Rússia é contra intervenção estrangeira na Líbia

Ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov

AFP  —  A Rússia é contra qualquer ingerência militar estrangeira na Líbia, anunciou nesta segunda-feira o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, indo contra os crescentes chamados de Washington para apoiar militarmente os rebeldes opostos ao regime de Muammar Kadafi.

“Não consideramos a ingerência estrangeira, em especial militar, como um meio para resolver a crise na Líbia. Os líbios devem resolver seus problemas”, declarou Lavrov, citado pelas agências russas.

Nos Estados Unidos, a pressão aumentou para que o governo do presidente Barack Obama forneça ajuda militar aos insurgentes e neutralize a aviação de Kadafi, seja com uma zona de exclusão aérea ou a destruição das pistas.

Obama advertiu nesta segunda-feira aos assessores do líder libio Muammar Kadafi que deverão responder pela violência em seu país.

Obama igualmente afirmou que a Otan deve se reunir em Bruxelas para discutir uma reação à violência na Líbia, e indicou ter dado sua autorização a uma ajuda extra de US$ 15 milhões para as operações humanitárias ligadas à crise.

Líbios enfrentam repressão e desafiam Kadafi
Impulsionada pela derrocada dos presidentes da Tunísia e do Egito, a população da Líbia iniciou protestos contra o líder Muammar Kadafi, que comanda o país desde 1969. As manifestações começaram a tomar vulto no dia 17 de fevereiro, e, em poucos dias, ao menos a capital Trípoli e as cidades de Benghazi e Tobruk já haviam se tornado palco de confrontos entre manifestantes e o exército.

Os relatos vindos do país não são precisos, mas a onda de protestos nas ruas líbias já é bem mais violenta que as que derrubaram o tunisiano Ben Ali e o egípcio Mubarak. A população tem enfrentado uma dura repressão das forças armadas comandas por Kadafi. Há informações de que aeronáutica líbia teria bombardeado grupos de manifestantes em Trípoli. Estima-se que centenas de pessoas, entre manifestantes e policiais, tenham morrido. Muitas dezenas de milhares já deixaram o país.

Além da repressão, o governo líbio reagiu através dos pronunciamentos de Saif al-Islam , filho de Kadafi, que foi à TV acusar os protestos de um complô para dividir a Líbia, e do próprio Kadafi, que, também pela televisão, esbravejou durante mais de uma hora, xingando os contestadores de suas quatro décadas de governo centralizado e ameaçando-os de morte. Desde então, as aparições televisivas do líder líbio têm sido frequentes, variando de mensagens em que fala do amor da população até discursos em que promete vazar os olhos da oposição.

Não apenas o clamor das ruas, mas também a pressão política cresce contra o coronel. Internamente, um ministro líbio renunciou e pediu que as Forças Armadas se unissem à população. Vários embaixadores líbios também pediram renúncia ou, ao menos, teceram duras críticas à repressão. Além disso, o Conselho de Segurança das Nações Unidas fez reuniões emergenciais, nas quais responsabilizou Kadafi pelas mortes e indicou que a chacina na Líbia pode configurar um crime contra a humanidade. Mais recentemente, o Tribunal Penal Internacional iniciou investigações sobre as ações de Kadafi, contra quem também a Interpol emitiu um alerta internacional.

Fonte:   Terra

24 Comentários

  1. Ja tava na hora em?
    yanks tao de olho no petroleo e na Ingerencia
    Povinho que acredita no contrario
    vive na Disney da inlusao do celebro lavado pela midia dos Yanks

  2. Não consideramos a ingerência estrangeira, em especial militar, como um meio para resolver a crise na Líbia. Os líbios devem resolver seus problemas-”Serguei Lavrov”-
    devem resolver como? matando se?tendo o clã kadafi matar e bombardiar e massacrar o povo libio que e contra eles?
    a posiçao russa e clara.. com o kadafi fora la se vai os grandes negocios militares assinados.. vergonhoso a posiçao russa que nem se quer apresenta uma soluçao viavel e inda diz “Os líbios devem resolver seus problemas”matando se”. se sao contra entao apresentem um plano viavel e urgente!! chega de politica de petroleo e vendas de armas!1

