China confirma compra de dívida de países europeus

http://www.japanfocus.org/data/eu-china-flags.jpgO ministro chinês dos Negócios Estrangeiros confirmou, esta segunda-feira, que a China tem comprado obrigações do tesouro de alguns países europeus relevantes e sublinhou que o seu governo segue «atentamente» a crise da dívida na Europa.

http://media.economist.com/images/images-magazine/2011/01/15/eu/20110115_eud000.jpg

«A China acompanhou atentamente a crise da dívida soberana de alguns países europeus», afirmou Yang Jiechi, em conferência de imprensa.

«Acreditamos que os passos dados pela China foram bem recebidos pelos países e povos da Europa, particularmente pelos desses governos e povos», acrescentou o governante.


Fonte: DN Globo

11 Comentários

  1. OS CHINESES AGORA ESTÃO A COMPRAR A EUROPA,ME PREOCUPA POIS COMO OS YANKES, CHINES NÃO FAZ NADA SEM TER LUCRO.ISTO VAI GERAR MAS PODER GLOBAL PARA A CHINA E QUEM SEGURA ESTES CARAS.BRASIL ACIMA DE TUDO.
    Vilson, apenas uma dica, ao escrever seus comentários não use apenas maúsculas, esta prática torna difícil a leitura e é consentida na internet como falta de educação, pois significa gritar.
    saudações e seja bem vindo ao PB.
    E.M.Pinto

  2. Como seria o mundo dominado pela China? Uma China comunista, ditadora, desumana….etc…
    Se fosse democratica….ABS…

  3. No final da década de 60, Jean Jacques Servan Schreiber escreveu o Desafio Americano. Tratava da hegemonia americana global, mas principalmente na Europa.
    Já na década de 70, os japoneses, que há mais de um decenio vinham apresentando crescimento espetacular, tornaram-se a vedete da economia. Nos Estados Unidos compravam tudo o que podiam.
    E agora, depois de nova fase áurea americana (Reagan / Bill Clinton), temos a vez dos chineses.
    Interessante fenomeno cíclico. Notem, cíclico.
    Assim, até quando durará esse ciclo chines?
    E qual será o país chave do próximo ciclo?
    Acredito que energia barata será chave para o futuro próximo.
    Temos o etanol e o pré-sal.
    Mas temos também um bocado de empresas americanas participando das licitações da Agencia Nacional de Petroleo, sendo que a da familia Bush está bem enraizada em alguns lotes – 15 plataformas (vejam o link http://projetosili.blogspot.com/2008/08/mercenrios-da-blackwater-j-operam-no.html, repassado aqui por um dos participantes do blog, em seu comentário).
    Teremos mais dos mesmos ou alguma novidade?

  4. Dizer que o mundo vai ser comunista por que a China vai ser a númereo 1 um dia, é coisa de guerra fria, achando que seriamos todos comunistas se a União Sovietica não tivesse derrubado o murro de Berlim e avançado até ter toda a Europa.

  5. Devemos ter medo da China não por que els são “comunistas”, mas. oerque eles tão dando aula de capitalismo selvagem.Exploram os trabalhadores, acabam com a concorrencias de outros, paises e tem various paise no bolso literalmente.

  6. Os chineses são muito inteligentes e disciplinados, por isso estão ganhando todos os mercados.
    Temos que aprender muita coisa boa com eles.
    Agora, se a China começar a apoiar Reis e Ditadores, vamos nos afastar dessa nação, pois não condiz com os nossos princípios éticos.
    Ditadura é algo provisório, e não permanente, como estamos vendo em Cuba, Coreia do Norte e alguns países do Oriente Médio.
    O nosso país tem que bater o martelo: Não admitimos isso e aquilo. Os princípios éticos são universais.

Comentários não permitidos.