Defesa & Geopolítica

França reconhece rebeldes como representantes da Líbia

Posted by

http://i2.ig.com/fw/by/1w/za/by1wzasrhix43azspx01l4j1d.jpg

AFP  —  A França reconheceu o Conselho Nacional de Transição, que reúne a oposição ao regime de Muammar Kadafi, como o único representante legítimo do povo líbio. A presidência francesa pretende enviar um embaixador para a cidade de Benghazi, controlada pelos rebeldes.

“A França reconhece o Conselho Nacional de Transição como o representante legítimo do povo líbio”, afirmou à imprensa Ali Issawi, emissário do Conselho, após uma reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy no Palácio do Eliseu.

A informação foi confirmada pela presidência francesa, o que fez da França o primeiro país a reconhecer o Conselho Nacional como único representante “legítimo”.

“Com base neste reconhecimento, vamos abrir uma representação diplomática, nossa embaixada em Paris, e um embaixador da França será enviado a Benghazi”, declarou Issawi.

“Este embaixador ficará de forma provisória em Benghazi, antes de seguir para Trípoli”, completou. A presidência francesa também confirmou os envios de embaixadores entre Paris e Benghazi.

O reconhecimento acontece um dia antes de uma reunião extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), em Bruxelas, para abordar a situação na Líbia.

Durante o conselho europeu, o presidente francês vai propor um “plano global” para enfrentar a crise líbia.

Fonte:  Terra

19 Comments

shared on wplocker.com