Vale a pena ver: Entrevista com o Embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon

http://3.bp.blogspot.com/_YILnYHWBWfU/TSrrTFbiYLI/AAAAAAAANuY/oeBKvzi_I2Q/s1600/THOMAS%2BSHANON.jpg

Acabo de assistir ao programa “É Notícia” da Rede TV na qual o Jornalista Kennedy Alencar entrevistou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil  Thomas Shannon.

A entrevista muito descontraida e bastante informativa, foi muito bem conduzida tanto pelo entrevistador quanto pelo entrevistado. Nela foram tocados pontos polêmicos e questões sempre abordadas aqui no Plano Brasil.

Demonstrando-se muito a vontade e com uma desenvoltura ímpar, o embaixador responde as questões mais polêmicas com uma sutileza e tranquilidade admirável.

Vale a pena assistir ao vídeo, pois Shannon responde a muitas questões levantadas pelos leitores dando-nos uma visão bem distinta da apresentada pela mídia em geral, com tranquilidade aborda inclusive assuntos bem polêmicos, como a questão do Irã, a posição do Brasil no conselho de segurança da ONU e a posição dos EUA quanto a isso.

Fala também a sua visão quanto ao fenômeno “Wikileaks”, o Papel dos EUA na nova “Revolução Árabe”, bem como o que aguarda ser a nova aliança traçada entre Brasil e os Estados Unidos.

Trata-se de uma ótima entrevista e portanto sugiro aos nossos leitores.

Vale a apena ver.

E.M.Pinto


Segundo o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, a visita de Barack Obama no próximo final de semana é sinal de “respeito”ao Brasil.

Afirma que os EUA têm interesse numa parceria com o Brasil para investir na África. Diz que os americanos respeitam o desejo brasileiro de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

“Nós reconhecemos o papel do Brasil não como um poder emergente, mas como um poder já emergido.” Shannon acredita que, no prazo de cinco a dez anos, será possível eliminar a exigência de visto para brasileiros que queiram visitar o seu país. Fã de bossa nova, ele fala das ligações com a cultura brasileira.

Fonte: Rede TV

17 Comentários

  1. Nos EUA os 3 Poderes da República funcionam independentemente. Eles seguem princípios.
    Pessoal, um dia chegaremos lá, se Deus quiser.
    Politicamente estamos ainda em transição, pois para mim, os 3 Poderes da República no Brasil são um só, fruto do radicalismo populista e Sistema Político inadequado para a nossa realidade.
    A Presidenta Dilma está me surpreendendo positicamente, até o momento.
    Vamos torcer para que o nosso país tenha a mentalidade democrática dos americanos, mas com os políticos que nós temos, acho muito difícil isso ocorrer a médio prazo. Vamos mudar só daqui a 20 anos, e se tivermos sorte.

  2. O Entrevistador é muito prolixo as vezes, irritando até o entrevistado. Mas no geral, as perguntas foram boas e ousadas, e as respostas foram as já esperadas.

    As linhas mestras da politica americana com certeza passam ao largo do conhecimento dos seus embaixadores. Como o wikileaks mostrou, os embaixadores são meros mensageiros, “meninos-de-recado” da politica exterior americana quando ela já está decidida.

  3. Se uma mentira for repetida milhares de x ela passa a ser aceitar como uma verdade . A despeito da desenvoltura do mesmo, ele ensaiou e mt , e se siu bem ,ainda assim representa um governo ñ confiavel.Espero ñ lamentar o meu voto na dilma , como estou arrependido pelo voto no cabral. Sds.

  4. Shannon seu imbecil, não queremos ouvir somente “respeita o interesse pelo assento no CS”, quero ouvir COMPROMISSO como o que Obama fez com a Índia. Prático e objetivo.

  5. Acho importantíssimo o Brasil integrar o CS da ONU, poderíamos dar uma demonstração de nossa força propondo ao Obama que o bloqueio aéreo seja feito pela FAB na Líbia, uma vez que os EUA estão em decadência, já imaginou? nossos F5 abatendo os caças libios e protegendo os rebeldes, nosso Nae São Paulo e seus modernos caças poderiam estacionar no litoral Líbio e dar apoio protegidos por nossa frota com seus subs Tamoio e outros com nome de indio. Coitado do Kadafi , ia morrer de medo e se entregar rapidamente.

