EUA dizem que Portugal compra “brinquedos caros e inúteis” por “orgulho”

http://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_F-16s_Portugal_lg.jpg

Sugestão: SantaCatarinaBR

Um telegrama divulgado pela WikiLeaks e enviado para Washington pelo então embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Thomas Stephenson, arrasa os negócios do Ministério da Defesa português.


O diplomata dá o exemplo contrário aos submarinos, de que Portugal tem poucos navios patrulha para a defesa do litoral
O diplomata dá o exemplo contrário aos submarinos, de que Portugal tem poucos navios patrulha para a defesa do litoral (Foto: DR)

“No que diz respeito a contratos de compras militares, as vontades e acções do Ministério da Defesa parecem ser guiadas pela pressão dos seus pares e pelo desejo de ter brinquedos caros. O ministério compra armamento por uma questão de orgulho, não importa se é útil ou não. Os exemplos mais óbvios são os seus dois submarinos (actualmente atrasados) e 39 caças de combate (apenas 12 em condições de voar)”, lê-se num pequeno parágrafo a meio do telegrama de seis páginas citado pelo Expresso.

O semanário anunciou esta semana que se juntou aos jornais mundiais que divulgam os documentos da WikiLeaks e vai, assim, analisar os 722 telegramas da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa que integram o seu espólio.

O telegrama intitulado “O que há de errado no Ministério da Defesa português” foi enviado em 5 de Março de 2009 e a diplomacia norte-americana é a arrasadora para a pasta da Defesa, apesar de incorrer em alguns erros factuais. Thomas Stephenson, que foi embaixador em Lisboa entre Novembro de 2007 e Junho de 2009, escreve também que o país não tem sistemas de mísseis, o que signi fica que os submarinos não têm capacidade de ataque em caso de missão.

“Complexo de inferioridade”

Depois, o diplomata diz que Portugal sofre de um complexo de inferioridade e que tem a percepção de que é mais fraco do que os aliados, acabando por gastar em submarinos dinheiro que faz falta noutras áreas. E dá o exemplo de que Portugal tem poucos navios patrulha para a defesa do litoral e para lutar contra o narcotráfico e a imigração e pescas ilegais. “Com 800 quilómetros de costa e dois arquipélagos distantes para defender, os submarinos alemães comprados em 2005 não são o investimento mais sensato”, explica Stephenson que, contudo, mostra algum desconhecimento, já que os submarinos estão equipados com torpedos, minas e um sistema de mísseis Harpoon – curiosamente fabricado nos Estados Unidos.

O diplomata explica também que Portugal é pressionado a fazer compras aos parceiros euro peus, em vez de optar por material dos Estados Unidos, dando o exemplo das fragatas holandesas adquiridas em 2006, em detrimento das norte-americanas, por decisão do então ministro da Defesa, Luís Amado. “O Ministério da Defesa optou por gastar mais de 300 milhões de euros em fragatas holandesas usadas. As americanas teriam exigido apenas cerca de 100 milhões de euros na sua modernização e apoio logístico”, especifica.

Nas mensagens enviadas a Washington, o embaixador passa a imagem de um país de “generais sentados”, dizendo que o Ministério da Defesa não é capaz de tomar decisões e que “os militares têm uma cultura de status quo, em que as posições-chave são ocupadas por carreiristas que evitam entrar em controvérsias”. O embaixador sublinha ainda que o dinheiro na Defesa é gasto de forma imprudente e que Portugal tem mais almirantes e generais por soldado do que quase todas as outras forças armadas.

Thoma s Stephenson tece comentários específicos sobre antigo ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira, num outro telegrama enviado a 6 de Março de 2009: “Embora seja reconhecido como um académico brilhante, Teixeira é considerado um ministro da Defesa fraco, não muito respeitado pelas chefias militares, ridicularizado pela imprensa e com pouca influência dentro do Governo português.” O embaixador diz que quando Severiano Teixeira sucedeu a Luís Amado no cargo “não tinha experiência em liderança nem experiência militar”. Por seu lado, o secretário de Estado da Defesa, João Mira Gomes, actual embaixador português na NATO, é descrito como “quase o oposto de Teixeira”. Nenhum dos dois quis fazer comentários ao Expresso.

