Brasil e EUA têm os mesmos valores

http://www.eunaoaceito.com.br/eunaoaceito/wp-content/uploads/2011/02/usa-brazil-460x250.jpg

A visita do presidente americano Barack Obama reforça a dimensão da importância do Brasil no cenário internacional, diz o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. Em entrevista ao Estado, Shannon exaltou os caças da Boeing, falou em melhorar o comércio bilateral e minimizou os recentes atritos diplomáticos entre os dois países – em questões como o controverso acordo que o Brasil mediou com o Irã de Mahmoud Ahmadinejad, a crise em Honduras e a instalação de bases americanas na Colômbia. “Nossas convergências são mais importantes que nossas divergências”, afirmou, em ótimo português, como pediu para fazer a seguinte entrevista.

Dois anos após assumir a Casa Branca, o que a viagem do presidente Barack Obama ao Brasil representará para os dois países?
A visita do presidente Obama mostra grande interesse dos Estados Unidos no Brasil, um reconhecimento do papel do Brasil no mundo como poder emergente. É uma reunião histórica, repleta de simbolismos: Barack Obama, o primeiro presidente americano descendente de pai africano; Dilma, a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Os Estados Unidos veem o Brasil como uma grande nação, uma democracia fundamental no sistema internacional, na ONU e em questões como os direitos humanos. O Brasil demonstrou como a democracia e a economia de mercado podem promover justiça social.

Por falar na questão dos direitos humanos, como o senhor avalia a postura da diplomacia brasileira diante da turbulência no mundo árabe?
Faço uma avaliação positiva. O papel do Brasil no Conselho de Segurança, liderando a resolução contra a Líbia, foi extremamente importante.

Na viagem de Obama, um dos principais assuntos em pauta é a venda dos caças para a Força Aérea Brasileira, um negócio de US$ 7 bilhões de dólares (cerca de R$ 12 bilhões) que ainda não foi definido. Apesar da preferência da administração anterior pelo modelo francês, vai ser possível virar o jogo?
A concorrência segue aberta, com os caças da Boeing sob avaliação do governo. Temos a certeza de que temos não apenas o melhor avião, como o melhor pacote de transferência de tecnologia, que pode crescer com o tempo nos próximos anos. Esse pacote é inédito e estamos muito confiantes em ter o Brasil como parceiro.

A viagem de Obama vai amenizar atritos recentes entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto, como a reação americana ao acordo mediado pelo Brasil com o Irã e as divergências quanto à crise em Honduras?
Discordâncias são normais, especialmente quando consideramos um país como o Brasil, que tem suas próprias opiniões. Nossos valores, contudo, são os mesmos. Temos interesses compartilhados. Nossos pontos de convergência são mais importantes que os de divergência.

Abre-se a possibilidade de algum resultado concreto para as questões comerciais, como a tarifa imposta ao etanol brasileiro?
O etanol é um assunto que passa pelo Congresso, do qual não posso me antecipar. Mas pretendemos melhorar a relação comercial entre os dois países e aperfeiçoar as oportunidades de investimento.

Especula-se muito sobre a passagem de Obama pelo Rio. Afinal de contas, ele vai subir morro e discursar para a população?
O presidente Obama tem um desejo e interesse muito forte de ir para o Rio, cidade que vai receber a Olimpíada e jogos da Copa do Mundo e que passa por um tempo de muitas mudanças e transformações. É um momento de confiança no Rio e o presidente quer falar com o povo do Rio e do Brasil, mas vou guardar algumas surpresas.

Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

21 Comentários

  1. Prefiro os F18 atuando no Brasil pelos próximos 30 anos, do que esse caça Francês, aliás, de armamento desta nação já temos até demais.

  2. Valores dos Yankes e Ingerencia no pais ,Quem acredita nisso vive na Disney da inlusao nada melhor do que o pateta pra brinca com esa gente kkkk
    quanto Dino F 18 que fique no sucatao mesmo pq como ja dise E 1 DINO
    VENHA OS RAFALES

  3. Lata d’água na cabeça,
    Lá vai Obama. Lá vai Obama:
    Sobe o morro e não se cansa.
    Pela mão esconde IV Frota.
    Lá vai Obama.
    Obama, distribui sorriso lá no alto
    Lutando pelo petroleo de cada dia,
    Sonhando com tanque cheio de gasolina
    Que acaba onde os Bin Landen principia.

