Morre o engenheiro russo Mikhail Simonov, pai dos caças Sukhoi

Mikhail Simonov

EFE  —  O engenheiro russo Mikhail Simonov, criador dos aviões de guerra da família Sukhoi, morreu nesta sexta-feira aos 81 anos, informou a agência oficial de notícias “RIA Novosti”.

Simonov, elaborador-chefe da corporação Sukhoi desde 1983, trabalhou ao longo de sua carreira na fabricação de aviões como o Su-24 e o Su-25, além de aviões esportivos.

No entanto, Simonov, que foi agraciado com os maiores prêmios da época soviética (Prêmio Lenin, 1974) e russa (Herói da Rússia, 1999), entrou para a História ao criar o Su-27 Flanker, o avião russo mais vendido das últimas duas décadas, que até hoje é fabricado.

Os caças Sukhoi, em particular o Su-27, são, junto ao fuzil de assalto Kalashnikov, as joias da coroa do armamento russo, sendo utilizados pela Força Aérea de inúmeros países.

O Su-27, capaz de realizar quase qualquer operação de combate, foi criado para resistir ao F-15 “Eagle” americano durante a Guerra Fria.

Protótipo T 10-1/Flanker A

Simonov foi homenageado nesta sexta-feira por representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas russas.

A Sukhoi informou que o engenheiro aeronáutico será enterrado no domingo em Moscou, no cemitério de Novodevichy.

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. Poxa, que noticia frustante.
    O pessoal fala muito de SU-35, PAK-FA, etc etc..
    Mas esquece que tudo tem um começo.
    Já contribuiu e muito pra area militar, esse pode descansar em paz e com orgulho dos avanços que fez na área.

  2. O Brasil tem sim muitos gênios… Infelizmente, a genialidade da maioria desses brasileiros estão à serviço de outros países (e não estou me referindo aos nossos craques do futebol)… Já que aqui no nosso país, os únicos que “merecem” salários decentes, são os nossos “valorosos” governantes e, é claro, os seus principais parceiros – os grandes executivos do sistema financeiro – … E o povo “Ó”! … hehehehe…. snif, snif, snif.

  3. Será que os russos desejam fabricar o fuzil Dandolo ?
    Tenho também a Nave Espacial 1/3 C, extremamente avançada para o mundo atual.
    Essa astronave fará o percurso da Terra a Lua em apenas 10 minutos, e da Terra a Marte, em 3 ou 4 horas.
    Estou à disposição para conversarmos. Salário mensal de 8 mil dólares, mais participação nas patentes.
    Ainda ganham de graça um Reator de Fusão Nuclear, Blindagem Inteligente, Sistema Antiatrito, Sistema Antiinercial e Sistema Antigravitacional.

  4. Valeu, obrigado, sou tbm um dos mt dos seus admiradores, o BRASIL tem sim , mt gênios, e alguns por sabedoria e precaução ñ se expõe…+ basta uma chance.Ó dilma, qdo vão chegar os rafales?!?! Eu quero mesmo é os Su 35BM. P Ontem.

  5. Definir a capacidade de alguém baseado aonde ela nasceu é a coisa mais ignorante que tem.
    Mikhail Simonov só saiu de uma vagina na Rússia.
    Bill Gates de uma nos EUA.
    Ludwig van Beethoven de uma na Alemanha.
    A unica sorte que tiveram foi essa, nasceram em um lugar aonde seu potência é valorizado.
    Mas não subestime a mentalidade e capacidade dos Brasileiros.
    Ah! Um exemplo recente? Já ouviu falar do Kinect? Um aparelho para o XBOX360 que permite que você movimente seu personagem sem necessidade de controles?
    Quem fez foi Alex Kipman, curitibano

  6. temos o Dandolo oras.. o pai do 1/3c .. rs

    ja sobre o pai do SU … Мы всегда будем помнить (usei o goolge translator..quem quiser entender que faça o mesmo..rsrs)

