Categories
História

Os 80 anos do homem que mudou o mundo

Mikhail Gorbachev

Passou quase despercebido pela grande mídia  o aniversário do homem que mudou a história recente do mundo.  Mikhail Gorbachev,  o homem da Perestroika e da Glasnost,  que foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética de março de 1985 a agosto de 1991, completou 80 anos no último dia 2 de março.

Gorbachev foi o último líder da extinta URSS e talvez não imaginasse que suas propostas tivessem um alcance tão grande que levariam ao fim do socialismo e à destruição do Estado soviético.

Em 1985,  foi dele a iniciativa de convencer o Comitê Central do PC de que alguma precisava ser feita para restaurar a economia soviética, estagnada durante os anos do governo de Leonid Brejnev.  Nascia assim a “Perestroika”, que quer dizer reconstrução.

Mas logo logo Gorbachev descobriu que a reconstrução da economia não seria possível sem a implementação de profundas reformas políticas e sociais que colocariam em risco o próprio regime comunista, àquela altura dominado por velhos dirigentes de conceitos superados e que resistiam a qualquer mudança.

Gorbachev superou esse pessoal da velha guarda do PC e, à medida que suas reformas iam sendo implantadas, a cara da União Soviética ia mudando diante do mundo. Surgia assim a “Glasnost”, que significa abertura, no sentido de transparência da livre discussão dos problemas sociais.

Faltava, entretanto, à União Soviética mostrar-se ao mundo através de uma nova diplomacia,  aberta ao diálogo com todos os países, mesmo com os que praticavam um tipo de capitalismo selvagem e contrário aos ideais solicalistas.

Mas essa era uma missão impossível para o velho ministro das relações exteriores, Andrei Gromiko,  um dos líderes do pensamento conservador, que estava no cargo há 28 anos..  Gorbachev defenestrou-o e colocou em seu lugar Eduard Shevardnadze, com menos experiência mas com pensamentos mais modernos. Os dois dividiram então a responsabiidade de reconstruir o país interna e externamente, mesmo contra a vontade do poderoso complexo militar-industrial do Estado.

Nem todas as reformas de Gorbachev foram bem sucedidas, mas é certo que a conquista de novos direitos pelos cidadãos e o relaxamento da censura na Rússia levaram à dissolução da União Soviética, com as repúblicas declarando-se indepedentes do controle de Moscou, algumas de forma pacífica, outras nem tanto.

Apesar de sua importância na história recente da humanidade, Mikhail Gorbachev não é visto com bons olhos dentro da Rússia. Uma pesquisa realizada em dezembro último revelou que apenas 14% dos russos têm uma visão positiva dele. O resto o vêem de forma negativa ou simplesmente não têm opinião formada sobre ele.  Para muita gente, ele entregou de graça o império que era um dos mais poderosos do mundo.  Tudo ainda é muito recente, em termos de história,  para se fazer um julgamento preciso do papel que Gorbachev representou na geopolítica do mundo.

O ex-dirigente soviético faz parte hoje do exclusivo círculo de bem remunerados palestrantes. Numa entrevista em 2009, deixou escapar uma declaração que pode ser interpretada como saudosismo ou ressentimento… ou ambos:

“Sabe como é, eu ainda poderia estar lá, no Kremlim, se eu estivesse motivado apenas pelo poder pessoal, ainda poderia possuí-lo… Se eu simplesmente não tivesse feito nada, se não tivesse mudado nada naquilo que à época era a União Soviética, se apenas me sentasse na minha cadeira e desempenhasse o meu trabalho como os meus antecessores, quem sabe…”

Mikhail Gorbachev comemorou seus 80 anos em Moscou, cercado de  poucos amigos e esquecido pela maioria do povo russo. Sua mulher Raísa morreu de Leucemia, em 1999.

Autor deste artigo: Eliakim Araujo

Fonte:  Direto da Redação

19 replies on “Os 80 anos do homem que mudou o mundo”

Gorbachev não acabou com o socialismo mas implodiu com a União das Republicas Socialistas Sovietica (em russo: Союз Советских Социалистических Республик – CCCP).
É muito dificil assimilar que esse homem possa ter pensado que um pais que vivia em um regime extremamente fechado desde 1922 a 1985 sozinho poderia fazer uma transição para um sistema aberto sem os traumas criados, (acho até que o resultado poderia ter sido pior), talvez acostumado que estavam em impor decisões de cima para baixo.

