Os 80 anos do homem que mudou o mundo

Mikhail Gorbachev

Passou quase despercebido pela grande mídia  o aniversário do homem que mudou a história recente do mundo.  Mikhail Gorbachev,  o homem da Perestroika e da Glasnost,  que foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética de março de 1985 a agosto de 1991, completou 80 anos no último dia 2 de março.

Gorbachev foi o último líder da extinta URSS e talvez não imaginasse que suas propostas tivessem um alcance tão grande que levariam ao fim do socialismo e à destruição do Estado soviético.

Em 1985,  foi dele a iniciativa de convencer o Comitê Central do PC de que alguma precisava ser feita para restaurar a economia soviética, estagnada durante os anos do governo de Leonid Brejnev.  Nascia assim a “Perestroika”, que quer dizer reconstrução.

Mas logo logo Gorbachev descobriu que a reconstrução da economia não seria possível sem a implementação de profundas reformas políticas e sociais que colocariam em risco o próprio regime comunista, àquela altura dominado por velhos dirigentes de conceitos superados e que resistiam a qualquer mudança.

Gorbachev superou esse pessoal da velha guarda do PC e, à medida que suas reformas iam sendo implantadas, a cara da União Soviética ia mudando diante do mundo. Surgia assim a “Glasnost”, que significa abertura, no sentido de transparência da livre discussão dos problemas sociais.

Faltava, entretanto, à União Soviética mostrar-se ao mundo através de uma nova diplomacia,  aberta ao diálogo com todos os países, mesmo com os que praticavam um tipo de capitalismo selvagem e contrário aos ideais solicalistas.

Mas essa era uma missão impossível para o velho ministro das relações exteriores, Andrei Gromiko,  um dos líderes do pensamento conservador, que estava no cargo há 28 anos..  Gorbachev defenestrou-o e colocou em seu lugar Eduard Shevardnadze, com menos experiência mas com pensamentos mais modernos. Os dois dividiram então a responsabiidade de reconstruir o país interna e externamente, mesmo contra a vontade do poderoso complexo militar-industrial do Estado.

Nem todas as reformas de Gorbachev foram bem sucedidas, mas é certo que a conquista de novos direitos pelos cidadãos e o relaxamento da censura na Rússia levaram à dissolução da União Soviética, com as repúblicas declarando-se indepedentes do controle de Moscou, algumas de forma pacífica, outras nem tanto.

Apesar de sua importância na história recente da humanidade, Mikhail Gorbachev não é visto com bons olhos dentro da Rússia. Uma pesquisa realizada em dezembro último revelou que apenas 14% dos russos têm uma visão positiva dele. O resto o vêem de forma negativa ou simplesmente não têm opinião formada sobre ele.  Para muita gente, ele entregou de graça o império que era um dos mais poderosos do mundo.  Tudo ainda é muito recente, em termos de história,  para se fazer um julgamento preciso do papel que Gorbachev representou na geopolítica do mundo.

O ex-dirigente soviético faz parte hoje do exclusivo círculo de bem remunerados palestrantes. Numa entrevista em 2009, deixou escapar uma declaração que pode ser interpretada como saudosismo ou ressentimento… ou ambos:

“Sabe como é, eu ainda poderia estar lá, no Kremlim, se eu estivesse motivado apenas pelo poder pessoal, ainda poderia possuí-lo… Se eu simplesmente não tivesse feito nada, se não tivesse mudado nada naquilo que à época era a União Soviética, se apenas me sentasse na minha cadeira e desempenhasse o meu trabalho como os meus antecessores, quem sabe…”

Mikhail Gorbachev comemorou seus 80 anos em Moscou, cercado de  poucos amigos e esquecido pela maioria do povo russo. Sua mulher Raísa morreu de Leucemia, em 1999.

Autor deste artigo: Eliakim Araujo

Fonte:  Direto da Redação

19 Comentários

  1. Gorbachev não acabou com o socialismo mas implodiu com a União das Republicas Socialistas Sovietica (em russo: Союз Советских Социалистических Республик – CCCP).
    É muito dificil assimilar que esse homem possa ter pensado que um pais que vivia em um regime extremamente fechado desde 1922 a 1985 sozinho poderia fazer uma transição para um sistema aberto sem os traumas criados, (acho até que o resultado poderia ter sido pior), talvez acostumado que estavam em impor decisões de cima para baixo.

