Metade dos armamentos do país está indisponível

http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/P/P015/P015-f03.jpgFoto: Navios  Brasileiros

Estudo do Ministério da Defesa revela fragilidade das Forças Armadas. Blindados, navios e caças sem condições de combate e concentração de tropas no Sudeste expõem deficiência

Fernando Rodrigues
Igor Gielow

Um levantamento reservado com uma detalhada radiografia das Forças Armadas brasileiras mostra o sucateamento do equipamento militar do país. Explicita também as conhecidas distorções na distribuição de tropas no território nacional, confrontando o discurso oficial de que a Amazônia é uma prioridade. O estudo ao qual a Folha teve acesso é produzido pelo Ministério da Defesa e atualizado todo mês. Ele mostra que metade dos principais armamentos do país, como blindados, aviões e navios, está indisponível para uso.

O levantamento é usado provisoriamente pelo governo, enquanto não é elaborado o chamado “Livro Branco”, que trará, segundo decreto assinado neste ano, todo esse diagnóstico. O livreto obtido pela Folha tem 76 páginas e traz dados orçamentários, operacionais e de pessoal que são difíceis de encontrar com esse grau de detalhe.

Quando alguém precisa elaborar comparações com outros países, como fez a Folha em sua edição de 20 de fevereiro, a praxe é buscar fontes externas -confiáveis, mas não tão detalhadas. O documento usado nesta reportagem traz um inventário dos chamados meios de cada Força, ou seja, os principais equipamentos para uso em guerra.

O resultado dá argumentos aos defensores do reequipamento militar, um processo caro, demorado e que costuma esbarrar em obstáculos como pressões políticas.

O caso da Marinha é paradoxal. Especialistas consideram a Força a mais bem aparelhada, mas 132 dos seus 318 principais equipamentos estão parados. Metade dos 98 navios está no estaleiro. A aviação naval é figurativa: apenas 2 de seus 23 caças voam, e só para treino. Isso no fim de 2010 -hoje, só um funciona. O porta-aviões São Paulo ficou anos parado e agora está em testes.

DEFICIÊNCIA CRÔNICA

O Exército contribui para que o resultado geral de disponibilidade de meios atinja ilusórios 68% -isso porque a Defesa coloca na conta as “viaturas sobre rodas”, que basicamente são quaisquer veículos. Dessas, 5.318 das 6.982 estão funcionando. Dos 1.953 blindados do Exército, só metade está à disposição. Metade dos helicópteros está no chão, isso sem contar a deficiência crônica de defesa Aérea, maior fragilidade militar do país.

Por fim, a Força Aérea tem indisponíveis 357 dos seus 789 meios, que incluem 48 lançadores portáteis de mísseis, todos funcionando. O governo avalia ter 85 dos seus 208 caças disponíveis, o que parece algo otimista. Seja como for, a renovação da frota de combate, unificada em um modelo, está postergada novamente por causa de cortes orçamentários.

Fica também explícito um problema que a Estratégia Nacional de Defesa editada em 2008 promete combater. Na Estratégia, a Amazônia aparece como prioridade do Exército. Só que a disposição das tropas ainda reflete a ideia de que o país um dia poderia entrar em guerra com sua antiga rival, a Argentina, hoje longe de representar uma ameaça militar. A região Sul concentra 25% das Forças terrestres do Brasil, enquanto a área amazônica só tem 13% do efetivo. Outros 23% estão estacionados na área do Comando Militar do Leste, no Rio.

A concentração no Rio também é perceptível no poderio aéreo. Nada menos que um terço do efetivo da FAB está por lá, enquanto a enorme região Norte não soma 15% com dois comandos aéreos separados.

A Marinha também está baseada no Rio, de forma avassaladora: 71% do efetivo está lá. Há planos para criação de uma segunda esquadra no Nordeste e no Norte.

Essa concentração no Rio é uma herança dos tempos em que a cidade centralizava o poder no país.

ASSIMETRIA

A Estratégia critica essa assimetria na disposição geográfica das tropas, mas a mudança depende de vontade política e de recursos cuja justificativa sempre é difícil num país de tradição pacífica e cheio de problemas sociais.