Pra mim esse cara e’ um babaca..Ele disse que apesar dos brasileiros acharem que a Amazonia era nossa , ela nao era e sim de todo o mundo..ou seja pra que as potencias tomassem conta..
Meus amigos russos consideram esse cara o pior Presidente que eles ja’ tiveram..
Ele foi um vendido,nao foi capaz de arrumar a economia da URSS, detonou e entregou ao Yeltsin, outro incompetente..como ele..
Os EUA o amam porque fez tudo direitinho da maneira que os americanos queriam..

Bab@c@ ! Proxima postagem que vcs fizerem dele espero ver ele no caixão>>

Olha… eu não acredito em Deus…. mas esse ai deve te sido enviado por ele pra acabar com aquela desgraça de URSS.

A cada dia que passa, que conheço mais e mais a história da URSS, me dá mais nojo daquele partido e dos bandidos que estavam no poder.

Qualquer dúvida, assistam esse filme:

http://www.youtube.com/watch?v=jVcNbL6Uqek

Roberto_mgsays:

Mas mais uma vez se confirmou que o proveito das traições são sempre transitórios (efémeros) e quando o vendido deixa de interessar ao comprador é abandonado por ele, e não lhe resta outra alternativa que procurar outro meio de ganhar a vida. Foi o que lhe sucedeu, agora vende malas da Vuitton.
.
Como cada vendido tem o seu preço. A Gorbachev coube-lhe vender malas sentado no banco traseiro de um carro, outros terão menos sorte porque também valem menos, o valor do cachet desses traidores, talvez não lhe permita mais que vender castanhas num carro de mão.

A Amazônia é do mundo sim, o Brasil toma conta mais se acontecer algo grande, como o desmatamento em massa o planeta inteiro sofre, por isso o Brasil é tão pressionado para cuidar direito dela, por que é algo do Planeta sim.
E ele não acabou com a economia da URSS, ela já vinha a 20 anos decaindo, ele só assinou o papel, se ele não o fizesse outro faria..
Era manter a CCCP unida e na merda, ou cada um ir pro seu lado e seguir do jeito que achava melhor..
Do meu ponto de vista, do jeito que estava a CCCP ele fez o certo, quem errou foi lá atras, com gastos exagerados enquanto a população comia merda.

Feh disse:
14/03/2011 às 12:20

isso qnd tinham merda pra comer. e isso qnd a Urss não vendia a merda pra outro país e deixavam eles até sem merda pra comer.

Feh. Isto de amazônia pulmão do mundo é a maior furada. Os oceanos são que realmente possuem o papel de reguladores da temperatura mundial, além das calotas polares. A amazônia e a área verde global quase não afetam o clima da terra. O que tem alí e que o mundo ta interessado são os recursos naturais.. riquezas biológicas. Mas os orgãos mundiais do meio ambiente deturpam as informações. Pois são financiados e liderados pelas nações e grupos interessados no que o Brasil possui. Pra saqueá-lo mais do que saqueiam desde o “descobrimento”.

Tenho muito medo, que políticos corruptos brasileiros vendam a nossa Amazônia. Veja o que ocorreu na Reserva Serra Raposa do Sol ! Na minha opinião, foi a maior desgraça Lesa a Pátria da nossa história atual.
Vamos apurar a fundo como foi essa transação.
Quem poderia fazer isso … MP, PF, ABIN, FFAA ?
Deus queira, que o Lula nunca mais volte ao poder no Brasil. Dilma vai ter que consertar essa m …..
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa_Serra_do_Sol

Tentou ser eleito p lavador de banheiro na Rússia…ñ ganhou, e oesquecido número 1 de lá , o sem perdão.Sds.

Graças a deus que o Brasil e uma democracia e uma nação soberana onde existe Liberdade, para que qualquer um possa dizer as maiores estupideces, posso não concordar com muitos de voces mas daria a minha vida para poderem continuar a dizer o que querem, na antiga União Sovietica se não habia Liberdade
abraço

Nao tinha como sustentar um sistema que investia quase tudo na produçao e manutençao de arsenais atomicos…nao importa em qual sistema seja,tudo tem um custo…eram avançados em certas areas e uns dinossauros em outras,Gorbachev só fez o que tinha pra ser feito, abrir a Russia para o mundo e libertar as outras republicas…no final acho que os russos ganharam mais do que perderam, e os russos que reclamam o fazem por nao aceitar que já nao sao mais vistos como potencia para o resto do mundo,pra mim ele teve foi muita coragem de mostrar que o sistema era falido e pesado e impos mudanças,mesmo a contra gosto de muitos que tbm estavam no governo.