Já o actual ministro português da Defesa, Augusto Santos Silva, recusa comentar este comunicado, e condena a divulgação do telegrama. “Não comento conteúdos de documentos confidenciais, que fora m, aliás, seleccionados”, o que impede de saber o que diz o conjunto dos documentos, afirmou à SIC Notícias. “Não comento documentos confidenciais que são do meu ponto de vista necessários para que os países assegurem a liberdade e a segurança das suas populações”, acrescentou.

FONTE: Publico

50 Comentários

  1. Mas e aí?
    Devemos ficar indignados por qual razão?
    Existem 2 possibilidades: ou o telegrama colocou o dedo na ferida e deu um parecer real ou faz uma leitura errada dos fatos e não passa de uma visão equivocada e preconceituosa.
    Caso seja a primeira opção não há porque ninguém se indignar, já que é verdadeira.
    Se for a segunda opção, idem, já que é um parecer destituído de qualquer valor prático.
    Eu particularmente não conheço o contexto e não posso emitir opinião sobre o tema.
    Assim como não posso condenar que um embaixador , seja de que país for, passe as informações que acha devidas ao seu governo, já que é uma das funções de embaixadores.
    O erro maior, ao meu ver, está na divulgação do documento de caráter sigiloso, não oficial e que simplesmente representa a impressão do embaixador americano, e como diz o Ministro Augusto Santos, é documento selecionado dentre vários, e quem o selecionou para divulgação o fez com a intenção pouco louvável de criar uma celeuma e desconfiança.
    Coisa feia!

  2. Alguma coisa no título chamado de “Complexo de Inferioridade” me parece bastante familiar, por que será??

    Será que a influência de portugal ficou somente na nossa língua??? Ou também se estendeu para com a forma do governo de tomar certas decisões e na forma de aplicar melhor o dinheiro público???

    Não critico Portugal, de forma alguma, temos muitas similaridades, mas todos os países tem seu lado, digamos “obscuro” e por incrível que pareça, este lado é bastante semelhante a um país do hemisfério sul que dorme em berço esplêndido.

    Abraço, Lucasu.

  3. @Lucasu
    .
    Se a compra de equipamento bélico caro comprova complexo de inferioridade por parte de Portugal, então aqui não há nenhuma semelhança com o Brasil: porque o Brasil investe muito pouco na aquisição – sem falar da produção! – de material de ponta; para um país de seu tamanho, recursos naturais e ambições geopolíticas, o Brasil investe muito pouco.
    .
    Quanto ao telegrama em si, eu, como o Bosco, não conheço os fatos para saber se é justa ou não, a avaliação do diplomata. Só sei que parece ser próprio dos diplomatas americanos referir-se com condescendência a países que são ou mais pobres, ou de porte menor, quando eles investem muitos recursos financeiros em programas militares. E é muito engraçado isso, da parte do país com o maior orçamento militar do mundo.

  4. MAIS UM PONTO PARA A POLITICAGEM AMERICANA
    .
    .
    Vamos ver,…se um diplomata que representa um país transcreve um documento confidencial sobre aquele país, e o governo dele a ler!……será que essas palavras escritas não vai dar um norte nas ações e de posturas deste governo que é representado pelo diplomata,qual é a função dele?
    .
    Concordo no que tange sobre a representação do diplomata,ele é a autoridade representativa no país que ele serve;a percepção dele influência e como, afinal ele está lá para que,é um turista?
    .
    O que é mais interessante,com as divulgações ou transcrita dos diplomatas pela wikileakes ,as considerações dos diplomatas agora não tem valor.
    .
    Foram documentos oficiais vazados e que é muito importante para os EUA;caso não fosse o governo americano não estaria esquentando à cabeça com o dono do site.
    .
    Uma coisa eu concordo com alguns por aqui,o que os americanos pensam ou deixam de pensar sobre as políticas dos outros não tem importância,pois escrever e fazer besteiras eles são mestre nisso.

