Presidente do Chile qualifica Brasil como potência e critica Venezuela

http://3.bp.blogspot.com/_-r1m3UIHznE/S8_O8EB1LDI/AAAAAAAAAdo/P0iWjI7sy9M/s1600/sebastian_pinera.jpg

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que o Brasil é a potência que deve representar a América Latina, ao mesmo tempo em que afirmou que o modelo da Venezuela “não está no caminho correto”.

Em entrevista publicada neste domingo (6) pelo jornal espanhol El País, o presidente do Chile disse que o papel do Brasil à frente da América Latina “é um fato”.

– Nós reconhecemos isso [a liderança brasileira] como um fato.

Piñera disse esperar que o Brasil possa representar os interesses da América Latina no mundo.

– Esperamos que o Brasil possa representar cada vez com mais força não apenas sua própria voz, mas também a voz da América Latina neste mundo novo que está emergindo.

Ao falar sobre a Venezuela, Piñera afirmou que os problemas internos do país, como a inflação e a crise energética, dificultam a “exportação” do modelo bolivariano de governo.

– Eu penso que a difícil situação que a Venezuela está vivendo dentro dela diminuiu consideravelmente a intenção que em algum momento surgiu de exportar esse modelo e intervir em outros países.

Para o presidente do Chile, o modelo de governo que Hugo Chávez adota na Venezuela “não vai pelo caminho correto”.

– Não quero qualificar meus colegas presidentes, apenas dizer que o modelo que estamos seguindo no Chile é o melhor para o Chile, e que o modelo que a Venezuela está seguindo não vai pelo caminho correto.

Fonte: R7

42 Comentários

  1. Enfim surge um Latino consciente e coerente.Basta agora a Argentina ver que rivalidades a parte temos mesmos interesses em unir o continente sem a Albanização do Bolivarianismo e a intrasigencia expansionista e intervencionista Yankee.Quando conseguirmos ser uma unica voz e termos atitudes comuns de desenvolvimento desatrelado da ideologia canina de um mundo em duas cores auauau auuuuuuuuhhhhh LOBOS

  2. Na frente diz uma coisa e por trás outra, mas beleza é um elogio vindo do presidente mais que isso apoio a nossa política que aparentemente segundo a visão dele (o presidente chileno) não é “Bolivariana” como alguns cães por aqui gostam de latir, não que eu espere que esses vira-latas se calem. Seja como for é um fato que o modelo político que o Brasil segue nos últimos 8 anos tem sido benigno a população com um todo, mas quem se importa com os fatos? Por inferno com os fatos, o que vale é a visão dos entreguistas de plantão!!!

  3. O perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, não tem nada que se meter em assuntos internos de outro País. Se quiser elogiar, elogie-se como o fez, referindo-se ao Brasil. Mas, quanto à Venezuela, foi lamentavel, totalmente anti-ético e anti-diplomatico, além de uma estupida ingerencia em assuntos que só disrespeito ao povo venezuelano e seu Presidente, democraticamente eleito.

  4. Sebastián Piñera, o Brasil não está bem, não … Nós só crescemos, porque somos potencialmente muito ricos.
    Precisamos melhorar a nossa política, colocando os corruptos na cadeia. O Povo quer a Lei Ficha Limpa RETROATIVA. Espero que o STF não nos decepcione.

  5. Excelente, não pela vaidade e orgulho que é vazia quando não tem objetivo concreto, mas quanto mais apoio de paises da América do Sul melhor, vejo que já há uma mentalidade espalhada pelos poderes de se formar um bloco. Ocorreu que havia uma séria intenção dos EUA de invadir a Líbia, quando a Venezuela e a Liga Árabe se manifestaram e tiraram o pé. Tudo é motivo para se invadir e tomar as jazidas de matéria prima.
    Que os nossos políticos patriotas, se acharmos um, se manifestem na hora de fazerem as leis e não entreguem tudo de graça ao inimigo. A idéia não é se isolar, mas negociar, e no final o bem estar do povo brasileiro e no caso do povo sul americano.

