MSBS-5,56: O moderno fuzil de assalto polonês

Acima as duas versões do MSBS-5,56; O primeiro fuzil está na sua configuração bullpup, o segundo esta na versão ‘tradicional’ .

A Polônia na década de 90 projetou um fuzil em menos de um ano. De 95 a 96 a Polônia desenvolveu um bom fuzil, o Kbs wz. 1996 Beryl, que entrou em serviço no Exército daquele país no ano seguinte, ou seja, em 97. Menos de 10 que o fuzil estava em serviço, a Polônia modernizou esse fuzil, colocou Picatinny rail, guarda-mão, um novo carregador… Depois da modernização o fuzil passou a suportar uma vasta gama de acessórios. Depois da modernização, o ‘novo Beryl’ passou a receber a nomenclatura Wz.2004 Beryl.

Wz.2004 Beryl

As novas versões desse novo Beryl não deixam a desejar os mais modernos fuzis ocidentais existentes no mundo de hoje. Sua única ‘deficiência’ é não ser modular.

Não sabe o que é modularidade para um fuzil? É um fuzil que pode ter seu calibre mudado rapidamente em campo de batalha de acordo com as necessidades.

O fuzil que me chamou a atenção ainda é um protótipo que está sendo testado na Polônia, trata-se do MSBS-5,56. O fuzil destaca-se por ter duas versões: Uma versão ‘comum’ e a outra bullpup, que poderia ser muito útil para forças especiais que atuam em ambientes confinados.

A versão ‘comum’ chama a atenção por lembrar um pouco aquele fuzil que reza a lenda esta sendo desenvolvido pela IMBEL. Seria o novo fuzil da IMBEL inspirado nesse novo fuzil polonês? Sempre lembrando que o Brasil tem uma parceria técnico-militar em vigor com a Polônia.

Fonte:  O Informante

32 Comentários

  1. Polônia , República Tcheca e outros países projetam e constroem fuzil modulares de verdade ,ja no Brasil vamos de GAMBIARRA DO FAL BY IMBEL.
    Faltou esse comentário do blog “O Informante”,na minha opinião ele diz tudo sobre a incapacidade do brasil ter um fuzil decente!
    “A finalidade desse post é para mais uma vez chamar a atenção para a incapacidade da IMBEL em projetar um fuzil moderno. ”
    http://codinomeinformante.blogspot.com/2011/03/msbs-556-o-moderno-fuzil-de-assalto.html

  2. Sempre recordando: SÃO DEZESSEIS ANOS DE GOVERNANTES MARXISTAS (FHC e Lula).
    :::
    Por onde anda o fuzil da Imbel?
    :::
    Quanto tempo de desenvolvimento mesmo?

  3. Logo vai aparecer um expert dizendo que o FAL é melhor. Parabéns ao País que se interessa pela sua defesa, enquanto nós negligenciamos a nossa.

  4. Um fuzil moderninho não faz muita diferença num contexto militar em que o Brasil possa se inserir agora ou no futuro… Me mostrem um combate contemporâneo em que uma tropa com um fuzil moderninho desses venceu uma outra tropa com AK-47 ou FAL que eu assino o “manifesto dos capachos” junto com vocês..No geral o que aconteceu foi o contrário e a turma com fuzis moderninhos precisou de muito suporte aéreo, muita artilharia e a ajuda de fuzis “das antigas” M-14 para não morrer na mão de insurgentes doentes e famintos com ak-47, RPG e IEDs..Que o digam os exércitos dos EUA e Inglaterra…Como o pessoal ideologiza tudo meu Deus! Sabem porque sa FFAA vão amargar reduções de investimntos ?? No dia em que as turmas da AMAN começarem a não homenagear ditadores e os oficiais de pijama e sem pijama pararem de interferir na punição dos gorilas torturadores ( verdeiras vergonhas a história das FFAA ) as coisas mudarão…