  5. Eu vejo este vazamento como uma opinião de uma diplomata e não uma posição oficial, embora muitas cola-se á oficial.
    Em relação a Portugal (assim não me estou a meter em conversas que não me diz respeito, (estou a brincar amigo Roberto)), foi uma opção que Portugal fez na compra por exemplo dos submarinos, dizer que era preciso mais fragatas, também é verdade mas os subs também eram necessários. Também acho conversa fiada do diplomata gringo, pois Portugal optou por aquilo que acha melhor para si, se foi mais caro… não sei o que estava por detrás disto tudo, tenho a certeza que foi feita lobie para comprar as que eram de origem Holandesa, e depois… eles (EUA) também fazem pressão para outros países comprarem o que é seu.
    É de lembrar que Portugal está a construir NPO (Navios de patrulhamento oceânico) e gastamos dinheiros naquilo que fazia mais falta os Subs.
    Daquilo que gastamos nos nossos brinquedos caros, estou muito mais preocupado com as contrapartidas que a Alemanha comprometeu-se com Portugal e até hoje nunca vi esse investimento prometido, mais grave ainda é o facto caso do fabricante não cumprir o que estava estipulado, haveria indemnização… onde está … isto em bom português… ficamos a chuchar no dedo…
    A informação que tenho é essa, quem tiver informação ao contrário faça o favor de colocar.

  6. Portugal como qualquer nação tem o direito de ter orgulho de seu passado e que se diga GLORIOSO – o pais tem uma vasta area maritima com ilhas a grande distancia do territorio continental, possui interesses alem mar com suas ex-colonias, afora a riquesas da ZEE, (tanto de exploração pesqueira e minerais como de trafego maritimo para um pais voltado para o mar),simplesmente aposentou seu antigos submarinos que já tinham perdido sua utilidade por defasagem tecnologica.
    São 232,87 Bi em Dólares em 2009 o PIB Portugues adquiriu dois dois U-219 alemão, desistiu de outros dois.
    São 163,67 Bi em Dólares em 2009 o PIB Chileno,e também adquiriu também dois sub scorpene.
    Melhor devolver os MBW, Mercedes, esquecer projeto TGV (mil vezes mais caro que compra sub), mete guela abaixo dos franceses e alemães essas quinguilharias.
    Lembrem das razões da vinda de Dom João VI ao Brasil.
    Simplesmente, quem tem cuida.
    Ei, portugueses cantem alto teu hino, quero houvir daqui.

  7. Portugal ainda é um Estado soberano, apesar de fazer parte de uma Organização embrionária de um futuro país, a saber a UE, então, q os ianks tomem conta do nariz deles, e deixem os Lusitanos comprarem o q bem quiser; é um problema interno deles…q mania de ingerência na vida dos outros.Cuidem + de vc a China está nos seus calcanhares.

  8. E.Pinto desconsidere comentario anterior, grato.
    ===================
    Portugal como qualquer nação tem o direito de ter orgulho de seu passado e que se diga GLORIOSO – o pais tem uma vasta área marítima com ilhas a grande distancia do território continental, possui interesses alem mar com suas ex-colônias, afora a riqueza da ZEE, (tanto de exploração pesqueira e minerais como de trafego marítimo para um pais voltado para o mar),simplesmente aposentou seu antigos submarinos que já tinham perdido sua utilidade por defasagem tecnológica.
    São 232,87 Bi em Dólares em 2009 o PIB Português adquiriu dois U-219 alemão, desistiu de outros dois.
    São 163,67 Bi em Dólares em 2009 o PIB Chileno,e também adquiriu também dois sub scorpene.
    Melhor devolver os MBW, Mercedes, esquecer projeto TGV (mil vezes mais caro que compra sub), mete goela abaixo dos franceses e alemães essas quinquilharias.
    Lembrem das razões da vinda de Dom João VI ao Brasil.
    Simplesmente, quem tem cuida.
    Ei, portugueses cantem alto teu hino, quero ouvir daqui, cantaremos de cá o nosso e então (todos eles) verão a extensão do orgulho da herança lusitana.