  3. Para quem não tem memória boa é só fazer uma pesquisa na internet que vai descobrir que o roteiro preparado para Líbia é o mesmo roteiro escrito para o Iraque. Apesar de estarem atolados até o pescoço no Afeganistão e Iraque, talvez, por achar que uma população de mais ou menos 6 milhões de habitantes não traria tanta dificuldade pra eles. Mais uma vez algum cabeça de bagre do pentágono está fazendo errado a famosa conta “CUSTO+BENEFÍCIO”. Agora eu torço pra entrar na Líbia mesmo. Mas desembarque os marines, ficar só no alto jogando bomba não tem graça. Além do Iraque e Afeganistão, quero ver mais essa SANGRIA. Talvez seja o último empurrão que falta para eu gritar. MADEIRA CAINDOOOOOOO. rsrsrs…

  4. KLM disse:
    07/03/2011 às 17:22
    Ja tava na hora em?
    yanks tao de olho no petroleo e na Ingerencia

    KLM os russos e chineses tao de olho em que? sao os bonzinhos dos filmes da Disney?tanto os EUA e seus aliados como a Russia e a China tenhem interesses..petroleo ingerencia e vendas de armas..
    ilusao e cerebro lavado e deformado pela midia “talves do iran” tenhem aqueles que acham que os Russos ou Chineses sao melhores que os EUA e seus aliados. pk todos eles sao iguais..é tudo farinha do mesmo saco! nao ha bonzinhos tds eles querem o petroleo e mais um aliado para venda de armas! deixem de servir de capacho e puxa saco de outros! a justiça e verdade nao tem 2 pesos pra mesma medida.

  5. Apesar de achar o Chaves uma figura folclorica,ele fez a melhor proposta para a solução dessa crise,tanto que tem o apoio da Liga Árabe,uma intervenção armada,poderia ter causar danosas para o ocidente,poderia ser visto pelos demais países árabes e mulçulmanos como uma intervenção contra os árabes e o Islã,mas sabemos que o louco do Kadafi tem que ser derubado,mas qualquer proposta seja de quem for que resolva de modo pacífico essa guerra cívil,tem que ser considerada.

  6. Se o rizivel embusteiro bolivaridiota quiser dar uma boa colaboração ao impasse Líbio, a melhor coisa que tinha a fazer era dar asilo a Kadafi e seu clã. Quem manda bobardear seu próprio povo, tal como faz Kadafi e também os dirigentes fascistas iranianos, não pode ocupar o poder. Mas voltando à suposta mediação proposta por Idi Amin Chávez, o que é mais patético: A proposta em si ou a idéia de colocar nosso messiânico ex-presidente para liderar a tal “missão”?

  7. “Não consideramos a ingerência estrangeira, em especial militar, como um meio para resolver a crise na Líbia. Os líbios devem resolver seus problemas”, declarou Lavrov, citado pelas agências russas.

    Junto com os russos, estão Venezuela, Liga árabe com dezenas de países, França com ressalvas e Brasil é um bom time. Veremos até onde vai a ganância dos EUA/royal.

  8. Q façam o bloqueio áereo do espaço Líbio, a zona de exceção, q os outros paises Árabes ajudem os Líbios , + nunca as potencias iangleses…são famintos por recursos de ouros países…uns bucaneiros. Sds.

  9. Nada que venha da Venezuela sob o tacão de Idi Amin Chávez, ainda mais em conluio com o clube de déspotas chamado liga árabe, sob o beneplácito da Rússia, pode ser bom. Essa turma quer é salvar Kadafi e permitir que ele continue a vilipendiar o povo líbio

