Brasil presta homenagem a opositora de Ahmadinejad

Shirin Ebadi

AE  –  Pela primeira vez, o governo brasileiro abriu as portas de sua diplomacia à maior opositora do regime de Mahmoud Ahmadinejad, em um gesto político explícito contra as violações de direitos humanos no Irã. A missão brasileira perante a ONU ofereceu um almoço ontem, em Genebra, em homenagem à dissidente Shirin Ebadi, prêmio Nobel da Paz, perseguida pelo regime e refugiada na Europa.

O governo iraniano não escondeu a irritação e interpretou a atitude como um recado claro do Brasil de que a lua de mel entre Brasília e Teerã acabou.

“Se a comunidade internacional não agir, o Irã em breve se transformará numa nova Líbia”, afirmou Ebadi durante o almoço, que também contou a presença de embaixadores de países como Estados Unidos e outros que defendem uma posição mais dura contra o Irã.

Sanções

Ebadi pediu que o Brasil e os Estados Unidos adotem sanções políticas contra membros do regime de Ahmadinejad, como a negação de vistos para políticos e congelamento de ativos dessas pessoas envolvidas na repressão.

A vencedora do prêmio Nobel, considerada uma das maiores opositoras de Ahmadinejad, ainda defendeu a ideia dos EUA e da Europa de estabelecer na ONU um relator internacional que investigue as violações de direitos humanos no Irã.

“Se o Brasil e a comunidade internacional não querem mais uma Líbia, precisam começar a se mover imediatamente para promover um novo diálogo com Ahmadinejad, antes que ele siga o caminho de Muamar Kadafi”, enfatizou Ebadi, segundo relato de presentes no almoço. “O povo no Irã não vai silenciar e o governo, de outro lado, continuará com seu massacre”, alertou.

A proposta (sobre sanções ao Irã) vai à votação no dia 21. O Brasil já indicou que poderá rever suas posições, algo impensável durante o governo Lula.

Ontem, a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo, que promovia o almoço, declarou aos convidados que o Brasil “apoiava” a posição de Ebadi. O jornal O Estado de S.Paulo obteve informações de que o Itamaraty está sendo pressionado pelos EUA não apenas a aceitar a investigação, mas também para copatrocinar a resolução que pediria o estabelecimento de tal mecanismo.

Fonte:  Estadão

34 Comentários

  1. É uma posição correta, sem apoio a regimes q ñ respeitam os direitos humanos. Vamos adotar essa mesma maneira de agir contra os saiditas? Tbm contra os judeuSS? Eles invadiram e tem enclaves dentro das terras Palestina , tomada pela força , o q a ONU tbm condena; mera/ proforma + condena.Qual vai ser a n atitude doravante? Sds.

  2. A Guarda Revolucinaria Iraniana ira levar o Irã a guerra.
    São responsaveis pela segurança nacional, programa de misseis e programa nuclear, detem fontes de recursos próprios como poços de petroleo.
    O Brasil abriu a porta para o dialogo – tem o direito de repensar quando se faz necessario mas não pode perder a noção de que esta a ocorrer o derretimento das fronteiras nacionais, o disrespeito a ONU, as leis internaiconais, ao Tribunal de Haia, ação movida pelo EUA o grande promotor da democracia, da pluraridade de opiniões e do respeito as leis.
    A pressão existe, é um direito deles, He, He,
    Cabe a nós buscar alternativas.

  3. Lutar a favor dos direitos humanos é papel do Brasil, porem fazer sua política externa sob preção dos EUA eu não entendo, afinal o que o Brasil deve a esses sangue sugas?
    .
    Será que ja não viram o bastante no governo dos tucanos?
    .
    Confiar num país que faz jogo sujo o tempo todo, sabota nosso desenvolvimento tecnologico e financeiro.

  4. Provérbios 26:17 = Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa.
    ***
    O MANTRA Direitos Humanos serve para um tanto de coisa. Principalmente, para intervenções, coações, mentiras. Porque DH não serve para parar a covardia de Guantánamo? Porque DH não serve pra ajudar um tanto de criança que está nascendo com deformidades em Fallujah, onde foi despejado toneladas de urânio empobrecido?

  5. Diferente do que a maioria de vocês pensa, o Irã não quer a Guerra, e os EUA está ajudando, leia de novo.. ajudando a manter isso. Se dependesse de Israel, o Irã já estava até o pescoço em uma guerra.