  9. parece uma crítica da política de defesa portuguesa feita com muita precisão, por exemplo:

    O diplomata explica também que Portugal é pressionado a fazer compras aos parceiros euro peus, em vez de optar por material dos Estados Unidos, dando o exemplo das fragatas holandesas adquiridas em 2006, em detrimento das norte-americanas, por decisão do então ministro da Defesa, Luís Amado. “O Ministério da Defesa optou por gastar mais de 300 milhões de euros em fragatas holandesas usadas. As americanas teriam exigido apenas cerca de 100 milhões de euros na sua modernização e apoio logístico”

    os caras estão falando que os portugas deveriam ter modernizado as fragatas americanas, ou seja, estão defendendo com argumentos sua indústria militar.

    Podemos imaginar uma situação similar: Brasil decide um dia no ano 2024(rsrs) pelos Rafales, aí os americanos gostariam de dizer qualquer besteira, mas não podem, então inventam um wikileaks da vida que diz o que eles não podem dizer publicamente, por exemplo, que o F18 tivesse sido melhor negócio, que o governo anterior era ignorante e/ou desreipeitado pelos generais e/ou corrupto e/ou com complexo de inferioridade etc etc etc etc etc (todo isso por conta de não ter comprado produtos americanos rsrs)
    ——-
    Acho que simplesmente é lobby da ind militar americana, criticando um cliente que não está comprando o que eles produzem.

    Thoma Stephenson tece comentários específicos sobre antigo ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira

    Típica operação de propaganda encoberta, criticar muito um ministro que já não está, que não tem poder de resposta, e que não afeta as relações atuais.
    Eu tb não conheço a defesa portuguesa, mas pinta que são críticas válidas, se por exemplo os portugas estão fracos de navios, é uma crítica válida já que eles têm um mar enorme.

    “OUÇAM O QUE TIO SAM PRECISA DE VOCÊS”
    Parece mais uma indicação do que os americanos esperam dos portugas, do papel que tem que jogar Portugal na Otan.
    A mensagem seria,
    “precisamos que vocês não brinquem de potência e façam sua parte vigiando o mar português, se não vamos ter nós que investir dinheiro para mandar navios a patrulhar esa parte do Atlântico. Tio Sam tem muitos problemas no mundo, vocês invistam em navios de superfície se possível americanos e mantenham a ordem nesse litoral e ilhas. Gostam de reclamar que esse mar é vosso, então invistam.”

    Até as vezes em que parece Wikileaks mostra erros diplomáticos americanos, no fundo está falando o que os americanos não podem falar publicamente.
    É só pensar com muita objetividade a quem beneficia este novo “cable”.
    A gente sempre tem que fazer ouvidos surdos, e prestar só para os fatos, e ver em última instância quem é o beneficiado.

    Lembremos que a política americana é muito infantil, e é fácil de ver seus truquis, porque está originada na política da elite americana para o povo americano.
    Sendo o povo americano muuuuuito ingénuo, eles não capricham quando inventam estas PsiOps, mas esquecem que o resto do mundo acordou, mas existem ainda alguns ‘canseis’ que acreditam em tudo o que vem dos EUA e chamam de “discos voadores” aos VANTs.

    Também não cair na armadilha de dizer, “aaahhh, mas um 10% é uma denúncia contra os americanos!”, é óbvio que uma PsiOp sempre inclui certas partes em que existem denúncias reais contra os americanos, mas a gente reconhece uma psiop quando o 90% não passa de um apoio à política ou a indústria americana.
    Esse 10% é para que estudantes de esquerda apoiarem o wikileaks, e para que as donas de casa, “canseis” e o resto dos emos posers e gays da vida falem, “olha como a esquerda apoia o wikileaks!”
    Os emos do mundo ficam felizes e tranquilos que existe alguém, um paladino da justiça, um SuperEmo para falar por eles.
    —————–
    A revolução da internet não é “wikileaks”, também não é facebook ou twitter, isso é bobagens. A revolução na internet são ANÁLISES que não cabem em 114 caracteres.
    Blogs com opiniões, discussões profundas feitas com tranquilidade e expressadas com todas as letras não com aquela linguagem chamada miguxês. rsrs

    Aaaahhhhh, haja paciência!
    Deus salve o Brasil !!! Porque os tucanos sabemos que são proamericanos, e os petistas não entendem que soberania só tem aquele país que produz seu próprio armamento.

