Se a decisão do F-X2 demorar, FAB pode optar caças Dassault Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos

http://3.bp.blogspot.com/_DOqSTiSBP3U/S8Qpmu3qibI/AAAAAAAAAmQ/_21CO1lKjos/s1600/8.jpgPrevendo uma alternativa para o sucessivamente postergado programa F-X (seja o 1, o 2 ou quantos vierem) e já antecipando o substituto para a frota de 12 caças Dassault Mirage 2000C/B, cuja desativação pode ocorrer a partir de 2014 (momento em que se encerra o contrato de manutenção dessas aeronaves com a França), comenta-se que a Força Aérea Brasileira (FAB) estaria analisando a possibilidade de adquirir dos Emirados Árabes Unidos (EAU) alguns exemplares do jato de combate Mirage 2000-9, a mais moderna versão deste caça em serviço no mundo.
Segundo o que apurou a reportagem de ASAS, a FAB deve enviar para os EAU pelos menos dois militares para analisar o estado estrutural e de conservação dos mesmos. Aproximadamente 60 Mirage 2000-9 estão em serviço nos EAU, que são equipados com radares RDY-2 e uma série de aviônicos dedicados para as missões de ataque ao solo, como o designador laser Shehab e o sistema de navegação por infravermelho Nahar, que transmite para o head-up display (mostrador digital ao nível dos olhos) do piloto imagens em alta definição do terreno a sua frente.

Além disso, os Mirage 2000-9 são equipados com sistema de comunicação segura e datalink.
Os EAU pretendem substituir, a médio prazo, pelo menos parte dos Mirage 2000-9 em serviço por aeronaves ainda mais modernas, como o caso do Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale e Lockheed F-35. Até o momento, nenhuma decisão foi tomada, entretanto, alguns países já mostraram interesse em comprar esses aviões caso sejam desativados.

Com a desativação dos últimos Mirage IIIE/D da FAB, em 2005, o 1º Grupo de Defesa Aérea ficou sem nenhuma plataforma de combate para continuar com o cumprimento da sua missão. Naquela ocasião, para resolver temporariamente o problema, até que o vencedor do programa F-X fosse enfim anunciado, o Brasil adquiriu da França 12 Dassault Mirage 2000C/B usados, junto com um contrato de manutenção e treinamento especializados para os pilotos e mecânicos. Enquanto nenhuma decisão é tomada quanto ao F-X, a vida dos Mirage 2000C/B na FAB vai paulatinamente chegando ao fim.


http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/09/Mirage-2000-UAE-militaryphotosnet.jpg Dessa forma, os caças do EAU são uma boa opção para a FAB continuar com um vetor temporário de defesa aérea, uma vez que os seus militares já possuem boa familiaridade com os aviões da família deste caça.

Fonte:Revista Asas

21 Comentários

  1. Se as aeronaves estiverem como as da imagem mostrada é uma boa opção de caça tampão. Só existe um porém, mesmo que todos estejam em bom estado, mesmo que os Emirados Arabes Unidos quiserem vender este lote ou parte dele, mesmo que os militares queiram comprar estes caças, vai depender de uma decisão política, e enquanto a questão for política e não de segurança nacional, estão aeronaves podem até pousar aqui no Brasil, mas não para compor os esquadrões da FAB, talvez pousem para um exercício conjunto.
    Com o quadro político atual, as FFAA pode treinar nos nossos queridos dinos para inventarem estratégias de defesa contra o crescente número de aeronaves modernas que estão aparecendo.
    Saudações,
    Alves Pereira.

  2. Só para completar o comentário, que estes políticos, inúteis, corruptos e demagogos, permitam pelo menos que a falida EMBRAER forneça mais uns 200(duzentos) A-29 super tucano antes que toda corja de narcotraficante decretem no Brasil o que a ONU até agora não decretou na Líbia, RESTRIÇÃO DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL, e comecem a cobrar pedágio para as empresas civis continuarem operando.
    Saudações.

    Alves Pereira.

  3. COMO QUE EU FAÇO PARA TIRA ((esta cara verde )) FEIA DA QUI,,quero colocar outra foto aqui por favor amigos obrigado

  4. CARL94FN…Amigo pelo amor de Deus essa lista foi a maior armação pra não contrariar o patrão e fechar com RAFADOLARES,pelo amor de Deus amiguinho caças Franceses no momento são inviaveis a realidade Brasileira.