  4. se transferência de tecnologia, que pode crescer com o tempo nos próximos anos, for verdade…o f18 e a melhor aparelho…

  5. Amigos, armamentos americanos não tem comparação, são os melhores e já sabemos disso há décadas, mas, o grande problema disso tudo é termos que sempre dizer amém aos americanos….se voltarmos a comprar armamentos deles, vamos ter que abaixar a cabeça sempre, vcs sabem disso, né????

  6. eu acho que se eles (EUA) vierem realmente com boas propostas(acordos), e “alianças”, eu me pergunto , pq nao?

  7. Tucanos entregam o Brasil a diplomata americano.
    .
    Além do encontro entre José Serra e Arturo Valenzuela, a escala não oficial do subsecretário para Assuntos do Hemisfério Norte ainda contou com um almoço promovido pelo cônsul-geral. Estiveram presentes diversos especialistas em política e economia.
    .
    A grande maioria deles, ligados ao PSDB. Dentre eles dois ex-ministros de Fernando Henrique Cardoso: Celso Lafer (ex-MRE) e José Goldemberg (ex-MCT). “Todos os convidados criticaram a política externa do governo Lula, levantaram preocupação com a radicalização crescente do PT e sublinharam preocupação com a deterioração das contas públicas”, descreve o telegrama de 29 de dezembro de 2009.
    .
    “A postura do Brasil ante o Irã é o maior engano da política externa de Lula”, sentenciou Lafer em consonância com o recado dado por Hillary Clinton dias antes alertando países da América Latina de consequências na relação com o Irã e que o Brasil deveria levar esta postura a sério. No almoço, Arturo Valenzuela enfatizou que a relação com o governo de Lula seria uma forma de Ahmadinejad disfarçar sua falta de cooperação e impopularidade na comunidade internacional.
    .
    O físico nuclear José Goldemberg criticou a posição brasileira na Conferência Climática de Copenhagen (COP-15) satirizando-a como se ela tivesse sido elaborada duas semanas antes do encontro. “Países mais influentes deveriam encontrarem-se em grupos menores”, aconselhou o cientista. Em particular com um encarregado do consulado americano, José Goldemberg que nós não temos o que oferecer a Teerã em termos de combustíveis nucleares e que a capacidade de centrifugação deles já superaria a do Brasil.
    .
    Outro crítico à relação brasileira com o Irã foi o então vice-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), Roberto Teixeira da Costa. De acordo com o economista, a relação entre Brasília e Teerã é questionável uma vez que a pauta comercial entre os dois países é pobre e uma cooperação em usos civis na área nuclear seria improvável.
    .
    Além de tratar sobre a relação Brasil-Irã, Teixeira da Costa expôs preocupação com as contas públicas. Para ele, apesar do otimismo no Brasil, o mercado poderia ter alguns tropeços em vista da situação internacional. Seu sócio na agência de consultoria Prospectiva, Ricardo Sennes, levantou a mesma preocupação com as contas públicas. “Ainda falta competitividade ao Brasil depois desses dois mandatos de Lula. Falta infraestrutura, carga tributária alta e políticas de trabalho rígidas”, listou Sennes.
    .
    Participaram ainda do almoço, o cientista político Bolivar Lamounier e o ombudsman do jornal Folha de São Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva. Ambos focaram-se mais na possibilidade de um PT mais radical no caso de chegarem ao poder outra vez. Lins da Silva, observou o poderio financeiro adquirido pelo partido ao longo dos últimos anos. “Se não elegerem o presidente, eles teram dinheiro o bastante para causar muitos problemas como oposição”, teria dito o jornalista.
    .
    Fonte: Conversa Afiada

    Comentário da fonte:
    Na Venezuela o Império Americano compra os intelectuais e jornalista por 30 moedas. No Brasil, intelectuais e Jornalistas pagam almoços para representantes e entregar o Brasil aos representantes do Império do Norte. Nos Estados Unidos caso isso ocorresse, esses Jornalistas e Intelectuais seriam punidos por crimes de alta traição à Pátria e encerrados em solitárias de penitenciários com ferros nas canelas; aqui são tratados de organizações e Partidos de Oposição. Mas no Brasil, esse tipo de crime também está previsto na Constituição, reunir com forças estrangeiras visando expor a segurança da pátria, configura-se como crime de traição aos interesses nacionais.

