O povo Líbio não merece ser espoliado por este bando de Canalhas.
    VERGONHA isso é tudo que eu tenho a dizer sobre esta situação na Líbia.

  5. Antes eu torcia para o Rafale vencer a concorrência,mas agora sou contra a compra deste caça.Porque no fundo o que realmente eles querem é o petróleo líbio.
    Se liga BRASIL,acorda em quanto é tempo e dê um chute no traseiro destas ongs que tentam dividir nossas comunudades indígenas,para no futuro garantitem a independência delas por meio da OTAN e a IV Frota.
    Sei que é surrealista mas torço para um Mig-23 abater um Rafale.

  6. Alguém em sã consciência ainda acredita que a OTAN vai agir por causa dos civis e pela a democracia? Em qual Disney vocês estão?? OTAN ASSASSINA!

  7. Eu quero ver se os caças Líbio vão ficar no chão?!?! Eles vão pra cima dos franco ou quem aparecer nos céus dos Lìbios, apesar de ser uma ação justa….vamos ver.

  8. A França quer é promover o Rafale.
    Isso não passa de vitrine para ela.
    Já que a Alemanha esta fora, a Inglaterra falida, a França é quem vai aparecer.

  9. Nunca é tarde!!
    Estava desacreditado, principalmente depois que o lixo da imprensa tinha nova noticia a desgraça no japão…
    Que bom que a Europa não virou as costas, coisa que imagino que faria….
    Infelizmente a Alemanha agiu como o Brasil, uma pena..

  10. Viva a OTAN para ajudar ao povo LIBIO que se que ver libre desse TIRANO porque la NÂO ha eleições e o canalha não tem vergonha de mandar o propio exercito LIBIO a matar os seus compatriotas claro são de outra trivo não ha problema, e sim e pelo petroleo ou acham que os chineses não querem petroleo ou outra nação qualquer e a realidade por isso e mehlor comecar nos armar ate os dentes mas atenção não comprar material velho
    abraço

  11. Carlos argus: pode ter certeza que os pilotos dos MIG-21 da Libia vao pensar em fazer algo. Mas nao vao passar disso.

  12. RL disse:
    18/03/2011 às 11:52
    KLM.
    Na Geórgia tinha simplesmente o fato de que a guerra seria contra a Rússia.
    Precisa falar mais alguma coisa?

    jose maria disse:
    18/03/2011 às 11:31
    sem falar nesse intervenção que nada mais e do que roubar, matar e dividir o povo libio quantos anos vão ficar lá e quantos atentados vão promover e depois dizerem quer foi a al-quaeda da libia, da libia pois já tivemos a al-qaeda do afeganistão, a al-qaeda do iraque a do imem e agora com certeza a da libia. sr sarkozy o povo frances cometeu um grande erro elegendo o sr como presidente mas os seus atos o condenaram ao fracasso, fracasso que começou com a sua eleição, pergunta por que o sr não interveu a georgia? porque era a russia, há a russia é suicidio não é? mas a libia e fraquinha vamos lá, covarde!

    MUITA SABEDORIA NOS QUE VCS DISERAO
    muito bom
    sds
    sds

  13. Em princípio não sou favorável ao ataque não.
    O Kadafi é uma faca enfiada no coração do seu país, mas se for removida corre-se o risco da vítima morrer de hemorragia.

  14. Se tivesse petróleo em Ruanda, 800.000 estariam vivos, como nao tinha, a comunidade internacional assistiu comendo pipoca e tomando cerveja o massacre a golpe de facão de mulheres e crianças.

    Falar que o apoio aos rebeldos tem por fundo o interesse no petroleo libio, é ser redundante.

    Contudo, ainda não sei o que pensar da abstenção brasileira. Se por um lado a intervenção militar era inevitavel (e o Brasil poderia então ganhar uns pontos perante o CS votando a favor) por outro lado, acho que temos medo, e sabemos que num futuro breve podemos ser nós os que estarão sendo “servidos”. Em breve os indios farão algo parecido no Brasil, e se algum PM pé de chinelo dar um tiro em algum tupi-guarani, vai ser motivo para intervenção tambem.

    É o que já nos alertava o Villas-Boas…

  15. O Brasil em matéria de política internacional acabou.
    Virou um anão político. Os argentinos e chilenos irão tomar o nosso lugar. Dilma, dê passagem para os argentinos e chilenos.
    Lula preferiu ser a cabeça dom burro do que o rabo do leão.
    Bastante lamentável.

  16. Logo a França que sempre foi uma noiva de kadafi,vao fazer merda novamente,a Europa nao aprende mesmo,estao sendo invadidos por imigrantes,estao em um declinante peso politico,estao perdendo a identidade ,mas insistem no erro de se intrometer em problemas alheios eo pior e´que querem ajudar culturas que pretendem passar os europeus na espada.O Brasil acertou em se neutralizar.ponto pra Dilma.