  5. 1maluquinho… eu me pergunto então se sendo a 7ª economia do mundo e com uma força de produção (seja baseada ainda que no agronegócio) que é sim invejável para padrões europeus… Se ainda assim não podemos ter um caça como o Rafale então como é que teremos um caça de 5ª geração???

    Ou será que é armação também que um caça de quinta geração é mais caro que o Rafale? Se a proposta do Rafale com tudo o que ela oferece é invável ao país então o país é invável de ter qualquer proposta de defesa seja lá qual for meu caro.
    Se essa proposta é invável então fechemos a FAB e terceirezemos o serviço.

  6. Serio Maluquinho1 acho que o Brasil poderia muito bem te F-15 ou Su-35 sem problemas, basta vê o exemplo da Coréia do Sul e de Israel países com a economia bem menor que a nossa operando o F-15 que é bem mais caro que o Rafale… Aqui no Brasil é só falta de decência e vergonha na cara desses políticos miseráveis… aqui tem tanta grana que o Maluf sozinho pegou mais (suspeita-se) 10 bilhões de reais do país fora outros canalhas…
    Pra você vê, para a defesa de nossa pátria dizem que não tem dinheiro, mas para aumentar seus salários sempre tem sobrando… é pura safadeza desse bandidos

  7. TEM DINHEIRO SIM!!!… É que se for pra projetos militares fica mais difícil de fazer os conchavos comissionados (pois 2 bicudos não se beijam… hehehe)… Então é melhor destinar para a saúde e fraudar as licitações em equipamentos e medicamentos… É melhor investir em infraestrutura e superfaturar os contratos com empreiteiras de fachada… É melhor investir na educação pública e desviar o dinheiro da merenda escolar para nossas crianças e etc., etc…. NÃO TEM DINHEIRO PORQUÊ A CORJA DE DEGENERADOS BARRIGUDINHOS, COME TUDO… SÓ RESERVAM ALGUM $$$$$$ PRA CALAR A BOCA DE ALGUNS “CAPAS PRETAS” QUE DO ALTO DOS SEUS TRONOS, TRATAM A QUESTÃO DA JUSTIÇA COMO UM MERO JOGO DE VAIDADES, OU DE INTERESSES ESCUSOS… É CORJA TAMBÉM!…. Aaffff, agora me sinto bem melhor… hehehe

  8. Não tem como levar a sério esses políticos mesmo. Tudo bobo da corte! … Põe os japoneses nesta terra abençoada que com certeza farão melhor uso. Tão lá pra fazer política, jogo de poder, apenas isto. O povo ta pra se lascar mesmo. Brasil? heheh, e daí! O que vale é o quanto se pode dar em troca e pronto.

  9. Luis e Carl…Entendo seus argumentos mas a questão não é em si o preço unidade mas o montante no caso Mirage gasto no tempo de uso.Valeria a pena?Penso que não.Muitas vezes nos esquecemos que ficamos atrelados a serviços dos fabricantes e no caso de aeronves Francesas são exorbitantes.Nós estamos euforicos pela setima colocação de nossa economia mas infelizmente isso não se traduz em sofisticação,tecnologia e sim em extrativismo e consumismo.Temos capacidade de fazermos um vetor 5G hoje utilizando peças importadas e peças nacionais.A meu ver tudo aqui que prometem é somente engodo para roubarem e tão nem ai pro Brasil.Não são somente politicos que se dão bem mas tambem muitos empresarios e industriais.É mais rentavel e mais facil de manipular e manter no controle da forma como levam entretendo o povo com paliativos e promessas e mantendo o pais na verdade em uma era colonial.Voces não percebem?O que voces acham que é CONTENÇÃO DE MANUTENÇÃO OPERATIVA e tambem de saberem que a Petrobras não esta com essa bola toda que nos fazem pensar.Sabe nosso povo tem anseios de ver o Brasil melhor,mas de que forma com esse sistema e as FORÇAS OCULTAS?Sei que com vetores Americanos estamos mais familiarizados.Sei que tentamos fazer o mesmo com os Mirage III como fizemos com os F5 e porque não vingou?Não é viavel.Calcule hora voo,manutenção,reposição e serviçose serviços do fabricante e veja se no tempo da estimativa em serviço valera a pena.Lhes garanto que a FAB gostaria muito mais de receber vetores Americanos usados do que Mirages….JONNAS não precisa ser os Japoneses.Se os Argentinos habitassem no Brasil não darião o mole que nós damos.