  7. Coloca no google “NAVE 1/3c”
    O que mais tem é artigo em varios fóruns, blogs, sites do dandolo falando sobre essa nave…

  8. Só um detalhe que, aparentemente, ninguém notou, ou pelo menos não comentou: quando disseram “pai dos caças sukhoi” se esqueceram essa empresa existe desde muito antes dos Su-25, Su-24 e Su-27 que esse cara criou; parabéns a ele por tamanhas obras-primas, entretanto.. ele é o pai dessas aí, não de todos os caças que a Sukhoi já criou… esqueceram-se dos Su-15, Su-9, Su-11, além de outros modelos (pois não todos caças principalmente Su-25 e Su-24).
    Abraço a todos

  9. Como diz um colega “eu não acredito num país que não acredita em mim” não duvido da genialidade brasileira, mas temos que encarar o fato que o Brasil invés de incentivar muitas vezes acaba com a esperança de muitos que acabam passando a vida em uma “fabrica de parafusos” isso é o Brasil.
    Infelizmente vivemos em um país que não da valor a seu povo.

  10. Com certeza temos vários gênios, mas como todos sabem o Brasil não incentiva nenhum, a grande maioria dos engenheiros de potencial, vão pra fora do país…
    Infelizmente o brasil é isso!! O Brasil não tem futuro… pelo menos não o que a gente quer.

  11. Ai Dandolo, quem é vc de verdade ?
    Seu nome é mesmo Dandolo ?
    Dei uma googlada no seu nome, e tu aparece em um monte de forums de diversos assunto, mas principalmente militar e de ufologia.