  6. Presidente do Chile disse: O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que o Brasil é a potência que deve representar a América Latina,Que a Argentina engula o orgulho e declare o mesmo junto com o restantes dos países sul americanos.

  7. Agora que alguns países da América Latina e outros mais, no olham como potência cabe ao governo brasileiro se portar como tal! Distribuindo riqueza a seu povo,reestruturando o país para esse novo momento que vivemos! pois a razão de tudo isso é o trabalho de cada cidadão brasileiro!

  8. KKKKKKKKK!!!!!!!!O filhote dos Chicago Boys quer cantar de galo!!!KKKKK!!!
    Vamos desafiar o pústula assim:que o Chile privatize a CODELCO e veremos se o modelo neoliberal, apoiado no Estado chileno, se sustenta.
    É um imbecil que se tornou cabeça de planilha em Harvard.

  9. carl94fn disse: Na frente diz uma coisa e por trás outra.
    Comentario certeiro.
    Só queria acrescentar este comentario do chileno vem justificar a escolha feita pelo governo Obama.
    Piñera só esta repetindo o que o governo americano vem dizendo em relação ao Brasil e Venezuela.
    O patrão do Piñera tá chegando, tem mais é que agradar.
    Quanto a Argentina sua economia esta em uma dependencia grande do mercado do Brasil, sua relaçao com outra grande parceira comercial a China não anda lá em boa fase, uma exportação baseada em um produto ( soja – chegando ao patamar de 80% do total – e agora caindo ).
    A Argentina vem restringindo as exportações brasileira para seu mercado, tanto que empresa internacionais estão abrindo fabricas por lá e fechando por aqui, depois exportam para o Brasil.
    O Governo dos Kirchner é um governo fragilizado baseado no modelo ” Peronista “.
    Não esperemos reconhecimento dos platinos, a Argentina só consegue olhar para seu próprio umbigo, até mesmo entre eles – quando se fala de sua economia e sua politica e seu futebol estamos falando sempre da provincia de Buenos Aires.
    Temos que fazer nossa lição. He, He, …Ficha Limpa é uma….

  10. Precisamos não somente do apoio mas de nos articulrmos com Chile e Aegentina.Quando penso que o material não declarado Americano apreendido pela Argentina poderia vir a ser usado como incentivo de desanexação de uma vasta area entre Argentina e Chile para desestabilizar nossa região me pergunto se eles não fazem o mesmo em outros vizinhos ou mesmo no Brasil que ja ate de foco de guerrilha descamizada.Ja que o Brasileiro esta com mania de ficar fora da orbita Yankee e Bolivariana que então fechemos com a China que podera nos dar acesso as tecnologias e oportunidades que precisamos.Talvez sejam mesmo os Chineses os unicos que podem realmente fazerem isso conosco embora não confie neles e tenha muitas duvidas quanto a seus vetores aeronauticos.Quanto ao mais,sem problemas…Incrementar fortalecimento da UNASUL economicamente,diplomaticamente e ate militarmente mas sem o cunho ideologico e sim uma geopolitica estrategica.

  11. Parabéns ao Pres. Piñera, que reconheceu o papel revelante do Brasil como potência da América Latina e o seu destino natural em ser o representante regional nos fóruns internacionais. E também parabéns por ter criticado de forma tão aberta o fracasso bolivariano comandando pelo bufão Idi Amin Chávez, ignorando a postura hipócrita de outros governantes da região assim como o apoio incondicional dado pelo nosso ex-presidente

  12. amigo Pinto estou com uma divida me desculpa mais acabou o sistema de colaboração que tinha varios sites envolvido em um só sistema uma agencia acabou.? abraço um coselho as cores que bota na cores da bandeiras e das forcas armadas eu acharia mas interesante botar o brasão das armas do brasil e os demais botaria valeu

  13. Eu não tenho mais esperanças do Brasil se tornar um potência de verdade (potência é um país rico e que tem força para mostrar o seu poder em qualquer parte do mundo), vide o Lula que deixou o índio roubar as instalações petrolíferas da Petrobrás, se fosse os EUA tinha no mínimo bombardeado as instalações para o não uso deles. Vide também quando os EUA entraram militarmente no Haiti com 10 mil soldados em quanto toda o efetivo de soldados da Onu ali só tinham 7 mil demostrando o seu poder rente ao Brasil que só fez abaixar a cabeça.