  10. Para não precisar a data correta.A alguns anos atraz conheci de forma inusitada um oficial de comando de controle que me confidenciou que teriamos 36 F16 baseados no RJ e me afirmava com certesa pois os liberava para voo e que talves teriamos outros em outras bases e que os mesmos haviam sido adiquiridos no governo FHC.Çembro-me quando da quebra de patentes de medicamentos um chanceler Americano na ONU reclamava “VOCES DEVERIAM INVESTIR MAIS EM PESQUISAS AO INVEZ DE FICAREM COMPRANDO ARMAS” e nessa epoca comprou-se muito armamento sem se fazer alarde.Não posso comprovar o que ouvi da fonte mas o mesmo não era louco e nem um joão ninguem e sim um oficial de comando de controle.Uma coisa tenho certesa,pais nenhum revela a ninguem sua real capacidade,so os tolos fazem isso,para se exibirem ou afrontarem desafetos.Sempre neste pais com contigenciamentos,falta de interesse e descaso publico,embargos e ameaças de retaliações,sempre muito se fez e sempre o impossivel se fara.Não pensem que não temos surpresas e segredos pois eles sempre existiram,assim como locais e hangares restritissimos tambem.Não sei precisar,não é da minha epoca,houve um incendio na Globo do RJ e não sei se foi antes ou depois,mas quem puder busque arquivos e verão logo nos primordios do programa fantastico uma chamada do programa informando que a equipe de reportagem havia avistado algo que se assemelhava a uma piramide em meio a selva Amazonica.Noticiou-se apenas uma unica vez e não se falou mais nisso.

  11. Já que o Tio Obama tá tão bonzinho, devia mandar de grátis rs uns 36 F16 Block 60+ até a entrega total dos 120 F/A 18 E/F SH.

    Ae, os 48 da Esquadra tbem viriam na faixa.

  12. Maluquinho1 no caso dos F-5 acredito que a FAB deu preferência devido ao maior número.
    Me lembro que uma vez eu tava de olho em uma loirinha meio feia de rosto, mas com um corpão, resumindo bastante acabei conhecendo seu pai que era um mecânico da FAB em plena modernização para o padrão F-5M ele me disse aquilo é um lixo caindo aos pedaços, fiquei meio atônico com aquilo e ele me repetiu umas 3 vezes, e me falou mais, que dava vergonha mexer no F-5. Me dizia que queria vê F-15 na FAB e coisa e tal, mesmo eu achando ele um idiota guardei esses palavras comigo afinal ele era simplesmente um mecânico da FAB… ou seja “tamos” lascados porque se nem F-5 temos como manter então a coisa ta feia mesmo. Mais que um caça novo devemos mudar a mentalidade, porque se uma coisinha de nada como o F-5 deixamos ficar em estado de sucata imagina um NG, SH ou Rafale vira tudo sucata em menos de 10 anos.

  13. CARL94FN…Sinceramente não me preocupo em relação a isso pois sei que basta que mude não somente o descaso publico mas tambem a mentalidade do povo em geral que foi doutrinado por decadas a so pensar em folhinhas verdes e a achar que aqui é um paraiso e que não temos inimigos e nem ameaças eminentes,mas se esquecem de lembrar que ate no paraiso tem serpentes.Dinheiro não falta e tem tanto que roubam,roubam e roubam e o pais continua crescendo.Ando meio apreensivo com a visita da Dilma a China não que eu seja contra os Chineses mas a Madame boa de conta pode se deixar seduzir por vetores Chineses…Jobim e Saito estavam nas comemorações da revolução Chinesa e ficaram impressionadissimos com o desfile de ordas de JSs.O MD Chines aqui no 7 de Setembro em uma visita meio estranha pois não conheço nenhuma agenda nesse sentido e passando sorrateiramente pela Colombia antes para disfarçar…Eu ainda acredito que teremos SUs ou Gripen NG.Acho muito dificil que tenhamos Rafale e muito dificil que tenhamos F18 e um pacotãozão recheado de sobras de estoques…Tenham a certesa que alguma coisa teremos pois alem do vencimento dos vetores atuais,temos importantes eventos e a segurança do pré-sal e da Amazonia.

Comentários não permitidos.