Mal chegou e H-60L Black Hawk da FAB…

…já será utilizado para missão de salvamento de vítimas das chuvas no RS.

Uma aeronave H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º), Esquadrão Pantera, decolou às 12h00 da Base Aérea de Santa Maria para a missão de resgate às vítimas das enchentes na cidade de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. A bordo do helicóptero estão militares especializados em busca e salvamento (SAR).  A estimativa de voo até o local é de cerca de 1 hora.


A cidade de São Lourenço do Sul sofre com uma forte chuva que começou na tarde da quarta-feira e se prolongava pela madrugada de hoje (10/3). As chuvas isolaram famílias e  preocupam a prefeitura do município do sul do Estado. A água acumulada fez com que rios e arroios transbordassem, provocando, a interdição da rodovia Porto Alegre-Pelotas (BR-116) na altura do km 471,4 em ambos os sentidos.


Está será a primeira missão dos Black Hawk, que chegaram ao esquadrão no dia 1º de março. Os helicópteros têm capacidade para 12 assentos ou até seis macas. É dotado de um guincho de resgate que suporta até 270 kg e possui uma autonomia de voo de cerca de  3h40min, variável com o peso de decolagem.

Fonte: FAB

31 Comentários

  1. Isso mostra a necessidade urgente de mais unidades. Há grande demanda por seus serviços, helis, país afora. Um país com BRASIL não pode depender só de uma meia dúzia de helis, tinha de ter uns mil só para bombeiros/polícia e outros 500 pras FA’s…

  2. Acho justo que as nossas FAs empreguem seus meios em benefício ou socorro da população sempre que necessário… Afinal, quem paga a conta é sempre o contribuinte… Só não sei se as FAs são reembolsadas das despesas decorrentes destas operações, pelos municípios atendidos, ou pelo estado correspondente, ou pelo próprio GF… Além disso, em tempos de paz é uma boa forma de manter a excelência na capacidade operacional das tripulações das aeronaves e demais militares envolvidos na logística das operações… E, vou além… É esta disponibilidade das nossas FAs para o pronto atendimento da população em caso de catástrofes e outras emergências que tem elevado e mantido o alto índice de aprovação e confiança dos brasileiros nos nossos militares das 3 Forças… mesmo com uma ou outra “escorregada” ou escâdalo vindo à tona esporádicamente… Agora só falta criarem um canal televisivo, nos moldes da TV Senado ou TV Câmara, para o Ministério da Defesa, informando sobre as atividades militares e aproximando ainda mais a população destas instituições… Eu mesmo serei um espectador assíduo…
    🙂

  3. Não concordo Xtreme, o Brasil é um todo, então tem que ir a gualquer parte do Brasil, essa é a missão da FAB.

  4. Complementando: Aí pessoal, vamos promover uma campanha para a criação da TV MD… Na TV aberta… Talvez a elaboração de uma espécie de carta aberta divulgada por meios eletônicos (net) para que aqueles que aprovem a idéia se manifestem… Que tal?!?

  5. Olha quanta diferença!O Black Hawk “mal chegou” e ja esta em uso!A JACA FRANCESA esta onde?Na frança como um “BIBELO” DE HANGAR!

  6. jakson almeida… kkkk
    Voce sempre tem uma tirada…
    E mais, sempre tem que ter “Jaca”! mas agora, até que
    é pertinente a “Jaca”, verdade em forma de fruta…rs

  7. Pois é Jackson, onde estão os Caracal comprados a peso de ouro?
    A meu ver o tal contrato com a França é um verdadeiro estelionato. Nós, otários contribuintes, vamos pagar uma fábula para montar aqui a jaca que nem eles querem mais.
    E têm gente que ainda acredita na tal parceria estratégia com os franceses.

    Voltando ao assunto em pauta, parabéns à FAB pela pronta resposta a mais uma calamidade.

  8. Jackson, nao sei se sao os helicopteros aos quais voce se referem… Mas eu moro em Itajuba, perto da fabrica da helibras e tenho visto os EC 725 em voos de testes por aqui.

  9. Eu também pensei que tinha caído quando vi os três pontinhos no título do post (…). Mas que bom que eles estão ajudando a população.