    É só ler um pouco, não ver as coisas superficialmente que vocês entendem mais sobre o assunto.

  6. Dandolo acho que você não conhece o potencial do Brasil, o nosso país nasceu para ser uma potencia, e e constantemente freada pelos EUA, temos que persistir e atingir nossa meta.

  7. Isso aê brasil, Abaixo aos regimes opressores e que nao respeitam os direitos humanos. Vamos extinguir, junto com o regime fundamentalista do Irã, o regime ocidental-ditatorial da Arábia saudita, o Regime fundamentalista judaico de Israel e os absurdos que ocorrem em guantanamo.
    Ou nao?

  8. QUEM VAI PAGAR A CONTA?
    .
    .
    Uma coisa que é de estranhar;por que chamaram embaixadores de países que tem uma posição antagônica ao Irã;só o fato de chamá-la não seria o suficiente para dar um recado ao governo iraniano sobre a nova política brasileira em “direitos humano” .
    .
    E falando em comida,vejam esta:
    .

    .
    “(…) A família do presidente americano Barack Obama será recebido pela presidente brasileira Dilma Rousseff em um jantarzinho íntimo no Palácio da Alvorada, no próximo dia 19 de março.(…)”
    .

    “(…)Os governos também estudam fazer uma declaração sobre o pré-sal do Brasil. Os Estados Unidos estão interessados em assegurar fornecimento de petróleo brasileiro, ainda mais depois das tensões recentes no Oriente Médio.(…)”

    .
    .
    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=944174
    .
    .
    -o prato principal é o PRÉ-SAL
    .
    .

    http://www.conversaafiada.com.br/video/2011/03/03/video-bomba-johnbim-queria-entregar-as-200-milhas/

  9. Parabéns à nossa presidente, que está trazendo nossa política externa de volta aos princípios contidos no art. 4º da CF/88. Volta a coerência e perde a fanfarronice estúpida que tanto consagrou o governo passado nas relações internacionais. No caso do Irã, acaba a política de apaziguamento do nosso messiânico ex-presidente, em seu rizível papel de Neville Chamberlain.

  10. Falta mais uns jantares para acabar com a festa que Lula e o MAG andaram fazendo coma diplomacia brasilrira nos ultimos 4 anos. Tem aquele general venezuelano, Basuel, se nao me engano que esta preso na Venezuela porque e contra o Cabeca de Porco Chavez.Tem opositores na Bolivia e tambem deveria ofercer um jantar ao novo presidente de Honduras em vez de ficar bajulando o barbudo matador e chapelao

  11. Você pensa isso mesmo HMS TIRELESS então como ficam os crimes cometidos por Israel e os EUA, você vai simplesmente ignorar que eles cometem crimes tão ou mais graves que o Irã?
    Você diz que o Brasil esta voltando à coerência, que coerência existe nisso?
    Condena um bandido e perdoa outro, por isso prefiro o Brasil neutro se não vai fazer o correto então que não faça nada, quanta hipocrisia dessa Dilma…

  12. Ao Godoy e ao Roberto_MG,
    concordo plenamente.
    Não devemos nos meter no que não conhecemos afundo, e não devemos deixar que se metam no que apenas nos diz respeito.
    Quanto ao FeH, eu acho isso uma lenda. Israel quer o que os eua querem, “onde cacá vai, cocô vai atrás!”. Uma guerra com a ajuda dos EUA, e liderada por Israel seria a bandeira perfeita para unificar os povos muçulmanos, que tem uma mídia gigantesca em comparação a 30 anos atrás. Duvido que Israel tenha condições de lutar numa guerra contra todos os países unificados, e vencer. É uma questão de números. Se eles sabotam o Irã, é porque sabem que ele tem condições de fazer essa união acontecer, e um terrorismo nunca visto aparecer. Como se não bastasse, não é controlável politicamente pelos yankees, e isso é imperdoável.

  13. DIREITOS HUMANO,NÃO É MOEDA
    .
    (Shirin Ebadi, prêmio Nobel da Paz e opositora ferrenha de Ahmadinejad)
    .
    .

    “(…) O que o Brasil não pode fazer é usar a questão de direitos humanos como uma estratégia política. O que não pode ocorrer é que, uma vez a questão nuclear com o Irã tenha sido solucionada, o Brasil volte a aceitar o regime de Ahmadinejad. (…)”

    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-comeca-a-se-redimir-de-ter-apoiado-ditadores–diz–iraniana,689367,0.htm?p=3
    .
    Direitos humanos é sagrado e não pode ser usado como moeda de troca em decisões de estados soberanos;é vergonhoso,é assim que muitos governos fazer,inclusive o Brasil,infelizmente.