  5. Braziliano eu não entendi nada do que você disse. Em relação ao camarada Stalin e aos seus reconhecidos crimes, a visita poderia se estender a Bielorussia, a Letonia, Lituania e Estônia, à Finlandia e a todo o povo soviético que bancou com o próprio sangue a conversão da Russia agrária na URSS nuclear e temida. Ser de esquerda não significa ser stalinista, apesar de eu entender que ele comportou conforme as circunstâncias exigiam, inclusive quando “traiu” as forças republicanas na Guerra Civil espanhola. E ainda assim tem muita gente que lembra do tempo dele com saudades. Em relação aos fuzis moderninhos, se você não entendeu o que eu escrevi eu fiz uma defesa do material nacional contra os críticos de sempre, que adoram falar mal da indútria brasileira que é a ultima se não me engano que fabrica o FAL em larga escala. Fica o desafio – “ME MOSTREM UM COMBATE MODERNO RESOLVIDO PELOS FUZIS MODERNINHOS QUE EU ASSINO O MANIFESTO DOS CAPACHOS”. De resto me esquecam. E em relação as FFAA saibam que a coisa vai piorar muito se não houve ruma mudança radical na forma da caserna pensar. Dona Dilma não vai dar armas modernas para pessoas que ainda vivem na Guerra Fria…E podem aguardar que a FAB perderá em breve o controle da aviação civil..

  6. Caro camarada marxista-internacionalista-apátrida-ateísta-materialista André Oliveira, vamos lá:
    1. Liberte-se dessa infeliz visão romântica “che-guevarista” de combatente.
    :::
    Um soldado é integrante de uma estrutura complexa, onde tecnologia e provisão de recursos é fundamental para conseguir a vitória. Tem que saber usar um AK-47 como um fuzil de concepção moderna. Sem pruridos ideológicos. Junte-se PATRIOTISMO como um ingrediente fundamental para impedir imperialismos e/ou nacionalismos doentios de qualquer matiz
    :::
    2. Abandone também essa visão de duelo ao por do sol de faroeste estadunidense. Não combina com sua ideologia.
    :::
    3. Acorde, caso contrário a sua sonhada U.R.S.A.L. (à custa da Pátria Brasileira) vai virar um quintal dos teus odiados capitalistas Made in USA.
    :::
    4. Com relação ao camarada Stalin, esquece. Para usar esse vocabulário e esses conceitos rancorosos, fica claro as suas crenças. Paro por aqui.

  7. Eu não diria que o MSBS-5,56 é uma cópia eu diria que o IA2 é o MSBS-5,56. Não me surpreenderia que o cabide de emprego que é a imbel, recebeu o MSBS-5,56 pelo “correio” e apresentou como imbel IA2 aahahahhahha
    .
    Tamo lascado

  8. Braziliano – Pare de dar voltas típicas de quem não sabe o que falar e responda a minha pergunta.. Seja objetivo senhor ! Me mostre o combate onde o tal fuzil moderninho resolveu, ou seja, salvou a tropa, ou então saia do debate..[…] “Um soldado é integrante de uma estrutura complexa” […]. Que pérola!! Se você não me disesse eu nunca ia imaginar isso… Tá parecendo o pessoal que eu conheço que quando falta assunto apelam para o anticomunismo, os alienigenas de moscou e cuba e etc…Não conseguem ter uma única idéia fabricada no Brasil.. Vem tudo lá da Escola das Américas..Das armas atuais, tirando o AN-94 Abakan, e mesmo assim na mão de tropas de elite muito boas, uma companhia armada com FAL 7,62 não apanha de ninguém…

  9. Atualmente, não há nenhum fuzil e pistola que prestem nesse planeta. Motivo: dão muita pane de tiro.
    A fabricação é ótima, mas o sistema mecânico que utilizam não presta.
    Bolei um novo tipo de fuzil que não para de atirar, mesmo que as todas as peças da arma quebrem e haja falha de munição.
    Isso é possível, porque a arma tem sistemas duplicados, mas sem aumentar o seu peso. Pode atirar dentro d´ água, no meio duma tempestade de areia, não enferruja, com todos os calibres, sendo 3 simultaneamente.
    O FAL, M-16, Galil, etc, se quebrar o extrator ou o projétil ficar preso dentro do cano, a arma para de atirar. Na Arma Dandolo isso não acontece.
    Quem deseja fabricar o protótipo da minha arma ?
    Gostaria ganhar algum dinheiro com essa invenção.
    Os revólveres também não prestam.
    A Taurus poderia me contratar.

  10. DANDOLO, seus conhecimentos técnicos são inegáveis, mas você acaba se tornando chato com essa sua mania de grandeza intergalatica. Abraço.