  8. Os EUA coloca políticos corruptos na cadeia,e nós não.
    Os EUA dá pena de morte ou prisão perpétua para os assassinos, e nós uma pena simbólica de 5 anos.
    Os EUA tem um sistema de ensino criativo e intuitivo, e nós temos um sistema de ensino baseado no plágio e na memorização. Quem cria no Brasil, é chamado de louco.
    Daqui a 50 anos, seremos como eles.

  9. Depois de tantas chineladas (embargos) que já levamos dos americanos, só quem é muito tolo e ingênuo para acreditar que o congresso americano vai aprovar transferência de tecnologia para o Brasil, isso é uma utopia como tantas outras pelas quais já passamos com eles, não que eu ache que o governo francês vai repassar tudo do rafale pra nós, ningupem faz isso, mas prefiro confiar na frança do que nos EUA, e de mais a mais, não vai haver compra nenhuma de caças, os F5 e os Mirage ainda vão voar por mais uns 15 anos, o que falta acontecer para que as coisas mudem é que o povo aprenda a votar e que esse país sofra uma ameaça militar de fato para só então tentar fazer alguma coisa.

  10. A soma dos destroyer AB + o SH, vai ser dificil dar Rafale, principalmente depois que o Sarkozy pisou na bola. O Rafale era o caça que eu queria ver na FAB, mas agora, os americanos levaram essa.

  11. Obama virá aqui vai fazer umas ”gracinhas” o povo vai chorar,babar essas coisas que sempre acontecem!
    Porém as questões do etanol, do conselho de segurança, protocolo de Kioto permanecerão a mesma, ou seja oquê é do nosso interesse, como sempre será postergado!

  12. Como sempre o Brasil através de Dona Dilma vai fazer barba, cabelo e bigode do Barack e de quebra vai lustrar os sapatos de joelho. Isto tem de mudar, para um pais que quer se lançar no cenário internacional, um dos primeiros quesitos chama-se “identidade própria”.

  13. Lulinha paz e amor era bom de papo ja a Dilminha é boa de conta…hummmm sei…E sera que a palavrinha que mais encanta bons de conta e principalmente o universo feminino se sussurada sutilmente “DINHEIRO” não surte efeito?Porque o clitóris é o timpano.

  14. Senhoras e Senhores,alarmistas de plantão e entusiastas de ocasião,formados na escolinha do sensacionalismo do honoravel professor Datena.O irmão Caim do Norte sempre foi e sempre sera contra qualquer autosuficiencia sensivel e de ponta para o Brasil enão é so vetores aeronauticos e subs nucks,mas avanço nuclear,aeroespacial e acima de tudo que realmente nos tornemos potencia militar emancipada com democracia plena e contra intransigencias ou covardias contra póvos fragilizados.Somos o cisco no olho deles e nos temem por nosso potencial e contam com orgãos e entidades,e opinião publica manipulada dentro do Brasil e fora do Brasil para minar nossa auto-suficiencia.Melhor ter inimigos que voce sabe que te odeiam do que voce ter falsos amigos que quando voce menos espera se lançam sobre suas costas e sempre espreitando sua fragilidade pois temem seu potencial e poder psicologico de reação.Fechar em material belico com eles é o mesmo que ratificar o prolongamento de um acordo de submissão.Tenhamos com eles comercio e intercambio em tudo o que for de comum acordo mas jamais te-los como fornecedores de tudo que ja nos embargaram e retaliaram.Se pensam que cedendo a eles apos eles sinalizarem afirmativamente nos garantem algo é esquecer que quem governa aquela merda é o congresso Americano e que eles e a maioria do povo deles são enlouquecidos,reacionarios e acham que so eles podem ter a hegemonia belica e aeroespacial.Nossa base de lançamento de foguetes eles queriam ter para lucrarem mais com seus projetos e missões.Ate mesmo a França tambem inveja Alcantara que é uma rival a base dela na Guiana Francesa.Acordem e busquemos parceiria com a Russia ou a China.Onde esta escrito que negocios e comercio tem de serem atrelados a assuntos de estado?So na cabeça de idiotas que não pensam por amor ao Brasil e sim por motivos de interesse proprios e conveniencias,ao invez de pensarem primeiramente no Brasil…Bordunada neles todos minha Cobrada.Larga o aço.

