Popularidade do Brasil é a que mais cresce em pesquisa global

BBC – Brasil —  Uma pesquisa anual do Serviço Mundial da BBC conduzida em 27 países revela que as opiniões positivas sobre a influência do Brasil no mundo tiveram o maior aumento entre as nações pesquisadas, passando de 40% a 49%.

Já as visões negativas sobre a atuação brasileira caíram três pontos percentuais, para 20%. Somente em um país, a Alemanha, as opiniões negativas sobre o Brasil suplantam as positivas (32% a 31%). Outra nação a destoar do resultado geral foi a China, maior parceiro comercial do Brasil, onde a visão positiva da influência brasileira caiu 10 pontos percentuais, para 45%, e a opinião negativa subiu 29 pontos, para 41%.

O levantamento, coordenado pelo instituto de pesquisas GlobeScan e pelo Programa de Atitudes em Política Internacional (PIPA, na sigla em inglês) da Universidade de Maryland (EUA), foi feito entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011 com 28.619 pessoas, que opinaram sobre a influência de 16 países e da União Europeia.

Para Fabián Echegaray, diretor do Market Analysis, empresa que realizou a pesquisa no Brasil, a melhor avaliação do país pode ser atribuída à aprovação à diplomacia brasileira, à popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à atuação de empresas e ONGs brasileiras no exterior. “Nos últimos dois, três anos, ONGs brasileiras tiveram grande destaque na discussão sobre as mudanças climáticas. Esse papel é bastante percebido lá fora e acaba projetando a imagem do país”, diz ele à BBC Brasil.

Segundo Echegaray, o bom desempenho da economia brasileira nos últimos anos, período em que muitos países sofreram intensamente os efeitos da crise financeira, também contou pontos a favor do Brasil, principalmente entre nações europeias.

A melhora na avaliação sobre o Brasil fez com que o país igualasse o desempenho obtido pelos Estados Unidos, cuja influência também foi considerada positiva por 49% dos entrevistados. Os dois países ocupam posições intermediárias no ranking da pesquisa, que tem a Alemanha (com 62% de aprovação) e a Grã-Bretanha (58%) nos primeiros lugares e Irã e Coreia do Norte (ambos com 16% de aprovação) nas últimas colocações.

Auto-imagem
Echegaray destaca ainda, entre os resultados da pesquisa, a excelente opinião que os brasileiros têm da influência do próprio país, só comparável à dos sul-coreanos. De acordo com o levantamento, 84% dos brasileiros acham que o Brasil tem influência positiva com o mundo, mesma porcentagem medida em 2009 e mesmo índice da Coreia do Sul.

Em 2008, ano em que o Brasil passou a figurar no questionário, 74% aprovavam a atuação do país. Neste ano, a aprovação à influência do próprio país atingiu 77% na China e na Índia, 69% na Grã-Bretanha, 68% na França, 64% nos Estados Unidos e 39% no Japão.

Para o pesquisador, a boa avaliação do Brasil entre seus cidadãos indica como o brasileiro está processando o acúmulo de notícias no exterior a respeito do país. “Os dados revelam um apoio à atuação externa do Brasil, seja via políticas públicas ou iniciativas de setores da sociedade.” O levantamento no Brasil foi feito com 800 adultos moradores de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Projeção
A pesquisa revela ainda que a imagem do Brasil ao redor do mundo ganhou mais clareza no último ano: o número de entrevistados que optaram por não avaliar a influência do país caiu seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

A visão positiva do Brasil cresceu principalmente na Nigéria (22 pontos percentuais, chegando a 60% do total), na Turquia (29 pontos, 48%), Coreia do Sul (17 pontos, 68%) e Egito (19 pontos, 37%). Na Europa, as maiores aprovações ocorreram em Portugal (76%) e na Itália (55%). Na Grã-Bretanha, embora a avaliação positiva do Brasil tenha crescido 12 pontos, chegando a 47%, a opinião negativa aumentou 13 pontos, atingindo 33%.

Além de ser o único país onde a avaliação favorável ao Brasil foi inferior à desfavorável, a Alemanha foi a única nação europeia a registrar aumento no número de entrevistados que optaram por não avaliar a influência brasileira.

Entre os países latino-americanos pesquisados, a aprovação à influência do Brasil chegou a 65% no México, 63% no Peru e 70% no Chile, ainda que neste país a opinião positiva tenha caído sete pontos, e a negativa, aumentado em seis.

