Boom econômico atrai americanos em busca de ‘sonho brasileiro’

http://www.brazusa.com.br/imagens/logos/logo-brazusa-branco.jpg

Paula Adamo Idoeta

Da BBC Brasil em São Paulo

Em um momento em que a economia dos Estados Unidos ainda luta para voltar a crescer e que a taxa de desemprego é de quase 9% no país, mais cidadãos americanos têm enxergado oportunidades profissionais no Brasil.

Segundo o Ministério do Trabalho, 7.550 americanos obtiveram vistos de trabalho no Brasil em 2010, contra 5.590 permissões concedidas a cidadãos dos EUA no ano anterior.

O número é mais do dobro do total de vistos profissionais dados a americanos em 2006. E os Estados Unidos seguem sendo o país que mais envia trabalhadores legalizados para o Brasil.

“As oportunidades estão acontecendo aqui no Brasil, especialmente para pessoas de outras culturas”, opina a americana Marcela Lizarraga, que veio com o marido, o executivo José Lizarraga, para São Paulo, há um ano, para trabalhar no setor hoteleiro.

No Brasil, José acabou se transferindo para uma empresa fornecedora de tecnologia de aviação e deve ficar mais um ano e meio no país.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Americanos descobrem simpatia, preços altos e trânsito em SP

Salários

Dados da agência de recursos humanos Manpower citados em janeiro na revista Economist apontam que 64% dos empregadores brasileiros sentem dificuldades para preencher suas vagas em aberto.

A revista acrescentou que, enquanto o Brasil coloca no mercado cerca de 35 mil engenheiros por ano, a China forma 400 mil desses profissionais anualmente.

A falta de trabalhadores puxa os salários para cima: executivos em São Paulo já estão ganhando mais do que seus pares em Nova York, Cingapura ou Hong Kong.

“Os pacotes de remuneração das empresas brasileiras estão muito atraentes”, confirma Olavo Chiaradia, da consultoria Hay Group.

Nesse contexto, o professor da Escola de Economia da FGV-SP André Portela vê como positiva a vinda de mais estrangeiros para o Brasil.

“Os benefícios são maiores que eventuais desvantagens. É uma chance de trazer mão de obra que vai difundir conhecimento a curto prazo. É mais barato trazê-los do que esperar a formação dos trabalhadores brasileiros (em setores com escassez).”

Mas o professor adverte: “A longo prazo, enquanto ainda estamos crecendo, precisamos de investimentos em educação para atender nossa demanda por produtividade.”

Interesse crescente

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, prevista para o próximo fim de semana, também contribui para um clima de entusiasmo nas relações comercias entre os dois países.

Quatro empresas de recrutamento consultadas pela BBC Brasil confirmam o crescente interesse de americanos pelo mercado brasileiro.

“Não é um interesse exclusivo dos americanos, mas, como nossa relação comercial é grande, o número de cidadãos dos Estados Unidos (que vêm ao Brasil) é grande também”, diz Renato Gutierrez, da consultoria Mercer. “E há muitas empresas americanas adquirindo brasileiras, e vice-versa.”

“Sempre vimos um movimento de europeus (rumo ao) Brasil, mas não de americanos. Eles estão identificando oportunidades aqui”, afirma Jacques Sarfatti, da empresa de headhunting Russell Reynolds.

A situação brasileira se repete em outros países emergentes, que também estão recebendo maior mão de obra estrangeira.

Estudo de 2010 da Mercer aponta que, apesar da crise global, as transferências internacionais de profissionais tiveram aumento de 4%.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Chef americano concilia trabalho e amor ao trocar EUA pelo Brasil

Energia

O setor de energia é apontado como o mais procurado, por causa das descobertas do pré-sal e dos investimentos em combustíveis. Mas especialistas dizem que há interesse dos estrangeiros também pelas áreas de infraestrutura, mineração, siderurgia, varejo e mercado financeiro.