  15. Pessoal, não devemos ter americanofobia, pois isso é idiotice. Vamos negociar com eles.
    Os maiores parceiros comerciais dos chineses são os americanos. Temos que analisar bem o que nos interessa e eles idem. Claro que temos que estar com um pé na frente e o outro atrás, mas sem reações fóbicas.
    O bom relacionamento com os americanos nos interessa muito. Obama tem alguma afeição pelo Brasil … Dá para sentir isso. Quem manda nos EUA são os seus Senadores e os empresários poderosos.
    Se o Brasil cair na graça dos americanos, estaremos bem ou menos pior. Eles são pragmáticos e diretos, e temos que aprender a ser como eles. Não podemos nos esquecer de que eles são o leão e nós o cachorro. O leão, se quiser, dá uma patada no cão e o joga longe. rs…
    Se eles escreverem no papel que irão nos passar a tecnologia do caça ou parte dela, vão cumprir, pois lá o judiciário é independente e não brinca em serviço.
    Fazemos parte da AMÉRICA, daí a necessidade de nos aproximarmos dos EUA.

  16. Caro 1maluquinho, sem querer entrar no merito da bronca sua com a Dilma,
    pergunto se com sua reconhecida capacidade intectual não daria para se-lo sem ter que enveredar por insistentes termos chulos com uma mulher.
    Grato parceiro

  17. Programa VLS brasileiro, fabricação do MAR 1, vendas do AMX para Venezuela, Contra o Brasil ocupar uma cadeira no conselho… etc… etc.. O que mais é necessario para o povo brasileiro aprender que os yanks não querem o Brasil “bem”, o que mais? É inacreditável como se esquecem facilmente das coisas que a tão pouco tempo aconteceram. Ou são subservientes de natureza e não sabe o que é “SOBERANIA, RESPEITO PRÓPRIO, VERGONHA NA CARA”. O que que há? Que tipo de brasileiro são vocês que preferem ver o chupa cabras do norte sugar sua ultima gota de sangue? Que vergonha!!! Todos reclamam da situação brasileira, dos políticos entreguistas e quando o “chupa cabras chefe” vem ao Brasil muda tudo? por causa disso deveriamos compra navios de guerra usados deles? é isso que querem para nossa FAs? Se vocês que postam aqui, só pela noticia de Obama vir pra cá, estão falando isso, não posso culpar nosso políticos entreguista, ou seja, se vocês fossem os políticos fariam a mesmas coisas. TERRIVEL!!! PORRA, CONCIENCIA POVO!!!
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  18. Pessoal..eu particularmente sou contra os EUA deixarem de taxar o nosso etanol..
    senao vejamos…
    nao temos nem etanol para nos…quanto mais p exportar…
    imagina se resolvem exportar para os EUA…para onde vai o preco…
    vamos negociar…mas sejamos coerentes ne

  19. adalberto nishioka

    O Projeto do Etanol foi a maior burrada que o Governo Militar fez (e o Lula copiou). Ganharíamos muito mais exportando alimentos.
    O Combustível do Futuro é o hidrogênio, obtido pela eletrólise da água salgada e utilizando a energia solar.
    O carro elétrico também tem futuro, mas o carro elétrico sem bateria.
    Para transformar um carro com motor à combustão em carro elétrico, se demoraria apenas 15 minutos, pelo meu processo. Alguma cidade está interessada nesse projeto ?
    Quem sabe Curitiba, que tem brasileiros inteligentes e ousados.

  20. os Estados Unidos é de Guerra.País de Primeiro Mundo Vence Todas Não Perde e Nunca Perdeu Auguma,Gosta de Guerra, o Brasil Não Pode Vasilar de Jeito Nemum Pros EUA,o Brasil Tem Que ser Bastante Amigavel Tratalo Bem os Americanos quando baracobama vim ao Brasil.o Brasil não é de Guerra o meu maior medo é os paises a fora faser guerra com o Brasil Pricipalmente os EUA

Comentários não permitidos.