Outros países onde as opiniões favoráveis ao Brasil cresceram foram a Austrália (50%, ante 32 na pesquisa anterior), Estados Unidos (60%, ante 42%), Canadá (53%, ante 38%) e Indonésia (50%, ante 42%).

Fonte:  Terra

21 Comentários

  1. Parabéns ao povo brasileiro que com trabalho e dignidade promoveu a valorização da imagem do país lá fora. Não creio que a melhora de nossa imagem seja obra da risível e atrapalhada política externa do governo passado, assim como da vaidade e do messianismo do ex-presidente.

  2. O ORGULHO DE SER BRASILEIRO,QUEM AMA CUIDA!
    .
    Assim como em qualquer país no mundo, nós temos problemas,e o nosso é a corrupção na política;afinal este câncer tem em todo lugar,aqui, na Europa nos EUA,….no mudo todo.
    .
    Os nossos problemas tem que ser resolvido por nós,é para isso que serve as eleições,muitos por aqui nem sabe o nome do vereador da rua em que mora,ou se não, faça a sua parte de cidadão, procure-o para resolver o da sua rua.
    .
    “os problemas que passam em frente da nossa porta influenciam a todos que estão morando dentro dela” ,só fechar a porta e achar que esses problemas são dos políticos e esperara por eles não resolve !
    .
    O que resolve é pressioná-los;o vereador é o político mais perto de nós,e é através deles que chagamos no prefeito,deputados,…. e o presidente da república!
    .
    Quem de nós já deu uma força ao líder comunitário do bairro,caso tem um em sua rua?
    .
    Vir aqui só e criticar o país por causa da corrupção não irá resolver do nosso Brasil.
    .
    Eu,com todo esses problemas a resolver por nós, amo o meu Brasil ,depois de Deus e da Família é claro,pois quem ama cuida!
    .
    Sair do país e de longe fazer criticas contra os políticos corruptos,isso é moleza,é mesmo que empurra bêbado em ladeira abaixo,todo santo ajuda,quero ver fazer aqui morado aqui e respirar os ares brasileiro 24 horas por dia!
    .
    Muitos criticam o lula,más ele deu a muitos brasileiros esse orgulho de ser brasileiro,auto estima que faltava por aqui e levou lá para fora essa essência dos brasileiros.
    .
    Eis o resultado disso tudo,ele conseguimos ganhar o direito de sediar as olimpíadas de 2016,um evento que nem passava na cabeça de muitos os brasileiro,nem o doutorzinho conseguiu esta proeza-Hehehe…..
    .
    para os vira latas de platão, mando-lhes este “vídeo” e para os brasileiros que querem mudar este país para melhor também,…lembrem-se ” O BRASIL SOMOS NÓS! ”
    .
    O verdadeiro hino brasileiro,a verdade oculta
    .

    http://www.youtube.com/watch?v=OHoJ_96C8XU&feature=related

    .

  3. O orgulho de ser brasileiro independe de governante x ou y. Ser brasileiro é vencer na adversidade,e essa nossa característica certamente não foi obra de nosso vaidoso e messiânico ex-presidente

  4. Alguém sabe o porque retiraram esta maravilhosa estrofe?
    .
    .

    Espera o Brasil
    Que todos cumprai
    Com vosso dever.
    Eia avante, brasileiros,
    Sempre avante!
    .
    Gravai com buril
    Os pátrios anais
    Do vosso poder
    Eia avante, brasileiros,
    Sempre avante!
    .
    Servi o Brasil
    Sem esmorecer
    Com ânimo audaz
    Cumprir o dever
    Na guerra ou na paz
    .
    À sombra da lei,
    À brisa gentil
    O lábaro erguei
    Do belo Brasil,
    Eia SUS, oh SUS!
    .
    (…)

    .
    Uma das prováveis causas pela mudança.
    .
    http://www.clerioborges.com.br/hinonacional.html

  5. @HMS TIRELESS
    .
    Acontece que a imagem do Brasil está associada à de Lula. Pelo menos no exterior, é assim. Pessoas nunca têm uma imagem clara de como é um país estrangeiro que eles não conhecem. Ao avaliar a influência dum país como positiva ou negativa, portanto, leva-se em conta a face internacional desse regime, como esse país aparece nas mídias locais – algo que está relacionado ao seu governo e à sua política externa. Por exemplo, quando Bush era presidente dos EUA, a imagem dos EUA era negativa – e muito negativa – porque associava-se esse país ao seu presidente e às políticas unilaterais dele. Goste disto ou não, a imagem do Brasil nos últimos anos está associada à “vaidade e ao messianismo do ex-presidente.”