Por fim, o mapa lembra também detalhes do comprometimento financeiro. Em outubro de 2010, o governo gastou quase igualmente com pessoal ativo, aposentados e pensionistas, somando uma folha salarial de R$ 2,9 bilhões naquele mês. No Orçamento de 2011, antes do corte anunciado recentemente pelo governo, a despesa com pessoal representava 72% do gasto total.

Ainda sobre pessoal, destaca-se a alta proporção de oficiais-generais. Há um deles para cada 971 homens. No mais poderoso exército do mundo, o americano, esse número salta para um para cada 1.400 soldados.

Fonte: FSP via NOTIMP

44 Comentários

  1. O problema desse país é esse Congresso Nacional q custa muito caro aos contribuintes e é ineficaz em defender os verdadeiros anseios da sociedade. Ele se tornou um verdadeiro ralo do dinheiro público provocando, com as suas mazelas, a falta de recursos em setores essenciais.
    Os altos salários pagos aos congressistas são uma afronta à moralidade, já q chega perto ou supera ao q é pago aos congressiats americanos, considerando o PIB do Brasil e o dos Estados Unidos.
    O Congresso tem q ser fechado, reformulado e reestruturado. Só após isso poderia ser reaberto para q atue conforme a sociedade espera, defendendo o seus verdadeiros interesses, sem altos salários, sem cabide de emprego, sem mensalão e sem corrupção.

  2. E pensar que nos tempos do Impéio tinhamos a mais poderosa marinha das Américas! Deus, não perdoe Deodoro, ele não sabe o que fez!

  3. questao que povo brasileiro e muito passivo so toma ferro tudo q congresso aprova eles nao fala nada aceita tudo, e eles so aprovao coisas q sao do intereses deles , nao intereses da naçao, mas deicha eles no dia q alguma pontecia invadir esse pais, ae vai tira as tetas deles,, e humilhar eles, cambada de vagabundos sem carater..

  4. Então só falta 50% para tornar as FAs totalmente inoperantes. O que não deverá demorar muito. No caso da FAB até 2020.

    []’s

  5. Amigos, que tristeza de termos políticos e governantes totalmente analfabetos em defesa….que tristeza vermos de 4 em 4 anos a ”burra e ridícula” guerra de políticas de governos partidários ao invés de políticas de Estado. Só uma coisa eu invejo os americanos: eles teem política de Estado, não importa quem seja o governante, a política não muda.
    Que vergonha eu sinto ser governado por pessoas assim!

  6. É vergonhoso o que acontece nesse país, esse congresso sugador do sangue de trabalhadores de verdade não faz nada que preste em prol desse país, eu sou ex-fuzileiro naval e falo com conhecimento de causa, por inúmeras vezes a tropa era mandada embora para casa por falta de “rancho” no quartel, e não era comum comermos a ração que estava estocada e quase vencida para não estragar, visto que não havia verba para manobras, portanto a ração ficava guardada, gente isso é humilhante.
    Eu fui candidato a deputado estadual em minha cidade e não fui eleito, o povo parece que é cego e continua votando nos mesmos corruptos de sempre, o Jáder Barbalho, que é um dos maiores ladrões que esse país já produziu seria reeleito com 1milhão e 800mil votos aqui em minha cidade para o senado se não fosse a lei da ficha limpa, o povo precisa aprender a votar, mas infelizmente um país sem cultura formado basicamente de analfabetos e miseráveis ainda vai demorar muito para descobrir que a causa de suas mazelas são os seu próprios representantes..

  7. Metade? Só isso indisponível? Pqp… nossos comandantes são verdadeiros guerreiros! A nossa podridão politica tenta de todas as formas deixar o país na me@@@…da…
    Assim que querem elevar o Brasil a status de pais representativo no cenário mundial?
    Hahahahahahahah… vou tomar um refresco de abacaxi, depois comer um bom pedaço de bolo de milho… e rezar para ninguém notar nossa fragilidade (como se todo mundo fosse cego como nossa classe política), e resolver entrar pelas portas dos fundos e roubar nosso galinheiro…

