EUA disseram que havia “punhaladas pelas costas” dentro do Mercosul

http://direitoearte.blog.lemonde.fr/files/2009/11/glauco-mercosul-01-11-09.1257628303.gifSugestão: Lucena

Documentos relevados pelo site WikiLeaks revelam análise americana

O Mercosul exibiu “importantes disputas e frequentes punhaladas pelas costas”, e o Uruguai foi “vítima da falta de solidariedade” do bloco, avaliou em 2006 a diplomacia americana, segundo documentos do site WikiLeaks divulgados pelo jornal uruguaio El Pais neste sábado (5).

“Argentina, Brasil e Venezuela” realizam “acordos bilaterais sem consultar os sócios pequenos”, afirmou em novembro de 2006 o então encarregado de negócios americano no Uruguai, James D. Nealon, ao mencionar estes três países.

O diplomata afirmou que, apesar de “uma imagem de coesão”, no Mercosul havia “importantes disputas e frequentes punhaladas pelas costas nos bastidores” e que o Uruguai “foi vítima da falta de solidariedade de seus sócios”, como no longo conflito com a Argentina pela instalação de uma fábrica de celulose.

http://4.bp.blogspot.com/_57P3SqGjkE8/SU6L2R-CoWI/AAAAAAAALj0/5KlvtgD6bpA/s400/Rico35.jpgPor outro lado, em outubro de 2006 fracassaram as negociações por um TLC (Tratado de Livre Comércio) com os Estados Unidos, apesar do forte interesse do governo uruguaio, majoritariamente a favor do acordo, e Nealon se referiu ao episódio dizendo que o Uruguai havia perdido “um oportunidade de ouro de revitalizar a economia”.

Os documentos sobre o Uruguai divulgados pelo WikiLeaks nesta semana revelaram que o embaixador brasileiro, Eduardo dos Santos, advertiu em junho de 2006 a responsável de negócios interina da Embaixada dos EUA, Linda González, que um TLC entre Uruguai e este país era “incompatível com o Mercosul”.

Nealon observou em um documento enviado ao Departamento de Estado que a agenda do Mercosul, que considerava “como pouco mais que um fracasso”, havia se “chocado” com a de seu país, sobretudo desde a aproximação da Venezuela ao bloco.

http://direitoearte.blog.lemonde.fr/files/2009/12/iotti-mercosul.1260105812.jpg

O diplomata afirmou que a imprevisibilidade de Néstor Kirchner, então presidente da Argentina, e de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, complicaram ainda mais a política do bloco.

Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados.

Fonte: AFP via R7

19 Comentários

  1. Então quer dizer que em qualquer Bloco comercial todo mundo ganha?
    .
    Americanos mais uma vez manipulam noticias para dar sequencia a seu jogo sujo, jogo esse que costuma fazer sempre com a ipocrisia de apontar supostas falhas que são normais nesse tipo de negocio.
    .
    Agora, alguem perguntou a o Uruguai se ele realmente foi o grande afetado?
    Será que ele quer sair do bloco?
    Duvido!!!
    .
    Americanos podem enganar alguns cabeças fracas, mas a mim eles não enganam.

  2. E o que os E.U.A,dizem sobre a entrega de detalhes confidenciais sobre o arsenal Nuclear Inglês,coisa que deixou os ingleses de cabelo em pé,fica complicado né,fazer tal afirmação depois de uma traição dessas com os ingleses,ahhhhhhhhhhh Tio Sam,sempre o dono da verdade!

  3. Tenho lido com muito cuidado esses documentos do WikiLeaks!
    Não sei se seriam confiáveis ou até mesmo VERDADEIROS esses documentos! Quem sabe o WikiLeaks pode ser até um instrumento de contra informação ? tudo é possível portanto há de se ter cuidado ao analisar essa informações que pipocam a todo instante!