Na Welcome Expats, empresa de auxílio a expatriados com base em Macaé (RJ), a procura por seus serviços dobrou desde 2009, principalmente por causa do crescimento da indústria petroleira na cidade fluminense.

“E vai aumentar. Escuto empresas falando que vão trazer mais mil pessoas (do exterior)”, diz Mônica de Mello, sócia da Welcome Expats.

Segundo ela, 80% de seus clientes são americanos. Muitos têm experiência no setor de petróleo e gás e vieram para o Brasil após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, em abril passado.

A advogada Ziara Abud, especializada em vistos para estrangeiros, afirma que a maioria das solicitações é para vistos de dois anos ou de 90 dias a um ano (em geral, para técnicos que vêm para treinar mão de obra local).

Dificuldades

Mas, em meio às oportunidades, os profissionais estrangeiros também encontram empecilhos no Brasil.

Fernando Mantovani, diretor de operações da empresa de recrutamento Robert Half, diz que, à exceção dos mercados financeiro e de petróleo e gás, ainda existem restrições à contratação de americanos pela dificuldade deles com o idioma e a cultura de trabalho.

“Ainda vai demorar para nos acostumarmos com esse fluxo (migratório) inverso”, afirma Mantovani.

“Eles se surpreendem que poucos falam inglês aqui”, conta Marilena Britto, da empresa de auxílio a expatriados Settling-In. Outras dificuldades, segundo ela, são a burocracia para a obtenção de documentos, o alto custo de vida nos grandes centros brasileiros e as preocupações com segurança pessoal.

“Por outro lado, eles gostam do estilo de vida, da oferta cultural e da qualidade dos serviços médicos”, ressalta Britto. “Muitos ficam por pouco tempo, mas demonstram vontade de voltar ao Brasil.”

Para Sarfatti, da Russell Reynolds, “o estímulo aos americanos são as oportunidades imediatas, algo de curto prazo, para se realizar profissionalmente. Mas acho que está se abrindo um canal (de intercâmbio profissional) que pode virar duradouro.”

Fonte: BBC Brasil

19 Comentários

  1. Estrutura é a palavra chave. Com estrutura tem-se mais qualidade de vida e se produz mais. Que nossos politicos resolvam os problemas estruturais de nossas grandes cidades e criem mais vagas em nossas faculdades de forma que os brasileiros possam contribuir mais para o progresso do país.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  2. Excelente sacada a arte gráfica que encabeça a matéria… A fé de braços dados com a liberdade… Espero que essa combinação gere bons frutos…
    🙂

  3. “Eles se surpreendem que poucos falam inglês aqui”

    povo meio fora do mapa ,axa que ai e coreia e japao que tem o ingles como segundo lingua
    stupid nisso a Colonia nao cumpriu com o dever de casa kkkkkkk

  4. Robinson,

    corcordo plenamanente. vamos atingir um patamar de crescimento e ficar por ali, porque falta estruturas; viarias, ferrovias, aeroportos e portos adequados para escoar tudo sem gargalos. Depois da construcao das rodovias Intrestaduais nos EUA, ainda no final dos anos 50, o pais deslanchou e nao parou mais.
    Ainda estamos esperando por um lider brasileiro com visao. Por tudo errado na politica externa com Lula ele fez o pais sair do buraco psicologico “viralatiano”

  5. Estou até vendo,….. as versões americanizada do nelore,Jacson Alemida,…..etc.Rsrs…
    .
    Como eu sou um brasileiro radical,prefiro os nossos autênticos brazucas_Heheheh…..

  6. Tem males que vem para bem. Um exemplo é essa falta de infraestrutura do país, está tudo por fazer e terá que ser feito. Os gringos chegam aqui e enxergam uma série de oportunidades. Estradas, aeroportos, portos, ferrovias… Enfim, um país por fazer e que agora está acordando. O bom é que a geração atual de brasileiros se dará bem, pois, para os preparados e que tiverem na área certa, especialmente nas áreas de engenharia, meio ambiente e energia, é aposta certa. Quem está na faixa dos vinte não perca essa oportunidade e, tbém, estude linguas.

