Chile foi o principal comprador de armas entre 2006 e 2010

Sugestão: Santa Catarina BR

Informe elaborado pelo Instituto de Investigação para a Paz (SIPRI), de Estocolmo, aponta que o Chile foi o principal comprador de armas na América Latina entre 2006 e 2010.

O país ficou em 10º lugar no ranking mundial de importadores de armamentos. A Venezuela é outro país latino-americano entre os principais compradores mundiais de armas.

De acordo com o relatório, a Índia é o principal comprador mundial de armas enquanto Estados Unidos e Rússia exportaram o equivalente à metade das armas que adquiriram no mesmo período.

O estudo mostra que o volume de vendas de armas no mundo cresceu 24% num período de cinco anos em comparação com o anterior de 2001 a 2005.

Dos Estados Unidos saíram 30% das exportações de armas para 75 países.

Coréia do Sul, Austrália e Emirados Árabes Unidos foram os três maiores importadores de armas norte-americanas.

A Rússia ficou com 23% das vendas globais e foi o principal provedor de armas para China e Índia. Aviões de transporte e de combate foram os principais equipamentos adquiridos.

A Índia importou 9% do volume mundial de armas sendo Rússia, Reino Unido e Israel, os principais provedores.

As rivalidades com Paquistão e China são considerados os principais fatores para a aquisição de armas.

A Alemanha ficou em terceiro lugar entre os principais exportadores de armas com 11%. Anteriormente, detinha apenas 7% do mercado mundial.

O país cresceu graças à venda de fragatas e submarinos principalmente para Grécia, África do Sul e Turquia.

A França foi o quarto principal exportador de armas com 7% do total e o Reino Unido ocupa o 5º lugar com 4%.

Na África, Argélia e África do Sul foram os principais compradores. Juntos, somaram quase três terços de todo o armamento importante pelo continente neste período. O Sudão ficou em terceiro lugar com 4%.

FONTE: InfoRel

16 Comentários

  1. E o Brasil?!?… Qual foi a sua colocação neste cenário de aquisição de armas?… Quanto ele importou e quanto ele consumiu de empresas nacionais?… E quanto ele exportou de material bélico?… Pra quais países?… Acabamos ficando sem um referencial(?!?)…

  2. Chile tem uma fonte confiável de recursos, o que permitiu a modernização das FAs deles. O dia em que tivermos algo semelhante à lei do cobre(?) passarei a acreditar mais em FAs modernas, bem equipadas e treinadas.

    []’s

  3. Então um país que mais perece uma minhoca com poucos recursos financeiros e material se comparado ao brasil foi o maior importador de armas da região por todos estes anos? Sabe o que o brasil precisa além de vergonha na cara? Uma ameaça real externa!

  4. Adriano Medeiros. Realmente é isso que o brasil ta precisando! QUe venha um pais e mande bala nesses politicos safados

  5. Adriano, foi o que eu já tinha sugerido aqui mesmo no PB, que entre 5 e 6 por cento dos recursos do pré sal fossem destinados as três armas, mas, infelizmente, parece que isso não vai ocorrer. Abs,

  6. iago; bem dito, mas infelismente, para estes iluminados descarados, fica melhor mandar soldado em seus lugares. Cara, eu estou me contendo mesmo para me calar. Gostei destes dias de um companheiro ter soltado o verbo, mas se for falar o que está na garganta, tenho certeza que dá censura. Enquanto tivermos a Rede Globo, e os veículos de comunicação enganando os miolos moles e altenticando nosas eleições, principalmente as do congresso, seremos os eternos manés assistindo estes canalhas detonando nosso país…

  7. carlos argus: eu já disse… os rafales virão quando forem considerados obsoletos, ou seja, daqui uns 30-40 anos…

  8. Durante o período 2001-2010 o Brasil foi o maior exportador de armas da Amérina Latina e o vigésimo segundo no mundo. Não são de encher os olhos, esses números – nas décadas de 70 e 80 o Brasil tinha uma posição melhor no ranking. Ainda assim, isso é um avanço em relação à década de 90. E isso sem contar que o real forte não tem impedido a conquista de novos mercados pelos armamentos brasileiros. Em 2010 o Brasil foi o décimo quarto exportador de armamentos no mundo – em 2009 fomos os vigésimo nono: ou seja, ao contrário do resto de nossa base manufatureira, a indústria militar brasileira está firme e forte.
    http://armstrade.sipri.org/armstrade/page/toplist.php
    http://armstrade.sipri.org/armstrade/html/export_toplist.php

  9. O Brasil exporta, mas não tem dinheiro para comprar material bélico para as FFAA da indústria nacional.
    O fato de fabricarmos, já me tranquiliza, pois em caso de necessidade não iríamos depender dos outros.

Comentários não permitidos.