  4. RIVALIDADES ATRÁS DOS BASTIDORES
    .
    .
    Isso infelizmente acontece,até nas família mais tradicionais;
    .
    Basta ver o tamanho da punhalada que o governo americano deu nos britânicos, com relação aos mísseis destes, quando eles(os americanos), passaram informações para os russos.Rsrs……

  5. Como se o TLC, fosse bom para o Brasil, nada que venha do brother do Norte, é bom para a nossa segurança e prosperidade, por este motivo a ALCA foi pro 5º, para não voltar nunca mais.
    Bye,Bye vigaristas.

  6. Isso é uma “SEMENTE” do MAU! O jogo é: dividir pra enfraquecer e conquistado. O Uruguai é tão bobo que não sabe o que é melhor para eles?

  7. tai o wikileaks,a serviço dos americanos ,os caras são espertos,inventaram o bin laden,taliban,e agora wikileaks,só um idiota não ve que eles querem dividir o mercosul,disendo que foi vazamento,ho ho ho ho.

  8. Lógico. Vai começar um trabalho de desagregação, contra informação, dividir para governar.O Uruguai, sem dúvida, é a bola da vez,o Uruguai, país estratégico no Atlântico Sul, no meio dos dois irmãos maiores, Brasil e Argentina, de frente para as Malvinas, tem parte do Aquífero Guarani, enfim, “alguéns ” interessados em colocá-lo contra os outros já começou à usar a Wikileaks à favor, já que a enxurrada de informações são de caráter desfavorável à estes “alguéns”.
    Me veio à memória uma fragata dos royal (inglesa) pedir reabastecimento no Uruguai, coisa que lhe foi negada devido à acordos no Atlântico Sul.
    Se preparem, busquem na memória, a guerra já começou.

  9. Quanto aos benefícios de um eventual TLC para o Uruguai, há controvérsias dada a imensa disparidade de tamanho entre as economias dos EUA e dos nossos vizinhos cisplatinos. No mais a leitura dos diplomatas americana foi perfeita, e a charge da Kombi é magnífica em mostrar o teatro risível em que o Mercosul, que deveria ser o instrumento legítimo de união da AL, foi se tornando com a ajuda de líderes ridículos(Kirschner), fanfarrões(Idi Amin Chávez) e vaidosos messiânicos(nosso ex-presidente)

  10. Já de longe os americanos ambicionam ter o domínio completo de todo o continente americano, e mandar à vontade. Sábio da antiguidade diziam que a melhor maneira de se conquistar um território é fazendo que ele se divida, “dividir para conquistar”. Esta notícia nada mais é que o terrorismo psicologico contra nações amigas do mercosul, para forçar uma divisão e facilitar a implantação da vontade americana. Existem várias formas de dominação de um povo, a que os EUA utiliza na atualidade é a mais dissimulada possível, pois permite que cidadãos sem instrução entendem como ajuda o que na verdade é uma intrusão para benefício dos EUA, dentre estes benefícios, estão: Petróleo, Minérios e Mão de Obra barata, entre outros. Com só quem perde é o povo, que vê suas riquezas escoarem e nada fazem por não saberem o que fazer, por não terem apoio político, ou por se acharem sem defesa. ACORDA BRASIL, QUERER A PAZ NÃO SIGNIFICA BAIXAR A CABEÇA E RECEBER CINQUENTA CHIBATADAS COMO NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO, OS GRILHÕES QUE PRENDEM UM POVO HOJE SÃO OUTROS, E MUITOS SABEM DISSO. QUE O BRASIL PRÓSPERO DO FUTURO, SEJA UM BRASIL LIVRE.
    Abraço Fraterno a todo Patriota Verdadeiro.
    Alves Pereira.

