Defesa & Geopolítica

Medvedev proíbe venda de armas ao regime de Muammar Kadafi

Posted by

Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev

EFE  —  O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, decretou a proibição da exportação de armas para o regime do líder líbio, Muammar Kadafi, informou o Kremlin nesta quinta-feira. O decreto do presidente russo assinala que fica proibida a “venda, provisão e transferência” de armas à Líbia, seja diretamente da Rússia ou de fora de seu território.

A proibição corresponde a todo tipo de armas e equipamentos militares, incluindo peças de reposição, e foi adotada, como assinala o decreto, em cumprimento da resolução do Conselho de Segurança da ONU que em 26 de fevereiro impôs sanções ao regime de Kadafi.

Além disso, a disposição presidencial inclui a revisão nos portos e nos terminais aéreos da Rússia de todas as cargas com destino à Líbia que apresentarem indícios de estarem desrespeitando a proibição.

Segundo alguns analistas, a Rússia, que é um dos principais fornecedores de armas da Líbia, pode deixar de receber até US$ 4 bilhões no caso de um embargo prolongado sobre o fornecimento de material bélico a Trípoli.


Fonte:  Terra

12 Comments

shared on wplocker.com