  8. As forças armadas gastam mais de 300 milhões de reais por mês com pensões das filhas dos militares e nenhum militar de alta patente tentou mudar isso (absurdo).É mais fácil fazer meio expediente na sexta e na segunda, com isso prolonga o final de semana as custas do cofre público. A quantidade de coronéis e generais fazendo serviço burocrático é questionável.,Eles chamam oficiais da reserva que volta pra ativa ganhando mais 30%. As viúvas ganham a mesma coisa que um oficial da ativa, ou mais, pois o conjugue ñ faz mais despesas (falecido). Em resumo, a folha de pagamento é um poço sem fundo que consomem 72% das verbas. O Brasil sempre investiu 1,5% PIB, em 2010 foi investido 2,5% do PIB, mesmo assim ñ deu…Agora querem transferência de tecnologia pra construir meia dúzia até ficar obsoleto, paga-se caro e compra-se menos!Pois a Industria Nacional não tem suporte nem garantias por parte do governo, sobre a continuidade para grandes investimentos com retorno a longo prazo.
    Exemplo: As fragatas da classe Niterói (Inglaterra), Submarinos Alemães(Alemanha), AMX da FAB (Itália), por ultimo Helicopteros e submarinos franceses. Todos com transferência de tecnolgia, pergunto eu, Kd a continuidade dessa transferência? Pois aqueles que na época foram pagos pra absorver e repassar, já não estão mais na ativa ou já morreram. Se o dinheiro é pouco que se faça redução do quadro, nas Mordomias das pensões, enfim uma reestrutura militar, afim de obtermos ganhos e termos uma força operacional de qualidade e não de quantidade! Não tem dinheiro pra comprar comida e a Marinha pediu aumento de efetivo, fica dificil de entender essa contabilidade.O excesso de burocracia dentro dos quartéis na área administrativa, saúde e operacional, resultam um gasto desnecessário e incompreensivel.A maior parte destes recursos deveriam ser investidos em Materiais de defesa de ultima geração com tecnologia de ponta para que nós Brasileiros possamos ter orgulho de nossas Forças Armadas e a certeza de que se um dia precisarmos delas , as mesmas estarão prontas pra defender o nosso imenso BRASIL!
    Obs.: Não sou militar, não sou contra os Militares, sou apenas um admirador de meios bélicos e fico triste em ver a atual situação em que se encontram e nada é feito pra mudar, não podemos culpar somente o governo pedindo aumento de verbas, temos que saber administrar as mesmas, pois 2,5% do PIB do Brasil de hoje é muito mais do que 20 anos atrás, estamos falando da oitava economia do mundo!

  9. Concordo plenamente com capitao nascimento,

    Infelizmente o Congresso Brasileiro esta aberto e nao trancado a sete chaves. O congresso brasileiro e uma das instituicoes mais vergonhosa que ja vi na minha vida. Como poderia uma instituicao, que deveria querer o bem de seu pais, ser comandada por um Coronel do sertao brasileiro. Nao ha forcas disponiveis no pais para fechar esse antro de ladroes e traidores da patria amada…infelizmente..e nao moro no meu Brasil a 34 anos, mas vejo de longe as putarias que fazem ao povo de meu pais.

  10. As nossas Forças Armadas estão focadas no Homem Guerreiro, que pode ser formado em 3 meses, e não na Administração, Logística, Manutenção e Tecnologia. A cabeça dos militares é muito inflexível, devido a formação errada (minha opinião).
    Não se pode misturar Logística, Manutenção e Tecnologia, pois enfraquece o Sistema de Combate.
    Quem vence guerra hoje em dia ? As 3 especialidades que eu citei.
    Vou dar um exemplo prático:
    Os guerrilheiros que estão combatendo Kadafi. Se eles não tiverem bons equipamentos militares, munição e alimentação, não poderão pensar em lutar.
    As nossas FFAA precisam ser mais racionais, econômicas e mudar de foco.
    Eu, por exemplo, que sou da área de manutenção, logística e tecnológica. Estou fora do sistema militar, pois não sou amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador e apadrinhado político.
    Desse jeito, as Forças Armadas têm que ir para o buraco mesmo.
    O dia em que as nossas Forças Armadas levarem uma surra numa guerra de verdade, irão chamar a o Coronel Dandolo para saber como é o tal fuzil que não dá pane de tiro, Blindagem Inteligente, estratégias e táticas futurísticas, submarinos que de deslocam a 600 km/h, o helicóptero de guerra ideal, como se fabrica um motor rotativo simples e barato, etc.
    Pessoal, o Sistema Militar Brasileiro tem que mudar, pois é altamente inflexível e centralizador.
    Os nossos Almirantes, Generais e Brigadeiros têm que ter a mente tecnológica e criativa, e serem abertos para as novas ideias, deixando o preconceito de lado.
    Hoje, o Haiti está nos atrapalhando, pois poderíamos estar focando a nossa energia física e intelectual em ações mais produtivas.
    Numa guerra, 80% apoia e 20% luta diretamente.
    É por isso que estamos sucateados.

