Bolívia questiona legalidade de terras de brasileiros

Presidente da Bolívia, Evo Morales

AFP  —  O governo boliviano disse na quarta-feira que duvida da legalidade dos títulos de propriedade de terras de brasileiros no leste e nordeste do país, e ameaça realizar um processo de “expropriação”. “Identificamos um grande número de prédios em zonas produtivas com presunção de ilegalidade de posse”, informou o vice-ministro de Terras.

“Nestes prédios há colônias menonitas, brasileiros e outros; e estamos realizando as investigações necessárias para verificar a ilegalidade ou não destas construções”.

O comunicado destaca que imagens de satélite apontam para ilegalidades em 1.325.403 hectares, principalmente no leste e nordeste do país, envolvendo terras ricas para a agricultura e a pecuária. “Vamos prosseguir com o processo de reversão e expropriação” de prédios, de “maneira paralela ao processo de saneamento”, advertiu o vice-ministro sobre a investigação dos títulos de propriedade.

O governo do presidente Evo Morales promove um processo de redistribuição de terras para beneficiar os pequenos camponeses em detrimento dos latifundiários.

Fonte:  Terra

50 Comentários

  1. SINAMOB neles, que piada né, será que ele usou imagens do GOOGLE EARTH?
    Se pelo menos pagar os proprietários ta bom, o duro é se tomar e meter um pé na bunda dos caras.

  2. Logo, logo esse Indio, vai perceber que o “Lulinha Paz e Amor” já saiu…
    Chaves já percebeu, e esta de boca fechada, o proximo é esse Indio.

  3. KKKKK.

    Aí está o “cumpanhero” do mulla, o gênio tão querido do reino do bananal!
    Lá vamos nós abrir as pernas outra vez pro índio cocaleiro, afinal já fizemos isto uma vez.
    Sem contar com as entubadas que levamos do chapolim, dos muy amigos e hermanos argentinos, do padreco reprodutor paraguaio e por aí vai…
    Estes são os prêmios da diplomacia rastaquera brasileira,aparelhada pelos nefastos esquerdistas no “pudê” e pautada pelos “cumpanheros” do foro de são paulo.
    Parabéns Brasil, você merece.

  4. Eles estão certos em proteger o pais deles, burro é a gente que deixa os gringos comprarem metade da Amazônia e a outra metade na mão dos índios.

  5. e agora PTzada… vão falar o que do MST Federal da Bolívia…

    O Lula já entregou refinaria.. vamos ver o que a sua cria ira fazer.

  6. Esse índio não se contenta com os 10 kilos de coca que cheira toda semana. Sinto que esté chegando a hora do SINAMOB entrar em ação… rsrsrs, vamos ver se a Sr. Dilma tem pulso firme para defender nossos irmãos brasileiros.
    Godoy, Sem dúvida que eles usaram o GOOGLE EARTH e pra calcular a área de 1.325.403 hectares no GOOGLE EARTH também tem essa ferramenta. Segundo eles: imagens de satélites…. hahahaha

  7. Batem os tambores da guerra! … Tão fazendo o cheque-mate mais perfeito do mundo. Minando aos poucos a resistencia do corpo, preparando no ambiente um virus letal, e fazendo a mente cada vez mais à mercê dos perigos!.. estratégia esta que faltou no vietnã, afeganistão e iraque. Pena capital aos sabotadores!!

  8. Xtreme disse:
    10/03/2011 às 14:18

    Xtreme, vc acha qua a dilma escopeta fará algo?
    Eu duvido, afinal a agenda é praticamente a mesma, o partido também, idem aos “cumpanheros” do foro. Em suma, só mudaram as moscas, a merla continua a mesma.
    Talvez ela até levante a voz contra o indiozinho, ou quem sabe este cocalero consiga alguma vantagem por debaixo dos panos (via foro de são paulo e a tal da unasul) para deixar as coisas como estão.

    Sds.

  9. A Dilma é mais macha do que o Lula, ela vai arrancar o escalpo desse índio ladrão, criador de confusão, plantador de coca… [2]

  10. esse cara ta de brincadeira né.
    “bem nesse quesito acho que nosso pais pode se sair melhor pois o lula nao esta mais no poder, para fingir que nem viu isso, e ceder tudo”.
    “gosto do lula mais a respeito de manter nossas “riquezas” ele deixou muito a desejar”.
    sds a todos.