  10. Por aqui é igual…

    Comprar submarino.. construir sub nuclear… gasto inútil.
    do que adianta um sub nuc em 2020 se não temos nem satélites para os posiciona-los ((vão ficar parados ao lado dos poços de tupi)…rsrs

    Nosso sub nuc é um elefante branco marinho…rsrsrs e os convencionais focas albinas..rsrsrs (servem para mostrar aos hermanos e cia e inflar egos de pijamas… face aos prováveis verdadeiros inimigos.. são afundados na doca, dique, poços, etc..rsrsrs)

    O Jobim truculento só faz política .. o resto morre de medo de ser exonerado.. aposentado… se falar de mais… vivemos numa república de bananas com petróleo…(e pior votamos neles)

  11. Olha só quem está esculhambando Portugal – nossa terra mãe – os maiores compradores de brinquedinhos do mundo,eles mesmo os EUA. Essa é pra rir. Enxergam o cisco no no olho português, mas, não enxergam a trave no seus olhos. CRETINOS.

  12. Quero ver no dia que vazarem os comunicados dos comandantes americanso falando o que pensam de seus chefe, os secretários de estado e de defesa dos EUA. Imagine o comandante da USAF falando o que pensa do Obama ter cancelado o F-22 Raptor (Raptor de $$$ aliás)…

  13. O grande problema dos EUA, é se meter aonde não é chamado. Portugal tem o direito de comprar aquilo que se faz necessário, não existe ninguém mais apto a fazer a escolha do que o Comando Naval Português. Karlus73, você entende porque não gostamos dá opinião dos americanos??? Eles são atrevidos, e gostam de mandar aonde não é da conta deles.

  14. Alguem parou para questionar um ponto ,muito importante ate aqui:JULIAN ASSANGE É AGENTE DA CIA.Ou vão dizer que não sabiam!

  15. jakson almeida você esta certo e o comentário do Xtreme é puro puxasaquismo dos EUA, afinal ele é pago pra isso, vejam que o simples fato de um puxa saco americano meter o pau no jobim, ja aumenta a credibilidade do ministro aqui no Brasil.
    ….
    Parabens ministro Nelson Jobim.

  16. Existem milhares de telegramas do embaixador americano em Portugal, mas a Wilileaks vaza o que acha interessante, com função inequívoca de manipular a opinião pública.
    Com certeza não são apenas os embaixadores americanos que têm opinião sobre qualquer assunto.
    Gostaria de ver mais telegramas confidenciais de outros embaixadores, presidentes, primeiros-ministros, senadores, etc, sobre os mais diversos temas da política internacional.
    Mas por algum motivo que foge ao meu entendimento só somos brindados com os telegramas americanos e sempre os colocando em “saias curtas”.
    Engraçado que os amantes das teorias conspiratórias não têm nada a dizer sobre estas “coincidências”.
    Se a opinião informal de um embaixador expressa em um telegrama sigiloso, interno, corresponde a opinião oficial de um país, então a opinião do senador brasileiro Heráclito Fortes, com muito mais propriedade, representa a posição do governo e do povo brasileiro em relação a Venezuela.

  17. Pois ehhh…karlus73!!! Temos os mesmos algozes. rsrsrs…
    ***
    Uma coisa eu não tenho dúvida. Esses comunicados internos das embaixadas americana foram feitos para VAZAR MESMO. Já escrevi aqui antes, que esse WikiLeaks, é como morcego, morde e assopra.

  18. Amigo Bosco, isso faz parte do joguinho do seu amado país os EUA, eles se acham os donos do mundo e ficam fazendo esse tipo de coisa apenas para gerar confusão.
    .
    Claro que você sabe disso né.
    .
    Pena que exista pensamentos assim no Brasil, esses defensores yanquees só podem estar com síndrome de escotolmo.

  19. Pessoal, a espionagem americana tem o direito de achar o que bem deseja. O Brasil também espiona dos EUA. KKKKKKKKKKK
    Diplomacia é para que ? Negociação e gerar informes.
    Existe o informe e a informação.
    Qual é a diferença ? Informe é qualquer notícia, e informação é o informe processado, trabalhado, estudado.
    Claro que Portugal é uma país sério e que possui Forças Armadas competentes. Creio que, quem deu o informe tinha bebido um pouco ou estava de mau humor. Vai ver que Portugal não aceita bases dos EUA em seu território, daí a reação psicológica do informante.
    Na década de 70, os melhores soldados desse planeta, avaliados pelos americanos, eram (na ordem):
    1) Vietkong;
    2) Português;
    3) Americano.

