Defesa & Geopolítica

MBDA propõe Brimstone para Panther dos Emirados Árabes Unidos

Posted by

http://www.meretmarine.com/objets/500/31380.jpg

Texto Plano Brasil- E.M.Pinto

Com informações Mer et Marine

Os Emirados Árabes Unidos estão à procura de uma arma ar-mar com capacidade de engajamento de embarcações de pequenas dimensões, tais como  as FAC (Fast Attack Crafts) ou mais particularmente, para destruir os barcos iranianos de alta velocidade.http://www.meretmarine.com/objets/500/31385.jpg

Para combater esta ameaça, a MBDA propôs equipar os helicópteros Panther da Marinha dos EAU,  com mísseis britânicos ar-mar Brimstone. Estes mísseis seriam compostos por ogivas de cerca de 10kg. A MBDA pretende realizar os testes com a arma desenvolvida para os EAU ainda este ano.

Projetado na década de 90 o Brimstone foi desenvolvido para ataques ar-terra, mais especificamente para destruir colunas de veículos blindados. Trata-se de um míssil  ar-terra, de  guiamento  composto por um radar ativo, do tipo fire-and-forget.  O sistema de guiagem do Brimstone identifica, através da assinatura radar, é capaz de efetuar a busca enquanto segue a sua trajetória  após o disparo e se a identificação for positiva, o míssil navega até ele, efetuando em seguida o ataque.

http://www.meretmarine.com/objets/500/31381.jpg

Segundo os seus projetistas, neutralizar um grupo de veículos blindados ou uma frota de embarcações rápidas pode ser uma operação muito semelhante. Porém a natureza do ambiente e do comportamento das metas não são e pro esta razão, novos ajustes estão sendo feitos de forma a atender as exigências .
Além dos Emirados Árabes Unidos, essa solução também pode ser de interesse para a Arábia Saudita, cuja marinha também opera o Panther, e que igualmente teria que enfrentar a ameaça das embarcações iranianas. Segundo as fontes oficiais, o Iran disõe de pelo menos 150, embarcações rápidas da série Boghammar que se constituem em forças muito eficazes capazes de dissuadir até mesmo forças mais bem equipadas como a Marinha Saudita .

Fonte: Mer et Marine

14 Comments

shared on wplocker.com