  11. ele devia é tomar vergonha e impedir a produçao de cocaina que tem no pais dele.
    indio safado , é isso que ele é.

  12. Acredito se houver alguma ilegalidade na posse das terras, o governo boliviano esta com toda a razão em investigar!
    Agora o brasileiro que se encontra legalizado perante a lei deve ter todo nosso apoio, já os que se encontram na clandestinidade devem procurar a legalização.
    caso contrário devem responder na justiça!
    O GOVERNO FEDERAL DEVERIA TOMAR ISSO COMO EXEMPLO,E FAZER UMA REVISÃO NOS TÍTULOS DE PROPRIEDADES NAS AREAS DO NORTE DO BRASIL ONDE OCORREM MUITOS COMFLITOS PELA POSSE DA TERRA!

  13. Galera, antes de voces saírem chingando, vamos pensar um pouquinho. Ronaldo falou tudo, os gringos estão comprando praticamente toda a nossa amazônia e nós damos total aval legal, inclusive achamos ótimo. Os brasileiros são os grandes latifundiários da bolívia, se o governo os pagar justamente para que saiam eu nao vejo nada demais. O que nao pode é vir um monte de gente aki chingando o cara de produtor de coca, chingando-o de índio(como se índio fosse um chingamento). Ninguém que o chingou sequer conhece a realidade da bolívia, um país extremamente miserável onde todas as riquezas minerais e naturais sao sugadas por extrangeiros. Concordo que ele é extremamente radical, mas eu invejo um país que tenha um presidente extremamente comprometido com toda a sua população(principalmente os pobres), mesmo que ele as vezes exagere como no caso da expropriação das refinarias da petrobras!

  14. Está na hora do Brasil tomar uma medida mais enérgica. Se continuar dessa forma, movimentos semelhantes vão acontecer em outros lugares, principalmente no Paraguai. Essa onda anti-Brasil está crescendo na América Latina e se o Brasil não intervir, fica com má fama.

  15. Indio Comunista aplicando a cartilha de Cuba. Comeca a conversa com o tal de “camponeses”. Afinal estes ‘camponeses” tem dinheiro para investimento? porque fazenda nao produz nem banana, ver Cuba, se nao tiver investimento;equipamento,adubos etc etc. Entrega na mao dos “camponeses”, que devem ser amigos do Ivo, e em dois anos a producao cai pela metade, ate no final de 5 anos se torna um matagal

  16. Reacionarios Bolivarianos e extremistas da intransigencia intervencionista,o nosso amado Brasil adotou a politico da MAMÃE DAS RATAZANAS implantada pelo governo Lula em assumir a paternidade bastarda dos pobresinhos da AS dando-lhes nutrientes que faltam as nossas criancinhas barrigas dagua.Com nossas fronteiras abertas e livres para quem quiser nosso territorio é o receptaculo dos anseios dos necessitados Latinos que sem oportunidades em suas nações para ca migram e se subjugam ate ao trabalho escravo.Façam um referendo em Santa Cruz de Lacerda e veram que quase que a totalidade da população deles gostaria de pertencer rasil e que foram contra a tomada de nossa refinaria pelo Cocaleiro.Na Bolivia,no Paraguai esses problemas relativos a terra e tambem Itaipu foi tudo orquestrado pelo Curumim Desbotado amiguinho intimo mas não fiel do Lula cara de broa inchado por alcalóides.Sabem o Cocaleiro pode quebrar a cara e talvez esse seja o primeiro teste Bolivariano para testar nossa paciencia.A hora que a Madame tiver de TPM vai ter um piripaque e vai sobrar pra todo lado.Dia 28 o bufão vem “alegresinho” e com certesa se ficar calminho vai ser so um esporrosinho basico,mas se quererm engrossar o caldo vai ter mesmo de abrir as perninhas aos Americanos…A Cobra vai fumar.