  11. Acho que muitas coisas tem que ser mudadas nas FAs, por exemplo os 3/4 do orçamento que são usados para pagar pensões abusivas a reserva, o preconceito e conservadorismo com certos equipamentos, não é possivel ficarmos sempre comprando equipamentos dos EUA e França só com a desculpa de não estar acostumado com outros, no caso da marinha é até compreensível pois os navios não dão muitos defeitos mas quando dão é muito demorado para consertar, acho que devemos ampliar mais nossa marinha, a FAB prova do próprio veneno ao recusar equipamentos mais baratos e maior qualidade por simpatia a outro fornecedor mas é comum ficar com metade dos aviões no chão e ainda muitos deles nem compensam consertar, o EB é a mesma coisa mas acho que o principal problema deles é a QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS, nos precisamos comprar bem e comprar certo, não adianta comprar lá 350 Leos 2A7 sendo que para nossa geografia eles não serveriam para muita coisa.
    Agora acho que é o principal problema a distibuição das tropas, por exemplo moro no interior de São Paulo, perto de Aramar e ainda aqui temos a maioria da infraestrutura do pais, as fabricas de armas, o porto de Santos e nenhum esquadão de caças, e o Rio de Janeiro tem 2, dentro do nosso COMAR só tem um esquadrão de A29 e eles ainda fazem parte do SIVAM pra você ver a distancia e se nos atacarem por via aérea como que faz? 25% das forças no Sul, eles estão defendendo o que?
    A questão do orçamento federal, metade dele é usado só para pagar os juros da divida, para quem estamos devendo? sabe quanto disso é de superfaturação? e ainda querem uma reforma tributaria pra nossos empresarios carniceiros possam lucrar mais, e o estado como fica? a é os neo-liberais não acreditam em estado, o Brasil só podera se tornar um pais soberano quando acabarmos com o moderalismo e o anti-ideologismo que reina hoje.

  12. O militar desconta dinheiro para aposentadoria, como qualquer outro trabalhador, sendo que continua descontando depois de aposentado, o que seria inconstitucional, na minha visão. Outro coisa, o gasto com pessoal nas FFAA não é o que se afirma, pois o governo arrecada 60% do que paga de volta, através dos impostos, taxas, etc. Os investimentos das Forças Armadas também pagam impostos (diretos e indiretos), então 10 reais se transforma em 5.
    Digamos que o governo invista 25 bilhões de reais nas nossas FFAA, mas como recebe impostos de volta, na verdade só investiu a metade desse montante.
    Temos que acabar com a hipocrisia populista.
    Claro que as nossas FFAA precisam se aperfeiçoar constantemente, por isso faço aqui algumas críticas construtivas. Daria para otimizar os recursos financeiros das nossas FFAA ? Sempre dá para melhorar. Os recursos sabiamente empregados, elevarão a eficiência da Força Militar.
    O governo não pode se dar ao luxo de desperdiçar o dinheiro do Povo, em hipótese alguma.

  13. O que falta em nossas Forças são comandantes, do comandante em chefe aos oficiais generais. Nossos generais não têm língua, só ousam falar alguma coisa quando vestem o pijama, mas aí, o que falam já não interessa. Gostaria de ver um oficial general de saco roxo, que requisitasse uma audiência no Congresso Nacional e expusesse a penúria de nossas Forças e exigisse uma solução. Mas em nossas Forças nossos comandantes só sabem gritar com subordinado e puxar saco de superior.

  14. bom não podemos reclamar:

    a metade do nosso equipamento esta indisponivel, porém a outra metade esta obsoleto (rs)

    Eu não sei o que essa gente tem na cabeça pra viver pedindo pra termos uma cadeira no CS da ONU.

    Se ainda fosse um banquinho com a condição de servir o café pra os verdadeiras potencias militares eu até entenderia.

