Polícia abre fogo contra manifestantes na Arábia Saudita

http://www.heatingoil.com/wp-content/uploads/2011/03/saudi-protest.jpg

A polícia saudita abriu fogo contra manifestantes que pediam reformas políticas durante manifestação nesta quinta-feira na cidade de Qatif, no leste do país.

Testemunhas afirmam que três pessoas ficaram levemente feridas.

Apesar de avisos do governo de que os protestos seriam reprimidos, centenas de manifestantes foram às ruas pelo segundo dia consecutivo pedir a libertação de prisioneiros políticos.

Muitos manifestantes vestiam máscaras para evitar identificação, durante o protesto iniciado após o entardecer.

A polícia disparou bombas de efeito moral e tiros para o alto, dispersando a multidão.

Valores

Correspondentes dizem que a Arábia saudita vem tentando evitar a onda de protestos pró-democracia que assola o mundo árabe e causou a queda dos governos de Egito e Tunísia.

No mês passado o regime anunciou um pacote inédito de US$ 36 bilhões que proporcionará aos cidadãos empréstimos sem juros, assistência a desempregados e o perdão de dívidas.

O governo também reiterou que as manifestações são proibidas por serem anti-islâmicas e contra os valores da sociedade saudita.

Até agora, as manifestações têm sido pequenas e concentradas no leste, entre a minoria xiita que pede a libertação de prisioneiros políticos.

Os xiitas representam 10% da população saudita e acusam o governo sunita de discriminação.

Ativistas disseram que pretendem organizar uma grande manifestação na capital saudita, Riad, na sexta-feira.

O regime saudita é considerado bastante repressor, com uma das imprensas mais controladas do mundo.

Fonte: BBC Brasil

14 Comentários

  1. Vamos aguardar a condenação dos 5 donos do planeta e do seu vendido CS , aos crimes contra a população saudita q pede um mínimo de liberdade individual, e um pouco + de respeito aos direitos humanos. Esse reizeco, já era p estar apresentando aos seus raivoso suditos; leis q ganta esses poucos direitos aos mesmos.Burramente está esperando o pior ocorrer. Merece o q vai acontecer, espero q realmente vire realidade. Possívelmente um asilo nas terras ianks e td a sua corja. sds.

  2. novobrasuk acho que isso nao vai acontecer, e o rei saudita ficara no poder até pq os sunitas sao 90% do pais.

  3. sabendo-se que os árabes são donos de 20% dos EUA… rsrsrs
    a Hilarizinha vai dar uma de macaco..não vejo .. não ouço..não falo…rsrsrs

  4. O Rei Saudita deveria virar Rainha da Inglaterra.
    O Rei Reina, mas não Governa.
    Regime parlamentarista e políticos indicados pelos sindicatos, caso contrário a Arábia Saudita irá se transformar na CORRUPTOCRACIA BRASILEIRA, que é o pior regime político do Universo.
    O POPULISMO LULISTA é um dos maiores males desse planeta.
    Não façam essa besteira.

  5. UM BODE CHAMADO KADAF
    .
    .
    Uma grande revolução popular está acontecendo no Oriente Médio, e percebo que querem dar outra conotação a esta revolta dos civis desta região.
    Na verdade, muitos governantes até do ocidente, não vêem com bons olhos este levante, e para isso vão desvirtua este levante popular.
    Kadaf vem bem como um bode de expiação para todos eles.
    O próximo passo é sufocar a turba sedenta por liberdade, antes que maravilhoso movimento de liberdade e respeito , se espalhe para todos os quatro cantos do planeta, inclusive para a Europa.
    – Os árabes estão fazendo a parte deles, buscando melhor dignidade e respeito das autoridades e nós, o que estamos fazendo para exigir respeitos das nossas autoridades?

  6. Esperar ok,os sindicatos viraram partidos políticos,a classe média vive muito bem e o resto da população são um bando de analfabeto que se contenta com a bolsa família.
    Abraço.

  7. Estava escrito que a Arábia Saudita iria reprimir com violência os protesto. O rei já havia esbravejado com Obama, ainda no início dos protesto no Egito. A reação de Kadaf foi apoiada por completo pela Arábia Saudita. O que Kadaf está fazendo serve de laboratório para os sauditas. Desce o bambu na população logo no início pra cortar as asinhas. Diiiilmaaa… Dilma, cadê seu grito de Direitos Humanos contra a Arábia Saudita??? Contra o Irã Dilma gritou DH, contra a Líbia Dilma gritou DH, e agora??? Dilma estará indo para China, quero ver se ela vai tocar nos DH dos tibetanos. Quero ver se esse MANTRA de Direitos Humanos será SÓ nos países que tem “pendência” com Grão-Mestre de Dilma, Obama.

  8. No Brasil temos uma democracia e quem fala em reação são as viúvas da ditadura que não admitem o fato de um operário ter saído do governo com a melhor aprovação da história e de ter ajudado a eleger uma ex-guerrilheira para continuar a maior transformação social do país em 500 anos. AQUI A DEMOCRACIA VENCEU A IMBECILIDADE..!!

  9. Eu votei na Dilma vira-casaca no 1º e 2º T. Portanto, tenho total direito de achar que ela está JOGANDO para os interesses mais escuso do exterior. Ela nunca havia sido eleita pelo voto popular pra nada, portanto, a eleição dela se deve ao ex-presidente, e que agora ela está traindo sutilmente. Agora está sendo sutilmente, mas mais pra frente a máscara irá cair.

  10. Emprestimos sem juros?
    Eles tão querendo comprar a polulação mesmo.
    A populaçao deveria protestar mais para estorquir mais dinheiro, desses trouxas.

  11. Depois da ” Compra de Votos ” e do ” Caso Gamecorp “, me afastei do Lula. Lula colocou um banqueiro americano no Banco Central, e governou para os banqueiros e especuladores financeiros, jogando a nossa Div Pública para quase 1 tri dólares.
    Votei no Lula em seu primeiro mandato, mas 3 meses depois já estava arrependido.
    Se Lula retornar, será uma grande decepção para mim.
    Nunca vi o Lula atacar algum político corrupto desse país.
    Lula pra mim foi uma grande decepção.

Comentários não permitidos.