  20. ALGUMAS NOTICIA SOBRE JULIAN ASSANGE
    .
    .

    “(…)Entidades como a Associação Mundial de Jornais, o World Press Freedon Committee e a norte-americana Freedom House costumam protestar no caso de prisões políticas contra jornalistas, principalmente em países não alinhados a potências ocidentais. Desta vez, por enquanto, evitaram criticar a ação contra colega preso.
    .
    A queixa, porém, seria relativa ao fato de Assange, supostamente, não ter utilizado camisinha durante as relações sexuais que teria tido com elas, enquanto Ardin dormia em sua resisidência em Estocolmo. Além disso, Ardin e Wilden denunciaram Assange por ter mantido relações sexuais com as duas na mesma semana – o que, na Suécia, é ilegal.(…)”
    .
    http://www.estadoanarquista.org/blog/?p=7665
    .
    -Na suécia, se um homem manter relações sexuais com uma mulher sem camisinha e sem o consentimento desta,este comete crime de estupro.
    .
    .

    “(…) Para escapar de agentes da CIA que o perseguiam, Julian Assange teria se disfarçado de mulher. A história está contada em uma nova biografia do fundador do WikiLeaks,que teve trechos publicados pelo jornal britânico The Guardian. O livro, escrito pelos repórteres David Leigh e Luke Harding, tem como título WikiLeaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy (Dentro da Guerra de Julian Assange sobre o Sigilo).
    .
    A obra não tem relação com a que será escrita pelo próprio Assange, ainda sem data certa para ser publicada.(…)”

    .
    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/julian-assange-se-disfarcou-de-mulher-para-fugir-da-cia
    .
    .
    Julian Paul Assange nasceu na cidade de Townsville (Austrália), em 3 de julho de 1971, sendo posteriormente abandonado por seu pai.

    “(…) Quando Julian tinha 8 anos de idade, sua mãe, Christine, casou-se com um membro da “Fraternidade Branca” – também conhecido como “A Família” ou Santiniketan Park Association, um hospital psiquiátrico privado nos arredores de Melbourne, Austrália.(…)”

    .
    http://www.queverdadeeessa.com/2010/12/julian-assange-participou-de-programas.html
    .
    Neste artigo se fala sobre as suas relações neo-nazista.
    .
    .
    jakson almeida disse:
    08/03/2011 às 14:20
    .

    “Alguém parou para questionar um ponto ,muito importante ate aqui:JULIAN ASSANGE É AGENTE DA CIA.Ou vão dizer que não sabiam! “

    .
    ??????????????…!
    .
    Jakson
    .
    Gostaria que o colega indicasse algum site, em que fale sobre as ações de Julia com agente da cia .
    .
    ABS.

  21. Se colocassem Brasil no lugar de Portugal, não mudaria nada!
    .
    “Complexo de inferioridade”
    “generais sentados”
    “…mais almirantes e generais por soldado do que quase todas as outras forças armadas”
    “39 caças de combate (apenas 12 em condições de voar)”
    .
    Gostaria muito de ver um Wikileaks Br, o que ia ter de sujeira….

  22. A PIADA CHAMADA HERÁCLITO
    .
    .
    No congresso brasileiro existe três senadores para cada estado e cada um representa o estado que o elegeu,Herácli Fortes estava representando o Estado do Piauí,na época passada,e graças a Deus ele não foi reeleito!.
    .
    As prerrogativas de senador, o impedem que busque recursos que gere ônus ao país sem o aval da união.
    .
    No caso em questão,as suas artimanhas iria prejudicar uma nação inteira,se não duas; em detrimento de sua paixão ideológica e a ânsia de prejudicar o governo na época.
    .
    Mais uma coisa eu concordo com alguns no PB, ambos ( o senador em questão e alguns diplomatas dos EUA),usaram e usam o estômago para tomar decisões .Rsrs..