  17. ACHO Q O INDIO TA COM 50 GRAMAS AREBA DENTRO; BASTA BRASIL CANCELAR A IMPORTAÇÃO DE GAS PARA “QUEBRAR O CÚ” DO COCALEIRO…

    A PROPOSITO FAB:70 F18 SH + AMAARAM 120 + 56 F5-M + DERBY + 40 AMX-M + JDAM + 12 SKYHAWK MODERNIZADO + DERBY E JDAM + 98 SUPER TUCANOS + 5 EMB 145 R99 AWACS…QUERO VER O INDIO COCALEIRO E O CABELO PIXAIM DO LOCO DITADOR DE BANANAS CHAVEZ VIR TIRAR GRAÇA….SUKOI 30 MK????POSSO FALAR UMA COISA!?….É UM MITO…NÃO TEMO!!!!!!!TODOS OS AVIOES RUSSOS SAO UMA BOSTA!!!USAM A MESMA ESTRATEGIA DA EXTINTA URSS É SÓ INTIMIDAÇÃO MAS É NA HORA DO JOGO QUE VEREMOS QUEM É MELHOR E COMO PILOTO NUNCA!!!REPITO…NUNCA!!!ENTREGARIA VIDAS DE PILOTOS BRASILEIROS A EQUIPAMENTO RUSSOS QUE TEM QUALIDADE E CONFIABILIDADE DUVIDOSA E COM UM PODER INDUSTRIAL DE FORNECIMENTO DE PEÇAS E MANUTENÇÃO MUITO DO SEU FAJUTO…..DUVIDAM???BASTA PEGAR O MELHOR LABORATORIO DE TESTE DO MUNDO QUE É O ORIENTE MEDIO (LEIA-SE ISRAEL) QUE SEMPRE POSSUIU EQUIPAMENTO AMERICANO OU FRANCES E DEU PORRADA EM TODOS AS BOSTINHAS VOADORAS RUSSAS DOS ARABES NA GUERRA DO YOKPUR, 6 DIAS, ARABE-ISRAELENSE, BOMBARDEIO DAS USINAS NUCLEAR DO IRAQUE…E NAO SO PELOS PODEROSOS F15, MAS POR CAUSA DOS F16, F4 PHANTOM E MIRAGE(FRANCES)…E O PRINCIPAL….O TREINAMENTO E PROFISSIONALISMO DE SEUS PILOTOS….A MAIOR ARMA DE TODAS NUMA BATALHA AEREA…AOS ENTUSIASTAS DI MITICO SU35, SÓ TEM M PROTOTIPO PRONTO, NEM A MAE RSSIA TEM ESSE AVIÃO, A MAIORIA E COMPOSTA DE VELHOS MIGS 29 E SU25…HÁ TENHA DÓ!!!!!QUEM TEM MEDO DOS EUA VETAREM ARMAS…ORA…COMPRE DE ISRAEL, SÃO EXCELENTES!!!QERO VER SUKOIZINHO PINOTANDO DO NOSSO ESPAÇO AEREO QUANDO COMEÇAR A FALTAR PEÇAS…E ARMAS……
    ***********************************************
    Apenas uma dica, quando escrever um comentário nunca o faça utilizando somente maiúsculas, esta prática dificulta a leitura e é consentida na internet como “falta de educação” pois significa “Gritar”.
    Seja bem vindo ao Plano Brasil.
    E.M.Pinto

  18. Calma pessoal!
    Meu Deus! Algumas pessoas que comentam aqui gostam de confusão, calmas nobres amigos!
    Logicamente que nossa embaixada, e outros organismos vão se movimentar agora para ver se procede tal prerrogativa do Presidente da Bolívia, Evo Morales!
    Os caras querem entrar em Guerra com um pais que nem tem arma direito!! “É pra acaba com os pequi do Goiás mesmo”
    Uma coisa falada corretamente, a DILMA não é o Lula, depois da conversa DEMOCRATICA, nossos mecanismos vão se manifestar, pode ter certeza, que “Ela vai podar no talo, para nem brotar mais” a mulher não é fraca não, é só observar o que ela esta fazendo e trabalhando, quase nem aparece na TV.

  19. Evo Morales é presidente da Bolívia, ora, se tem gente extrangeira no território boliviano ilegalmente sendo brasileiro ou não, use da lei e manda sair e pronto.
    Já basta aqui no Brasil que tudo pode e não ninguém de peito para falar nada. Tem até um italiano acusado de terrorismo e assassinato e ainda tem gente passando mão na cabeça do cara.