  10. A Liga Árabe apoia tal iniciativa,vejo com bons olhos,apesar de não gostar muito do Chavez,uma intervenção seria danoso para o Ocidente,não quero ver um segundo milagre economico brasileiro,ser interronpido por uma crise no petroleo,seja Chávez,Fidel,ou o capitão america,temos que resolver logo isso e se a liga árabe apoia mostra que a proposta não é tão ridícula,tem um certo embasamento,pois seria composta por países Sul Americanos,Europeus,e os Estados Unidos,o importante é fazer o Louco do Kadafi negociar e suspender as lutas,uma intervenção seria desastroso tanto para os E.U.A,pois abriria um terceiro front,os radicais islamicos ficariam mais fortes,os radicais árabes tb,a russia em caso de um conflito prolongado venderia armas por debaixo do pano para os insurgentes,como faz no afeganistão e no Iraque,os radicias teriam mais forna nos paises aonde está havendo revoltas,cito no Egito,a Irmandade Mulçulmana,fora os Xiitas o Bahrein,essa regiao Norte da África aonde se encontra a Líbia e o Oriente Médio,é um verdadeiro campo minado,interligado,se vc detora uma mina detona outras,a situação está muito complicada,revoltas no OM,e no Norte da Africa com um país importante como a Líbia para a região.
    Seja quem for,é importante haver um dialogo e uma tregua entre as partes,o Barril de Petroleo hoje já passou da casa dos 110 dólares.

    A coisa tá ficando feiaaaaaa!

  11. Incrivel que Chaves (querendo ser ditador) estaja dando palpite no assunto, a vez dele vai chegar, ele que se cuide!!!
    Em fim, temos uma briga de braços entre os russos (armas) e os EUA (petróleo), ninguem esta preocupado com as pessoas que, segundo reportagem, estao morrendo aos montes.
    Acho que o Brasil deveria usar a ONU para defender o direito a vida do povo libanes.
    Nosso oficial da marinha assumiu o comando bem na hora certa, rtsrsrssr. ABS…

  12. A Rússia está certa em não querer intervenção da OTAN, que é só um nome diferente para Exercito Americano.
    É só ver o mapa, a Libia com a Otan (leia, EUA) lá ‘protegendo’ a população, eles teriam um suprimento incrivel de combustivel, que pode ser negado a Russia ou em caso de conflito ser uma fonte a mais de alimentação para a OTAN.

    Na pior das hipóteses, a OTAN cancelaria os contratos que a Russia tem com a Libia e faria novos contratos com equipamentos Americanos e Europeus.
    É logico que é por interesse, como tudo na politica, niguem diz ‘SIM’ e NÃO por birra.

  13. Russos não querem petróleo também? Não precisam de mais influência ali naquele país? Russos não tem interesses? Alguns somente olham da ótica de que o EUA querem tudo para si, mas quando fazem isso se esquecem que os russos também querem o quinhão deles no jogo. Ninguém é santo, Russo não disse a toa que é contra, disse porque tem seus interesses, e se eles pudessem invadir, eles o fariam rapidamente. PAra mim, tá demorando que a OTAN pacifique em definitivo aquele país, quanto mais o tempo passa, mais mer#$@$ pode acontecer, Kadafi precisa sair urgentemente, isso se ele ainda considera seu país. Chaves intermediando? Para que se precisa de chaves mesmo?

  14. A Rússia deveria tomar vergonha e virar o disco. Estão sempre atrás de um “trocado”, quem der mais leva. A exemplo da venda de armas para o Irã, só cancelaram a compra com a contra-partida por debaixo dos panos.
    Isso já esta pegando mal caramba!
    Apesar de sempre venderem armas para o “Cadafalso”, eles seguem a velha máxima, ” Tem que combinar com os Russos”.

  15. Nick, tem algo que se chama ética.
    A imagem dos russos se deteriorou bastante ao apoiar Kadafi.
    Resultado: Putim vai cair …

  16. Itamar, que comentario mais sem nexo.
    Como se os EUA não fizessem isso.
    Como se a Europa não fizesse isso..
    Até o Brasil faz, já vendemos armas pra Libia..

    Isso se chama interesse.

  17. Feh, a questão não é a venda de armas mas é pedir contra-partida para não vender. A posição parece firme mas daqui a pouco mudam de lado.
    Não estou aqui defendendo os “donos do mundo”, apenas reclamando da mesmíssima posição Russa de mudar de lado em troca de ganhos políticos- econômicos.

  18. A democracia é algo que deve ser colocada em prática em todos os Estados-Nações.Chega de chefes politicos e ditadores que estão a mais de 40 anos no poder como o representate libio Muammar Kadafi.È bom lembrar que isso não é justificativa para os EUA e Europa quererem derrubar Kadafi, já que o pano de fundo é o dominio do mercado libio, tanto de petróleo, quanto de venda de armas. a Rússia que se cuide!

Comentários não permitidos.