  15. Eu vejo esse relatório como um raio x de nossa situação atual e uma pressão para que autoridades tomem providências. Dona Dilma é a comandante das FAs e cabe a ela disponibilizar recursos para o bom funcionamento das forças. Esse relatório não vai ser apenas de nosso conhecimento, ou seja, se sabemos o mundo inteiro sabe, e com um relatório desses, com que voz Dilma ou outro qualquer poderá pleitear uma cadeira do conselho de segurança da Onu? Que tipo de ajuda poderá o Brasil oferecer a outra nação, por meio da ONU se não pode oferecer ao povo brasileiro segurança e soberania?
    Eu vejo que esse relatório foi um meio empregado para sensibilizar quem quer que seja, para não embargar os contratos firmados , priorizar o orçamento e enxugar o que for necessário. Acho que esta no caminho certo, mas temo, ainda assim, não sensibilizar a quem de direito.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  16. O último parágrafo foi o único que me surpreendeu. É muita mamação na Teta Brasil. Só para lembrar, oficiais generais tem direito a pensão vitalícia para seus dependentes. Ou seja, o Rio deve estar cheio de playboys vivendo às custas do avô que já morreu, só pegando onda e curtindo o sol…

  17. D3lta: Venezuela nunca está indo invadir ao país do irmão de Brasil, mas a um potencia extrangeiro que isto que procura a riqueza que Brasil tem que é muitos. NÃO um país pobre gosta de Venezuela!

  18. Precisa desfragmentar e otimizar nossas Forças Armadas.
    Só que ninguém quer largar o osso e fazer as reformas que precisam para se transformarem numa força eficiente.
    Quando aos navios da Marinha, todos nós sabemos que as manutenções levam muito tempo, isto é normal. Quem já fez manutenção num bote que seja, sabe que demora, imagina num navio, não é carro que você larga de manhã no mecânico e pega de tarde.

  19. ateh o carnaval deve tem mas recursos que nossas forças armadas .
    enquanto o povo brasileiro n fizer nd
    nd vai mudar nesse país
    politicos roubando a hra que quiser e ngm faz nd
    politicos aumentando o propio salario e ngm faz nd
    politicos comprando a melhor poltrona e ngm faz nd
    nosso dinheiro sendo mal gasto e ngm faz nd ; )
    enquanto o povo n lutar com qm governa o país
    o povo vai continuar n fazendo nd
    e nossas forças armadas soh no sucatao

    a uniao do povo eh mas forte do qm governa esse país

  20. Vou contar um segredo para vocês. Os EUA foram descobertos 8 anos antes do Brasil, em 1492 e Brasil em 1500. Portugal e Espanha eram as grandes potências da época, provavelmente mais desenvolvidos que os ingleses, franceses e holandeses.
    Os americanos sempre viveram em guerra até hoje. Nunca pararam de lutar. Eles decidiram a I e II GM. Ganharam muito dinheiro com as duas guerras mundiais e com a Guerra Fria.
    O que fez os EUA se desenvolveram tanto e rapidamente ?
    A TECNOLOGIA MILITAR, que depois passou para o meio civil.
    O ensino nos EUA é totalmente voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade (incluindo o raciocínio intuitivo). É um país que importa cérebros, não importando a nacionalidade.
    Parece que o nosso país já percebeu esse caminho para o desenvolvimento, mas ainda estamos engatinhando.
    Temos que forçar as nossas FFAA a serem tecnológicas, pois vai ser ótimo para toda a nação. Irá gerar muitos empregos de altíssimo nível.
    Agora eu vou criticar: Os nossos militares não sabem utilizar pessoas altamente criativas e intuitivas, pois a formação militar inibe (muito) a criatividade, como na maioria das nossas Universidades. A pessoa criativa e intuitiva não passa nos concursos das Forças Armadas, que exigem apenas a memorização (matemática, física e química, também se memoriza).
    Quem não amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador e apadrinhado político, está fora do sistema.
    Um amigo engenheiro me disse: A universidade tal tem um supercomputador que custou uma fortuna e está parado, pois ninguém quer ter essa responsabilidade.
    Eu disse para ele: Vamos lá que eu o coloco para funcionar. Ele me olhou com surpresa. Não precisa me pagar nada … Vamos organizar uma equipe e colocar o bicho para funcionar. Moral da história: Quem quer fazer alguma coisa, fica impedido. Daqui a 5 anos esse supercomputador já estará obsoleto. Esse é o Brasil.