  14. A matéria do. ElPais foi exelente.
    recomendo a todos a leitura, pois tem muitos comentários que não condiz,

  15. Nós? Potência? Estamos colocando pregos nas fronteiras para furar os pés das FARCs…
    Uma potência econômica não realiza cortes em uma parte extremamente critica… A DEFESA! Nosso governo populista esta preocupado em garantir votos usando o mesmo expediente da Roma antiga… Pão (cesta mata fome da vida) e Circo (Big Bosta, Futebol, Carnaval e afins…)… o povo sacia a fome, da risada, fica excitado, produz mais e mais filhos do governo (sim, do governo, afinal, isso garante voto e o governo se compromete dando comida, ao invéz de arrumar empregos, alimentar a industria e ajudar o pais a crescer)!
    Enquanto isso, nós que não vivemos das bolsas da vida, e somos sugados até a ultima gota de sangue em impostos, estamos na merda…

  16. Pinera abriu a janela do Palacio la Moneda e respirou um ar diferente vindo do Brasil. Foi se o Molusco e tapinhas nas costas dos suspeitos esquerdistas e os olhos virados de lado sem querer ver o que aquele imbecil esta fazendo na Venezuela.Ou o idiota do Ivo.
    Vejo com bons ares o endurecimento da Dilma com relacao a Ira, e bem breve pro lado do Chavez Cascateiro.
    Porque o Brasil poe o pe firme contra esses canalhas nao significa que e cupincha dos EUA.

  17. Ele está matando dois coelhos 2 coelhos com uma cajadada só.
    .
    1 – Agrada ao Brasil referindo-se a nós como potência.
    .
    2 – Agrada aos EUA que odeiam chaves.

    O Chile, é aquele pedaço de montanhas cheias de neve capacho dos estadunidenses. Ele pode negar ou confirmar o quanto quiser que o Brasil não é líder, porque com ou sem o apoio deles isso não fará a menor diferença.
    Lembrando que a ALCA não saiu justamente porque o Brasil não quis. E não porque a Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Chile, Colômbia e e outros não quiseram. Não há dívidas que somos líderes, resta saber o quanto eles cobram para assumir o que é um fato concreto.

  18. Alguns que entram nesse blog só pra reclamar nem falam nada quando aparece noticias como essas…

    E como vocês são, nações como Argentina e Mexico só não acham certo 1 pais “latino” tendo cadeira lá no alto escalão.
    De certo modo é coerente, você mora em uma comunidade mista, aonde existem dezenas de povos que pensam e tem opniões diferentes sobre os mais diferentes assuntos.
    Vai querer que uma nação só bote bote banca em tudo?
    Querem que a America seja decidida só por 2 paises? Brasil e Eua?

    Vocês falam de ‘orgulho’, mas se fosse a Argentina quase indo pro CS já estavam falando besteira..
    Isso se chama hipocrisia.

    Sim, sou a favor de uma America Latina unida, mas não vamos conseguir isso com comentários como esse
    “Que a Argentina engula o orgulho e declare o mesmo junto com o restantes dos países sul americanos.”
    Se quer ser respeitado, respeite primeiro, a opinião e o querer do Brasileiro não é mais importante que a do Argentino, do Mexicano, do Boliviano…
    Se queremos uma comunidade, temos que aprender a viver em comunidade, se não vira algo imperialista, ‘é assim, pronto e acabou’…

  19. A China é de fato o grande parceiro do Brasil só tende a aumentar o comercio – cabe ao Brasil fazer valer seu poder como potencia agricola e de recursos minerais e agora como grande produtora de energia
    Criar condições INTERNAS ( e negociando )para usufuir do mercado chines e passar a exportar produtos manufaturados,
    O que envolver melhorar nossa infraestrutura, segura a sobrevalorização do Real, entre outras…

