Caça furtivo japonês deverá voar em 2014

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/02/20070802118598100113106000.jpg

Leia mAis sobre o ATDX na matéria especial do Plano Brasil clicando no link que segue

Conheça o ATD-X o demonstrador de tecnologias Japonês

Mitsubishi ATDX


Um alto oficial da JASDF (Japan Air Self-Defense) disse que o Japão esta em tempo de testar um caça furtivo (stealth) doméstico no período de três anos.

O tenente-coronel Hideyuki Yoshioka disse que o protótipo do caça furtivo provavelmente será testado em 2014.

Yoshioka é o diretor de desenvolvimento de sistemas aeronáuticos do Ministério da Defesa do Japão.

O governo japonês injetou 39 bilhões de Yenes (US$ 473 milhões) no projeto desde 2009. Essa atitude do Japão veio após o Congresso Americano ter se recusado a vender o caça mais moderno do país, o F-22 Raptor.

“Estamos há dois anos no projeto, e estamos dentro do cronograma”, disse Yoshioka.

Mitsubishi ATDX


Pés no chão

Yoshioka salientou que um vôo de teste bem-sucedido do protótipo, chamado de “Shinshin”, ou “Espírito”, não significa que o Japão irá imediatamente começar a produzir os caças invisíveis.

O protótipo está sendo desenvolvido para testar tecnologias avançadas, e se for bem-sucedido o governo japonês decidirá, em 2016, como procederá o projeto.

Batalha pela supremacia áerea na Ásia

O Japão é muito dependente da ajuda militar dos EUA, mas isso deverá mudar nos próximos anos, uma vez que China e Rússia estão conduzindo ousados programas militares.

Nunca é demais lembrar que Rússia e China estão com seus respectivos programas de caças furtivos bem encaminhados.

“Se os países vizinhos do Japão têm capacidades furtivas, o Japão terá de se desenvolver essa capacidade para garantir a nossa própria defesa”, disse o coronel Yoshikazu Takizawa, Técnico do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa.

Fonte:  O Informante

50 Comentários

  1. Infelizmente precisamos que a Venezuela entre em atrito contra nós, só assim teremos investimentos na área militar.
    Campanha “Jobim presidente 2015”. ABS…

  2. Sinceramente, acho que os japoneses e os Alemães tem muito mais capacidade que os americanos, porém como foram derrotados na 2ª Guerra, acabaram sendo sufocados pelos Yankes.

  3. OLha parabens ao Império Niponico, enquanto nós, bem, digo enquanto nossa presidentaaaaaaaaaaaaaaaaaa, dorme em berço explendidos, a defesa, vai como uma canoa furada!!!!
    Afundando aos poucos!!!!!!
    Na realidade a Dilma, nunca foi esquerdista, apenas gosta de se rotular assim, para ficar bem com as massas, a maioria daqueles porcarias que se associaram a grupos de esquerda, nunca foram esquerdistas. Eles tinham apenas uma meta, derrubar os militares, para poder por a mão na granaaaaaaaaaaaaa!
    Pena que nao existe um presidente com visão no Brasil, pois o programa espacial, está abandonado, as forças armadas estão abandonadas e por ai vai.

  4. Enquanto o mundo ruma para os caças de 5º geração, o Brasil se arrasta com o FX2, para decidir a compra de caças de 4,5 geração. Desagradável. Acho que o Brasil perdeu uma oportunidade única quando ”recusou” o PAK FA. Seria um salto gigantesco.

  5. É capaz que os americanos criem sanções contra os japoneses nessa área…tendo em vista que eles (americanos) não querem vender o F22.

  6. Eu fiquei impressionado foi com o motor que vai ser usado nesse caça,dizem que ele está mais para um caça 5.5G,pois vai usar fibra optica,e um material que está sendo desenvolvido pela Mitsubishi,aos 2:30 minutos desse video aparece o motor,ele tem uma grande influencia do f-15 pois o japão tem licença para fabricar o F-15.
    Eu defendia que o Brasil entrasse nessa ou pegasse o Rafale e junto com a França desenvolvesse um 5G.Mas pelo andar da carruagem vamos ficar com os poderosos F-5,afinal no filme Top Gun ele enfrentou o F-14,o caça mágico esse f5br.

