Biden diz que é hora de ampliar cooperação econômica dos EUA com a Rússia

EFE  —  O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira que chegou a hora de ampliar a cooperação econômica de seu país com Moscou, mas também insistiu no interesse de Washington no desenvolvimento da democracia e na observação das liberdades na Rússia.

“Nos oito exercícios anteriores, nossa Administração não utilizou todas as possibilidades de cooperação que existiam. Chegou a hora de concentrar a atenção na economia”, disse Biden em reunião com primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, no segundo dia de sua visita oficial a Moscou.

Por sua parte, o chefe do Governo russo destacou o aumento dos investimentos de seu país nos EUA, incluindo em setores sensíveis, como o da energia nuclear, e agradeceu às autoridades norte-americanas.

“As relações entre nossos países se desenvolvem bastante bem”, assinalou Putin, citado pelas agências russas, e relatou que no ano passado as trocas comerciais russo-americanas aumentaram 29%.

O primeiro-ministro russo lembrou ainda que em 2010 Moscou e Washington assinaram e ratificaram o novo tratado de desarmamento nuclear Start.

Putin aproveitou a ocasião para tocar um dos temas de grande sensibilidade na Rússia: os vistos.

“Se a Rússia e os EUA fizessem um acordo para um regime de isenção de vistos – e antes que façamos o mesmo com a União Europeia -, seria um passo histórico no desenvolvimento das relações russo-americanos”, disse.

Segundo a agência “Interfax”, Biden respondeu dizendo considerar a proposta uma “boa ideia”.

O chefe do Governo russo ressaltou que um passo como esse romperia “todos os velhos estereótipos entre Rússia e EUA”.

Pouco antes de se reunir com Putin, o vice-presidente americano se reuniu com representantes de organizações russas de defesa dos direitos humanos.

De acordo com os participantes do encontro, nele foi ressaltado que os EUA estão interessados no desenvolvimento da democracia e na observação das liberdades políticas na Rússia.

“Ele (Biden) disse que para os EUA os direitos humanos e a democracia são extraordinariamente importantes”, declarou à “Interfax” Lyudmila Alexeyeva, diretora do Grupo de Helsinque de Moscou (GHM).

Lyudmila acrescentou que os defensores dos direitos humanos afirmaram ao vice-presidente americano que eles não aspiram a chegar ao poder, mas que entendem como é importante para a Rússia que sejam realizadas eleições limpas.

“E isto se refere não só ao dia da votação, mas também à inscrição dos partidos, sua presença na televisão”, disse a diretora, em alusão ao fato de que a oposição não conta com as mesmas possibilidades do que os partidos governistas.

Segundo a diretora do GHM, Biden declarou que os Estados Unidos gostariam de ver a Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), “mas como um país democrático, como um Estado de direito”, e que para isso é preciso fazer “determinados esforços”.

“Para ingressar na OMC, primeiro deve ser revogada a emenda Jackson-Vanik (que impõe limitações ao comércio com a Rússia) e, para isso, é necessário que o Congresso americano se convença de que nós estamos em conformidade com as normas democráticas”, disse.

No fim deste ano, a Rússia realizará eleições parlamentares e no final do primeiro trimestre de 2012, os russos elegerão seu próximo presidente.

Biden, que na véspera havia se reunido com o presidente Dmitri Medvedev, prosseguirá sua viagem nesta sexta-feira na Moldávia, onde se reunirá com os dirigente dessa antiga república soviética localizada entre Romênia e Ucrânia.

Fonte:  Terra

6 Comentários

  1. Russia agora é puro capitalismo, nada de sentimentalismo e que se dane o passado, daqui a pouco os EUA estão embargando as vendas Russas por conter técnologia americana.
    .
    Aos que ainda consideram a Russia o contrapeso em relação aos EUA, sinto muito acho que ja não é mais.

  2. godoy nao é bem assim, a russia sempre sera um contra peso norte-americano, vide seu gigantesco territorio e sua influencia local e sua tecnologia que talvez possas até ultrapassar os EUA se a russia crescer economicamente.

  3. Esse foi o Velho Conto Sujo que o Regan dise no Banco de tras de uma Limosine pro Gorbachove ,Vc viu que deu .so foi papo e enrolacao pra Otan Expandi as bordas por tras os intereses Mediucris dos Yanks por tras do papo de liberdade da Otan ,interesante fato que nem povo Russo ta feliz com capitalismo e a tao bela Democracia que os Yanks pregao p mundo
    Agora se eo Dimitri vai cai nesse nunca se sabe
    mais o bom de tudo e que minoria la e pro Yank .quando Dimitri for embora tudo volta normal KKKKKKK

  4. Godoy… você está redondamente enganado. As nações de origem eslavas tem muita identidade cultural próprias. Estarem integrados nas relações internacionais, participando ativamente dos processos políticos e econômicos nunca foram impecílios para eles. A Russia, como grande representante mundial dos povos de origens eslavas, vai evoluir ainda mais nesta integração econômica e política mas de maneira nehuma sua identidade cultural será ou seus interesses e pretensões mundiais está ameaçada. Suas conquistas de poder político e militar do período soviético podem ter diminuído um pouco mas estão longe de de desapaarecer.

  5. Sem justiça, liberdade, ordem e democracia não ha verdadeiro avanço… a imitações eu numca ouvi alguem falar do sonho Russo ou chines
    O (Imperio) Americano pode estar a ruir mas todos querem vender la

    abraço

Comentários não permitidos.