    Mas a grande oportunidade esta em estender PARCERIAS nas areas de pesquisas de tecnologia militar e aeroespacial, onde a China vem investindo pesadamente.
    Como exemplo temos a PARCERIA na produção de satelites o Programa CBERS que é um sucesso, o que nos permitiu entra no clube seleto dos construtores de satelites.~
    O Brasil pode e deve dar uma vira – matar o FX-2 – a Russia como Mangabeira Unger já tinha dito ainda é uma ótima opção de parceria com o PAK-FA, e se deixarmos o preconceito de lado veremos que a China esta em estagio inicial, mas que tem decisão de potencia em realizar e muito recursos para criar um caça de 5Geração.

  20. O Brasil na região é uma potência, e é interessante o presidente chileno reconhecer. Cadê os bolivarianos para fazerem o mesmo??
    Mas infelizmente essa potência, não reconhece o valor de FAs modernas e bem equipadas.

    []’s

  21. Caro Feh, você está confundindo realidade com desejo. A realidade de hoje, é que o Brasil é uma liderança. A conquista que você se refere, ela já aconteceu naturalmente. O Chile reconheceu. Seja como foi dito acima por puxasaquismo ou não, mas reconheceu. Várias nações importante já expressaram apoio ao Brasil no CS. Porque os argentinos não o fizeram até hoje??? Só pode ser O VELHO ORGULHO. Se eles já foram a “Suíça” da américa algum dia, isso já passou.

  22. disse alguem ai corretamente,o brasil tem que tirar o ergueiro do seu olho primeiro,para depois querer apontar o dos outros,temos muitos poblemas internos para resolver,politica corrupta,precisamos colocar os corruptos na cadeia,pois até agora nada,ex:maluf,e muitos outros por ai a fila e grande,criminalidade,crime do colarinho branco,ex :sus,não temos segurança em nossas cidades,quem quem resolvera?então porque se entrometermos nos poblemas alheios,se ainda não resolvemos os nossos.

  23. A Venezuela de Hugo Chavez constitui uma ameaça para nós???
    Para o Chile? Para a Colombia? Claro que não, para ninguem da America Latina. O presidente do Chile está se mostrando um perfeito idiota e demagogo, baba ovo de americano – os unicos que não se entendem com a Venezuela
    e procuram criar desavenças entre os paises latino-americanos. Esse elogio ao Brasil é um presente de grego – estimula a desconfiança dos povos latino-americanos contra os brasileiros, nos fazendo passar por imperialistas. Caro Feh, muito sensato e realista seu comentario!!!
    Sds.

  24. Isso não tem nada haver com orgulho Roberto_mg, tem haver com interesse.
    O Brasil não tem essa bola toda que você pensa não, tem muito pais por ai que vira a cara pro Brasil ir pra CS,’Por sermos pacifitas’, ‘Hippies’, ‘Por não apoiamos conflitos sem dialogo’ bla bla bla.. M motivos, isso não é coisa de Argentino, Mexicano não..

    É uma questão de principios, isso que você quer é “obrigar” paises da região a aceitar algo, nação nenhuma tem que reconhecer nada de outra nação, não é assim que as coisas funcionam..
    ‘O Brasil tem aparecido mais no Mundo.. ele deve nos guiar..”
    Isso vai de cada pais, uns acham certo, outros não, mas os que não concordam não tem nada haver com Orgulho, tem haver com princípios.
    Agente também não aprova um monte de coisas que os Argentinos fazem..isso torna agente orgulhosos?
    Não ajudamos os ‘HERMANOS’ nas Malvinas, isso torna agente orgulhosos, já que somos IRMÃOS, HERMANOS! MUY AMIGOS!.. ?
    Lógico que não, é uma questão princípios, de interesse.