  2. Pra mim esse cara e’ um babaca..Ele disse que apesar dos brasileiros acharem que a Amazonia era nossa , ela nao era e sim de todo o mundo..ou seja pra que as potencias tomassem conta..
    Meus amigos russos consideram esse cara o pior Presidente que eles ja’ tiveram..
    Ele foi um vendido,nao foi capaz de arrumar a economia da URSS, detonou e entregou ao Yeltsin, outro incompetente..como ele..
    Os EUA o amam porque fez tudo direitinho da maneira que os americanos queriam..

  3. Olha… eu não acredito em Deus…. mas esse ai deve te sido enviado por ele pra acabar com aquela desgraça de URSS.

    A cada dia que passa, que conheço mais e mais a história da URSS, me dá mais nojo daquele partido e dos bandidos que estavam no poder.

    Qualquer dúvida, assistam esse filme:

    http://www.youtube.com/watch?v=jVcNbL6Uqek

  4. Mas mais uma vez se confirmou que o proveito das traições são sempre transitórios (efémeros) e quando o vendido deixa de interessar ao comprador é abandonado por ele, e não lhe resta outra alternativa que procurar outro meio de ganhar a vida. Foi o que lhe sucedeu, agora vende malas da Vuitton.
    .
    Como cada vendido tem o seu preço. A Gorbachev coube-lhe vender malas sentado no banco traseiro de um carro, outros terão menos sorte porque também valem menos, o valor do cachet desses traidores, talvez não lhe permita mais que vender castanhas num carro de mão.

  5. A Amazônia é do mundo sim, o Brasil toma conta mais se acontecer algo grande, como o desmatamento em massa o planeta inteiro sofre, por isso o Brasil é tão pressionado para cuidar direito dela, por que é algo do Planeta sim.
    E ele não acabou com a economia da URSS, ela já vinha a 20 anos decaindo, ele só assinou o papel, se ele não o fizesse outro faria..
    Era manter a CCCP unida e na merda, ou cada um ir pro seu lado e seguir do jeito que achava melhor..
    Do meu ponto de vista, do jeito que estava a CCCP ele fez o certo, quem errou foi lá atras, com gastos exagerados enquanto a população comia merda.

  6. Feh disse:
    14/03/2011 às 12:20

    isso qnd tinham merda pra comer. e isso qnd a Urss não vendia a merda pra outro país e deixavam eles até sem merda pra comer.

  7. Feh. Isto de amazônia pulmão do mundo é a maior furada. Os oceanos são que realmente possuem o papel de reguladores da temperatura mundial, além das calotas polares. A amazônia e a área verde global quase não afetam o clima da terra. O que tem alí e que o mundo ta interessado são os recursos naturais.. riquezas biológicas. Mas os orgãos mundiais do meio ambiente deturpam as informações. Pois são financiados e liderados pelas nações e grupos interessados no que o Brasil possui. Pra saqueá-lo mais do que saqueiam desde o “descobrimento”.

  8. Tenho muito medo, que políticos corruptos brasileiros vendam a nossa Amazônia. Veja o que ocorreu na Reserva Serra Raposa do Sol ! Na minha opinião, foi a maior desgraça Lesa a Pátria da nossa história atual.
    Vamos apurar a fundo como foi essa transação.
    Quem poderia fazer isso … MP, PF, ABIN, FFAA ?
    Deus queira, que o Lula nunca mais volte ao poder no Brasil. Dilma vai ter que consertar essa m …..
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa_Serra_do_Sol

  9. Graças a deus que o Brasil e uma democracia e uma nação soberana onde existe Liberdade, para que qualquer um possa dizer as maiores estupideces, posso não concordar com muitos de voces mas daria a minha vida para poderem continuar a dizer o que querem, na antiga União Sovietica se não habia Liberdade
    abraço

  10. Nao tinha como sustentar um sistema que investia quase tudo na produçao e manutençao de arsenais atomicos…nao importa em qual sistema seja,tudo tem um custo…eram avançados em certas areas e uns dinossauros em outras,Gorbachev só fez o que tinha pra ser feito, abrir a Russia para o mundo e libertar as outras republicas…no final acho que os russos ganharam mais do que perderam, e os russos que reclamam o fazem por nao aceitar que já nao sao mais vistos como potencia para o resto do mundo,pra mim ele teve foi muita coragem de mostrar que o sistema era falido e pesado e impos mudanças,mesmo a contra gosto de muitos que tbm estavam no governo.