    Acabei de ver agora no JN, o José Genoíno foi nomeado assesor especial do Nelson Jobim, agora mais um pra fud… com o ministério da defesa (ele foi guerrilheiro no Araguaia e já foi preso pelo exército naquele tempo).

  10. choveu muito por aqui e no caso de São lourenço, onde morreram 14 pessoas, a tragedia podia ter sido maior se o prefeito da cidade não tivesse mandado carros de som para as ruas as 3 h madrugada, avisando os moradores para desocuparem as casas, horas antes da inundação, do perigo de cheia no rio que corta a cidade. Más sempre tem gente que não escuta ou que não quer sair…

  11. È um bom helicóptero, o chatinho é que para a manutenção mais elaborada tem que pedir autorização dos EUA. Mas tem nada não afinal pelo menos não é Frances isso é o que importa…

  12. Xtreme disse:
    10/03/2011 às 19:05
    RJ ..RS.. eles vão..alias tem bases por lá… agora… no nordeste alguém já viu …
    Eu moro no Nordeste e já ví deles caíndo aos montes, só que tudo era um filme de Guerra, mas de verdade também já ví não estas mas outras aeroneves da marinha e do exército, socorrendo vítimas de alagamento no Maranhão e no Piauí, e teve um outro que caiu no Ceará.
    Digo ainda que tudo que vier melhorar a situação das FFAA é bem vindo não me interessa a nacionalidade, me interessa a qualidade, seja Russo, Americano, Francês, Italiano, até se vier de Portugal será bem recebido.
    Saudações,
    Alves Pereira.

  13. Completo meu pensamento, com o seguinte: Se vocês perceberam, o Brasil faz um mix enorme de Helicópteros, e por que não fazer o mesmo com os caças que a FAB precisa, vale dizer que já de longe o Brasil tem um mix de caças, porque acabar com eles agora ficando dependente de apenas uma nação, sim dependente, até que uma empresa de coragem resolva assumir o papel de empresa nacional da indústria de Defesa no Pais. Porque ao meu ver até agora a EMBRAER só esta preocupada em vender jatos executivos e comerciais.
    Saudações,
    Alves Pereira.

  14. Eu fico decepcionado quando vejo essas notícias e todo mundo fala que acha lindo. É, tão lindo ^^, fofinho :D, gutiguti coisinha linda do papai. Só não faz o que foi feito pra fazer.
    Mas onde está a defesa civil? Não existe nenhum organização governamental que seja designada para isso? Se existe, onde está? Não funciona? Porque?
    É ótimo, sempre lindo. Enquanto as pessoas ficam aliviadas por ver as forças armadas virando corpo bombeiros, se esquecem da responsabilidade dos políticos. A vítima que se foi (essa não reclama), aqueles que sofrem são poucos em comparação com todo o país de alienados por canais de tv, que, aos poucos mostram que querem forças armadas sem armas e com bóias. Compremos 50.000 botes salva-vidas de última geração. Para que caça? para que submarino? para que exército?
    Se sabemos que ano que vem chove denovo, vamos nos preparar para socorrer as vítimas que serão em maior número, já que ninguém investiu em saneamento, ou urbanização apropriada, ou contensão de encostas afinal de contas, prevenir é melhor que remediar! Que se danem os órfãos.
    As forças armadas estão aqui para isso não é mesmo? Tapar buracos por má gestão e ingerências políticas, que, inclusive, resultam no seu próprio sucateamento.