  11. JClaudio;

    Sou um especialista em tecnologia futurista (futurística).
    Provavelmente, o único das nossas Forças Armadas
    Gosto de fazer previsões, até 1000 anos à frente, e em todas as áreas do conhecimento humano. Gosto,inclusive, de ciência biomédica. O conhecimento é um só.

  12. Eu só quero que me respondam a uma pergunta simples: que tropa venceu um combate com a predominância de fuzis modernos, destes cheios de frescuras. Só isso. Será que é tão difícil assim entender uma pergunta simples ? Eu digo isso porque eu procuro há muito tempo um exemplo deste tipo e não acho… Eu vi casos de vitórias em função de sistemas de comunicação, de disponibilidade de veículos mais modernos, de suporte aéreo aproximado, de bombas GPS, mas de volume de fogo por meio de fuzis modernos eu não vi.. Não tiro o valor das armas mais modernas, mas neste caso eu sigo o princípio do exército brasileiro que usa o FAL há 40 anos e não dá mostras de se sentir insatisfeito com a arma, projetando para o futuro apenas a evolulção do conceito. Quero apenas uma opinião que me dê uma informação a mais. Minha dúvida aumentou principalmente no episódio de Falujah, no qual as forças americanas tiveram que se valer de fuzis M-14 para sustentar o fogo do combate pois as armas mais modernas estavam sendo insuficientes para determinadas funções. Só isso. O problema aqui é de não saber a informação ou de português ?

  13. Cara… esse Dandolo é muito chato….
    Fazer projeções p/ daqui a MIL ANOS é facil….o que sobrar da raça humana deverão usar paus e pedras..!!!
    O Fuzil é uma arma legal…. sendo o melhor o AK-74, seguido o bom e velho AK-47.
    A batalha de Falujah mostra bem isso.
    Se o AK-47 não fosse bom, não estaria em serviço a quase 70 anos.
    A Polonia fez 2 fuzis em menos de 20 anos..?
    Se o primeiro tivesse sido bom não haveriam de fazer outro. Ainda mais na Polonia…!!
    Bom e velho FAL está ai p/ o que der e vier…!!
    Panela velha é que faz comida boa.

    André Oliveira:
    Esqueça cara, A maioria das pessoas desse blog gostam de tecnologia….de tecno-baboseiras… e torpedos fotônicos.
    Impossivel, não há como manter um discussão séria por aqui por mais de 3 posts…!!

  14. Dandolo, tenho certeza que um engenheiro de qualquer empresa citada se interessará por suas idéias. Basta apresentá-las formatadas e de preferencia com um projetinho em autocad ou outro programa de desenho tecnico, além de informações técnicas mais que sejam balizadas com lógica, e melhor custo-benefício a médio e longo prazo.

  15. Um teste que atualmente é quase mitico, realizado há tempos atrás entre um FAL, um M-16 A2 e um HK-33, no CIGS, que deu “vitória” ao FAL e até hoje é contestado por pessoas que não gostam do velho fuzil, nos coloca sempre diante do mesmo desafio de gostos e preferências pessoais. Sou favorável a modernização das FFAA, mas para atender as necessidades da força e não os modismos dos atiradores da arma A, B ou C. Como o ambiente operacional de maior estima das FFAA ainda é a Amazonia, imagino uma vida operacional de pelo menos 10 anos para os atuais FAL no EB, pelo menos, pois ela reconhecidamente não dá pau naquelas áreas.. É uma arma perfeita, a prova de falhas ? Não. Todo equipamento industrial tem suas manhas. Mas quero aqui relacionar uma lista de países que usaram o FAL e o tempo que durou esta utilização. Vocês verão que ainda hoje, se e onde o couro comer, uma tropa armada com um fuzil das antigas não vai fazer vergonha. A única informação oficial contra o desempenho da arma veio de Israel na Guerra do Yom Kippur em função de problemas com a areia do deserto.

    1 – O FAL FOI USADO EM MAIS DE 90 PAÍSES.
    2 – ESTEVE PRESENTE EM DEZENAS DE CONFLITOS ONDE O FUZIL FOI ESSENCIAL ( Suez Crisis, Malayan Emergency, Indonesian Confrontation, Vietnam War, Cambodian Civil War, Six-Day War, Portuguese Colonial War, South African, Border War, Northern Ireland Troubles, Rhodesian Bush War, Falklands War, Gulf War, Balkan Wars, Cenepa War, Sierra Leone Civil War, Yom Kippur War, Rwandan Civil War ) FONTE: WIKIPEDIA EM INGLÊS.