  20. Se é no país deles, têm mais que cuidar…
    Não falta espaço no Brasil, se brasileiros estão lá que aceitem os riscos.
    Nada errado na postura deles, a notícia visa é criar ambiente de atrito entre os países. Exacerbar a ‘sanha’ senhorial e imperialista de alguns daqui…
    Se produzem drogas e elas entram aqui, podem crer que tem muitos brasileiros que participam disso, e ganham muito dinheiro.
    E isso só mostra que não cuidamos das fronteiras.
    E o Brasil também tem restrições a propriedade de terras por estrangeiros na faixa de fronteira, portanto nada a reclamar.

  21. EIS A QUESTÃO!
    .
    .
    A final,em que lado dos dois países estão estas terras?
    .
    Se for do lado da Bolívia,é natural que o governo de lá,coloque moral lá?
    .
    E se for do lado brasileiro,por que não colocar moral aqui?
    .
    O texto não fala bem clara,em qual lado estão estas terras.

  22. Eles estão no pais deles é não são colonia do Brasil. logo latifundios tanto lá quanto cá, estão errados. principalmente propriedade estrangeira. É Brasileiro lá é estrangeiro. PONTO.

  23. Miseravel(a bolivia) ou não o Brasil sustentou o preço do gas boliviano quando mais ninguem se interessava.
    Abriu o mercado nacional para um gas que jazia embaixo do solo.
    Apoio seu governo e a unidade nacional boliviana em um do maiores momento de crise , quando havia movimento de destitui-lo – depois movimento de dividirr o pais.
    Lula deu uma de bom irmão mais velho, e de forma mansa aceitou a bandeira levantada por Morales de anti-imperialismo brasileiro.
    Chega.Basta.
    Não se justifica a atitude agressiva e depois as declarações falsa de irmandade quando necessita do Brasil.
    Já não ouvia falar deste elemento a algum tempo – parece que esta de volta.
    O Brasil com Dilma deve aproveitar o momento em que por felicidade não estamos mais na dependencia gritante do gas deste infeliz e mostra que determinadas ações podem levar o Brasil a não ser mais condescendente com Evo. Pessoalmente nada contra o o povo da Bolivia.

  24. EU FICO PUTO COM ALGUNS VERMELHOS DESTE SITE QUE DEFENDEM UM COCALEIRO QUE ROBOU A PETROBRAS EM QUASE 200 MI DE DOLARES (NOSSOS DOLARES), AUMENTOU O PREÇO DO GAS QUE QUERENDO OU NAO IMPACTOU PREÇO NO BRASIL E AJUDANDO A AUMENTAR A INFLAÇÃO E QUE FICA ARMANDO NA CALADA COM O CABELO PIXAIM DO CHAVEZ PARA DOMINAR A AL NUM SONHO LOUCO E DEPRIMENTE CHAMADO “SOCIALISMO BOLIVARIANO”. ADIVINHEM QUE É O ALVO MAIOR PARA ESSES CARAS NO FUNDO??? CLARO O BRASIL!!! O SONHO DE UM BOM PARASITA É TER UM HOSPEDEIRO FORTE…MEU PARCEIRO….EU NAO SEI OQ OS VERMELHOS VEEM NO SOCIALISMO QUE FALIU COM A URSS E TA LEVANDO A VENEZUELA A MERDA JUNTO COM A BOLIVIA…MEU IRMÃO A DILMONA NUM TEM NEM QUE DAR PAPO P ESTES CARAS AO CONTRARIO QUE FEZ O CACHAÇA LULA….PARAFRASEANDO UMA DAS CELEBRES FRASE DO FILME TROPA DE ELITE 1: “QUEM QUER RIR TEM QUE FAZER RIR”…”QUEM QUER SER POTENCIA REGIONAL TEM SE FAZER POTENCIA REGIONAL E SE FAZER RESPEITAR”….