  21. AE AQUELE H-47 DOS AMERICANOS PASSOU HJE POR CIMA DA MINHA CASA… HELICOPTERO SHOOW
    DEVE TAVAM DANDO UMA OLHADA NA AREA
    ANTES DO OBAMA VIR NO RJ

    Caro . segue uma dica, ao postar comentários favor não utilizar somente letras maiúsculas( capitulares) esta prática além de dificultar a leitura, significa “gritar” o que representa má educação na linguagem de internet.
    Sds
    E.M.Pinto

  22. Ah, faz favor Mindua, nos tempos do imperio agente tinha um monte de banheira adaptada pra guerra, nunca fomos uma potencia militar!

  23. Quanto a concentraçao de tropas no sudeste: onde estah o nosso parque industrial? Entupimos a amazonia de soldados e damos tiro de semente depois?

  24. Dizer que os Americanos decidiram a 1° e 2° Guerras é ridiculo Dandolo.
    Na 1° Eles só deram um suporte no ultimo 1 ano e na 2° Guerra, pelo menos na Europa quem acabou com a Guerra foi a União Sovietica, que trouxe os Alemães de Estalingrado até Berlim sozinhos praticamente.
    Teve sim a invasão da normandia, mas naquela altura era mais pra ver quem pega o que, por que os Russos chegariam em Berlim cedo ou tarde.
    Agora a participação americana no pacifico foi sim honrosa, sem nada a declarar, apesar que os Russos, na mesma semana que as bombas nucleares exploriram no japão, também fizeram sua contribuição atacando o outro flanco.

  25. É a gente já sabia, restava saber se o GF sabia?? vai saber tem muito maluco lá que quer o Brasil no CS da ONU ahahhahahahahahah
    .
    Do mais segue o enterro das nossas “guardas nacional, costeira”
    .
    E pensar que o que ainda é operacional é da década de 70 ahahahah
    .
    Ah ao contrário da maioria, pra mim metade da culpa da situação das “forças”, são sim dos militares, veios pançudos ignorantes.
    “…destaca-se a alta proporção de oficiais-generais. Há um deles para cada 971 homens. No mais poderoso exército do mundo, o americano, esse número salta para um para cada 1.400 soldados.”

  26. Em tempos de Paz, a manutenção de pelo menos 50% dos meios/recursos militares em condições de pronto emprego, não chega à ser preocupante… Aliás, nenhum país (nem mesmo os EUA) mantém + de 70% de seus recursos bélicos, em condições de pronto uso… O grande problema das FAs brasileiras, é que ela já apresenta pontualmente (principalmente na MB e na FAB), um relativo índice de obsolescência em alguns dos seus meios, e uma outra parter destes recursos próximo à alcançar o seu limite de vida útil… Além disso, o cenário mundial vem apresentando novos desafios, no que se refere às questões de defesa… E, o nosso governo tem que começar à agir, antes que a situação das FAs se agravem… Por outro lado, também é necessário que o orçamento e, a administração dos recursos e patrimônio das nossas FAs, não se transformem numa “caixa preta”… Já que, aqueles que como eu, são oriundos de família de carreira militar, sabemos muito bem que, não é só no meio político(governo), que o dinheiro público é dilapidado em falcatruas, desperdícios, etc… Observando-se as devidas proporções, é claro… 🙁