    Video
    http://www.youtube.com/watch?v=g94C5CNIPOQ

    Conceito

    http://www.youtube.com/watch?v=ZcqcOjHQ-Xo&feature=related

    Motor

    http://www.youtube.com/watch?v=Re1CCVk0vdc&NR=1
    Parece que um demonstrador na escala reduzida já está voando.

  7. Amigos vcs já pensaram no que vai ter de eletronica embarcada,as melhores máquinas de produção de chips,em miniturização de chips são japonesas,nano tecnologia eles são um país dos mais avançados,robotica nem se fala.
    Será que será um caça a altura de um Mitsubishi Zero,será que o neto do Zero vai honrar o avô…rsrsrs.

  8. O Brasil não fica atrás.
    A Embraer irá desenvolver um sofisticadíssimo caça, sem similar em qualquer parte do mundo: o Super Tucano Stealth.

  9. A Venezuela ou qualquer outro país da América do Sul só entrará em conflito com o Brasil caso os entreguistas voltarem ao poder como antes, mas se o Japão repetir hoje a qualidade de guerra dos samurais, é melhor esperar por algo muito avançado e poderoso.

    Agora só um ponto interessante da notícia, “Essa atitude do Japão veio após o Congresso Americano ter se recusado a vender o caça mais moderno do país, o F-22 Raptor.”, e japão é “apadrinhado” deles, imagina o que farão com nós se comprarmos os F-18 deles?

  10. rsrsrs..tava demorando para uma perereca … soltar essa:

    “será que eles precisam de um parceiro…”

    completo.. nunca um parceiro capenga..mal trapilho (tecnologicamente falando) … e que tem aloprados no comando de defesa..rsrsrs

  11. Eles nao são burros, nao entram em canoa furada!!!!!
    Alem do mais, com uma presidentaaaaaaaaaaaa, que nao respeita contratos, ja viu né!!

  12. O PLANO B JAPONÊS?
    .
    .
    O projeto japonês parte de um trabalho que incorpora muitos conceitos tecnológicos de vanguarda na aviação.
    .
    As condições atuais com a acessão da China em termo de defesa na região do Pacífico; provavelmente o Japão irá com certeza seguir os mesmos passos da Rússia, desenvolvê-lo e depois colocá-lo em sua pauta de exportação.
    .
    É aí onde entra os F-22, pois ficaria muito difícil para Boeing, competir com três rivais, tendo o governo americano engessando-a na disputa de mercado das caças de 5°geração.
    .
    Com este projeto japonês, eles (os japoneses) têm como barganhar para ter o F-22, ou seguir em frente com o plano B.

  13. Xtreme não vejo nada de mais do Brasil entrar numa parceiria,teriamos que colocar provavelmente uns 10 bilhoes de dólares,seria ótimo pois os a Mitsubishi teria mercado,mas há uma proibição do japão exportar,mas teria a possibilidade de fabricação sobre licença,amigo chega com 10 bilhoes que eles aceitam,basta ver as referencias que da Embraer no Japão,ela é parceira antiga da KAWASAKI,pois se não me engano a Kawasaki participa da fabricação das asas dos aviões da embraer!

  14. Caro Barca, sua idéia em tese não está errada.

    Pegar o Rafale e partir dos seus sistemas desenvolver um 5ªgeração. Podemos fazer até um paralelo com o Japão, que fez algo parecido, o Mitisubishi F-2 (Um super f-16), que tem muitos dos seus sistemas feitos localmente. E com base nessa expertise partir para um 5.5ª geração como o ShinShin.

    Agora o que pesa contra é fato de termos uma indústria(?!?) que tirando a Embraer, está engatinhando. Se tívessemos dado continuidade no AMX, ae sim, estaríamos melhor. Não temos um política de DEFESA, uma continuidade nos investimentos. Infelizmente.