  11. Os gringos do império nunca deu valor suficiente à AL sempre nos consideraram subraça, e tinham como certo nossa subserviencia aos mesmo, portanto não precisavam investir aqui, só sabia sugar, o que eles não esperavam foi o Brasil querer fortalecer a economia sulamericana e formar o Mercosul, quando se formou eles (EUA) viram que perderiam uma boa fatia de mercado e tentou formar, de uma forma desesperada, a ALCA, mas todos já conhecemos os yanks, e a estratégia deles era dividir para conquistar, e tentou com o Uruguai, felizmente não conseguiu. Os presidentes do MERCOSUL devem se unir e tentarmos uma imunidade contra predadores. ABS…

  12. Os iangleses estão criando e cizânia, dividir p reinar, temos de nos unir em torno de n objetivos comuns q vão trazer beneficios aos n povos. Q os ianks cuidem dos seus que-fazeres e deixem as n vidas em paz. Sds.

  13. SUGESTÃO DE LEITURA
    ***

    Wikileaks: EUA veem Mercosul como “antiamericano”.

    Os Estados Unidos consideram o Mercosul como “antiamericano” e rejeitam a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, segundo um documento da diplomacia americana divulgado pelo Wikileaks e publicado nesta segunda-feira pela imprensa de Buenos Aires.

    O Mercosul, que em 26 de março completará 20 anos, “gradualmente foi se transformando de uma união aduaneira imperfeita em uma organização mais restritiva e antiamericana”, diz o documento.

    Os diplomatas consideraram, além disso, que a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul significaria “claramente” uma alteração no “balanço e na dinâmica” do bloco.

    O documento, cujo conteúdo foi publicado pelo jornal Página/12 de Buenos Aires, foi remitido à Secretaria de Estado americana como resumo de uma conferência diplomática denominada “Uma perspectiva do Cone Sul sobre a influência do presidente venezuelano, Hugo Chávez”.

    Em um de seus parágrafos, os diplomatas americanos opinaram que “a campanha de Chávez para expandir sua influência no Cone Sul é multifacetada e depende em grande medida, mas não totalmente, de uma generosa participação energética e de acordos de investimento”.

    Sustenta que “poucos países provaram ser capazes de resistir à tentação da ajuda venezuelana e de seus pacotes de investimento”, mas destaca que embora “a influência de Chávez na região tenha se expandido significativamente, os líderes regionais suspeitam de seus motivos e objetivos”.

    O ingresso da Venezuela como membro permanente do Mercosul, aceito pelos membros do bloco no início de 2006, permanece bloqueado pela relutância do Parlamento do Paraguai a aprová-lo, como já fizeram Argentina, Brasil e Uruguai.

    “Os Estados Unidos não podem esperar que os líderes da região atuem em nossa defesa”, dizem os embaixadores no documento, que faz parte de cerca de duas mil mensagens secretas da diplomacia americana sobre a Argentina que foram entregues ao Página/12 pela organização WikiLeaks.

    Fonte: Portal Terra
    ***
    COMENTARIO Roberto_mg: Com essa nótica fica tudo esclarecido. Se o bloco é anti-americando, então o remédio é jogar um contra o outro. DIVIDIR PRA CONQUISTAR.

  14. Obrigado roberto_mg, suas palavras reforçam meus comentários postados anteriormente, para nós só nos resta ficarmos atentos e precionar os políticos nas decisões de interesse da soberania nacional, e para começar, temos que fazer pressão para que corrijam o orçamento da defesa, permitindo o reequipamento das FFAA, e isto só irá para frente com pressões populares, pois nós devemos como potencia emergente, mostrar que somos de paz, mas també somo capazes de enfrentar a probabilidade de agressão a soberania nacional, já perdemos uma aeronave de forma suspeita e precisamos estar preparados para ações desde contra-inteligência, localizando os agentes que já estão infiltrados no Brasil, a até mesmo a atos drtásticos de defesa da soberania nacional, nem que para isso tenha que ser cassado o mandato de parte do congresso e forçado a demissão de entreguistas, para isto é necessário o compromisso de todas as raças e credos que amam o nosso Brasil, que vai desde a amazônia verde até a amazônia azul.
    saudações,
    alves pereira.

Comentários não permitidos.