Durante a ofensiva, Rebeldes abatem Su-24 de Forças leais a Kadafi

Caça Su-24 Fencer da Força Aérea da Líbia.

Forças leais ao ditador Muamar Kadafi e combatentes rebeldes enfrentaram-se ontem numa intensa batalha pelo controle da cidade de Bin Jawad, 620 km a leste da capital, Trípoli. Dois mortos e 36 feridos foram levados ao hospital de Ajdabiya, mas o número pode ser muito maior, pelos relatos dos combatentes ouvidos pelo Estado.

Os rebeldes, que disseram ter derrubado um avião Sukhoi Su-24 e dois helicópteros, acusaram os soldados leais ao regime de disparar contra eles foguetes antiaéreos, entre outros armamentos pesados.

http://www.youtube.com/watch?v=i7slB3qvTjY&feature=player_embedded

Situada 430 km a leste de Benghazi, a principal cidade controlada pelos rebeldes, Bin Jawad transformou-se ontem na linha que demarca os territórios controlados por Kadafi, a oeste, e pelos oposicionistas, a leste. Os rebeldes usaram como base para seus ataques o complexo petroquímico de Ras Lanuf, 45 km a leste de Bin Jawad, cujo controle eles tomaram na noite de sábado.

Depois de tomar Ras Lanuf, os rebeldes seguiram avançando e ocuparam Bin Jawad no sábado mesmo, sem encontrar resistência. Moradores da cidade disseram que não queriam se envolver no conflito e receberam bem os combatentes anti-Kadafi. Entretanto, na manhã de ontem, integrantes das Kataeb, forças especiais leais ao regime, apoiadas por alguns moradores, atacaram os rebeldes. Dezenas deles foram rendidos dentro de uma mesquita, onde haviam passado a noite.

Os rebeldes contaram ao Estado que os soldados leais ao governo estavam invadindo as casas dos moradores e disparando de dentro delas. O engenheiro Mohamed al-Fahri, de 26 anos, e os primos Ahmed Zuweiry, engenheiro eletricista, e Youssef, pintor de casas, ambos de 31 anos, disseram que os soldados do governo estavam usando baterias antiaéreas num ângulo de zero grau, ou seja, diretamente contra os inimigos, quando o ângulo normal é de 30 graus, contra aviões. Várias casas foram destruídas pelos foguetes.

Mais tarde, no hospital de Ajdabiya, 245 km a leste de Bin Jawad, o Estado encontrou vários feridos com fragmentos desses foguetes. “Viemos rezar e vamos voltar para Bin Jawad”, disseram Al-Fahri e os primos Zuweiry, na barreira erguida pelos rebeldes na saída de Ras Lanuf. Às 16h30, um combatente de barba, óculos escuros e lenço quadriculado na cabeça chegou numa caminhonete e começou a gritar para os homens que se aglomeravam na saída de Ras Lanuf: “Para que vocês vieram, se foi para ficar olhando uns para outros aqui? Os homens de Kadafi estão nos matando com armamento pesado em Bin Jawad. Vão todos para lá!” Vários carros saíram em disparada e em poucos minutos, o local ficou quase vazio.

As forças rebeldes são formadas por voluntários civis, armados com fuzis AK-47 e peças de artilharia recolhidas nas bases do Exército nos primeiros dias do levante, iniciado dia 15. Tanto a imensa maioria de civis quanto os poucos militares atuam de forma espontânea, sem comando. Tanques do Exército estariam se deslocando ontem pelo deserto de Benghazi para Bin Jawad, disse ao Estado, pelo telefone, um combatente que acompanhava o comboio, sem dar detalhes.

Fonte: Estadão, via CAVOK / Hangar do Vinna http://cavok.com.br/blog/?p=28797#more-28797


19 Comentários

  1. Armas simples derrubam aeronaves sofisticadas.
    O povo-guerrilheiro está disperso no terreno, por isso os ataques aéreos não surtem efeito.

  2. Sei ñ, essas baterias antiaéreas ñ são tão eficientes assim, até pq quem as opera ñ são militares , em algumas das x. eu acho q tem alguma coisa há + nos ceús Líbio…será q tem caças ajudando `abater esse caças do kadafi?! Tá parecendo…Espero esta mt errado. sds.

  3. Quem quer mudar seu país de tiranias e fascismos e ter um governo interino de uma nova doutrina tem que fazer como os shaabs, provavelmente deve ter sido um MANPADS que abateu o Su-24 das forças leais a kadafi “mercenarios”

  4. minha nossa esse vídeo é uma maravilha, leva a gente para o TO mesmo, beleza! continuem a postar esse tipo de vídeos longe da baboseira das networks americanas que parece transmitissem para atrasados mentais.

    Parabéns desta vez ao estadão, aos vossos blogs parceiros e ao PlanoBrasil que já é o principal centro de debate deste novo Brasil.

