Mais fortes que aço, novos metais são moldáveis como plástico

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010170110311-metal-moldavel-1.jpg

Os pesquisadores construíram várias peças em pequena escala para demonstrar o potencial da técnica para a miniaturização.

Imagine um material mais forte do que o aço mas tão moldável quanto o plástico, capaz de assumir uma variedade aparentemente infinita de formas.

Este, que tem sido o sonho dos cientistas dos materiais há séculos, parece estar sendo finalmente alcançado, graças ao trabalho de uma equipe da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Vidros metálicos

Em busca de uma substância ideal, que possa ser moldada em formas complexas com a mesma facilidade e baixo custo do plástico, mas sem sacrificar a resistência e a durabilidade do metal, Jan Schroers e seus colegas voltaram sua atenção para os chamados vidros metálicos.

Esta é a mesma categoria de material que recentemente permitiu a construção de um vidro mais forte do que o aço e que promete a construção de asas de aviões resistentes à fadiga.

Os vidros metálicos são ligas metálicas amorfas, com uma estrutura atômica desordenada, ao contrário da estrutura cristalina ordenada dos metais.

Moldagem por sopro

Os pesquisadores criaram um vidro metálico que pode ser moldado por sopro como o plástico – algo que não pode ser feito com os metais -, em formatos complexos, mas com a resistência e a durabilidade característica dos metais.

“Estas ligas se parecem com o metal comum, mas podem ser moldadas por sopro tão barato e tão facilmente como o plástico,” disse Schroers.

A moldagem é feita sob baixas temperaturas e baixas pressões, em um processo no qual o vidro metálico amolece drasticamente e flui tão facilmente como o plástico, mas sem cristalizar, como o metal comum.

“O truque é evitar o atrito normalmente presente em outras técnicas de moldagem,” conta Schroers. “A moldagem por sopro elimina completamente o atrito, permitindo criar qualquer forma complexa, até mesmo em nanoescala.”

Zircônio, titânio, níquel e cobre

A equipe demonstrou a capacidade do novo material criando uma série de formatos complexos, incluindo garrafas metálicas sem soldas, caixas de relógios, ressonadores miniaturizados para MEMS, giroscópios e implantes biomédicos.

Todas as peças foram moldadas em menos de um minuto e são duas vezes mais fortes do se fossem feitas de aço.

Segundo o pesquisador, o custo do material é similar ao do aço, mas o processamento é tão barato quanto o do plástico.

Os vidros metálicos são compostos por ligas de diferentes metais, incluindo zircônio, titânio, níquel e cobre.

Fonte: Inovação Tecnológica

17 Comentários

  1. Humm… O Brasil pode exportar soja, milho, café…para que investir e gastar dinheiro em vão? Deixa eles (os gringos) descobrirem novas técnicas, depois é só pagar os “royaltes” colocar no custo e vender, barbada. Pessoal do Ministério de Ciência e Tecnoligia são tudo “fera”. Vocês acham que iriam gastar dinheiro com bobagem. Temos que economizar, gasto zero em pesquisa. Vamos investir em plantar mandioca, isto é que esta faltando no mercado. Agora com tsunami no japão o negócio da hora é plantar arroz…

  2. Sem falar que a matéria prima dos metais moldáveis sairão de nosso solo e dos nossos vizinhos, pois em cavar buracos para extrair minérios nós somos mestres…
    Triste!

  3. legal, quem sabe pode servir como base para construção de submarinos que aguentem mais pressão, carros mais seguros e leves e outras coisas bem legais.

  4. Nós brasileiros pagamos uma fortuna para as universidade, o que elas produzem nada,aqui os professores não estão nem aí,pois o salário vem no final do mês.

  5. Mais resistente que o aço, em que sentido ?
    Compressão, tração, cizalhamento, choque, dureza ??????????
    As ligas metálicas e de fibro-carbono sempre tiveram propriedades melhores que o aço.
    O material mais forte que existe à tração, é a teia de aranha e o fio de seda.
    A Blindagem Inteligente que eu descobri, usa um conceito inédito da física. Tem a ver com a inércia.

  6. A mt tempo e q li sobre metais inteligêntes,leves e de alta resistência, espero q essas pesquisas existam tbm no BRASIL, e q as mesmas nos levem a ligas melhores e duráveis. Sds.

  7. Errado camarada. Nossa universidades PÚBLICAS PRODUZEM muita tecnologia!! Já as universidades particulares produzem muito menos. Você esta extremamente mal informado. Dê uma pequena busca no google e verá.

  8. Eu sou engenheiro de materiais.Minha mulher tem uma escola com mais de 4 mil alunos,com 3 turmas de 50 alunos no último ano do ensino médio.Desses,menos de 20 querem ser engenheiros.É uma tragédia,não??Como esse país vai para a frente com todos os jovens querendo ser advogados e médicos?????????????????????

  9. e a ciencia se multiplicara,e esta se multiplicando,quando pensamos que não há mais o que descobrir,nos enganamos profundamente,pois o homen continua suas descobertas fabulosas,pena que pouco descobre de sua verdadeira existencia e se afasta cada vez mais da realidade,cresce o odio e diminue o amor,se esfriando cada vez mais,tornando -se um iceberg.

  10. Marco aurelio, se todo mundo quiser ser engenheiro, o que será dos hospitais que precisam de médicos, da sua escola que precisa de professores, da PM que precisa de policias??

    É até bom, se não vai ser que nem quando estava ‘na moda’ fazer administração.
    Hoje em dia se você fez ADM é meio ‘a é.. grande coisa, conheço um monte de gente que fez’.. e antes de ADM era ‘Vou ser advogado’.. a profissão fica saturada de profissionais, muita gente pra pouco emprego na área.
    Engenharia está saturando.. tenho muitos amigos formados em engenharia que hoje trabalham em postos de combustivel.
    E eles são muito competentes, mas tem muito engenheiro aqui no ABC, e ganha mais pedreiro do que engenheiro em si.. mas tem que ser pessoas qualificadas, já se foi o tempo em que pegava pião na rua pra trabalhar em obra, se não tiver o minimo de estudo, nem entra.

  11. Hehehe… Eu não sei porquê, ninguém leva o companheiro Dandolo à sério(?!?!?!)… Pra mim está claro que ele, antes de descobrir/compreender/desenvolver todas essas tecnologias, ele conseguiu decodificar os padrões das atividades cerebrais dos maiores gênios da humanidade, para, em seguida, usar tal conhecimento para estabelecer a ativação e o domínio de 100% da sua própria capacidade cerebral… ORA, não tem nenhum segredo nisso pessoal!
    🙂

  12. Qualquer que seja o material, tenho certeza que as maiores jazidas estao aqui no Brasil, tomara que inventem algo que precisem muito comprar, assim poderemos dar um salto na balança comercial. Lembrando que alguem tem que resolver o problema do NIOBIO.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  13. 2x mais resisten q o aço, com o mesmo preço e usando o mesmo prosseço de conformaçao do plastico, agora temos um substituto para o o plastico vamos beber cerjeva em copos descartaveis de Vidros metálicos XD

    dandolo

    quando diz 2x mais resistente q o aço eh e todos os sentidos!

Comentários não permitidos.