Exploração de petróleo reaviva indústria naval no Brasil

http://blstb.msn.com/i/F9/CCAA33E5C4C0DDC3127799B584B.jpg

Paulo Cabral

Enviado da BBC ao Rio de Janeiro

A descoberta das reservas de petróleo do pré-sal em 2007 fez com que o governo Lula apostasse no renascimento da indústria naval com base em lucros futuros da exploração e produção do produto e forte investimento estatal no presente.

Hoje o setor emprega 56 mil pessoas; há dez anos, empregava duas mil.

Projetos ligados ao petróleo como a construção da plataforma P-56 são os que oferecem mais oportunidades. A Transpetro, a subsidiária de transportes da Petrobras, já encomendou 41 navios aos estaleiros brasileiros.

Em Angra dos Reis, sul fluminense, funciona um dos 37 estaleiros atualmente operando no Brasil. A maioria reabriu nos últimos anos depois de décadas de decadência.

Fonte: BBC Brasil

20 Comentários

  1. E isso tudo graças a estupidez do analfabeto do Lula que no sentido contrario as regras da boa economia jogou a planilha de custo no lixo quando lhe disseram que seria mais barato compra lá fora.
    Muito ainda se tem por fazer para tornar o parque industrial naval competitivo.
    Abs

  2. Ótimo , é + empregos e melhoria de mão de obra,e crescimento das massa critica no ramo,o q significa q podemos construir tbm + navios de guerra…Qtos serão construidos ?Sds.

  3. Lula foi o 1º presidente oriundo das classes operarias verdadeiro brasileiro que trouxe a auto estima outrora perdida !! me lembro de uma frase dita pelo Lula e que sempre repito!
    ”QUEM APOSTAR CONTRA O BRASIL VAI PERDER!”

  4. Os efeitos de Lula são: emprego, inflação baixa, controle etc…
    Os efeitos de Dilma serão: desemprego, inflação em alta, descontrole etc…
    O pior é que eu tenho culpa Nisso, joguei meu voto no lixo e votei nela. Não duvido nada que um dia ela possa estragar com tudo isso. Alguem pode me dizer algo de bom que ela fez até agora? não vejo nada de bom.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  5. Disse tudo camarada carlos argus , o problema é o seguinte, preferimos comprar ” Projetos de Navios Militars ” lá fora, do que desenvouve-lós aqui no país.
    Temos capacidade e ” mentes ” para isso , bastando apenas coragem política e ousadia da alta cupula da Marinha do Brasil ( Leia-se , almirantado.). Partiriamos de um projeto já existente ( Evolução de projeto ) , e deixariamos para comprar do exterior só os sitemas que não dominamos ou seja, sistemas de armas , eletrônica embarcada , guerra eletrônica etc..
    Cansei de postar isso em varias comunidades , mas como sempre digo , eles preferem esquecer o que aprenderam e começar tudo do zero, quando essas embarcações se tornarem obsoletas , vão nos vender outro projeto ” novo ” , evoluido do projeto que compraremos agora .

  6. Bom, eu não tenho o costume de me manifestar contra ou à favor de um ou outro governo… E quem já leu alguns dos meus comentários devem ter percebido o que penso de políticos e governos como um todo… E, principalmente, a minha posição sobre o nosso sistema político/eleitoral… Do qual, definitivamente, me recuso à participar e/ou contribuir para a perpetuação desta FRAUDE DEMOCRÁTICA… No entanto, confesso que, fico um tanto satisfeito quando são eleitos personagens para ocupar a presidência do governo que não carreguem o perfil tradicional dos nefastos políticos de carreira… E, neste aspecto, tanto personagens do tipo do ex-metalúrgico/ex-sindicalista Lula, quanto a administradora/ex-guerrilheira Dilma, se encaixam as minhas expectativas de mudanças positivas… Já que dos nefastos políticos de carreira, eu não espero mais nada além dos “vícios persistentes”… Aliás, não tenho o costume de atribuir tudo que acontece de ruim em nosso país somente à figura presidencial… Já que os “abutres” são muitos para que se aponte um único culpado… E, que justiça seja feita… O Lula, com seus erros e acertos, fez história, e foi um divisor de águas no modo de fazer política no Brasil… E no seu período de 8 anos de mandato, o Brasil cresceu/melhorou em várias áreas… E isto é fato… E contra fatos não há argumentos… Quanto à corja do PT… Esta não difere muito da corja do PSDB, do PTB, do PDT, ou do “FDP da PQP” que seja… hehehehehe

  7. Foxtrot, Carlos Argus, Robison e outros tantos.

    As vezes penso que não moro no mesmo país que vocês, temos “capacidade e ” mentes ” para isso “, porém elas não são formadas em eng. naval, nem são especialistas em sistemas embarcados, provavelmente elas largaram os estudos antes de completar o ensino médio e devem trabalhar na linha de produção de alguma fábrica ou então viver de bolsa-família. Os problemas do governo FHC eram a educação básica, o sistema de Saúde, A falta de mão de obra qualificada. Os problemas que vi nos 8 anos do governo Lula foram, hã…, deixa eu pensar, Educação básica, Sistema de Saúde, falta de mão de obra qualidicada…

  8. Leandro, esses problemas o Brasil traz desde que foi descoberto….solução rápida não tem e acho que nunca vamos dizer:
    a educação ta boa, a saude também etc….