  27. Feh, eu conheço coisas sobre a II GM que não estão nos livros, pois conversei com pessoas que participaram.
    Os americanos não queriam entrar na II GM, pois estavam ganhando dinheiro como nunca, mas os alemães estavam vencendo a guerra, e eles iriam massacrar os russos, sem nenhuma dúvida, caso não tivesse faltado logística para eles. O ouro da Europa passou para os EUA, pois era a moeda dos pagamentos. Etc…
    O que os americanos fizeram, para quebrar a espinha dorsal dos alemães ?
    Os ingleses mandavam 10 bombardeiros (mais ou menos) à noite, para bombardear a indústria de guerra alemã. Os alemães derrubavam 1/3 dessas aeronaves, e não se abalavam. Os americanos passaram a bombardear a Alemanha, de dia e de noite, 24 horas por dia, com centenas de aeronaves. No início os americanos tiveram uma grande perda, mas em pouco tempo a Alemanha estava completamente arrasada. A guerra foi decidida aí. O resto foi apenas um passeio para matar coelhos e fuzilar os alemães estavam nos campos de concentração. Os judeus se vingaram …
    Os russos devem agradecer aos americanos e ficarem quietinhos com o rabo entre as pernas. Os europeus também.
    A Alemanha estava correta em ir para a guerra, pois perdeu mais da metade de seu território após a I GM. E qual foi a razão da I GM ? Motivo econômico, pois os alemães estavam ganhando os mercados dos ingleses e franceses.
    É como a China e Índia estão fazendo atualmente.
    Disputa econômica é motivo para a guerra.
    Hitler não declarou guerra a Inglaterra e França; foi exatamente ao contrário. Antes da I GM a Polônia não existia; metade pertencia a Prússia e a outra metade a Rússia. Por isso Hitler e seus generais, e os russos, invadiram e anexaram a Polônia. Stalin mandou executar 30 mil oficiais poloneses. O mal de Hitler foi ter perseguido os judeus, que morreram de fome e peste nos campos de concentração, além de fuzilamentos, experiências médicas, trabalho escravo, etc.
    Hitler prendeu os judeus para confiscar os seus bens, a fim de fazer a guerra. O pai de Hitler era um judeu, que nunca o reconheceu como filho. Hitler era um pintor de quadros e arquiteto, e tentou entrar para a Escola de Belas Artes de Viena, mas o seu diretor, que era um judeu, o impediu por duas vezes. Por isso ele ficou com ódio dos judeus.
    Os judeus também não apoiavam a II GM, pois sabiam que Hitler iria perder. Na I GM, os judeus apoiaram e lutaram com os alemães.
    A II GM precisa ser reescrita, pois a versão é dos vencedores.

  28. amigo dandolo discordo, o feh esta certo , conheço muito sobre a historia da 2 guerra , alias eu adoro a historia da segunda guerra , e posso te dizer que os alemaes tinham umas 310 divisoes onde 252 tinham a missao de deter a uniao sovietica e apenas 58 ficaram para deter os paises do ocidente, e essas 58 divisoes seguraram mais o ocidente que as 252 que nao conseguiram segurar os sovieticos, quem ganhou absolutamente a guerra contra a alemanha nazi foram os sovieticos sem duvida alguma, os ingleses tiveram uma boa participaçao tb no que diz respeito a interceptaçao de comunicaçoes alemas e espionagem, apenas no final da guerra que os bombardeiros ingleses e americanos fizeram algo de devastador na alemanha.
    nesta guerra morreram 27 milhoes de russos , para vc ver como foi a batalha entre russos e alemaes.
    esqueci de dizer que ouve alcilio economico e militar por parte dos EUA e inglaterra aos sovieticos.
    (OBS: o numero de divisoes ao qual eu disse sobre os alemaes talvez nao seja exata mais o que eu quero dizer é que os alemaes colocaram 4 ou 5 vezes mais o numero de divisoes para combater os soviéticos e nao conseguiram seguralos).
    os alemaes perderam dos sovieticos pq começou a faltar “materia-prima” para as suas industrias de guerra.
    ex. petroleo, carvao e minerios de ferro e para os soldados , começou a faltar comida e vestimentos.
    sds a todos.

  29. amigo dandolo concordo com que vc disse, a respeito de quem ganha a guerra é quem conta a historia, mais o que eu disse sobre os alemaes eu tenho certeza do que eu estou falando.