    ***********************************************
    Apenas uma dica, quando escrever um comentário nunca o faça utilizando somente maiúsculas, esta prática dificulta a leitura e é consentida na internet como “falta de educação” pois significa “Gritar”.
    Solicitamos também a moderação na linguagem, palavrões e ofensas pessoais não são bem vindas.
    Seja bem vindo ao Plano Brasil.
    E.M.Pinto

  25. RICARDO LINCOLN BARCELOS e outros que estão a favor da atitude do EVO, veja bem o que diz o texto:
    …..O governo boliviano disse na quarta-feira que duvida da legalidade dos títulos de propriedade de terras de brasileiros no leste e nordeste do país…
    Nem eles sabem se é ilegal ou não os títulos das terras,
    Foi considerado que os brasileiro podem ter sidos enganados por autoridades bolivianas.????

    Foi considerado que eles não tem controle enquanto Estado
    dos registros de terras???Até mesmo por colocarem como uma possibilidade de ilegalidade, nem eles sabem.
    Vem voce e outros e ……
    CCCC@##$#@%%$@#$$##.

  26. Para esses problemas de perseguição a brasileiros no extrangeiro existe o SINAMOB, se for isto o que estiver acontecendo lá (perseguição a cidadãos brasileiros), então é SINAMOB neles!!!

  27. OLHA O BRASIL NA EPOCA DO ROUBO DA PETROBRAS, ERA P TER BOMBARDEADO ESSA REFINARIA, AFINAL TODO O CARISSIMO MATERIAL USADO Q PERTENCIA A PETROBRAS.

    Texto editado excesso de palavrões e termos inapropriados
    E.M.Pinto

    ***********************************************
    Apenas uma dica, quando escrever um comentário nunca o faça utilizando somente maiúsculas, esta prática dificulta a leitura e é consentida na internet como “falta de educação” pois significa “Gritar”.
    Seja bem vindo ao Plano Brasil.
    E.M.Pinto

  28. Ele está mais que certo, tem que investigar para saber se são válidos ou não, e se descobrir que tem estrangeiro (inclusive brasileiros) na Bolívia roubando terra dos bolivianos como existem no Brasil (até brasileiro roubando terra de brasileiro), tem mais é que meter o pé na bunda desses safados e colocar todos num pau-de-arara rumo e terra natal!

    agora é incrível como os comentaristas aqui colocam a condição de “índio” dele como depreciação, e ninguém é preconceituoso! quanta racionalidade! 😀

  29. Nilo esse desconhecimento não é esclusividade dos ermanos. No Pará e Mato Grosso há mais titulos que os estados possuem, terras. na Amazonia legal são as CATP’S (contrato de alienação de terras publicas). Que causam conflitos em toda a região e que o sabio Mangabeira Unger, propos e de fato esta em pleno andamento o terra legal, lei 11952.
    Porém já tem jente querendo atacar a Bolivia. É ainda que desaproprie os Brasileiros será uma atitude soberana.

  30. Que venha o indio. Espero que ele faça uma guerra!

    E primeiro mande matar os politicos filhos da P*#( que não melhoram nossas Forças Armas!

  31. Dilma não vai dar o que nossas forças armadas estão precisando e além disso ela está querendo encrencar com os militares por causa da lei de anistia. Se Evo Cacales arrumar encrenca cometendo alguma precipitação, a quem Dilma irá recorrer??? Parece que ela está propondo ser diferente de Lula. Inclusive algumas exigências externas ela já está atendendo. Quero ver como vai ficar. Ela engrossou com o Irã, com a Líbia e agora eu quero ver qual vai ser o jogo dela com a Bolívia.

  32. Voces conhecem as leis em paises como Bolivia e Paraguai rsrs rsrs….Se eles querem reaver as terras que estão em poder de extrangeiros pois que façam mas que indenizem os mesmos como deveriam ter indenizado a petrobras pois quando fomos la pra aquela merda eles aceitaram tudo e depois vem com outro papo.O ser humano acima de tudo tem de ter carater e honrar palavra e compromissos.Fazer vistas grossas para estas coisas abrem futuras lacunas para muitas outras.Os Brasileiros foram pra la e compraram aquela porcaria,é o contrario dos miseraveis deles que vem pra ca e so nos dão trabalho e ainda recebem os beneficios de nossa sociedade.Esta na hora de o Brasil começar a defender nossos interesses e nossos direitos.Essa politica burra atual de complascencia com estas ratazanas tem causado problemas e nos causarão muito mais.Antes de Lula nenhum deles reclamava de nada.Daqui apouco vem o Paraguai que entrou so com a mão de obra e nós entramos com a mão de obra tambem e bancamos tudo na construção de Itaipu e reinvindicarem 50%.Quando aceitaram o acordo se dispuseram as regras e que elas se cumpram ate que se espirem para que um novo seja feito….As donzelinhas defensoras de bandidos e descanizados estavam todas quietinhas,depois que virão a mangueira entrar na avenida e sentiram o salgueiro sair ficaram estericas de novo rsrs rsrs