  23. http://pt.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange

    O Brasil deveria dar asilo político para esse jornalista brilhante. A não ser que ele esteja fazendo o jogo dos EUA, e os países estejam passando por idiotas.

    A Suécia me decepcionou, sinceramente. Não vamos mais comprar o caça deles.

    Vamos nos unir a China e Rússia, novamente.

    Não dá para confiar nos EUA.

  24. Eu li , ñ me lembro onde , o seguinte:” Os ianks, ianglese, ñ são confiáveis “. Tá bom p vocês ? Nunca se esqueçam disto.Poderá custa as suas vidas e de outros.Sds.

  25. Engraçado, tem um monte de gente aqui no PB que adora os russos, outros os chineses, alguns os talibãs, e tem até que torce pra Al Qaeda, mas eu sou criticado por “defender” os EUA.
    Ora! Não adoro os EUA não. Muito pelo contrário.
    Só que prezo pelo espaço oferecido pelo E.M.Pinto e não quero vê-lo tomado por pessoas preconceituosas e nem que pareça aos menos avisados que o blog é de baixo nível e parcial.
    Tendo só fazer minha parte para que tenhamos um melhor nível de discussão e não nos limitemos às opiniões fora de contexto e em geral preconceituosas e desprovidas de uma análise mais profunda.
    Na minha “defesa” aos EUA em momento algum eu ataco outros povos ou países.

  26. Godoy,
    Eu não adoro os EUA não. Na verdade estou me lixando pra eles.
    Eu acho que quem os adora é a turma que não consegue tirá-los do pensamento e vêem “Estados Unidos” em todo lugar e se revoltam por não sermos os queridinhos deles, como se fôssemos uma “pu–” de luxo, e cai em prantos todas as vezes que descobrem-se traídos.
    Vira-latas é o que são.

  27. E simples, really. Se Portugal houvesse comprado toda a quinquilharia dos EUA os papeis revelariam que Portugal deve ser habitado por genios, mas como nao comprou os bagulhos usados, fizeram m.e.da.

  28. os EUA já taxaram o sub nuclear brasuca de baleia branca.. rsrsrs .. e estão certos…

    gastamos bilhões para construir um tubo cheio de ar…com um reator nuclear dentro … para ficar brincando de nemo… nem defesa temos … e pior ainda..não temos meios para que essa baleia branca radiotiva realmente sirva para alguma coisa ..senão inflar egos…

  29. Bosco.. ás vezes também sou acusado de ser pró-americano só por defender algumas questões ou pelo facto de dizer que determinado equipamento americano e bom e não mau como querem pintar… ou fazer referencia que as coisas não poderão ser daquela forma. só por isto levamos um rotulo de amigos dos EUA.
    Estou como tu… estou-me lixando para eles… mas tb não sou anti.
    Estou aqui para ver factos, analisar questões e NÃO olhar as coisas de uma forma seca…
    Isto serve para todos os lados, antis, pros, etc
    Sds

  30. .
    CHIQUE É ELOGIA O TITIO
    .
    .
    Então Sr.Bosco,
    .
    Só a sua presença aqui, faz a diferença entre um blog de alto nível, daqueles de baixo nível?
    .
    Creio que toda a direção do Plano Brasil tem uma dívida para com a sua presença aqui.
    .
    Você é o cara… né!

  31. Lucena,
    Não foi isso que eu disse (“Tento só faze minha parte…”), mas se foi isso que entendeu, talvez você seja um dos que não colabore para aumentar o nível intelectual das discussões.

  32. Sobre americanos, russos, chineses e franceses. Devemos ser amigos deles, mas com um pé na frente e outro atrás.
    Não há amizade entre países; apenas interesses.
    Dos 4 países citados, creio que devemos dar preferência para os EUA, por motivos históricos e por eles serem O IMPÉRIO. Agora, os americanos nos darão tecnologia militar de ponta ? Não. Nesse caso específico, quem nos abriu a porta foram os franceses e suecos, se bem que eu ache, que chineses e russos, também nos abrirão essa porta.
    É muito difícil fazer essa análise prospectiva. Seria melhor sermos amigos de todos, mas dentro das nossas possibilidades.
    Pessoal, notaram que a Crise Mundial nos pegou ?
    Vou passar a escrever mais sobre previsões econômicas, a fim de ajudar o nosso e os outros países.