  30. Os russos não eram páreo para a tecnologia alemã. O problema é que os alemães tiveram que lutar em várias frentes. Já andei lendo, que Hítler quis invadir a Rússia para agradar aos ingleses e os americanos, com a finalidade de fazer a paz com eles.
    Os ingleses, que eram grandes estrategistas, faziam o jogo-duplo. Devem ter dito para Hitler para invadir a Rússia, que eles e os americanos aceitariam a posse dos territórios já conquistados.
    Hitler e seus generais, não eram idiotas em abrir várias frentes.
    Os ingleses jogaram os alemães contra os russos, depois ajudaram os russos a vencerem os alemães.
    A Rússia não estava preparada para a guerra.
    O general inverno ajudou aos russos, pois os alemães ficaram sem ressuprimento e aviação.
    A II GM tem coisas ainda não bem explicadas.
    Eu não sou fanático por história militar, mas eventualmente gosto de ler alguma coisa.
    Dizem que os alemães são um povo muito inteligente, mas ingênuo. Os ingleses e americanos são malandros … rs.
    A história é muito importante, pois parte dela se repete.
    A natureza humana é a mesma.
    Eu não me lembro de ter estudado Napoleão Bonaparte na Academia Militar. Aliás, pois uma grande falha da cadeira de História. Também não estudamos nada sobre a história da China e Índia antigas. Hoje, sabemos que os chineses foram os maiores estrategistas militares da antiguidade.
    A Academia Militar deve estudar mais história militar, caso não já tenha reforçado esse aspecto.
    O Comunismo surgiu na Rev Francesa (as comunas …).
    Jesus Cristo era comunista. O Comunismo é perfeito e bonito na teoria, mas é utópico, caso contrário, URSS, China, entre outros, não o teriam abandonado.

  31. leonardo_sp
    Vc deve saber muito sobre a II GM. Eu tive a sorte de conhecer um judeu que participou da II GM, como comandante do batalhão de judeus (200 homens). Ele esteve na Retirada de Dunquerque. O militar inglês havia dito: primeiro os ingleses no navio, depois o resto. Os judeus apontaram as armas para os ingleses e disseram: Vocês nos levam agora, ou vai morrer todo mundo … Entrem logo ! rs… É o desespero.
    O General Americano e Russo

  32. amigo dandolo concordo vc, tb acho que comunismo nunca iria dar certo(é bonito na teoria e tal) mas acho que o homem nao foi feito para dividir suas “coisas” com os outros.

  33. leonardo_sp
    Vc deve saber muito sobre a II GM. Eu tive a sorte de conhecer um judeu que participou da II GM, como comandante do batalhão de judeus (200 homens). Ele esteve na Retirada de Dunquerque. O militar inglês havia dito: primeiro os ingleses no navio, depois o resto. Os judeus apontaram as armas para os ingleses e disseram: Vocês nos levam agora, ou vai morrer todo mundo … Entrem logo ! rs… É o desespero.
    O general americano e russo, depois da rendição dos alemães fecharam os olhos para a vingança dos judeus, por causa dos campos de concentração. Muitos alemães foram devidamente fuzilados. Olho por olho e dente por dente. Está na Bíblia.
    Esse judeu que conheci (já falecido), participou da fundação do Estado de Israel e da Guerra de 48. Era um judeu palestino que nasceu no Egito. A família dele estava há 600 anos na Palestina, por isso se dava bem com os árabes. Ele se cansou da guerra e veio para o Brasil.
    Ele tinha afeto pelos árabes e os árabes gostavam dele.
    Certa vez me disse: Se judeus e árabes se unissem, o OM seria uma potência. Foi a pessoa mais inteligente que eu conheci.
    Meu avô por parte de mãe era judeu ucraniano, mas não o meu pai. Fui criado na religião católica. Aos 16 anos de idade tive uma experiência mística e criei uma nova crença, chamada de Dinamização. Eu sou o Profeta da Dinamização. A Dinamização não é bem uma crença, mas o início da ciência. Mostra como é a Mente de Deus, como o Universo de formou, qual é a razão da nossa existência, como é o Universo material (física), como foi o Big-bang Divino, etc. Eu sou místico em primeiro lugar. É uma crença 100% lógica. Se quiserem saber mais sobre a Dinamização, abram um tópico. É muito simples. Dá para explicá-la em uma folha de papel, agora é muito poderosa.

  34. dandolo eu tb acho que se judeos e arabes se unissem, tenho certeza que seriam uma potencia, afinal de contas os dois povos sao especialistas no comercio em geral(sabem ganhar dinheiro, e nao gastar com besteiras), na minha familia nos somos assim tb, mas agora nao sei se tenho decendencia de judeos ou arabes , so sei que sou brasileiro rsrsrs.
    (sei que decendo de italianos e portugueses, mais o meu avo por parte de pai, nao sei sua decendencia , so sei que o velho ao qual ja faleceu , sabia ganhar dinheiro.)
    sds a todos.

Comentários não permitidos.