Arábia Saudita envia tropas ao Bahrein

http://www.estadao.com.br/fotos/bahrein_ficha.gif

Sugestão: Helvético

MANAMA – A Arábia Saudita enviou cerca de mil militares para o Bahrein nesta segunda-feira, 14. O efetivo está a serviço do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), bloco de países da região formado também por Kwait, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos, e foi enviado a pedido da monarquia sunita que controla o pequeno país de maioria xiita, abalado pela recente onda de protestos no mundo árabe. As tropas do CCG chegaram a Manamá no final da manhã.

Veja também:
especialInfográfico:
A revolta que abalou o Oriente Médio
mais imagens Galeria de fotos: Veja imagens dos protestos na região

A oposição xiita bareinita qualificou a intervenção como ‘declaração de guerra’. Mais cedo, o Parlamento bloqueou uma tentativa do governo de declarar estado de sítio no país.

“Qualquer intervenção militar estrangeira será considerada uma ocupação e um ato de guerra”, disse um porta-voz do movimento à AFP.

De acordo com Nabeel al-Hamer, ex-ministro da Informação e conselheiro do rei Hamad al-Khalifa, as tropas sauditas já estão na ilha.

“As tropas do Conselho de Cooperação do Golfo chegaram ao Bahrein para manter a ordem e a segurança”, disse.

Segundo reportagem do jornal Gulf Daily News, ligado ao primeiro-ministro bareinita, as tropas devem apenas proteger locais estratégicos. ” A missão (das tropas) será limitada a proteger pontos vitais, como instalações de combustível, eletricidade e água, e serviços bancários e financeiros”, diz o texto.

Os protestos da minoria xiita do Bahrein voltaram a ganhar força no final de semana após a oposição bloquear estradas e voltar a enfrentar a polícia no domingo. No mês passado, ao menos sete pessoas morreram em confronto com as forças de segurança.

Os manifestantes xiitas chegaram a ocupar a Praça das Pérolas, no centro de Manama, para exigir igualdade de direitos e o fim da monarquia. Eles formam cerca de 70% da população do reino, governada pela monarquia sunita ligada à Arábia Saudita. O Bahrein tem uma posição estratégica no Golfo Pérsico e sedia a 5ª frota da Marinha americana.

Fonte: Estadão

8 Comentários

  1. A PRÓXIMA BOLA SERÁ A ARÁBIA SAUDITA .
    .
    .
    Aqueles que apoiam uma intervenção na Líbia contra o Kadaf para proteger os líbios,o que disser a isso?
    .
    Vão aproveitar essa catástrofe no Japão e um guerra na Líbia para que a imprensa PIG internacional se foquem nesses eventos.
    .
    Na surdina,farão uma faxina “democrática” no resto do Oriente Médio.

  2. A culps de todas essas animozidades é da Europa que apos a primera guerra extiguiu e criou paises alocando em mesmos territorios sunitas,xiitas e outras etinias com rivalidades e odios seculares.

  3. O reizeco está fazendo td p evitar o contagio, e os países ocidentais só torcendo por ele. q ele amenize as duras leis do país e conceda + direitos humanos aos seus súditos. Sds.

  4. Caro Lucena os sauditas irão cortar o mal pela raiz, dinheiros é que não lhes falta.
    Gadafi pode se manter no poder ou ter saida negociada (sair pela porta da frente).
    Afora algumas decisões de alguns poderosos americanos (ação individual) de esta enviando armas ao revoltosos libios como fizeram com Afganistão antes da intervenção de EUA.
    VEja a postura europeia:
    ROMA, 11 MAR (ANSA) – A proposta de bombardeios em determinadas regiões na Líbia ficou de fora da discussão de hoje do Conselho Europeu, e a proposta de uma zona de exclusão aérea sobre o país defendida ontem pelo Parlamento Europeu, não foi citada no documento da reunião, segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

  5. O que eu disse a mais ou menos 5 dias atras está confirmando. Líbia era o laboratório da Arábia Saudita. Se descer o bambu no povo é o que funcionaria, então não permitiriam o rumo da Tunísia e Egito. Cadê Sarkozy, Obama e o mafioso Berlusconi que tanto gritou contra a Líbia??? Sempre assim, dois pesos e duas medidas..

  6. O fornecimento do petróleo falou mais alto.
    Essa é a verdade verdadeira.
    O Egito agora vai ficar marginalizado, perante os Reis e Ditadores do OM.

  7. Essa é a mais pura lição de hipocrisia das nações do norte,com a Líbia gritaram e espernearam(com justa razão)mas com a Arábia Saudita e com o Bahrein mantem silêncio.
    Só digo uma coisa: Se o mundo Árabe sobreviver a esta pressão Europa,Eua e Israel que se cuidem.
    Não tenho dúvidas que este golpe “branco” vem da mente deles.
    http://port.pravda.ru/mundo/07-03-2011/31350-otan_libia-0/

Comentários não permitidos.