  6. Cada um fez a sua parte, mas acho que essa entrevista estava pré-combinada, pois não falaram nada sobre as FARC.
    Os americanos querem que o nosso país combata os guerrilheiros colombianos com eles.
    O embaixador americano foi muito amável com o Brasil e não quis criar polêmica. O entrevistador procurou tirar o máximo de informações, o que está correto.
    Foi bom para ambos os países.
    Pessoal, o Governo FHC e Lula foram de extrema direita, até mais que os EUA. Quem foi de Centro-esquerda ? Os Generais Presidentes de 64. A China gostou tanto do Regime Militar Brasileiro (RMB), que no início de sua abertura política e econômica, nos plagiou.
    Os chineses não são idiotas como nós, que gosta de apoiar banqueiros, especuladores financeiros e importadores, em vez da Empresa Nacional.
    Os americanos são capitalistas para os pobres e socialistas com os ricos. O Obama já pensa em distribuir alguma renda para os mais pobres, mas a reação está forte por parte dos políticos plutocratas.
    Dilma vai ter que sair da extrema direita lulista, e migrar para o centro, antes que a classe média brasileira vire a mesa. Os impostos no Brasil nunca estiveram tão estratosféricos, leoninos e injustos. Metade do que se ganha, vai para as taxas, tarifas, impostos, IPVA, IPTU, multas, etc. A classe média não está aguentando, e já está endividada.
    O Governo não cobra impostos dos taxistas e donos de Vans, que ganham entre R$ 5.000,00 a R$ 12.000,00 / mês. Esses caras nem declaram IR. Por outro lado, os militares de FP descontam impostos na boca do caixa.
    A inversão de valores no Brasil é total.

  7. entendi errado ou aos 2:20 minutos da ultima parte ele diz “ditatura secular como a do barack obama”?

    desculpem, mas se não sei se entendi direito, me parece que chamou o Obama de ditador?

  8. Os yanks estao fazendo um lob muito grande para firmar parcerias com o Brasil. Acho louvavel comercialmente, explorarmos o intercambio entre as duas nações, mas unicamente isso, já que temos histórico bem robusto que essa nação não é de confiança – “negócio nogócio, confiança a parte”.
    Chamo a atenção para um possível contrato, onde os yanks queiram amarrar e deixar de forma dependente o Brasil aos EUA. Temos que ter muito cuidado para não podarmos nossas proprias pernas, como tudo que já foi oferecido ao Brasil. Só para lembrar, os EUA queriam que assinassemos um contrato onde eles usariam nossa base de lançamento de foguetes na Barreira do Inferno só que ficaria de exclusividade dele, sendo proibido a entrada de brasileiros no local e ainda garantia a vistoria em todas as bases brasileira pelos americanos sem aviso, portanto, um país que faz uma proposta dessas é de se ter muito cuidado com que se assina. CUIDADO DILMA COM A LISONJA!!!!
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  9. A Diplomacia amaricana é muito fraca, até porque o poder econômico e militar são gigantescos… Daí a falta de preparo dos mesmos, enquanto os nosso diplomatas passam anos estudando, lá são apenas alguns meses. Podem ler o que a antiga embaixadora americana falou sobre nosso corpo diplomático.

  10. KKKK O entrevistador confundiu Mubarak com Barac Obama… “Trocar uma ditadura secular de um Barac Obama por uma religiosa”

  11. Interessante como o embaixador trata o Wikileaks, no caso dos EUA,liberdade de imprensa nos olhos dos outros é refresco!
    no caso de Guantanamo é ”engraçado” ele querer justificar um campo de concentração dizendo que a Cruz Vermelha foi lá e ta tudo bonitinho!

  12. Gosto muito do OBAMA. Só acho que ele deveria ser mais durão com Hugo Chávez, Evo Morales, Cardoso, FARC, Coréia do Norte, Irã, Líbia, Cuba (Família Castro), e com as Ditaduras e Reinados do OM. O Brasil também está precisando colocar os seus políticos corruptos na cadeia. Cadê a ONU para pressionar o Brasil ?
    Uma nota para o OBAMA: 6. Se fosse durão, nota 9.
    Nota para o Governo Lula: Zero. Nota para o Governo Dilma: 8 (por enquanto).

  13. O Brasil é uma país amaldiçoado, pois não puniu os seus políticos corruptos.
    Eu sou um místico.
    Nós vamos passar a sofrer.

Comentários não permitidos.