    O ShinShin está sendo pensado como um “quase” 6ª geração, em tese deverá ser mais furtivo que o F-22 ou F-35, no sentido “broadband”. Ou seja, mais eficiente em termos de furtividade que todos os caças que existem ou são protótipos. E o foco dele ao contrário do F-35 por exemplo, é a Supremacia Aérea.

    Esse ATDX, será ótimo para o Japão, mas teria um problema semelhante ao Gripen C: é perna curta, adequado à realidade geográfica deles mas não para o nosso. Apesar de que, se viessem não ficaria triste não….

    Nesse tópico no fórum BM tem mais detalhes sobre esse caça:

    http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1234&sid=fc2b654d463bc18fa341afcc9708b22a&start=30

    []‘s

  15. Capitão Nascimento disse:
    09/03/2011 às 14:50
    O Brasil não fica atrás.
    A Embraer irá desenvolver um sofisticadíssimo caça, sem similar em qualquer parte do mundo: o Super Tucano Stealth.

    Se o Capitão Nascimento falou,ESTÁ FALADO,agora capitão vc precisa agir quanto ao FX-2,dê essa força para o Brasil.

  16. O caça japonês já está nascendo obsoleto.

    1) Não vai a 60 km de altura;
    2) Não tem o formato esférico, ovoide ou discoide;
    3) Não possui sistema antiatrito;
    4) Não tem um motor de fusão nuclear;
    5) Não tem um sistema antiinercial;
    6) Não tem um sistema antigravitacional;
    Etc.
    Se os japoneses me contratassem, iríamos fazer algo bastante avançado.

  17. Nick concordo em parte com vc,mas hoje se for bem trabalhado os contatos a nível de governo eles aceitaria,primeiro poderiamos oferecer parte dos minerios que eles necessitam,hoje o japão está muito dependente das reservas de terras raras da china,poderiamos oferecer esses minerios,acesso a outros materias importante,relativamente teriamos uma mão de obra mais barata a ofercer,minerios,isso vale muito,seria uma parceria ideal,eu defendi essa ideia a muito tempo,no meu entender só temos duas chances de desensolver um caça 5g,em parceria,eu acho uma utopia desenvolver um caça 5g puramente nacional,quando o dito 5g nacional estivesse pronto os demais paises estaria num 8g,nao teriamos mercado para absorver um 5g nacional em relação aos custos,por isso eu defendo a tese de escolher um parceiro que tenha toda a cadeia produtiva dos componentes essenciais do caça,tipo motor,sistemas,usinagem,armamentos e etc,hoje temos a frança,poderiamos comprar o rafale pegar a base dele e junto com os franceses colocar uns 10 bilhoes e partirmos juntos para essa aventura,a Dassault já deve ter o seu 5g ou 5g pois o Neuro é um demonstrador,quanto ao alçance os japoneses conseguem fazer caças médios e com grande autonomia,o zero por exemplo era um caça que se coneguia voar por 12h,ele tinha uma autonomia enorme,mas vc reparou no video que coloquei ,no primeiro video o motor do caça,fique espantado como os japoneses conseguiram chegar a um prótotipo de um motor desse nível,esse motor está operacional ou quando estiver está no nível dos melhores motores americanos.

    Olha nesse video nick por volta dos 2 minutos e 30 segundos o motor dele.

    http://www.youtube.com/watch?v=g94C5CNIPOQ

  18. E mt triste a situação do BRASIL ,temos de achar parceiros p essa projeto do caça 5G, até ontem os japoneses ñ tinha um caça furtivo, ou seja, estavam n moita , calados, mudos, quietinhos, projetando e construindo um prototipo de um caça.Cadê a iniciativa e criatividade nossa?!? Vamos continuar sempre nessa dependência de terceiros, sofrendo a humilhação de embargos e td essa coisa? Até qdo? Pq a n EMBRAER ainda ñ apresentou um pprojeto de um caça , um mísero caça ainda de 4,5G ou será q estamos agindo como os japoneses?!?!seria mt bom o q eu ñ acredito , tendo os políticos q temos…infelizmente. Sds.