    Acho que agora os pilotos do regime vão ter mais cuidado, ou seja é pouco provável mais baixas na aviação do Kaddafi.

  5. E se Kadafi vencer ???

    o mundo se desmoraliza por completo..???..claro que não !!!
    as pererecas anti EUA que enxergam ingerência e roubo de riquezas mil… assim que uma esquadra americana vira para ..direita… ou seria esquerda…rsrsrs … vão brandar em auto tom… mais porque os “malditos” yankes não invadiram … bombardearam … os “germicidas-mercenários” do ditador facínora…etc etc…
    A europa vai receber kadafi de braços abertos e com tapinhas nas costas ??? Claro que sim e viva o petróleo. !!

    Se kadafi vencer … ratifica-se o que já sabemos… somos hipócritas (falo sobre países e interesses geopolíticos) e só pensamos em ganhos.. imediatos ou futuros…

    ps. ah os mortos… bota na conta do papa…rsrsrs

  6. Só espero que não seja outro ditador querendo aproveitar o momento para mais um golpe de estado. Esta um pouco diferente dos outro paises como Egito e turquia, ondo o povo afrontou os ditadores e os derrubou.
    Mudando de assunto, “Jobim presidente em 2015”. ABS…

  7. “David Queiroz disse:
    09/03/2011 às 15:57
    Esses são os caças Sukhoi que muita gente aki do blog fica babando achando que são os melhores do mundo. Faça-me o favor e se mudem para a Venezuela”

    sr davi queiroz o Caça Su-24 é um caça bombardeiro.. um caça de ataque ao solo e não para combates contra outros caças, foi criado nos anos 60s e que entrou em cerviço em 1974 tendo como seu “substituto” o SU-34.
    as talvez o senhor esteja a fazer uma grande confusao com os Sukhois SU-33 e SU-35 ou de caças o senhor nem devia se quer comentar pra nao arriscar dizer barbaridades.. pk é mt burrice nao babar com um su-35!

  8. Ochento,rsrs. Seria como comparar uma maca a uma laranja..
    tambem acho absurdo comentar que existem “forcas misteriosas” voando sobre a Libia derrubando caca de Kadafi. Se esse fosse o caso, seriam os bichos papoes mundiais de sempre, AMERICA. Claro se os americanos estivessem patrulhando os ceus da Libia com uma meia duzia de AWACS eu duvido muito que a Libia arriscaria um so voo. melhor ainda seriam destruidos no solo.

  9. Os conchavos nos bastidores já estão em andamento. O avião líbio indo pro Egito era uma alto representante de Kadaf. Estão tentando negociar um acordo de “paz” com promessa de dinheiro, suspensão de bloqueio e tudo voltar ao que “era antes” mas com uma “pequena mudança”. A parte que os rebeldes tomaram (cidade petrolífera) fica como está. Se o ocidente tem poder de parar tudo, então é porque quem começou tudo foi o ocidente com a intenção de ter petróleo. Quem quiser ter detalhes do conchavo jogue o link abaixo no Google Translation.
    .
    Link: http://www.debka.com/article/20745/

  10. Todo caça pode ser derrubado com projéteis de fuzis, metralhadoras e balins (esferas de aço), pois são são blindados. Os helicópteros de combate são blindados parcialmente. Pode ser que algumas partes vitais dos caças modernos sejam protegidas por kevlar (não sei …).
    Reparos múltiplos com 4 mtr, fazem uma barreira de projéteis 4 km de altitude. O fuzil atinge 2 km de altitude. O caça para não ser atingido, teria que estar fora do alcance dessas armas simples, da época da I GM.
    Eu acho que os caças modernos deveriam ser blindados nas suas partes vitais, inclusive contra tiros de 30 mm.
    Não sei se são.

  11. Líbia: Manipulação da Mídia – Timothy Bancroft-Hinchey –

    9 de março de 2011 – GOOGLEtranslate:

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://english.pravda.ru/opinion/columnists/09-03-2011/117135-libya_media-0/&ei=Qv93TfbeOuTE0QG4zvjlBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CDUQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3D%2522LIBYA:%2BMedia%2Bmanipulation%2B%252BTimothy%2522%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1264%26bih%3D613%26prmd%3Divns

  12. Sr Ochento, quem tá falando em su-35? Quem disse que a Venezuela tem o su-35 se nem a própria Rússia ainda não tem. O comentário anterior foi direcionado aos Sukhoi que a Venezuela comprou e que só por isso vcs só faltam dizer que a Venezuela é uma potência militar do hemisfério sul, como disse anteriormente, faça-me um favor e mude-se para a Venezuela.

  13. Kadafi é um idiota ganancioso !A vida toda sugando as riquezas do pais e ¨F¨ com o povo.E aquelas baterias anti-aeria deles não derrubam um avião daqueles casso o piloto seja um piloto de verdade .Opa !sem esquecer que o pais mais armado da américa latina é a Colômbia .Venezuela é só propaganda.

Comentários não permitidos.