Defesa & Geopolítica

Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil Conhece Projeto dos Veículos Hipersônicos.

Posted by

Imagem: BrazilianSpace

Sugestão: Roberto MG

O Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Aloizio Mercadante Oliva, conheceu, na terça-feira (1/03), o projeto dos Veículos Hipersônicos http://3.bp.blogspot.com/_x2tsYqz5q3c/SsOOiZaoNrI/AAAAAAAABHg/OUGHvZBKaEk/s320/Tiago+Rolim+do+IEAv+-+Projeto+14-X.bmpAspirados 14-X e DVPL, em visita ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por ocasião da aula inaugural do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

Foram explicadas ao ministro as características do 14-X, que utiliza as tecnologias de motor tipo SCRAMJET e aerodinâmica WAVERIDER, e do Veículo Demonstrador de Propulsão a Laser (DVPL), que utiliza pulsos LASER de elevada potência como fonte de energia para propulsão. Foi também destacada a viabilidade destas tecnologias para o desenvolvimento de veículos mais eficientes de acesso ao espaço, por maior capacidade de transporte de carga útil, em comparação com os veículos existentes na atualidade.http://2.bp.blogspot.com/-S29Y3SbDyDA/TVsw7xPa8-I/AAAAAAAAEM4/WoZZQZ8L9aQ/s400/HIGH+SPEED+AIR+BREATHING+PROPULSION+2010+-+5.bmp

Comentário do site fonte: Esses projetos são muito significativos para o programa espacial do país, no entanto, ainda são projetos de vanguarda e precisarão muito do apoio do governo durante muitos anos seguidos para que os mesmos possam sair das pranchetas e trazer os benefícios que prometem para o PEB. O 14-X tem seu primeiro vôo previsto para 2012 e o DVPL (projeto em parceria com a Força Aérea Americana) para 2013. No entanto, a realização dessa programação prevista certamente dependerá muito da atitude que o governo tomará durante esse ano.

FONTE: Brazilian Space

30 Comments

shared on wplocker.com