  19. O Brasil de parceria com os japoneses seria a mesma coisa de um elefante voando. nao vai existir porque o Brasil nao tem capacidade tecnologica de absorcao das mesmas ou capacidade para contribuir no seu desenvolvimento…e alem do mais e Brasil e nao “temo verba”. Depois de pronto como e que voa um animal deste; teriamos que gastar $40,000.00 USD por hora pra voar o bicho; falta a lot of cash.

  20. Caro Barca,

    Vídeo muito bom! Gostei da informação de que o modelo tem um rcs entre um passáro médio (falcão?) e um inseto grande (gafanhoto?). Isso tratando-de de um mockup que pode ser evoluído mais ainda no sentido da furtividade.

    Concordo com a parceria, aliás em muitos projetos civis da Embraer os japoneses são parceiros de risco. No caso de um 5ªgeração seria ótimo se entrássemos nesse ATD-X, ou no caça AMCA Indiano, no KF-X Coreano, até mesmo em um eventual sucessor do Rafale( que está longe 2030) de 5ª ou 5.5ª geração.

    O problema não são nossos eventuais parceiros, mas NÓS mesmos. Quando DEFESA for prioridade aqui, com alocação de verbas em um montante digamos de 2% a 2,5% do PIB , sem cortes ou contigenciamentos, independente se a economia estiver indo mal ou não, ae sim, eu voltarei a acreditar em projetos dessa magnitude.

    O AMX que foi uma parceria típica, terminou com os AMX Italianos prontos e os nossos sem radar e cabeamento para mísseis ar-ar. Culpa dos italianos? Não. Então, temos de pensar no X da questão, por mais chato que seja, que é questão dos recursos financeiros que permitam sonhar mais alto.

    Nós temos condições de sermos mais do que apenas compradores de prateleira.

    []’s

  21. BRASIL E JAPÃO
    .
    .
    Meus caros, o Brasil tem que queimar etapas,e quanto menos etapas para queimá-las, teremos menos tempo para recuperar,do muito tempo perdido. (desculpe o trocadilho_Rsrs..)
    .
    Infelizmente não há uma política de estado consistente,que não seja refém das vicissitudes da política ou da economia brasileira.
    .
    Países com menos recursos naturais, que não é o nosso caso,tem uma política estado que dá um horizonte a sua defesa.
    .
    Se servir-nos de alento,o Problema da falta de uma política de defesa do brasil,não é uma questão só nossa,é regional,só agora que américa latina se despertou para esta política da defesa,em especial a américa do sul.
    .
    No caso do Japão,onde as questões de estado ficam acima das questões políticas partidária(de governo),até porque neste país este assunto é do imperador;más temos os EUA,Rússia,…,e Israel;visto que cada caso é um caso.
    O do Brasil tem um contexto diferente destes,a cultura,Geopolítica,….etc.
    .
    Voltando o assunto,do avião japonês,creio que o Brasil tem condições de fazer uma parceria com eles,embora eles tenham a sua tecnologia mais evoluída na aviônica,é ai que a indústria nacional brasileira ganharia,e eles também em energia,em especial as renováveis.
    .
    Também temos que vê que aqui há a maior concentração de japoneses fora do Japão,politicamente deve ter algum peso.
    .
    Com relação as lei japonesas, que a proíbe de vender armas para fora;devo lembrá-los que até pouco tempo atrás, eles nem podiam usar as sua forças armadas no exterior,e se não me engano,nem ministro da defesa eles tinham.
    .
    As leis tem que se adequar a realidade dos homens ,é uma pena que muitos dos nosso políticos não pensam assim.