  33. Nilo.
    Falta é interpretação. A sua foi execelente,
    muitas vezes nem da vontade de ler os comentários,
    alguns é de doer…

  34. Feh disse:
    10/03/2011 às 14:35
    Que imagem de satelites?
    As do Google Earth?
    Existe?? – se Existe
    A Merda, a merda da imagem de satelite caro Feh,
    deve ser aqueles oferecidas gratuitamente pelo governo do Brasil a custa do brasileiro que agora eles querem ferar (sem ter a benevolencia que o povo brasileiro teve com este elemento e seu governo )- imagens gratuita oferecidas ao governo IMORALES graças ao Programa de Satelite CBERS gerenciado pelo INPE.

  35. Não pelo fato de ser índio, pois neste quesito muitos brasileiros o são, eu mesmo não nego minhas origens, sou mestiço. Mas atentemos para o fato de que esse índio em especial que diz ser presidente da bolívia, já de muito tempo vem pedindo um puchão de orelha, nos moldes antigos que se dava em curumin. Gostaria de saber se a lei que prevê a defesa dos cidadãos brasileiros e suas propriedades legítimas em qualquer nação ainda esta em vigor ou com a mudança de governo engavetaram tudo, me responda o itamaraty.
    Saudações,
    Alves Pereira.

  36. Oi povo, as terras são da Bolívia se você vai colocar a mão no fogo por fazendeiros sem nem mesmo conhecer os fatos, azar o seu. A Bolívia é soberana, o máximo que podemos fazer é tirar nossos diplomatas de lá e os deles daqui, independente se está certo ou não como ele ta em seu território esta em seu direito, agora se houver agressões aí sim haverá legitimidade de sermos mais radicais até mesmo bombardear a Bolívia aparados na leia que os senhores parecem desconhecer criada pelo senhor Lula que prever que as forças armadas brasileiras podem se mobilizar sem consulta de nenhum órgão público se não a ordem do presidente para intervir em qualquer nação estrangeira que ameace o bem estar de brasileiros assim como interesses nacionais.
    Essa leia foi criada quando o presidente da Bolívia confiscou a refinaria da Petrobras, foi uma ótima resposta para todo o continente sul-americano e de forma muito diplomática, agora tem gente que queria ir além, bombardear logo de cara a refinaria, só que o Brasil não foi o único a ser roubado nessa, e nem por isso ví se alguém viu me avise os EUA ou a França atirando bombas lá.
    Graças a Deus não temos lunáticos na presidência, guerra é lindo de se falar, mas na primeira perna amputada dos senhores ou o primeiro filho morto em campo de batalha as opiniões aqui mudariam muito rapidinho até, sem falar na economia que esta aí aquecida empregado mais de 93% da população ativa também mudaria do dia para a noite. Antes de pensar em guerras, pensar na diplomacia vê se vale a pena uma ação mais dura se tem mais a lucrar ou perder e principalmente saber de todos os fatos para emitir uma posição.
    Tirando 2 ou 3 “ZÉ” os outros senhores são muito mais equilibrados que isso… afinal não somos primatas então não vamos agir de tal forma.

  37. Temoos que integralizar os indios a sociedade brasileira já dizia Jucelino kubchek ex-preidente do Brasil, vamos integralizar esse indio a sociedade, lugar de ladrão, arruaceiro, assaltante ou seja bandido e na cadeia ou no cemiterio.
    Obs; tem mas quente gosta de ver indio na floresta caçando e pescando, não passa de um arrogante prepotente hipocrita que se acha um ser superior e vê os indios não como seres humanos, mas sim como animais inferiores e tem que ser conservados como animais em um zoologico. O indio e um ser humano e o governo e sociedade tem o dever o obrigação de integraliza-lo a sociedade e eles os indios serem cidadãos comuns assim como todos os outros brasileiros.