  15. Mas quer saber, eu já sei a futura aquisição!
    .
    1000 unidades de ambulâncias sucateadas do samu.
    .
    essas ambulâncias tem um potencial enorme e, embora estejam sucateadas, passarão por um extenso processo de modernização e adaptação, para que possas ser usadas também como vetores de dissuasão contra potenciais inimigos.
    .
    Suas armas serão:
    .
    1 – Radar de pulso doppler (ligar e desligar a sirene em um volume ensurdecedor, e esperar entre os intervalos pra ver se tem eco).
    .
    2 – Bombas inteligentes burras (cilindros de oxigênio)
    .
    3 – Armas de choque eletro-magnetico (consiste em jogar o desfibrilador no cockpit dos aviões INIMIGOS [que fique bem claro para os servidores públicos]e rezar para que estejam funcionando e que se choquem com bastante violência no saco dos pilotos (INIMIGOS TÁ?))
    .
    4 – Armas Biológicas – jogar seringas infectadas com HIV, para que o inimigo necessite do nosso apoio aéreo e, por consequência, não deseje o conflito (viu só que dissuasão a longo prazo? Em 20 anos a guerra acaba! sempre melhorando!)
    .
    Médicos paraquedistas do SUS – com o objetivo de estabelecer zonas sem saúde enganando o povo com exames gratuitos para maiores de 40 anos dentre os quais: poliomielite, calvície precoce, infantilismo, nanismo, teste do pezinho e etc.
    .
    .
    Além de tudo isso, o veículo também poderá se infiltrar na defesa inimiga sem ser detectado, bastando para isso alterar o seu padrão de cores, se tornando assim a primeira aerolância de 6ª geração do mundo. Não sendo detectada por nenhum radar, já que voará abaixo de 5Km/h e numa altitude de 10m.
    .
    Essa aerolância também contará com sistemas ultramodernos, fodásticos, prototipados pelas séries de ficção:
    Star wars,
    Star trek
    Stargate,
    Battle star galatica,
    Mágico de OZ,
    Terra do nunca,
    Aerolito do Chaves (o engraçado e não o engraçadinho)
    .
    Também serão desenvolvidas versões navais sem os pneus, apenas com as câmaras de ar, que servirão como bóias salva-vidas em caso de falta de combustível, de tanque de respiração já que, nessa versão, o oxigênio foi retirado dos cilindros, de modo a deixar o poliedro de geometria retangular-arredondada-meio-amassada-nos-lados(!?) mais leve.
    .
    E uma versão de decolagem e pouso vertical, quando o veículo os executa apoiando-se sobre os pára-choques dianteiros.
    .
    E o melhor, não perderá seu caráter “dual”, podendo ser usado no socorro a vítimas de enchentes, se não atolarem no caminho por falta de manutenção.
    .
    .
    PS.
    Toda essa modernização será feita com mão de obra brasileira em parceria com a “Dandolo Corporation”. (cujo dono, sócio de se mesmo, engenheiro, projetista, faxineiro (“one man army corporation”) recebera 10.000,00 por mês mais royalties segundo fontes).
    .
    .
    Viva o Brasil… . . . …né!?

  16. É desse jeito que deve ser um exército?
    Eu preferia a soberania nacional a liberdade de poder usar qualquer coisa como pretexto para falar mal do meu país. Mas enquanto o povo desse país, que só é um pais porque tem um povo, não acordar para o verdadeiro papel das forças armadas, eles serão sempre manipulados, serão sempre motivo de chacota. E apenas um detalhe mínimo, sem importância, em qualquer invasão.

  17. Pensei que ia me decepcionar com o Hugo Chávez, mais isso só confirma a admiração que tenho por esse líder.

    Ele não distingue um pobre venezuelano de um pobre americano.

  18. Xenofobia detected…

    Bom helicóptero, mas os xenófobos deviam se informar mais antes de sair despejando asneira!

  19. Esse Jackson tem algum problema com francese… Comprou algum perfume falsier!?

    Ou pegou alguma francesa do sovaco cabeludo?!

  20. Se não houvesse comprado não teria para prontificar para a ajuda. Temos que adquirir muito mais.Isso também é muito bom pra Dilma ver que o gasto com as FAS também é invetimento.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  21. Em caso de grandes calamidades, as FFAA têm que partir para a missão. Se não for uma grande calamidade ou necessidade, o Estado tem que se virar com os seus meios, pois o material militar não deve ser utilizado sem necessidade, pois é muito caro.
    Os militares têm que ser bem treinados prioritariamente para intimidar e/ou destruir o inimigo.

  22. A compra desta aeronave veio do dinheiro de todos nos.Não foi comprado para militar dizer que tem ,mas sim para usar em benefício de todos nos ou seja o povo brasileiro .Então bota a máquina pra trabalhar!Abraços .

Comentários não permitidos.