  33. Karlus73,
    Você mais do que ninguém já comprovou que nós brasileiros não somos muito melhores que os “execráveis” americanos.
    Por algumas vezes já presenciei meus compatriotas lhe tratando de forma inadequada, mal educada e prepotente.
    E fazemos isto com argentinos, paraguaios, uruguaios, etc.
    Se estivéssemos no lugar dos americanos seríamos bem piores, pode ter certeza.

    Um abraço.

  34. Os politicos portugueses são saloios, gostam de mostrar grandeza mesmo que essa grandeza não sirva para mais nada.

  35. Bosco,
    .
    .
    É…. talvez você,Têm muito que nos mostrar como se faz um blog de alto nível.
    .
    Eu que critico muito os americanos,devo passar a elogiá-los também,e assim contribuir para engrandecer este blog.Rsrs…
    .
    Sempre é assim, quando não sabem contra argumentar, passam a utilizar essa estratégia;de ser superior,de perseguição, de incompreendido,….,pipi popo.
    .
    Chapa, disso eu já sou vacinado,sou imune!
    .
    Aqui todos tem opinião própria,e muita das vezes antagônica,é normal quando se tem democracia,é conviver com as diferença.
    .
    É segunda vez que você vem com esse papo de superioridade com os demais,e é logo você que fala em alto nível?
    .
    Ser humilde e não ser presunçoso, é também uma maneira de elevar o nível.

  36. Todo mundo sabe que submarinos são o grande trunfo para, inclusive, pequenas marinhas… Seu poder de dissuasão é enorme e irritante, inclusive, para Superportaviões!!!

    Qual a melhor dissuação?

    10 fragatas ou 2 submarinos?

    Os americanos querem pra Portugal, o mesmo que para o Brasil, dizem que devemos se concentrar em ter poder de polícia!!!

    Tal prerrogativa foi rechaçada por Jobim!!!

  37. Lucena,
    Eu acho que você perdeu o fio da meada.
    Eu havia dado minha opinião sobre a matéria em duas oportunidades (2;20 e 14:56) e aí respondi (18:15 e 18:25) a uma educada provocação do Godoy (15:17).
    Na oportunidade me expressei no sentido de deixar claro que acreditava que o fato de não rezar o credo antiamericano mostrava a pluralidade do blog e ajudava a melhorar o nível da discussão.
    Foi aí que você entrou (20:05), e como sei que é inteligente, usou de má fé para “interpretar” o que eu havia dito.
    Eu respondi à sua provocação às 23:51, e você fez a réplica às 7:28.
    Pra finalizar, ao contrário de você, não tenho opinião formada sobre nada e não acho chique nem elogiar e muito menos malhar nada e nem ninguém.

  38. o EUA a meu ver criam era que portugal em vez de adquerir brinquedos modernos da alemanha ou outros paises fossem adquerir brinquedos quase obsoletoz nos EUA tal como no telegrama fala nas ditas fragatas. vejam o caso dos caças F-16 da força aera portuguesa e outros brinquedos made in EUA em portugal estao em maior parte a precisar de renovaçao e actualizaçao.
    ..resumindo mostra que os EUA quer que seus aliados continuem com a depender deles”EUA” em materia militar.
    qualquer naçao que se preze quer uma forças armadas modernizadas e capaz.
    mas tambem nao e menos verdade que a nivel de contrados e contrapartidas o estado portugues tem sido uma verdadeira anedota! tal como no caso dos helis merlim..na compra dos sub e contrapartidas houve milhoes de euros “que ninguem sabe”ou nao querem saber” pra onde foram..

  39. Hehehe.. os AMÉRICA gastam dinheiro com embaixadores ao redor do mundo pra que eles mandem as fofocas mais quentinhas sobre outros países, se isso não é fofoca eu não sei o que é pois não vi nada de relevante nessas informações. Os dados técnicos que seriam relevantes estão errados, o cara se preocupou mesmo foi na organização que ele acha melhor pra casa do vizinho, uma verdadeira FIFI. O proficionalismo desses caras é zero, botam banca demais e não são tudo isso que arrotam por ai.

Comentários não permitidos.