Defesa & Geopolítica

Argentina pediu visita de Obama, revela WikiLeaks

Posted by

http://2.bp.blogspot.com/-CMumKSFNftw/TXt0Oh22naI/AAAAAAAAPoM/Qvjfy_YMG3E/s400/cristina-kirchner.jpgO governo argentino pediu à Embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires que a Argentina fosse incluída no roteiro de um eventual giro do presidente norte-americano, Barack Obama, pela América Latina, segundo um telegrama diplomático secreto obtido pelo WikiLeaks e ao qual a Associated Press teve acesso hoje.

O pedido da Casa Rosada foi feito pelo ministro argentino da Economia, Amado Boudou, à embaixadora norte-americana em Buenos Aires, Vilma Martínez, durante encontro ocorrido na representação diplomática dos EUA, em novembro de 2009.

Obama iniciará amanhã seu primeiro giro pela América Latina como chefe de Estado desde que assumiu o cargo, no início de 2009. Ele passará por Brasil, Chile e El Salvador. Segundo analistas políticos e a imprensa local, a ausência da Argentina no roteiro descontentou o governo do país sul-americano.

O telegrama diplomático indica que Boudou sabia de rumores sobre uma possível viagem de Obama pela região em 2010 e que, caso ela se confirmasse, “seria importante” a inclusão da Argentina no itinerário do presidente norte-americano.

Boudou afirmou, segundo o telegrama, que a política econômica internacional da Argentina avançava rumo a uma orientação pró-mercado e de maior cooperação bilateral e que uma visita de Obama poderia acelerar essa transição. As informações são da Associated Press.

Fonte: Estadão

27 Comments

shared on wplocker.com