    Por falar nisso, o Brasil é mesmo a bola da vez, só nesses pouco mais de dois meses de 2011 já ingressaram US$30BI em nossa economia, mais do quê todo o ano de 2010, quando ingressaram US$ 2BI, isso mostra o grau de confiança no país. O ruim dessa notícia é que parte desse ingresso de capital é especulativo, dada a taxa elevada de juros, o que pressiona o câmbio para cima, valorizando ainda mais nossa moeda e prejudicando nossa balança comercial com o exterior. No mais estamos avançando…

  7. bom lucena, se só 50% desses ficarem pra constituir familia, teremos uma nova geração de brazuquinhas, po! ta bem, serão 50% brazucas e 50% americanos, mas os filhos desses serão 100% brazucas. além do mais somos naturalmente um pais de imigrantes. eu sou bisneto de espanhol, tenha alguma ascendencia holandesa, e uma longa linhagem portuguesa, que por sua vez, chegou a portugal vindo da Arábia há 1000 e poucos anos atrás… sem contar com uma pitada de sangue indígena… emfim, ninguém é 100% brazuca, e apesar de eu criticar muito os americanos, acho uma ótima oportunidade pro Brasil

  8. Se os políticos americanos fossem confiáveis e trouxessem a prosperidade para o povo brasileiro, eu não me importaria que eles assumissem o controle do nosso governo no lugar da “corja doméstica”… Até mesmo porque, sabemos que a nossa “corja doméstica” investe a maior parte da fortuna que nos roubam no exterior, inclusive no próprio EUA… Comprando mansões na califórnia, investindo em empresas, jóias, e enchendo os bolsos dos banqueiros americanos, suíços e outros paraísos fiscais… Enfim, não dá confiar em político nacional, nem importado, pois são todos “farinha do mesmo saco”… O fato é: SE FICAR O BICHO COME, E SE SAIR O BICHO MORDE!
    🙁

  9. Se for pra trabalhar são todos bem vindos. Eu mesmo me admiro com os bolivianos e chineses que eu vejo em São Paulo. É bem raro ver um que não seja trabalhador de verdade. Agora o que eu quero fora daqui são os que você vê o dia inteiro de papo pro ar sem fazer nada como alguns imigrantes africanos que ficam na São João ou os estrangeiros que vem ao país fazer turismo sexual. E não é racismo não. É que esse pessoal vive super bem vestido, estão sempre em grupo e pra mim boa coisa não estão fazendo…

  10. Que venham os americanos e japoneses, para o Brasil virar logo um país de primeiro mundo.
    Chega de político ladrão, safado e sem-vergonha.

  11. Será que eles terão aqui o mesmo tratamento que dão aos estrangeiros lá? Será que paulistas e fluminenses os irão tratar como tratam os nordestinos? Será que os brasileiros irão começar a tratar os gringos com ódio por estarem “roubando” nossos empregos? Será que será como será? Como é bom ver a ironia em ação! 😀

  12. Sejam bem vindos americanos. Se forem para somar que venham muitos e tragam seu know how e seu dinheiro.
    Pelo menos irá compensar um pouco os milhões de compatriotas que foram lá buscar o que não conseguiram aquí.

  13. Carlos Argus,

    Esses yankees são mesmo uns maldituduzamericanu!
    Veja você, estava eu num buteco bebendo uma caipirinha e cantando uma mulata e quando eu vi, o maldituduzamericanu yankee bebeu tudo e carregou a morena. É muita sacanagem, além de roubar o pré sal, o cara ainda dá uma dessa!
    Agora, desse negócio de ponta de lança que tu falou eu tô fora.

  14. Eu acho que a Policia Federal deveria facilitar pra eles poderem vir trabalhar no Brasil, assim como a imigração americana facilita para os brasileiros trabalharem lá. Tudo no maior clima de amizade e amor.

Comentários não permitidos.