  11. O povo russo principalmente os antigos não gostam do Gorbachev porque pelo menos na época da URSS a Rússia era melhor em todos sentidos, ecnomicamente, militarmente, corrupção menor, liberdade de expressão se bobear era maior antigamente ahahahha
    .
    Quem gostou do fim da URSS foi os paises satélites que eram explorados pelos russos, a e claro os novos milhonarios russos do petróleo.
    .
    A Rússia é muito parecida com o Brasil!!

  12. E a União Sovietica só acabou no nome, claro que não são mais comunistas, os Russos são até mais Capitalistas que os Americanos em alguns pontos, mas os laços com muitas ex-republicas ainda existe, como RUSSIA E UCRANIA, por exemplo, que ainda tem bons laços, cada um com sua economia e livre arbitrio para decidir as coisas, mas juntos, de uma certa maneira.

    Sobre a Raposa Serra do Sol, ela não foi vendida, ela é apenas uma area indígena.
    O que eu acho errado, é que exista uma restrição, por exemplo, querem que exista uma lei que proibi que “NÃO INDIOS” entrem nessas areas sem permissão dos Indios.. o que é completamente inconstitucional, o Brasil tem 600 terras indígenas, que abrigam 227 povos, com um total de aproximadamente 480 mil pessoas, isso quer dizer que 13% do Brasil só teria a a circulação livre apenas para 500 mil pessoas, isso está completamente errado.
    Vai contra o direito de ir e vir do cidadão brasileiro.
    É importante preservar a sua cultura, muito bonito, quer morar em uma OCA, mora, não quer morar em uma cidade, não mora.. mas antes de INDIO, ele é BRASILEIRO e tem que ser submetido as mesmas leis que eu, que moro na cidade, assim como ele tem todo o direito de vir aqui eu tenho de ir la…
    Indios que parece que não respeitam nossas leis, e não me venha dizer que não é verdade que o que eu mais já vi foi indio ameaçando os outros com facão, já tem um puta pedaço de terra e fica ameaçando fazendeiro querendo mais..

    Tem fazendo SIM que esta errado, mas eles não são também santinhos não.
    O maior medo é que essas ONGs de merda vão lá fazer a cabeça da indiarada, trocar um espelho pela virgindade da filha do cacique.. ai acontece isso, vem a FUNAI falar que exercito não toma conta deles, que são os primeiros a mandar agente se afastar.

    Assistam os videos do General Heleno no Youtube, ele fala sobre isso.

    E me desculpem, mas me revolto com esse tema…

  13. O PT + PMDB querem que os índios brasileiros sejam vistos como homens pré-históricos dentro duma redoma de vidro.
    Olha lá o índio pelado transando na frente de todo mundo …
    Eu acho isso o maior absurdo da história moderna.
    Indio é ser-humano e não bicho do mato. Tem que estudar, fazer faculdade, ser político, militar, médico, engenheiro.
    Estou muito com os nossos políticos. Temos que mudar o Sistema Político Brasileiro urgentemente.
    O que estão fazendo com os nossos índios é um absurdo.
    Os Índios dos EUA são grandes empresários e fazendeiros.
    E no Brasil ? Homem da Idade da Pedra.
    A culpa é do PT e PMDB. Vamos acabar com essa palhaçada.
    Vamos lá Presidenta Dilma.

  14. Chamar Gorbachov de babaca e´uma prova cabal da sindrome da dupla de neuronios tico e´teco.Gorbachov permitiu o fim de um equivoco,o cara fez um favor ao povo Russo,Polones,TchecosEslovacos,Ucranianos,Alemaes orientais,somente quem vivia nestes apaises sabem o valor de sua atitude,felizmente conheço varios deles,ele teve coragem em admitir que aqueles povos mereciam coisa melhor,ele deu a eles o direito de sonhar.E´dificil para muitos admitir que aURSS so era legal para os parasitas do partido e seus bajuladores.Vida longa ao velho Gorba!

  15. Deixe as viuvinhas chorarem a vontade,os Russos que lamentam o fim da URSS sao os parasitas Stalinistas,vejam como prospera a Russia,bandidagem agora so nas ruas,antes havia mais bandidos no poder doque nas ruas.

  16. E tem mais;nao esqueçao que toda a cupula do politiburro concordou com as reformas,as forças armadas apoiaram as reformas,os soldados estavam passando fome nos quarteis,suas familias faziam filas pra comprar chuchu.

Comentários não permitidos.