  14. Acho que qualquer país que se anuncia democrático tem que se posicionar sim, contra as diversas barbáries que acontecem em países com regimes de governo autoritários e/ou absolutistas, sempre que seja indagado sobre o assunto… Mas, para que este mesmos países ditos democráticos, tenham moral e por consequência, legitimidade, para intervir diretamente nos assuntos internos dos governos de outros países que ferem de forma absurda os direitos humanos de seu povo, é necessário primeiramente que os interventores dêem o bom exemplo, fazendo o dever de casa… Senão, é a mesma coisa que um pai com um cigarro de maconha pendurado na boca, dizer ao filho diante de si, que o mesmo não deve fazer uso de entorpecentes… Pois, definitivamente, esta estória de “faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço”, não funciona… E no caso dos governos brasileiros, tal política, tem se mostrado hipócritamente contraditória… Ou contraditóriamente hipócrita… Como preferirem… hehehe

  15. Vindo do Estadão não dá para acreditar em tudo o que está na notícia. A mentira e a distorção está no DNA deles. Mas não há nada de mais grave em receber um membro da oposição de um país amigo. Pena que o comportamento da mídia não seja o mesmo em relação a Arábia Saudita, uma monarquia absolutista medieval, mas que, aliada dos EUA, faz o que quer com quem quer do jeito que quer. O governo Lula ajudou na libertação de um monte de gente no Irã e ninguém na mídia quis divulgar, pois isso não interessava. Era essencial pintar Lula como um amigo de ditadores e libertar opositores não é coisa de ditadores.

  16. Felipe, Israel já não é a mesma coisa do passado. O Irã sozinho assumiria Israel. Pra isso a Síria só teria que colaborar porque da parte do Iraque já é fava contada. Pra quem disser o contrário, é só lembrar que em 2006 o Hesbollah empacou todo exército de Israel numa fileira de tanque queimado. Sobrou somente ficar jogando bomba de aviões em cima de população civil. A única saída pra Israel é usar o arsenal atômico.

  17. “O Irã sozinho assumiria Israel.”

    Acorda alice! Se a teocracia fascista atacar israel, os israelense têm como transformar Teerã em um aterro. Não se esquecendo que a Força Aérea ISraelense é muito superior à Iraniana em equipamentos e treinamento, que os Israelenses possuem um sistema ABM (o Arrow) coisa que os iranianos não tem. E a Síria, meu caro, possui forçar armadas totalmente desmoralizadas, e sua força aérea ainda deve sentir arrepios ao lembrar da surra que tomou no vale do Bekaa. E se o Hezbolixo fosse atacar Israel o teria fazer como um exército convencional, e seria derrotada. Simples assim. Então acho melhor guardar para seus “sonhos antiimperialistas”

  18. O problema e´que quem esta no poder no IRA,comanda e´logico; rios de dinheiro,nao creio que eles abrirao facilmente mao daquela grana toda,a civilizaçao ARIANA possui alto nivel cultural e intelectual,com o tempo as coisas vao se acertar por la,o ocidente tem que cuidar da propria casa que esta virando uma sodoma e gomorra,pedofila,homicideos passionais,prostituiçao,maus tratos a idosos,crescimento de usuarios de drogas,crescimento nos crimes violentos,devastaçao ambiental,consumismo desenfreado.Criticar e pintar o Ira como um pais do mau ,nao irao resolver os nossos ou seja os dos paizes guardiaes de liberdade e bom costumes,este papo e´pura hiproquizia.

  19. O Brasil nao precisa ser freado por ninguem de fora,corrupçao,preconceitos idiotas,anti-americanismo infantil,carnavais e oba oba,sao o suficiente para nos manter ancorados!

