Caça furtivo japonês deverá voar em 2014

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/02/20070802118598100113106000.jpg

Leia mAis sobre o ATDX na matéria especial do Plano Brasil clicando no link que segue

Conheça o ATD-X o demonstrador de tecnologias Japonês

Mitsubishi ATDX


Um alto oficial da JASDF (Japan Air Self-Defense) disse que o Japão esta em tempo de testar um caça furtivo (stealth) doméstico no período de três anos.

O tenente-coronel Hideyuki Yoshioka disse que o protótipo do caça furtivo provavelmente será testado em 2014.

Yoshioka é o diretor de desenvolvimento de sistemas aeronáuticos do Ministério da Defesa do Japão.

O governo japonês injetou 39 bilhões de Yenes (US$ 473 milhões) no projeto desde 2009. Essa atitude do Japão veio após o Congresso Americano ter se recusado a vender o caça mais moderno do país, o F-22 Raptor.

“Estamos há dois anos no projeto, e estamos dentro do cronograma”, disse Yoshioka.

Mitsubishi ATDX


Pés no chão

Yoshioka salientou que um vôo de teste bem-sucedido do protótipo, chamado de “Shinshin”, ou “Espírito”, não significa que o Japão irá imediatamente começar a produzir os caças invisíveis.

O protótipo está sendo desenvolvido para testar tecnologias avançadas, e se for bem-sucedido o governo japonês decidirá, em 2016, como procederá o projeto.

Batalha pela supremacia áerea na Ásia

O Japão é muito dependente da ajuda militar dos EUA, mas isso deverá mudar nos próximos anos, uma vez que China e Rússia estão conduzindo ousados programas militares.

Nunca é demais lembrar que Rússia e China estão com seus respectivos programas de caças furtivos bem encaminhados.

“Se os países vizinhos do Japão têm capacidades furtivas, o Japão terá de se desenvolver essa capacidade para garantir a nossa própria defesa”, disse o coronel Yoshikazu Takizawa, Técnico do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa.

Fonte:  O Informante

18 Comentários

  1. tenho convicção que o F22 foi como um beta tester de algo muito mais avançado que esta surgindo.. por isso não será vendido ou emprestado… humanos são limitados fisicamente … já um caça totalmente automatizado …

  2. A guerra naval entre EUA e Japão na segunda guerra mundial foi decidida na base da sorte e do acaso envolvendo erros estratégicos grosseiros na batalha de Midway pelos comandantes navais japoneses. Em suas memórias o Almirante Nimitz teria admitido isso. Venceram não pelas táticas ou suposta habilidade dos americanos. No caso do Japão, tinham a maior e mais poderosa frota naval do planeta mas tinham também comandantes pouco inteligentes e pior mal preparados. A força aérea japonesa ídem. Os alemães também levaram muita vantagem sobre os soviéticos no início exatamente pela obsolecência e atraso teconlógico e militar. Mas quando os soviéticos restruturaram seus sistema estratégicos, modernizaram e desenvolveram novos equipamenos, aceleraram, revisaram e qualificaram melhor e com mais tempo suas FAs (isso, impressionatmente num período de dois anos) os nazistas foram derrotados. Não me venham com a conversa de que só conseguiram com a ajuda do ocidente. Todos eram aliados e se ajudaram mutuamente. Os americanos com enorme vantagem de não enfrentarem ataques e destruição em seu território obviamente tinham mais condições industriais e logísticas para tanto. Mas não devemos esquecer nunca que são os estrategistas militares mais inteligentes e brilhantes que fazem a diferença numa guerra, tendo ou não equipamentos melhores e modernos.

  3. Uma coisa eu sei: Os conselheiros do sr.mLula ñ + serão contratados p essa função, erraram feio ao desaconselharem a entrada do BRASIL no PACK FA T 50 Rússo/Índiano, perdemos a > chance de sermos independentes nessa área…E nem p FX 2 a dilma dá a decisão, estamos de mal a pior. sds.

  4. Para tirar o Brasil desse buraco só existe uma solução. É GENERAL HELENO PAR PRESIDENTE,vamos nos mobilizar em defesa de sua candidatura, vamos faze-lo ser conhecido, vamos mostrar ao povo brasileiro quem é este valoroso brasileiro. Este é a única saída que vejo para o nosso país.

  5. Wavatar Shinigami
    Se o Japão quiser algum pesquisador na área de turbinas, pode contar comigo.
    As turbinas de aviação atualmente existentes são frágeis, devio à exposição do compressor.
    Há como desenvolver uma turbina sem aletas.

  6. Dandolo,
    na sua visão todos os caças do mundo não prestam.
    Se os japoneses te contratarem vai ser para uma nova edição de Godzilla!

  7. Como a EMBRAER está incapacitada, ou incapaz, ou sem … de criar um caça de 4,5g ,uma montagem com turbina de sei lá qlq país, teremos , possívelmente apartir de 2014 + de 4 lugares p comprar caças furtivos,compra de prateleira,mostrando a n incapacidade em imitar, montar um caça 4,5G, já q n polítícos querem td p eles e nada p o país,ñ todos , + uns são uma maldição p o n país, daí essa situação das n FAs quase sucateadas. Daqui a pouco será a França com o dela, o seu supercaça furtivo. E o BRASIL,nada.Ò dilma, qdo chegam os n rafales?!?! Sds.

  8. Dandolo, sonhar não faz mal… Mas acho que aqui cabe melhor fatos e tecnologias que existem ou estão em desenvolvimento.

    Qualquer “sonho de tecnologia” deve se direcionar a blogs de Ficção Científica ou Ficção pseudo-científica.

    Júlio Verne “imaginou” o submarino e a espaçonave, mas não “inventou”.

    É onde a arte entra como inspiração para a ciência e todo o resto, mas arte é arte, até mesmo quando direciona pesquisas.

  9. A futurologia na área militar é uma necessidade e obrigação, pois os equipamentos de guerra ficam obsoletos rapidamente.
    Os futuros caças terão que ser enormes.
    Motivo: Terão que levar dispositivos aintimísseis.
    É por isso que eu digo, que o caça japonês já está nascendo obsoleto.
    Eu criei a tecnologia antiatrito, que vai permitir velocidades de objetos móveis 4 x maiores, além da Blindagem Inteligente, que na prática irá blindar as aeronaves. Também criei a cabine antiinercial, para absorver parte da inércia nas grandes acelarações.
    Vamos esquecer por enquanto a antigravidade e motor de fusão nuclear, para vocês não fundirem a mente.

  10. Podemos montar a Turbina Virtual que eu tenho em mente, pois ela poderá receber impactos de pássaros e de projéteis sem problemas. Se derem um tiro de canhão no meio dessa turbina, passa direto.

  11. Do jeito que os japoneses são bons, é capaz de no final de tudo, quando estiver pronto, os yanks querer comprar o caça e ser negado pelos japoneses. rsrsrsr.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

Comentários não permitidos.