Defesa & Geopolítica

Marinhas da Alemanha, Finlândia e Peru encomendam sistemas de contramedidas MASS

Posted by

http://www.defpro.com/data/gfx/news/37c29ed24df5480291c80e15cb560d87e95a4e2e_big.jpg

Com a finalidade de aumentar a proteção de suas frotas, as Marinhas da Alemanha, Finlândia e Peru encomendaram o sistema MASS (Multi Ammunition Softkill System), um avançado sistema de defesa desenvolvido pela Rheinmetall AG contra ataques de mísseis dotados de avançados sensores de engajamento de alvos. O principio de funcionamento do MASS consiste no lançamento de iscas (decoys) que operam em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético (ultra-violeta, luz visível, infravermelho, laser e radar) para desorientar os mísseis atacantes, formando uma espécie de escudo ao redor dos navios. As três encomendas estão avaliadas em € 15,5 milhões.http://images.gizmag.com/hero/4776_25100593645.jpg

Como parte do programa de modernização de suas fragatas da Classe Lupo, a Marinha do Peru colocou inicialmente uma encomenda para dotar duas embarcações do modelo com o MASS. O contrato inclui também a opção para equipar mais duas fragatas em breve.
http://www.globaldefencemedia.com/news_daily/03_03_2011/MASS_firing.jpg
A Marinha da Alemanha assinou com a Rheinmetall outra encomenda para prosseguir o programa de dotação de seus navios draga-minas com o sistema MASS, refletindo assim a prioridade que as autoridades navais germânicas estão dando para a proteção da frota. Após a atualização executada no ano de 2008 em dois navios draga-minas em resposta a um requisito operacional urgente (UNFIL), mais duas embarcações da mesma Classe foram equipadas com o sistema em 2009. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bd/Pori_MASS_decoy.JPG/220px-Pori_MASS_decoy.JPGA encomenda agora contratada prevê que o sistema de auto-proteção da Rheinmetall seja instalado em mais dois navios do tipo, desta vez com uma configuração do MASS composta por dois lançadores integrados com a unidade de detecção de aproximação de mísseis.

A Marinha da Finlândia contratou a Rheinmetall para adaptar seis porta-mísseis da Classe RAUMA. Em 2002 a empresa alemã equipou com tecnologia MASS embarcações finlandesas de ataque rápido da Classe Hamina.

Fonte: Tecnologia&Defesa

10 Comments

shared on wplocker.com