  38. Já disse senhores não sou contra o povo boliviano .
    Sou contra um processo utilizado como bandeira para fortalecer sua posição (pois é fragil) de uma linguagem anti-imperialista ao povo brasileiro que muito tem lhe ajudado ( e que ele erroneamente tem feito a leitura como se fosse algo pessoal entre ele e Lula ), o direito dele não se discutide, mais a forma, a linguagem, SIM. Até mesmo dizer antes deveria ter um estudo fidedigno do caso, contudo alastrar a dúvida – o medo, entre brasileiros que lá mantem negócios e muitos aqui sem o minimo de questionamento, assina em baixo.
    Muito desses agricultores, não são latifundiarios, muitos assumiram morar lá e ter filhos bolivianos, muitos estão produzindo com uma agricultura moderna (soja entre outras)
    coisa que eles desconheciam .
    Brasil!!!!
    que todos achamos legal!!!!!os gigantescos latifundios no Amazonas. Não é verdade.
    Legal, mas só se for no sentido de legalidade.
    Do resto é tratar caso a caso de estrangeiros e brasileiros (que são em grande numero) grileiros ou que estão fora da legalidade, é resolver junto as autoridades competentes. Não ameaçar, ou cria injúrias, estigmatizando afinal muitos brasileiros residem por lá e nem todos são fazendeiros, como devem os bolivianos tratarem e como devem começar a ser visto os brasileiros , tendo um presidente fazendo pronunciamente agitador.

  39. Sejam brasileiros, sejam menonitas provenientes dos Estados Unidos, o fato é que quem foi para a Bolívia, foi para trabalhar. No início, ninguém era latifundiário, embora eventualmente algumas pessoas mais empreendedoras possam ter se tornado.

    O fato é que onde há esquerdistas, há a imposição de querer gerar a igualdade à força. Como fica as famílias que depositaram suas enonomias e seu suor na Bolívia?

    Fica a expectativa se a Dilma tolerará as arbitrariedades do Evo Morales. Não se trata também de retalhar prejudicando os milhares de bolivianos que vivem no Brasil, em vista de não possuirem condições em seu próprio pais.

    Esquerdistas são um perigo a qualquer nação.

  40. Não acredito que façamos uma politica acertiva (volta para os nossos vizinhos) dando como resposta ações agressivas, ou fazendo apologia ao racismo e preconceito,
    mas NÂO irei justificar COM posturas equivocadas de outros a posição LASCIVA e FROUXA que esta sendo tratada algumas situações com nossos vizinhos.
    O Mercosul a Unasul é importante para America do SUl mais mais ainda se vier com uma relação responsavel e equilibrada.
    Abs

  41. Tá certo e o Brasil tinha de fazer o mesmo,principalmente com algumas ONG’S de fachada que se apropriam de terras nacionais,uns pilantras….Bolivia para bolivianos e Brasil para brasileiros.
    Tá certo passa o rodo geral!..

  42. O que esta acontecendo na verdade é que o presidente da Bolívia não pode ver nada dando certo que ele quer tomar. O caso da Petrobrás foi um deles. A Bolívia, vem tentando tomar as posses de brasileiros já faz algum tempo, são pessoas que compraram terras e produzem no país, só que são patrões e os bolivianos são empregados e a tentativa é de reverter esta situação. Infelizmente o governo do Índio, não da incentivo para os pequenos agricultores bolivianos, acha mais fácil tomar o que já esta dando certo, resumindo (cobiça)(ISSO TAMBÉM É O QUE ACONTECE COM O MST), se não houvesse investimento nestas terras, ninguem estaria fazendo ou falando nada, mas como já se empregou (investiu) muito de dinheiro particular de brasilerios, eles tentam fazer o que fizeram com a Petrobrás. Eu vejo isso tudo como um absurdo e acho que os brasileiros vão sofrer muito com este governo. Mas temos nossa diplomacia, o tribunal internacional e por ultimo a força, lembrando que a Bolívia, faz o que faz, confiando na proteção da Venezuela, assim se acontecer um atrito, teremos a Venezuela fazendo barulho e apoiando a Bolivia.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

Comentários não permitidos.