O povo russo principalmente os antigos não gostam do Gorbachev porque pelo menos na época da URSS a Rússia era melhor em todos sentidos, ecnomicamente, militarmente, corrupção menor, liberdade de expressão se bobear era maior antigamente ahahahha
.
Quem gostou do fim da URSS foi os paises satélites que eram explorados pelos russos, a e claro os novos milhonarios russos do petróleo.
.
A Rússia é muito parecida com o Brasil!!

E a União Sovietica só acabou no nome, claro que não são mais comunistas, os Russos são até mais Capitalistas que os Americanos em alguns pontos, mas os laços com muitas ex-republicas ainda existe, como RUSSIA E UCRANIA, por exemplo, que ainda tem bons laços, cada um com sua economia e livre arbitrio para decidir as coisas, mas juntos, de uma certa maneira.

Sobre a Raposa Serra do Sol, ela não foi vendida, ela é apenas uma area indígena.
O que eu acho errado, é que exista uma restrição, por exemplo, querem que exista uma lei que proibi que “NÃO INDIOS” entrem nessas areas sem permissão dos Indios.. o que é completamente inconstitucional, o Brasil tem 600 terras indígenas, que abrigam 227 povos, com um total de aproximadamente 480 mil pessoas, isso quer dizer que 13% do Brasil só teria a a circulação livre apenas para 500 mil pessoas, isso está completamente errado.
Vai contra o direito de ir e vir do cidadão brasileiro.
É importante preservar a sua cultura, muito bonito, quer morar em uma OCA, mora, não quer morar em uma cidade, não mora.. mas antes de INDIO, ele é BRASILEIRO e tem que ser submetido as mesmas leis que eu, que moro na cidade, assim como ele tem todo o direito de vir aqui eu tenho de ir la…
Indios que parece que não respeitam nossas leis, e não me venha dizer que não é verdade que o que eu mais já vi foi indio ameaçando os outros com facão, já tem um puta pedaço de terra e fica ameaçando fazendeiro querendo mais..

Tem fazendo SIM que esta errado, mas eles não são também santinhos não.
O maior medo é que essas ONGs de merda vão lá fazer a cabeça da indiarada, trocar um espelho pela virgindade da filha do cacique.. ai acontece isso, vem a FUNAI falar que exercito não toma conta deles, que são os primeiros a mandar agente se afastar.

Assistam os videos do General Heleno no Youtube, ele fala sobre isso.

E me desculpem, mas me revolto com esse tema…

O PT + PMDB querem que os índios brasileiros sejam vistos como homens pré-históricos dentro duma redoma de vidro.
Olha lá o índio pelado transando na frente de todo mundo …
Eu acho isso o maior absurdo da história moderna.
Indio é ser-humano e não bicho do mato. Tem que estudar, fazer faculdade, ser político, militar, médico, engenheiro.
Estou muito com os nossos políticos. Temos que mudar o Sistema Político Brasileiro urgentemente.
O que estão fazendo com os nossos índios é um absurdo.
Os Índios dos EUA são grandes empresários e fazendeiros.
E no Brasil ? Homem da Idade da Pedra.
A culpa é do PT e PMDB. Vamos acabar com essa palhaçada.
Vamos lá Presidenta Dilma.

Não se esqueçam do Hugo Cháves da Rússia, o louco do Boris Yeltsin, que foi o primeiro presidente da Rússia.
Se não fosse o Boris, nada teria sido feito.
Vou homenageá-lo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Boris_Yeltsin

Chamar Gorbachov de babaca e´uma prova cabal da sindrome da dupla de neuronios tico e´teco.Gorbachov permitiu o fim de um equivoco,o cara fez um favor ao povo Russo,Polones,TchecosEslovacos,Ucranianos,Alemaes orientais,somente quem vivia nestes apaises sabem o valor de sua atitude,felizmente conheço varios deles,ele teve coragem em admitir que aqueles povos mereciam coisa melhor,ele deu a eles o direito de sonhar.E´dificil para muitos admitir que aURSS so era legal para os parasitas do partido e seus bajuladores.Vida longa ao velho Gorba!

Deixe as viuvinhas chorarem a vontade,os Russos que lamentam o fim da URSS sao os parasitas Stalinistas,vejam como prospera a Russia,bandidagem agora so nas ruas,antes havia mais bandidos no poder doque nas ruas.

E tem mais;nao esqueçao que toda a cupula do politiburro concordou com as reformas,as forças armadas apoiaram as reformas,os soldados estavam passando fome nos quarteis,suas familias faziam filas pra comprar chuchu.

Comments are closed.