  6. Chamamos a atençao para nós, somos mais influentes no exterior mas agora mais vulneraveis, já que não temos defesa. ABS..

  7. Pois é né Rafael! Pergunte aos iranianos que apanharam nas ruas por protestar por eleições justas, aos hondurenhos que não compactuaram com os planos bolivarianos de Zé da Laya, aos membros da oposição venezuelana que são agredidos por Idi Amin Chávez e ao povo Israelense, cujo país é semanalmente ameaçado pelo celerado fascista, o que eles acha de nosso vaidoso e messiânico ex-presidente.

  8. Olha que bonito, Brasileiros falando BEM do Brasil e não aquela falação de besteira só criticando.. esse é o caminho, alias, o primeiro passo esta nos BRASILEIROS reconhecendo o Brasil.

    Sobre o Lula e Dilma, eu tenho uma visão parecida com a da Rússia.
    No caso do Putin ele aparece MUITO mais que o Medvedev, como ele (putin) legalmente não poderia ser presidente novamente, colocou o medvedev lá segurando as pontas até que 4 anos se passem e ele possa voltar.
    Com o Lula, não duvidaria se ele voltasse daqui a 4 anos, ainda mais se a Administração rousseff for mediócre.

  9. Uma boa notícia, o fim do apoio incondicional do Brasil ao regime fascista iraniano.

    Pela primeira vez, o governo brasileiro abre as portas de sua diplomacia para a maior opositora do regime de Mahmoud Ahmadinejad, em um gesto político explícito para marcar o fim da política de vistas grossas para a repressão no Irã e para alertar que está finalmente disposto a escutar o que tem a dizer os dissidentes. O governo iraniano não escondeu a irritação e interpretou a atitude como um recado claro do Brasil de que, em direitos humanos, a lua de mel entre Brasília e Teerã acabou.

    A forma encontrada pela diplomacia brasileira para tomar esse passo foi a realização de um almoço, em Genebra, pela missão do Brasil perante à ONU em homenagem à dissidente Shirin Ebadi, prêmio Nobel da Paz, perseguida pelo regime e refugiada na Europa.

    Seu recado ao Brasil foi claro. “Se a comunidade internacional não agir, o Irã em breve se transformará numa nova Líbia”, afirmou, durante o almoço que também contou a presença de embaixadores de países como Estados Unidos e outros que defendem uma posição mais dura contra o Irã.

    Ebadi, durante o almoço, pediu que Brasil e Estados Unidos adotem sanções políticas contra membros do regime de Ahmandinejad, como a negação de vistos para políticos e congelamento de ativos dessas pessoas envolvidas na repressão.

    A vencedora do premio Nobel e considerada como uma das maiores opositoras de Ahmadinejad ainda defendeu a ideia dos EUA e da Europa de estabelecer na ONU um relator internacional que investigue as violações de direitos humanos no Irã. “Precisamos dessa investigação para abrir uma nova etapa do diálogo com o Irã. Isso seria um sinal importante para o povo iraniano que sofre com a repressão”, disse.

    A proposta vai à votação no dia 21 e o Brasil já indicou que poderá rever sua resistência à isso, algo impensável durante o governo Lula. A embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo, que promovia o almoço, declarou aos convidados que o Brasil “apoiava” a posição de Ebadi.

    Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a opção do Itamaraty foi a de manter um diálogo apenas com o governo de Ahmandinejad e Lula chegou a criticar a oposição, classificando-os de simples “perdedores” e que não aceitavam o resultado das eleições. Ebadi alertou que Lula estava ofendendo o povo iraniano ao não atender aos apelos da oposição.

    http://br.noticias.yahoo.com/s/07032011/25/mundo-brasil-recebe-dissidente-iraniana-irrita.html

  10. @HMS Tireless
    .
    Pergunte aos iranianos, que em grande maioria são a favor do progresso tecnológico e nuclear de seu país; pergunte aos hondurenhos, que queriam a continuidade legal de seu governo e eram contra a interferência política do exército; pergunte ao povo venezuelano, que a cada eleição – legislativa ou executiva – apoia em massa ao partido de Chávez, o PSUV; pergunte ao povo palestino, que todo dia perde um naco de sua terra para assentadores fanáticos apoiados pelo regime racista de Israel; enfim, pergunte a cada um deles o que acham de nosso vaidoso e messiânico ex-presidente.