  22. É depois de 65 anos de segunda guerra os Japoneses fazem historia de novo com esse caça que vai voar em 2014 Mitsubishi ATD-X mais uma vez ele são os caras como durante a segunda guerra eles usarão o famoso Mitsubishi A6M

  23. Precisamos de uma nova indústria voltada específicamente para defesa que possam englobar CTA e INPE, pelo que vemos a EMBRAER está mais preocupada com jatos executivos e comerciais do que com a defesa do pais, além do mais, uma concorrente pode despertar os engenheiros de ambos os lados para novas idéias, este é um dos motivos do desenvolvimento bélico dos EUA e RÚSSIA em muitos pontos. nos EUA a Boeing pode até ser a maior, mas não é a única, e a concorrência faz bem para o pais, o mesmo ocorre na RUSSIA onde a SUKHOI concorre com MIG até hoje isto também ajudou o pais, acredito que se tirar o dedo dos políticos corruptos e abrir uma linha de competição entre duas empresas, o pais tem muito a ganhar com isto.
    Saudações,
    Alves Pereira.

  24. Lucena

    a questão não é acreditar ou não na capacidade dos brasileiros…e sim ter o nível de políticos que temos.

    Colocar alguém formado em economia.. que virou político profissional…e que em disputa ao governo do SP em 2006 se envolveu no famoso caso .. dolar na cueca.. aloprados..etc .. para Ministro da Ciência e Tecnologia … mostra o quanto vamos evoluir nesta área… FATO !!!

  25. Querer parceria com o Japão na questão belica é receber um NÃO.
    Eles não podem exportar material belico.
    Foi assim com O F2, alguns congressistas tentaram exportar ele para a Europa, não tiveream sucesso.
    E olha que o Mitsubishi F-2 é quase um F-16 Block 40


  26. Dandolo disse:
    09/03/2011 às 17:37

    O caça japonês já está nascendo obsoleto.

    1) Não vai a 60 km de altura;
    2) Não tem o formato esférico, ovoide ou discoide;
    3) Não possui sistema antiatrito;
    4) Não tem um motor de fusão nuclear;
    5) Não tem um sistema antiinercial;
    6) Não tem um sistema antigravitacional;
    Etc.
    Se os japoneses me contratassem, iríamos fazer algo bastante avançado.

    Amigo, sem ofensas, mas o papo é serio, não avacalhe o tópico não, por favor.
    Não só esse, mas varios que você comenta falando sobre mil e uma invenções – não que eu duvide da sua capacidade de engenharia, de forma alguma.
    Sou leitor do blog já a algum tempo, um freqüentador e comentarista desse blog que me apresentou – somos parentes – mas limito a apenas ler e formar minhas opiniões sem as expor, mas por favor, os comentários desse excelente blog ficam de baixíssimo nível – não falo com palavrões – com comentários ‘da lua’ como esses, uma matéria que se espera debates sérios, inteligentes acaba perdendo o valor e sendo menosprezado depois como fonte de pesquisa sobre a opinião dos membros.
    Eu mesmo, venho sempre a procura de comentários do usuário “Bosco”, “1maluquinho”,”lucena” entre outros, por eles terem opiniões distintas na maior parte das vezes e assim tirar minhas próprias conclusões.
    Espero que não se ofenda, só acho que tópicos serios merecem comentários serios ou bem formulados, em todos os sentidos da palavra.
    Atenciosamente: José Panaia

  27. José Panaia;
    O fato de você não concordar comigo, não significa que esteja faltando seriedade de minha parte. Eu tenho uma visão e você outra.
    Americanos já estão desenvolvendo aeronaves baratas que possam navegar entre 60 a 100 km da Terra.
    http://desastresaereosnews.blogspot.com/2011/02/corrida-espacial-muda-de-foco-e-gera.html
    Ingleses e americanos estão testando aeronaves hipersônicas que voarão no limite do espaço, entre 30 a 40 km de altitude,e desenvolverão velocidade 20 x som.
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/avioes-supersonicos.htm
    Novos tipos de propulsão estão sendo testados.
    http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/primeiro_disco_voador_construido_na_terra_imprimir.html