  25. Brasil potencia?Sim somos potencia economica,a setima do mundo e poderemos pular direto para quarta ou ate terceira ate 2020.Pontencia militar?Não…Não fiquem empolgadinhos rsrs rsrs a Bolivarianada Latina esta pianinho porque estão se borrando de medo da MADAME que ja sinalizou que não vai ser complascente com gracinhas e pra bom entendedor o pingo é letra e o Curumim Desbotado foi logo se munir mais com equipos Russos rsrs rsrs E porque tem tanto Brasileiro que teme esta Rato.Com S300 ou ate S600 e o que mais tiver não féde e nem cheira e tem mais é que ficar pensando como se defender porque atacar esse cão é sem dentes…O Brasil deveria usar toda a sua influencia não somente na unificação diplomatica comum na America Latina mas tambem ser pré-cursor na articulação de uma nova ordem mundial junto aos paises pobres e aos BRICs.

  26. Dandolo, se algum dia a Bolivía e o Chile entrarem em guerra mesmo, o Chile leva fácil essa, já que na opinião de muitos especialistas o Chile tem as FA’s mais modernas da AS, iri ficar feio se a Venezuela entrasse nessa, mas os EUA iriam correr para aproveitar a chance de acabar com o Cháves.

  27. Nick:

    A Bolivarianada nunca vai reconhecer a liderança brasileira. A única coisa que eles vão é tentar nos dar resteira

  28. Estão nos jogando as feras, pela teoria da conspiração, tem dedo ianks nessa comentário…nem FAs bem equipadas nós temos, como podemos ser potencia militar ?, se mt , um quase sucesso econômico.Saí fora; esquerendo e f___er com a gente. Saí olho gordo, colírio laigt neles.

  29. Atacar o Chile.. rsrsrs.. ainda mais a Hugolandia… os EUA caiam de pau…apesar que concordo com o colega o Chile ganha essa com as mão amarradas..

    Quero que o regime bolivariano perdure por mais uns 2 anos… assim o povo cai na real.. ou de fome mesmo… e manda o ditador burro para o paredão.

  30. Feh, seu comentario em relação ao Brasil não ajudar os Argentinos em relação a guerra das malvinas esta errado. O Brasil na época mandou material militar pra lá, cobrou o tratado firmado entre as américas, cujo os yanks faziam parte e descumpriram e inclusive foram trairas como sempre dando a localização dos navios argentinos aos britanicos, interseptou e desarmou um bombardeiro britanico em plena guerra… e mais… recentemente, não deixou que uma embarcação militar inglesa reabastecesse no brasil, já que se dirigia as malvinas, cujo as ilhas reconhecemos serem da Argentina. Portanto, fizemos muito por ela (Argentina), mas os memos se mostram totalmente traira conosco, ou seja, argentino não vale nada.
    Quanto ao artigo, me agradou muito o reconhecimento do Chile do Brasil como lider regional, sei que não teremos todos os países com o mesmo pensamento, mas quem quizer e apoiar será bem vindo, os que não o fizerem, que se filie aos bolivarianos e entrem em decadencia (respeitando o direito de todos escolherem o que querem). ABS…

  31. Eu me referia mandando tropas Robison.

    Esse tópico tem muito é racista (não estou citando nomes, se a carapuça serviu não posso fazer nada), fala que brasileiro é isso, brasileiro é aquilo de bom, que são diferentes e bla bla bla bla bla…mas não perdem a chance de tacar uma pedras em outos povos..

  32. Pra mim em nossa sociedade infelizmente tem uma parcela que parou no tempo e não conseguem dar um passo a frente apegados a passados e ideologias.Fantasmas lhes assombram rsrs,falo dos derrotados que agora endeuzam Hugo Chavez e sonham com a Albanização da AS e dos lunaticos entrincheirados endeuzadores do expansionismo intervencionista e intransigente Yankee.Acordem para o seculo 21 ou continuarão sendo mumias vivas e exemplos da ausencia do puro patriotismo…Vamos pra riba deles todos minha Cobrada.Bordunada neles…rsrs rsrs

  33. O Chile tem que devolver a saida do oceano para a Bolívia. Enquanto eles não fizerem isso, vamos nos afastar.
    Faz uma permuta de terras …

Comentários não permitidos.