O programa da Pratt & Whitney que esta sendo reconhecidos mundialmente como “os motores Verdes”.
A primeira tentativa da Pratt & Whitney de construir um turbofan com caixa de redução começou por volta de 1998, o que ficou conhecido como o PW8000. Esta iniciativa era essencialmente uma atualização dos atuais motores Pratt & Whitney PW6000 que previa substituiu a seção do “fan” com um sistema de engrenagens objetivando reduzir sua velocidade de giro. Após vários anos de desenvolvimento do PW8000 essa ideia praticamente desapareceu. Logo depois que o projeto ATFI apareceu, ainda usando os motores PW6000, porem com uma nova caixa de velocidades e um “fan” com uma única fase.
Isto levou à concepção de um novo tipo de motor Turbofan, o turbo engrenado GTF. Programa que foi projetado em torno de um núcleo recém-desenvolvido em conjunto com a MTU-Aero Engines da Alemanha.
Em julho de 2008, o GTF foi rebatizado o PW1000G, o primeiro de uma nova linha de “NewPower” novos motores. A Pratt & Whitney afirma que o PW1000G é de 10% a 15% mais eficientes do que os motores atuais utilizados em jatos regionais, além de ser substancialmente mais silenciosos.
Leia mais no Aviação geral clincado na imagem que segue
8 Comments