    Eternos reclamantes…

    O importante é amanhã estar melhor que hoje…

  9. Pessoal, a Dilma está no poder há menos de três meses e o Obama já está batendo aqui. Entenderam o tamanho da responsa?
    Agora, essa frase do Lula é realmente impagável. Acho que só perde para “nunca antef na hiftória defte paíf”… Hehehe

  10. Quando me lembro que tinha que racionar energia ou levaria multa ,quem tinha um chuveiro e uma geladeira tinha que desligar um dos dois ou levaria multa nos tempos do Fernando Henrique riquinho .Lamento que a gente que diz que era bom !Qual o pais que cresce sem energia !Uma infra estrutura lixo como a nossa antiga ,e agora vejam o vídeo a cima !Idro elétricas =ENERGIA =PRODUÇÃO =A EMPREGOS.Este é nosso Brasil agora.Vejam o tamanho do Japão e quantas usinas nucleares eles precisão para manter sua produção e sua posição de terceira economia do mundo.Abraços .

  11. Os críticos reclamam pois é o papel deles, o fato é que a industria naval esta bombando e ninguem espera que todas essas indústrias se firmem no mercado, algumas não irão conseguir mas a maioria vai.assim faremos uma indústria naval forte, pois com esse insentivo elas logo poderão caminhar com as próprias pernas, é claro que seus administradores ja estão de olho no futuro e pensando no mercado externo.

  12. Se as pessoas fizessem mais sexo e se socializacem mais talvez elas nao veriam as coisas através de uma ótica tao pessimista e negativa. Essas reclamações à presidência e esses comentários indignados diante de uma boa constatação(renascimento da industria naval brasileira), analisando únicamente os lados negativos da notícia, deixa claro a indignação individual e a infelicidade das pessoas que as fizeram.

  13. Graças ao presidente Lula, a Transpetro (Petrobras) deixou de comprar fora…

    Apesar de sair um pouco mais caros, os navios geram EMPREGOS aqui, além de impostos…

    Essa história de que empresas estatal (mista) tem que ser competitiva com as privadas é papo de tubarão especulador e lobista das transnacionais!!!

    Aqui em Pernambuco o Estaleiro Atlântico Sul emprega mais de 20 mil pessoas diratamente… 80 brasucas “dekasseguis” vieram parar aqui. Mão-de-obra altamente especializada e que estava ociosa Lá “no país das maravilhas”.

  14. Gustavo G, você fez uma excelente análise.kkkk
    Muitos críticos, (Não digo todos),são na verdade pessoas revoltadas, talvez por suas fraquezas ou fracassos…

  15. Realmente camarda Leandro Mendes , acho que não vive no mesmo país que nos , ou então não esta bem informado. Acreditando na segunda opção vou lhe apresentar alguns dados.
    1- Já ouviu falar no extinto ( acredito eu ) Escritório ou secretária ( não me lembro bem) de projetos navai ? ligada a Marinha do Brasil .
    Pois é, lá foram projetadas e constridas as corvetas classe Inhaúma e a Barroso. Também esta nos arquivos desse órgão as plantas da classe Niteroí.
    2- Já ouviu falar dos concursos da MB para engenheiros navais ? da escola e colégio naval ? que forma entre outras especialidades engenheiros navais.
    3- já ouviu falar no Labocean ? localizado na COOP UFRJ que diga-se de passagem , é uma das melhores instituições de engenharia do Brasil, que por sinal , lá também se forma engenheiros navais.
    Por ultimo , realmente numa parte vc tem razão , aqui não dominamos a desenvolvimento e fabricação de sistemas tipo, Guerra Eletrônica , sistemas de armas, mas aqui temos capacidade e ” mentes ” para se projetar e construir um casco de navio de guerra , que como costumo comparar , é igual á um chassis.
    Por isso mesmo , que falei para deixarmos para comprar do exterior sistemas que não dominamos.
    Por ultimo , temos exelentes faculdades aqui no país , com exelentes profissionais , basta fazer a interligação triet ( faculdade , empresa , governo.), mas ai fica a questão , será que nossos governantes querem realmente um país independente técnologicamente ? será que nossos almirantes vão investir em algo produzido e projetado nacionalmente , se tem dinheiro para comprar algo de fora ?

  16. Ai se esse Pré-sal nao vingar………

    E às viuvas do LuLLadrão, lemnbrem-se: as pesquisas referentes aos poços, hoje chamados de Pré-Sal começaram no governo FHC.

Comentários não permitidos.