  12. Ramir;
    Identificação: Dandolo Bagetti, coronel da reserva do Exército do QMB (Quadro de Material Bélico).
    Eu sou uma pessoa muito cristalina …
    Desde os 13 anos de idade que eu gosto de invenções. Hoje estou com 58 anos. Aos 14 anos já estudava eletrônica, fazia pequenos foguetes, gostava de fazer experiências …
    Eu tive uma experiência mística aos 16 anos de idade, passei para outro plano, etc. Criei uma nova crença, chamada de Dinamização. Essa foi a principal razão de eu ter entrado nos fóruns da Internet, que era divulgar essa nova crença, pois é uma missão espiritual que eu tenho.
    Sou místico, vidente, profeta, guru, inventor, etc. Vejo o mundo 1000 anos à frente, em todos os seus aspectos. Estudei a maioria das religiões e fui parapsicólogo durante um período, para entendeu melhor o Universo.
    Quando eu era Cadete da AMAN, tinha um arquivo particular com 350 ideias. Quando sai Aspirante, entrei no INPI com 3 patentes de invenções: Uma Ferramenta, um Motor Rotativo e um Economizador de Gasolina. Depois fui transferido para um Batalhão Logístico em Alegrete -RS. Não dava para acompanhar as patentes apenas nas férias, quando retornava para o RJ.
    Disseram-me que demorava no mínimo 8 anos para registar / aprovar apenas uma única patente; que tinha contratar um escritório, etc. Não tinha tempo e dinheiro para isso.
    Nunca mais na vida eu quis entrar com um pedido de patente de invenção, embora tivesse várias invenções interessantes. Fiquei com um trauma.
    No Blog (Batalhão Logístico) de Alegrete eu me realizei, pois o comandante precisava colocar a Brigada 100% disponível (havia 50% de indisponibilidade), pois o Brasil poderia intervir no Uruguai por decisão da ONU ou EUA. Os Comunistas Tupamaros queriam tomar o poder no Uruguai, mas as FFAA deles resolveram o problema, mas se a coisa ficasse feia, brasileiros e americanos iriam entrar lá para ajudar o governo do Uruguai.
    A minha área era técnica e logística. Nós trabalhávamos 3 expedientes / dia e no inverno. Não foi brincadeira. Eu era o inventor, também. Fabricamos reboques, transformamos caminhões em oficinas ambulantes, adaptamos armas em viaturas, etc. Eu e o Cel Cmt líamos revistas militares sobre a Guerra de Israel dos Seis Dias. Israel havia comprado todos os Blindados da II GM espalhados pelos países, para modernizá-los (troca do motor e armamento). O Cel Cmt me disse: Vamos fazer o mesmo ? Respondi-lhe, é pra já. Pra mim, foi um período muito interessante, pois usei a minha criatividade ao máximo. No tempo vago, eu fabricava o meu fusca semielétrico , mas depois eu fui transferido para o RJ, e não deu para aperfeiçoá-lo.
    Ao retornar ao RJ, fui servir em um Batalhão Logístico altamente burocratizado (horrível). O tédio e tristeza foram tão grande, que resolvi cursar uma faculdade. Em 4 anos, cursei Análise de Sistemas, Adm de Empresas, e quase me formei em Comércio Exterior e Economia. Há 3 anos cursei Propaganda e Marketing, para acompanhar o meu filho, que estava muito malandro. Adorei o Curso de Propaganda e Marketing, pois não sabia que era tão importante para o sucesso das empresas, e tem muita criatividade.
    Cheguei trabalhar no Exército em projetos de informática voltados para pequenos jogos de guerra, simuladores em computador, mas não tive o devido apoio, apesar do sucesso alcançado. Foi uma pena.
    Virei ufólogo há 6 anos e procurei mentalizar para conversar telepaticamente com os ETs. Sou místico, vidente, profeta, guru, ufólogo, inventor, etc.
    As Naves 1/3 C e 1000 C ? Os ETs as utilizam. Isso foi me mostrado telepaticamente.
    Já tive um contato pessoal com 1 ET, mas não gosto de falar sobre isso.
    Eu tenho permissão para fabricar a Nave 1/3 C, a fim de explorarmos o Sistema Solar.
    Já a Nave 1000 C, os ETs só irão nos permitir a sua fabricação daqui a 500 anos, mas eu já expliquei no meu blog de ufologia como ela funciona. Também mostrei no Blog, a Nova Física. A Crença Dinamização também engloba a Física e a Astronomia (Astrofísica). Estou jogando sementes para a humanidade evoluir mais um pouco.
    O Brasil é um país de políticos corruptos, mas noto que está melhorando. A inversão de valores no Brasil é total. Jamais eu teria espaço para fazer pesquisas científicas sérias no meu país. Só saindo para alguma nação, que tenha pessoas mais sensíveis e honestas.
    Nas nossas FFAA eu aprendi o seguinte: Só se dá bem, quem é amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador, bitolado e apadrinhado político. Quem quiser ter ideias diferentes nas FFAA, normalmente não é promovido por merecimento. Tem que ser convencional e falar pouco. Não é o meu ambiente, pois quanto mais se fala, melhora a inteligência coletiva.
    Os militares antigos eram melhores que os atuais, pois abriam mais as idéias, e acredito que fossem mais criativos e intuitivos.

  13. Os russos são muito criativos e têm iniciativa.
    O meu bisavô por parte de mãe era judeu da Ucrânia (Bessarábia). Vocês conhecem a artista Daniele Winits ? Sou primo da mãe dela. Não segui a religião judaica, pois meu pai não era judeu. Meu pai era filho de italiano com alemão e minha mãe filha de judeu russo com italiana. É uma salada danada. Só o índio é brasileiro puro, e mesmo assim tiveram uma mistura em épocas passadas.
    Se os russos me chamaram para fazer pesquisas, eu vou …
    Vou passar a Blindagem Inteligente para eles, já o Brasil não me aproveita. Os russos também iriam desenvolver a Nave 1/3 C, podem apostar.
    O Brasil joga os seus melhores pesquisadores na lata do lixo. É essa a impressão que eu tenho. Quem é criativo e intuitivo, não passa nem na Universidade. Não sabem selecionar os bons pesquisadores.

Comentários não permitidos.