Tropa de elite do Exército fará segurança de Obama no Rio

http://i2.ig.com/fw/e0/lw/o9/e0lwo996iyykw4xg0twwrrz7y.jpg

A Brigada de Infantaria Paraquedista, tropa de elite do Exército, será usada no Rio na segurança do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de acordo com informação do Comando Militar do Leste (CML), na tarde desta terça-feira. Como o iG mostrou em reportagem sobre a visita do presidente norte-americano ao país, haverá um megaesquema combinado de segurança, com a escolta do Serviço Secreto norte-americano e das polícias estaduais, e participação das Forças Armadas, sob a coordenação do Exército, por meio do CML.

Os paraquedistas são uma unidade operacional do Exército Brasileiro, formada essencialmente por soldados profissionais – não recrutas –, com experiência em situações de combate real. São considerados uma unidade de elite da Força, mais adestrados, e tem como marca a cor de seus coturnos, marrons, em oposição ao militar chamado “pé preto”. Por definição, os paraquedistas são treinados como uma das primeiras tropas a entrar em campo de combate, sendo frequentemente lançados atrás das linhas de frente inimiga. O mote da Brigada é “Missão dada, missão cumprida”.

Os PQDs, como são chamados, devem contar com veículos blindados sobre rodas, os Urutus.
Boa parte dos militares da brigada têm experiência no Haiti, com participação na Minustah (Missão de Paz para a Estabilização do Haiti). Eles estão desde novembro nos complexos do Alemão e da Penha, onde atuam como Força de Ocupação, enquanto a Polícia Militar do Rio não tem contingente necessário para uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

De acordo com resposta do CML a pedido de informações do iG feito na quarta-feira (9), “as Forças Armadas, cumprindo determinação da Exma. Senhora Presidenta da República, serão empregadas em ações de segurança, nos dias 19 e 20 de março, na região metropolitana do Rio de Janeiro, por ocasião da visita oficial do Presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama”.

Segundo o CML, as ações serão “emergenciais e temporárias” e contarão com a colaboração da Força Aérea e dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, além dos órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais.

Fonte: Último Segundo

16 Comentários

  1. Vai sonhando, os yanks nunca deixarao a segurança do sangue suga mor a cargo de militares desarmados da AS. Todo esquema de segurança será feito por pessoal americano com alguma participação brasileira.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  2. Será que a ONG Viva Rio vai tentar impedir que agentes norte-americanos portem suas armas de fogo dentro da cidade… Afinal os mesmos estarão dispostos à dispará-las contra qualquer louco que tente atacar a integridade física do seu presidente (Obama), mesmo que isto exponha à risco a vida de cidadãos brasileiros que formarão uma grande multidão em torno do nosso visitante ilustre… O que vcs acham?… Qual será a política aplicada pelos representantes da Viva Rio?!?… Eles irão protestar formalmente?… Eu, particularmente, duviiiiidoooo! hehehehe

  3. JAZZ DE CRIOULO DOIDO
    .
    .
    Assim como no Brasil tem aquela expressão “Samba de crioulo doido”, nos EUA tem um similar, onde as coisas são ditas e não são levadas à sério como se propõe:
    .
    “A dez dias da visita de Obama, Departamento de Estado desaconselha ida a favelas – prevista na agenda presidencial”-OGLOBO
    .
    .
    .

    “(…) O informe é do dia 5 de novembro de 2010, mas é o mais atual. Sob a rubrica “Alerta de viagem”, em que habitualmente adverte cidadãos americanos sobre os riscos que correm em determinados países, a chancelaria americana informa em seu site que “Brasília, outrora livre dos índices de criminalidade registrados em outras cidades brasileiras, agora tem significativos problemas de crime”, em especial no setor hoteleiro e nas áreas turísticas. (…) “

    ******
    .
    .
    .
    Fonte: http://www.defesanet.com.br/11_03/110309_05_glo_violencia_br.html
    .
    .
    Obama vai fazer a sua famosa oratória em uma comunidade que provavelmente está acostumada a esses tipos de coisa, principalmente em época de eleição.
    .
    Muitos dos moradores ficarão admirados não na eloqüência de Obama;más sim porque o povo de lá,(americanos) tem os mesmo políticos com os mesmo papo de Jacaré.Rsrs…
    .
    Me lembro,que um certo presidente americano,fez muito sucesso com sapatos;em si tratando de um país tropical, provavelmente será uma autêntica chinela voadora para História universal.Heheheh…..

  4. Jobim Presidente 2015 rsrs rsrs Tão querendo expulsar as Gambas e Mão Peladas do Galinheiro chando a Raposa para por ordem no puleiro rsrs rsrs

  5. Não sei como se faria a segurança contra morteiros.

    Provavelmente vidro à prova de bala.

    Os morteiros são classificados, de acordo com as suas características, em “ligeiros”, “médios” e “pesados”.

    * Morteiros ligeiros: peso inferior a 18 kg, calibre até 60 mm e alcance máximo de 1900 metros;
    * Morteiros médios: peso entre 18 kg e 70 kg, calibre entre 60 mm e 100 mm e alcance máximo de 6000 metros;
    * Morteiros pesados: peso superior a 70 kg, calibre superior a 100 mm e alcance máximo superior a 12000 metros.

    http://www.youtube.com/watch?v=uAhfBflIEkU&NR=1
    xxxx
    http://www.youtube.com/watch?v=tzwHCYfS6uc&feature=related

  6. Se não souber obedecer então não serve para comandar, Jobim respeita o país e a decisão de Dilma, aposto que ele queria mais investimentos para a defesa mas não deu, acho que ele seria sim um grande presidente. Abraços!

Comentários não permitidos.