    3 – ESTEVE EM USO NA:

    INGLATERRA – 1954-1994 (40 ANOS)
    ÁUSTRIA – 1958-1977 (19 ANOS)
    AUSTRÁLIA E CANADÁ – 1959-1986 (27 ANOS)
    NOVA ZELÂNDIA – CERCA DE 30 ANOS
    BÉLGICA – DE 1954 A 1979 (25 ANOS)

    E muitos outros países..

    No mesmo período o M-14 americano veio e foi e o M-16 chegou e não podemos dizer que a versão atual é a mesma.

    A única arma que podemos dizer que bate o FAL em eficiência e durabilidade é o AK-47.

  16. Caro ANDRE OLIVEIRA,
    O FAL foi um bom fuzil ao seu tempo, mas é passado. Como se pode deduzir pelas suas informações, todos os Países que realmente fazem uso de seus equipamentos militares, e que usavam o FAL já o substituíram. O Brasil só não adotou um outro fuzil ainda, porque em termos de prioridade a aquisição de fuzis é uma das menores. Gosto de usar como paradigma entre as Forças a Marinha, que é a mais profissional e eficiente. Sem nenhum alarde, a Marinha substitui seus velhos FAL por M-16. Grande abraço irmão.

  17. Armas que são testadas e aperfeiçoadas em guerras são as melhores. Se não tivermos estatísticas confiáveis, nunca saberemos. Eu fui perito de armas do Exército, além de organizar e fiscalizar a manutenção.
    O FAL não é uma boa arma. Entra água na mola recuperadora, desregula o regulador de cilindro de gases, entra sujeira pela janela de ejeção do cartucho, o carregador amassa, quebra o extrator, etc.
    É uma arma precisa e fácil de abrir para a manutenção.
    Se bater a coronha muito forte não chão ou contra uma árvore, se arma estiver carregada, poderá disparar, a não ser que a mola do percursor esteja nova.
    Pessoal, não é o FAL que é ruim. Todos os fuzis atualmente existentes nos países são ruins.
    A melhor arma foi a que eu inventei.
    Vamos montar o seu protótipo ? Dou de graça para as nossas Forças Armadas.

  18. a FAB usa o HK-33 há décadas, o CFN usa os M-16 A1 e uma parcela das pessoas que acompanham o tema vivem de achincalhar as fábricas nacionais…Minha insistência com este caso não é uma veneração por uma determinada arma, mas é a defesa do empreendedorismo do Brasil e da qualidade da IMBEL…

  19. O FAL brasileiro está no mesmo nível dos fuzis de outros exércitos. Não há diferença marcante. Eu não conheço o novo FAL da IMBEL. O FAL que eu conheço é o de 1970.
    O aparelho de pontaria da arma faz muita diferença, pois o óptico dobra ou triplica a precisão de tiro.
    O fuzil que eu bolei é muito avançado, embora simples de fabricar.
    Pode atirar até com munição .50 e sem recuo.
    Aliás, poderá atirar com todos os calibres, desde .22 até .50. Poderá atirar com 3 calibres simultaneamente.
    Poderá atingir o inimigo, com relativa precisão, até 2 km de distância, e uma aeronave a até 4 km de altitude.
    Se uma munição der nega de tiro, não vai parar de atirar.
    Na minha opinião é o melhor fuzil do mundo. Acima dele, apenas as armas de raios.
    Atira dentro da água, servindo para caça e pesca, e dentro de uma tempestade de areia. O carregador dele é para infinitos cartuchos.
    Eu bolei essa arma há uns 4 anos. Ela veio projetada na minha mente por “isight”.

  20. Pessoal, estou indo embora do fórum.
    Motivo: Há pessoas aqui que reagem demais demais às novas idéias.
    Estejam com Deus.

  21. Fuzil que pode disparar até projéteis .50?

    Esse senhor só pode estar de brincadeira, né?

    Se ele fosse esse cerebro que diz, ele já estaria rico e não dando seus projetos de mão beijada.

    No mais, belíssimo fuzil esse polonês. Essa versão bullpup poderia ser comprada para nossas forças especiais.

    Esse blog ‘O Informante’ vem se revelando em mais uma boa fonte de informação.

Comentários não permitidos.