  11. Tireless…
    Em Honduras houve um golpe, que os vossos amados em segredo reconheceram como tal, não contavam, com a exposição no Wilileaks…
    No Irã, quer se queira, ou não, há eleições. E Mousavi e Khatami que você defende, são tão ou mais reacionários que Ahmadinejad. Com Khatami, deu-se no Irã um aumento estupendo da corrupção em todos os níveis, não se engane com um turbante…
    Mousavi fez parte do Conselho Superior da Revolução Cultural Iraniana, você sabe o que é isso? Portanto, não compre as idéias prontas sobre o Oriente Médio, que são feitas para consumo farto pelos imbecis, produzidos por Veja, Estadão, Folha, Globo e outros quemais. O que acontece, hoje, é algo mais profundo e complexo, do aquilo que a sua lente infantil consegue refletir.

    Quanto a Venezuela, recomendo que veja a série informativa sobre o país no Jornal da Record. Se não sabe, a oposição na Venezuela amarga derrotas pelos seus próprios erros, como o de não participar das eleições.

  12. HMS TIRELESS você não mora no Brasil né?
    .
    Hoje graças a política ruim do presidente LULA eu tenho emprego, bom salário, tenho comida na geladeira,e posso estudar.
    .
    Pra você que mora ai nos EUA é facil criticar uma coisa que não vivencia, você é sim um vira casaca.

  13. Rafael:
    A Constituição hondurenha não permite a reeleição. E também não permite que a mesma seja alterada para permitir a reeleição. Assim resta mais do que evidente a impossibilidade do que você cunhou de “continuidade legal” do governo do Chapelão maluco. O referendo que ele pretendia convocar era uma clara violação à Cláusula Pétrea da constituição local, ensejadadora da deposição pelos meios legais mas infelizmente o que se viu foi mais uma quartelada de república bananeira.Isso é mal pois demonstra que as instituições ali não são fortes, sem dúvida, mas de forma alguma justifica que Zelaya pudesse continuar com seu projeto de inspiração bolivariana. Quanto aos Iranianos, certamente querem avanços científicos e tecnológicos mas também anseiam por liberdade e desejam tronar-se livres da opressão de um regime injusto e de tintas claramente fascistas. Certamente por isso foi necessário fraudar as eleições para que o celerado Adolfinejad, por quem nosso ex-presidente sentia “carinho”, pudesse se reeleger. Já na Venezuela também é bom lembrar que nas últimas eleições Idi Amin Chávez perdeu a maioria absoluta no congresso e, antes da nova legislatura tomar posse, passou entre seus lacaios uma lei habilitante para poder governar ditatorialmente já que iriam lhe faltar vaquinhas de presépio no legislativo. Por fim, é como já lhe disse, desaprovo a ocupação israelense nos territórios pré-67 mas isso certamente não justifica as ameaças proferidas pelo regime fascista iraniano. Mas pelo menos concordamos em algo, nosso ex-presidente é vaidoso e messiânico.

  14. Ilya:

    Você não perde a empáfia. E também não perde velhos maus hábitos tais como, uma vez que não possui argumentos, tenta desuqalificar o forista assim como suas supostas fontes de informação. Melhor você evoluir meu chapa!

  15. Godoy:
    Eu moro no Brasil e estudei em universidade pública. Trabalho no serviço público e me empenho para justificar o meu salário. Assim creio que as minhas conquistas devem-se ao meu esforço e não à caridade estatal. Ademais, proporcionar condições para a geração de empregos, investir em educação e bem estar da população não é um favor que o governo lhe faz e sim sua obrigação constitucional. Assim, pensando com o estômago tal como você faz lhe tira totalmente a capacidade crítica e o impede de exercer o controle social sobre o governo. Simples assim meu caro!

  16. Ilya:

    Vez que você, por não conseguir argumentar, limita-se a atacar quem discorda dos seus posicionamentos,é Melhor restringir-se à sua já tradicional bitolice ideologizada ao extremo. sem mais!

Comentários não permitidos.