Após ataque a crianças, Karzai pede fim de mortes de civis

AFP  —  O presidente afegão, Hamid Karzai, pediu neste domingo às forças da Otan que “deixem de matar civis” e considerou insuficientes as desculpas apresentadas por seu comandante após a morte de nove crianças em um novo erro militar, o que provocou a ira da população afegã. Cerca de 500 pessoas se manifestaram neste domingo no centro de Cabul para denunciar as recentes vítimas civis das operações militares da Otan, entre elas as crianças mortas na terça-feira no leste do país.

“Em nome do povo afegão, quero que deixem de matar civis”, declarou o presidente Karzai ao general americano David Petraeus durante um conselho de ministros, no qual o comandante da força da Otan no Afeganistão (Isaf) esteve presente. “As desculpas do general Petraeus não são suficientes”, advertiu, ressaltando que “as vítimas civis são a principal causa do deterioramento das relações entre Afeganistão e Estados Unidos”. “A população está farta destes incidentes, e nem as desculpas nem as condenações aliviam a dor” das famílias das vítimas, acrescentou.

A Isaf é acusada de ter matado diversos civis em duas ocasiões na província de Kunar (leste), feudo talibã localizado na fronteira com Paquistão, reativando assim uma recorrente polêmica entre Cabul e seu aliado internacional. Segundo testemunhas afegãs, a Isaf matou na terça-feira nove crianças que recolhiam lenha. A Isaf já foi acusada de matar 65 civis 10 dias antes.

Karzai denunciou estes dois incidentes e exortou a Otan a pôr fim a estes “assassinatos” que, segundo ele, colocam a população do lado da rebelião liderada pelos talibãs. A morte das nove crianças adquiriu tal magnitude que o presidente americano, Barack Obama, fez chegar a Karzai seu “profundo pesar”. Na véspera, o general Petraeus já havia se desculpado por esta “tragédia”, assumindo sua responsabilidade.

Segundo a Isaf, que iniciou uma investigação, as vítimas foram mortas por erro por um helicóptero de combate convocado como reforço depois que rebeldes atacaram uma base militar americana. Em Cabul, os manifestantes se reuniram no centro da cidade gritando “morte aos Estados Unidos, morte ao invasor”, ou “morte ao governo do presidente Karzai”, que chegou ao poder no fim de 2001 com o apoio dos Estados Unidos e de seus aliados.

“Ocupação = assassinatos + destruição”, podia ser lido em um cartaz carregado por uma mulher com véu, entre outros diversos slogans contra os Estados Unidos. Por outro lado, no instável sudeste do país, fronteiriço com o Paquistão, 12 civis morreram após a explosão de uma bomba na passagem de seus veículos, segundo as autoridades locais, que responsabilizaram os talibãs.

Os civis são as maiores vítimas do conflito afegão. Pelo menos 2,4 mil morreram em 2010, segundo a ONG afegã Afghan Rights Monitor, que considera que dois terços delas foram vítimas de bombas e ataques dos insurgentes e 21% das operações das forças internacionais.

Fonte:  Terra

10 Comentários

  1. Karzai já está se alinhando ao talebã e não vai facilitar nada para os americanos. É melhor a águia começar a não errar mais a pontaria senão tudo vai se complicar infinitamente por lá.

  2. É COISA DE OUTRO MUNDO!
    .
    .
    Os militares ocidentais que estão atuando no Afeganistão estão utilizando armas super sofisticadas,segundo a impressa ocidental,em especial a americana.
    .
    Em todo ataque que é perpetrado pela isaf ,só morrem terroristas,como se tais armas disparadas pelos aviões ocidentais,todo dia em centenas de vilarejos, os fragmentos dessas bombas fossem inteligente para reconhecer dentre os alvos; as crianças, mulheres,e os velhos dos terroristas da al’queda,como se fosse tecnologia alienígena .
    .
    E enquanto a isso tudo se passando no Afeganistão e no Paquistão,um outro desclassificado faz o mesmo com os líbio, deixando a hipócrita imprensa ocidental horrorizadas e os patetas emocionados com os argumentos dos matadores de crianças afegans,….. pasmem!
    .
    Só quero ver a mentira deslavada da ONU e da comunidade Européia e americana a esse vexame humanitário.

  3. Hamid Karzai esta desde 2001 no poder, e o AFEGANISTÃO continua a mesma coisa! essa guerra esta perdida,a tecnologia dos EUA sucumbirá ao TALIBÃ assim como a soviética !

  4. Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil Conhece Projeto dos Veículos Hipersônicos.

    O Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Aloizio Mercadante Oliva, conheceu, na terça-feira (1/03), o projeto dos Veículos Hipersônicos Aspirados 14-X e DVPL, em visita ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por ocasião da aula inaugural do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

    Foram explicadas ao ministro as características do 14-X, que utiliza as tecnologias de motor tipo SCRAMJET e aerodinâmica WAVERIDER, e do Veículo Demonstrador de Propulsão a Laser (DVPL), que utiliza pulsos LASER de elevada potência como fonte de energia para propulsão. Foi também destacada a viabilidade destas tecnologias para o desenvolvimento de veículos mais eficientes de acesso ao espaço, por maior capacidade de transporte de carga útil, em comparação com os veículos existentes na atualidade.

    Comentário do site fonte: Esses projetos são muito significativos para o programa espacial do país, no entanto, ainda são projetos de vanguarda e precisarão muito do apoio do governo durante muitos anos seguidos para que os mesmos possam sair das pranchetas e trazer os benefícios que prometem para o PEB. O 14-X tem seu primeiro vôo previsto para 2012 e o DVPL (projeto em parceria com a Força Aérea Americana) para 2013. No entanto, a realização dessa programação prevista certamente dependerá muito da atitude que o governo tomará durante esse ano.

    FONTE: Brazilian Space

  5. “Em nome do povo afegão, quero que deixem de matar civis” Olhem se não é a fala de um governante títere e entreguista que deveria ser julgao por traição à pátria. Ao invés de mandar que saiam do país, defender realmente seu povo da matança descontrolada, ele minimiza e contemporiza a situação.

  6. Beto,
    Mas só a sua bravura sentado na poltrona de sua casa não irá salvar o Karsai de ser deposto pelos talibãs associados à Al Qaeda, por isso ele não pode mandar os americanos irem embora, mesmo que pra você ele seja um entreguista traidor.
    Acho que ele prefere conservar seu pescoço do que lhe ser simpático já que você também não parece muito interessado em ir lá por o seu na reta por conta dele.
    Existe uma matança descontrolada por parte da coalizão, mas existe outra por parte dos homens bombas que é tão ou mais ignóbil.
    O povo inocente está no meio, mas não creio que a saída dos americanos irá poupá-los de destino muito diferente, já que “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.

  7. As guerras sempre se apresentaram como um dos piores flagelos da humanidade… E no final das contas, quase todos saem perdendo… Principalmente as famílias/civis de ambos os lados do conflito, que perdem seus entes queridos… Os únicos que normalmente auferem lucro com esses eventos, são os verdadeiros promotores do “caos bélico” com suas políticas escusas em busca do poder.

Comentários não permitidos.