  28. José Panaia disse:
    09/03/2011 às 23:31
    Dandolo disse:
    09/03/2011 às 17:37
    O caça japonês já está nascendo obsoleto.
    1) Não vai a 60 km de altura;
    2) Não tem o formato esférico, ovoide ou discoide;
    3) Não possui sistema antiatrito;
    4) Não tem um motor de fusão nuclear;
    5) Não tem um sistema antiinercial;
    6) Não tem um sistema antigravitacional;
    7) Blindagem Inteligente.
    Etc.
    ———————————————————-
    Esses novos conceitos que lhe assustaram, eu só não tenho ainda o Motor de Fusão Nuclear, mas gostaria de tentar desenvolvê-lo. Com 1 litro de deutério, retirado da água do mar, iríamos até a Lua. Gosto de sonhar.
    As soluções que encontrei para o Sistema antiinercial, permitirá que 15 G se transforme em 3 G. A Blindagem Inteligente poderá multiplicar em 1000 x a resistência ao impacto. O Gerador Gravitacional Longitudinal, já o desenvolvi na minha mente, mas não o testei ainda, porém se não funcionar, não fará muita falta para o projeto.
    O Sistema Antiatrito já desenvolvi, permitindo velocidades de aeronaves e de mísseis, entre 3 a 10 x maiores. Já bolei a versão aquática, o que permitirá velocidades de submarinos a 600 km/h e de navios a 900 km/h.
    Não há necessidade de asas e lemes nas aeronaves.
    Os americanos já estão utilizando em seu bombardeiros o formato discoide. Tenho imaginado o formato esférico, mas com propulsores distribuidos por todos os lados, ou então no formato de projétil de fuzil (cilindro com ponta cônica). Vamos substituir as asas por antigravidade (giroscópios).
    Lamentavelmente, o Brasil não me dá espaço para montar e testar os meus engenhos.
    Se os japoneses quiserem me chamar, vamos lá …

  29. “Americanos já estão desenvolvendo aeronaves baratas que possam navegar entre 60 a 100 km da Terra.”

    Esses são apenas testes experimentais que em nada influem na geopolítica mundial nas próximas décadas. Se os caças de quinta geração já se arrastam durante anos e sugam dezenas de bilhões quanto tempo falta para haverem combates hipersônicos?
    80 anos?

    Quanto ao caça japonês, esse é só um modelo nem mock up é. Pelo que dá para ver das asas, parece que a configuração será semelhante a do F-15 em tamanho menor.
    Também não acho que vai ser fácil para os japoneses construir algo que se compare ao F-22.

    Se alguém quer sonha vai ser em japonês!
    http://www2.tbb.t-com.ne.jp/imaginary-wings/kaihatsu16.html

  30. João Paulo Caruso
    Vê-se logo que os japoneses copiaram esse avião dos russos e americanos, e eles tem a capacidade de melhorá-lo, pois são grandes engenheiros.
    Os japoneses não mostram as suas armas para ninguém, pois devem ter segredos industriais. Há tempos, os Carros de Combate (Tanques de Guerra) deles possuem a suspensão hidráulica para se acomodar ao barranco ou espaldão.
    É um detalhe que deve fazer diferença no combate.
    Os japoneses não desenvolvem material bélico sofisticado, porque os americanos não permitem (minha opinião). Eles têm que ir rompendo essa barreira aos poucos.
    Se eu me unisse aos japoneses,iríamos fabricar a Nave 1/3 C e desenvolver a Fusão Nuclear em pequena escala.
    As minhas novas teorias da física são bastantes evoluídas.
    Não Brasil, não se tem condições de se fazer nada x nada em matéria de ciência, devido a mentalidade arcaica.

  31. Dandolo..rs

    Quem realmente quer espaço o abre… crie algo factível (que realmente seja inovador e funcione e divulgue pela internet… prove que você é o cara que pensa ser … mostre alguma invenção realmente funcional e inovadora (vídeo de ímã flutuando a baixa temperatura o meu sobrinho de 8 anos já sabe fazer..rsrsrs… ou mude de foco … vire roterista de artigos mambembes de ficcção…rsrs

Comentários não permitidos.