  17. Mais um motivo para os Iranianos continuar com o programa nuclear,se eu fosse Kadafi ,depois deste ppitii ocidental ,retornaria com o programa nuclear da Libia,grana eles possuem,gente querendo vender nao falta.Ocidente hipocrita!

  18. Pois é:
    “no Bahrain já está tendo intervenção – em prol da situação. dois pesos e duas medidas?”

    O tirano do Bahreim é amigão, chegado, do Tirano da Arábia Saudita. E a Arábia Saudita manda nos EUA. O Tirano da Libia é desafeto dos EUA.

    Portanto, sim: Dois pesos e duas medidas.

  19. Gadaffi deu dinheiro para a eleição de Sarkozy,antes de cair em desgraça ante o ocidente e não poder mais garantir a segurança das empresas estrangeiras em solo líbio.Como Sadam Hussein,Manuel Noriega e Osama Bin Laden(todos aliados dos EUA e na folha de pagamento da CIA),agora é um “ditador”.Que ingenuidade acreditar nos press releases da imprensa controlada pelos EUA!!!
    A França,hipócrita até a medula,aproveita a chance para roubar petróleo líbio financiando esses bandidos guerrilheiros que são financiados pelo ocidente e querem a volta da monarquia,empunhando abanedira da Líbia do tempo do rei Idris.
    A ministra das relações exteriores da França,Michelle alliot-Marie,entregou o cargo,recentemente,para não expor a venda de aviões e armas,ilegalmente,para o ditador tunisino que foi derribado em janeiro:
    http://www.voltairenet.org/article168856.html

    Francia corrupción estatal
    Avión presidencial francés perdido en la cuarta dimensión
    por Patrimoine du Peuple

    En reacción a las declaraciones de Thierry Meyssan el sitio web suizo Mecanopolis hace la luz sobre el avión presidencial francés que la señora Michele Alliot-Marie -ex ministra de defensa-, vendió en secreto a sus amigos tunecinos, el Comité Valmy reconstruyó el misterioso itinerario de esa nave. La oscuridad que rodea la transacción y desplazamientos del Airbus acentúa las sospechas de venta ilícita al clan del dictador tunecino Ben Ali con pago de retrocomisiones al clan presidencial francés Sarkozy.

    Ainda bem que temos hoje a internet e não ficamos mais reféns da PÉSSIMA imprensa corporativa do Brasil.

  20. Engraçado como as coisas mudam de uma hora para a outra até alguns dias atrás a França queria vender Rafales para a Líbia, agora vai bombardear o país.
    Americanos e franceses, é com essa gente que o Brasil quer fazer parcerias?

  21. A França tá doida pra acabar com o argumento de q o Rafale não foi testado em combate aéreo, embora participe de missões no Afeganistão. Quer ser a primeira da fila.

  22. A Líbia com um ditador como Kadafi sem nenhum crédito político e somente 6 milhões e 200 mil habitantes, menos de 1/4 da população do Iraque…É presa facil para os abutres hiperarmados.

  23. Enfim um teste para o POD Dámocles! A guerra é muito boa e ate desejável para os fabricantes de armas venderem e testarem suas armas.

  24. é realmente nessa guerra vai da para ver o potencial dos rafales, quem sabe o fx nao desencalha(dificil), a legiao francesa sera a primeira a entrar em terra, queria ver o potencial dos typhoon tb.

  25. ta na cara o que eles querem é o petroleo,sem duvida georgia não tem petroleo,e por outo lado tem os russos,varios paises africanos,em conflito mas só a libia tem o que interessa,PETROLEO,são todos uma corja,unidos pelos mesmos interesses,BRASIL QUE ABRA O OLHO,pare de ser um gigante adormecido,pais da corrupção,para poder defender seu povo sua nação da boca da aguia do urso e do dragão,que esmiuça e faz em pedaços.

  26. O povo líbio está contra Kadafi. A Liga Árabe, idem …
    Todo ditador é amparado por militares corruptos, que mamam nas tetas do dinheiro público.

  27. o barak obama veio para o Brasil pra fugir do problema chamado libia,que saudades do george w. bush!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Obama está antenado.
    Obama ? Oba, Oba , Oba !
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Não deixem o Lula estragar a recepção do Obama com a Dilma.

  29. WAGNER JORGE BH/MG

    A China não tem um Ditador, mas um Primeiro-ministro escolhido.

    Um Regime Provisório é uma coisa, mas reis e ditadores perpétuos,não devem ser aceitos no Sec XXI.

Comentários não permitidos.