  20. Acorda alice! Se a teocracia fascista atacar israel, os israelense têm como transformar Teerã em um aterro.… Pois então bambam, porque Israel ainda não foi pro pau??? Todos os dias fazem ameaças. Transforma Irã em aterro sim, mas com armas nucleares. Declarar guerra vencida é com tropa no chão. A próxima guerra de Israel é em três frentes: Hesbollah, Irã/Síria e Hamas. E o Hesbollah já prometeu que a Galileia será tomada. Os túneis já estão todos construídos debaixo do terreno…rsrs.., só está esperando um , pra tampa do buraco ser aberta. Em 2006 os soldados de Israel procuraram saber se o Hesbollah havia descobrido a “técnica” de ficar invisível. Era chumbo GROSSO e logo a seguir quem atirava já não estava no lugar…rsrs…
    Quero ver o Arrow e outros dar conta de uma chuva de Shab-3. A equação tem que ser um por um, E com eficiência de 100% no abate dos Shabah-3, se não tudo vira pó. Agora, um Grupo de Resistência fez um estrago, imagina os IRGC. kkkk. Num vou nem entrar no assunto que Turquia não é aliada, Egito já não é barreira e Jordânia está balança balança…rsrs…

  21. Israel e EUA são um só. Quem foi que disse que Israel não vai atacar o Irã ? Sem dúvida que vai … Só devem estar planejando os detalhes. E se preciso for, irá lançar armas nucleares táticas (pequenas). Os EUA devem estar segurando os judeus, mas sem dúvida que irão atacar. Acredito que o Paquistão também seja destruído.

  22. O Brasil não consegue nem colocar os seus políticos corruptos na cadeia e prender os seus guerrilheiros urbanos.
    Temos primeiramente que arrumar a casa interna.
    Eu, por exemplo, não consigo desenvolver pesquisa nesse país. A inversão de valores no Brasil é total.

  23. Brasil ta entregue!.. Armadinejad ta do lado certo. Usa as ferramentas dele.. quem eh mais terrorista? Ele? ou o Ocidente “civilizado”?.. Dilma ta comprada.. assim como esta opositora.. acham que a elite global conseguirá escravizar a todos.. mas falta muito chão! ainda..

  24. Dandolo, te dou “certeza”. Não vão fazer nada. Essa conta é muito alta pra ser assumida. A passagem de um simples navio iraniano no Canal de Suez fez o petróleo subir. Não ficou claro, mas supeitaram que foi uma mina que abriu um buraco num cargueiro japonês no Estreito de Hormuz, petróleo subiu novamente, e por falar nisto ninguém divulgou o que realmente aconteceu. Imagina Hormuz bloqueado??? As pernas dos SANGUE-SUGAS já estão bambas, ai “A banca quebra”!
    .
    Os lunáticos dizem que o “Xerife Global” liberaria o pedaço. Desconfio de como isso seria feito com eficiência. Mesmo que algum comandante do “Xerife Global” disser que está limpo o pedaço, você como civil dentro de um navio cargueiro teria coragem de passar num estreito com Hormuz mesmo com escolta?? Quanto tempo levaria pra adquirir confiança de passagem segura?? E enquanto isso, 40% da rota de petróleo mundial estaria parado. Sem dizer que os principais e primeiros alvos seriam as refinarias da Arábia Saudita. Acorda ai sôh!!!

  25. Roberto_mg:

    Acorda Alice! o Hezbollah ocupando a Galiléia? quantos anos você tem meu caro? 15 anos? Aposto que ainda se tranca no banheiro…..e caso o ilustre “forista” não saiba mas o Shahab-3 (e não shab como você disse) ainda preserva as tecnologias do scud da década de 50. Sinto muito meu caro mas seus sonhos antissemitas não vão se realizar!

  26. Ôh bambambam HMS TIRELESS, você não tão burro quanto pensei. Mesmo eu escrevendo errado o nome do míssil iraniano você consegui identifica-lo. Ôh energúmeno, suas insinuações de banheiro não serve pra mim. Sou bem casado com uma linda mulher. Talvez você esteja externando o reflexo da sua vida de solidão. E o que escrevi pro Dandolo, serve pra você também. Seu COMPLEXO DE NAPOLEÃO é típico de alguns sionistas. kakakaka..

  27. E a tecnologia Scud(segundo seu parecer) é mesma que a Coréia do Norte tem causado arrepio no Japão e na Coréia do Sul. É também o mesmo que Sadan soltou e o dito sistema antimíssil posicionado em Israel e não derrubou nenhum. Disseram que caíram em vários lugares mas não permitiu ninguém fazer uma verificação confiável. Leia o link ai abaixo, principalmente no que diz a respeito da eficiência do sistema antimíssil, talvez ajude você ser menos lunático.
    http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=311&p=48

Comentários não permitidos.