Defesa & Geopolítica

Presidente do Chile qualifica Brasil como potência e critica Venezuela

Posted by

http://3.bp.blogspot.com/_-r1m3UIHznE/S8_O8EB1LDI/AAAAAAAAAdo/P0iWjI7sy9M/s1600/sebastian_pinera.jpg

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que o Brasil é a potência que deve representar a América Latina, ao mesmo tempo em que afirmou que o modelo da Venezuela “não está no caminho correto”.

Em entrevista publicada neste domingo (6) pelo jornal espanhol El País, o presidente do Chile disse que o papel do Brasil à frente da América Latina “é um fato”.

– Nós reconhecemos isso [a liderança brasileira] como um fato.

Piñera disse esperar que o Brasil possa representar os interesses da América Latina no mundo.

– Esperamos que o Brasil possa representar cada vez com mais força não apenas sua própria voz, mas também a voz da América Latina neste mundo novo que está emergindo.

Ao falar sobre a Venezuela, Piñera afirmou que os problemas internos do país, como a inflação e a crise energética, dificultam a “exportação” do modelo bolivariano de governo.

– Eu penso que a difícil situação que a Venezuela está vivendo dentro dela diminuiu consideravelmente a intenção que em algum momento surgiu de exportar esse modelo e intervir em outros países.

Para o presidente do Chile, o modelo de governo que Hugo Chávez adota na Venezuela “não vai pelo caminho correto”.

– Não quero qualificar meus colegas presidentes, apenas dizer que o modelo que estamos seguindo no Chile é o melhor para o Chile, e que o modelo que a Venezuela está seguindo não vai pelo caminho correto.

Fonte: R7

42 Comments

shared on wplocker.com